quinta-feira, 23 de abril de 2009

A vida física



Se devemos a existência ao Criador, segue-se que também devemos a Ele o cuidado do que Ele nos confiou. Na Bíblia, existe ampla evidência de que Deus está interessado em nosso bem-estar físico. Vez após outra, Ele manifestou interesse pelo bem-estar de Israel. Deu aos israelitas numerosas instruções sobre a alimentação saudável e saúde pública. Deu-lhes o maná no deserto. Deus cuidou de Elias quando houve fome na terra. Estes são apenas alguns dos muitos exemplos do cuidado de Deus pelo nosso bem-estar físico.


Essa verdade se torna ainda mais clara no ministério de Jesus Cristo. Mesmo uma leitura superficial dos Evangelhos deixa evidente que a compreensão da religião de Jesus era muito prática.


3. Como Jesus mostrou interesse em Seu próprio bem-estar físico e no das pessoas ao Seu redor? Analise nas passagens seguintes as implicações pra os dias de hoje.


a. Cura (Mc 5)  -   "Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!" 


b. Descanso (
Mc 6:30-32)  -  "Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então, foram sós no barco para um lugar solitário." 


c. Alimentação (
Mc 6:33-43; esp. v. 34)   -   "Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas. Em declinando a tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: É deserto este lugar, e já avançada a hora; despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer. Porém ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer. .... Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes. Todos comeram e se fartaram; e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe."


d. Sábado (
Lc 4:16)  -  "Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler."


4. Em que outras áreas Jesus mostrou preocupação pelo bem-estar físico das pessoas?


A maneira de tratarmos nosso corpo está intimamente relacionada com a mordomia. Sejam as posses materiais, o tempo, os talentos e o corpo – tudo é propriedade de Deus e, assim, requer-se que sejamos fiéis mordomos para cuidar desses dons. Mas o cuidado do corpo também está intimamente relacionado com a visão bíblica da pessoa humana. Muitos cristãos creem que somos uma alma imortal que habita uma concha mortal de carne e sangue. No entanto, a Bíblia descreve a humanidade como uma unidade de corpo, alma e espírito, que não podem ser separados. Portanto, nossa religião não se refere apenas a “algo” imortal, mas a todo o ser. Ela afeta todos os aspectos da existência.


Embora a Bíblia indique que alguns alimentos são inadequados para consumo humano (veja, por exemplo, Levítico 11), o reino não deve ser reduzido a uma questão do que comemos e bebemos (veja Rm 14:17). Como podemos alcançar o equilíbrio correto, não só na alimentação mas em todas as áreas do viver saudável?

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Rom. 14:17)




Nenhum comentário:

Postar um comentário