segunda-feira, 31 de maio de 2010

Agindo com base na convicção



Em Romanos 12:1, 2, Paulo implora que os cristãos se ofereçam ao Senhor em sacrifício completo. A integridade de corpo, mente e espírito é apresentada como um todo ao Senhor. Isso exige integridade em cada parte do todo.


Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rom. 12:1-2)


Alguns compreendem facilmente a importância da mente pura mas são negligentes a respeito do corpo. Como vimos, essa não é uma posição bíblica. Nosso corpo é dom de Deus e, por causa disso, somos ordenados por Deus a zelar por ele.


A integridade exige que nossas ações reflitam nossa convicção. Hoje, resta pouco espaço para debate sobre os amplos princípios do viver saudável. A ciência médica ensina o que temos sabido há muitos anos. O exercício é importante para o corpo. Se sabemos isso, mostramos falta de integridade se falhamos em dar ao corpo o exercício de que precisa. A água pura e fresca e quantias moderadas de luz solar são muito benéficas. Porque sabemos essas coisas, somos chamados a segui-las.


Em um tempo em que uma epidemia de obesidade varre muitas nações, poucos negariam os perigos da glutonaria. Devemos tomar decisões que só nós, como indivíduos, podemos tomar, a respeito de quanto alimento comemos e o tipo daquilo que ingerimos, especialmente se temos problema com o peso. O cigarro é reconhecido por quase todos como um dos maiores assassinos do mundo. O uso de substâncias, desde o álcool até a maconha e cocaína, tem jogado na sarjeta milhões de vidas produtivas. O Espírito de Profecia já não é mais o único a defender o consumo de frutas e legumes frescos, cereais integrais e nozes. Até departamentos agricultura governamentais recomendam a redução no consumo dos alimentos cárneos ricos em gordura. Em resumo, é melhor seguir uma alimentação vegetariana, especialmente quando sabemos como isso será melhor para nós!


“A verdadeira religião e as leis da saúde andam de mãos dadas. É impossível trabalhar em prol da salvação de homens e mulheres sem lhes apresentar a necessidade do afastamento dos prazeres pecaminosos, que destroem a saúde, aviltam a vida espiritual e impedem a verdade divina de impressionar a mente. Homens e mulheres precisam ser ensinados a vigiar atentamente todo hábito e prática, e imediatamente evitar as coisas que produzem estado insalubre do organismo e consequente sombra escura sobre a mente. Deus quer que Seus luminares se proponham sempre ao padrão elevado. Por preceito e exemplo, devem manter elevada sua norma perfeita acima da falsa norma de Satanás que, se for seguida, produzirá miséria, degradação, doença e morte, tanto do corpo como da espiritualidade” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 480).


Reveja seus hábitos de saúde pessoal. Você está à altura de toda a luz que conhece? Se não, o que o impede de fazer as mudanças que só podem lhe fazer bem?

                                        Estudo adicional

A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo do ser sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Ellen G. White, Educação, p. 57).


“Há uma obra que nos compete fazer – obra inflexível e de zelo. Todos os nossos hábitos, gostos e inclinações devem ser educados em harmonia com as leis da vida e da saúde. Dessa forma podemos garantir as melhores condições físicas, e teremos clareza mental para discernir entre o mau e o bom” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 28).


“O perigo para nós não está na carência, mas na abundância. Somos constantemente tentados ao excesso. Os que desejarem preservar não diminuídas suas faculdades para o serviço de Deus precisam observar estrita temperança no uso de Suas bênçãos, bem como total abstinência de toda condescendência prejudicial ou degradante” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 29).


Perguntas para reflexão

1. Pense na última citação de Ellen G. White acima. O que ela quer dizer quando escreve que nosso maior perigo é o excesso?



2. A luz solar é um componente importante da boa saúde. No entanto, aqui também precisamos de equilíbrio: alguns minutos de luz solar todo dia podem ser uma grande bênção; por outro lado, o excesso pode levar a problemas de saúde. Como podemos achar o equilíbrio correto aqui, como em tudo mais?


3. O que sua igreja local pode fazer para ajudar com o problema de HIV-AIDS em sua comunidade local? Embora, em algumas partes do mundo, o problema seja maior que em outras, todos podemos fazer pelo menos uma pequena parte.


4. O que você pode fazer para encorajar os jovens de sua igreja a se privar da atividade sexual fora do casamento? Por que isso é tão importante? Como a igreja pode ajudar, não só com relação à sexualidade, mas também em outras coisas com que os jovens têm problemas? Como você pode ajudar os jovens (ou idosos, não importa) a fazer as escolhas certas no que respeita às drogas, álcool e tabagismo? Uma coisa é lhes dar advertências pavorosas; outra coisa é fazer o que for necessário para ajudá-los a evitar as escolhas errôneas ou dar-lhes ajuda, se cometerem enganos.


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1022010.html

domingo, 30 de maio de 2010

Integridade: inteireza e santidade (resumo)



Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. (1 Cor. 6:19-20)


Conhecer: Os limites que as Escrituras fornecem à nossa consciência para sustentar a integridade piedosa e a pureza sexual.
Sentir: A necessidade de contar com a graça e o poder de Deus a fim de fugir da indulgência e degradação.
Fazer: Honrar a Deus em nosso corpo.



Esboço


I. Como uma bússola ao pólo


A. Como podemos ter uma consciência que se apegue firmemente à integridade? Como Jesus e outros personagens da história bíblica enfrentaram a tentação e fugiram do mal?
B. “Está escrito” é o fundamento para nossas crenças. Como uma experiência vigorosa e permanente com a Palavra de Deus protege nossa consciência?



II. Graça para fugir da tentação


A. A transigência pode vir em fases tão corriqueiras que pode ser difícil descobri-las, a menos que mantenhamos os olhos totalmente focados na visão de Deus para nós. Como podemos ser cheios da plenitude de Deus? 
B. Como podemos submeter a vontade a Deus, de forma que Sua vontade seja operada em nossa vida?



III. Nosso corpo, um templo


A. Visto que nosso corpo não pertence a nós mesmos, comprado como foi por preço tão elevado, como podemos honrar a Deus em nosso corpo?
B. Como honramos a Deus com nossa sexualidade?

C. Como honramos a Deus com outras escolhas de estilo de vida?


Resumo: As leis de Deus que regulam as práticas saudáveis de estilo de vida foram designadas para proteger a pureza sexual e mental. A sujeição a essas leis ajuda a condicionar o corpo e a mente para um pensamento claro e comunhão com Deus. Uma vida de integridade promove a saúde total.  

O objetivo deste estudo semanal é entender o efeito da integridade sobre a saúde.

Quando Deus criou os seres humanos, Ele juntou o fôlego e o pó da terra para formar a vida. Por natureza, somos criaturas físicas, espirituais, emocionais e mentais. Tudo que afeta um aspecto afeta também os outros.


Os que desejam ter saúde física não poderão alcançar o benefício máximo de seus esforços se ignorarem os aspectos mental e espiritual. É igualmente verdade que aqueles que consideram a integridade espiritual devem prestar cuidadosa atenção ao físico. Integridade moral, o senso de uma vida correta, tem um impacto tremendo em cada aspecto da saúde.


Atividade: Use notícias recentes para começar uma discussão sobre a integridade. Essa discussão pode envolver integridade moral, estrutural ou ambas. Os exemplos seguintes são citados como tipos de coisas que devem ser procuradas nas manchetes atuais: (1) O colapso de uma ponte em Minneapolis, Minnesota, E.U.A.; (2) Mortes em terremoto na Turquia provocadas por causa de uma construção defeituosa feita por empreiteiros fraudulentos.


Pequenas rachaduras levam a grandes colapsos na construção. Grandes portas giram sobre pequenas dobradiças, mas existe um grande problema se falharem. Elaborados planos de defesa nacional podem ser comprometidos por um espião. Atenção a pequenas coisas é importante para o objetivo de manter integridade.


Comentário bíblico
I. Jesus e a integridade


Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram. (Mat. 4:1-11)


Satanás ofereceu a Jesus bons motivos para fazer coisas erradas:


(1) Prove ser o Filho de Deus,     
(2) dê a Deus a chance de demonstrar Seu poder para salvá-Lo, e
(3) salve-Se da dificuldade e da dor de salvar o mundo aceitando este caminho mais fácil. 
Cada oferta, porém, exigia que Jesus comprometesse Sua integridade. Mesmo quando Satanás dourou a pílula da oferta com textos das Escrituras, Jesus não mordeu a isca. Jesus podia ter cedido e desculpado Seu fracasso por causa da fome ou qualquer outra coisa. Desculpar nossas negligências é o que frequentemente tendemos a fazer.


Tendemos também a desculpar nossas imperfeições morais culpando os outros ou circunstâncias particulares: “Se papai não me tratasse assim...” Ou “cresci na favela e acabei fazendo o que todo mundo estava fazendo”. Ou “eu nunca teria feito isso se estivesse sóbrio”. Ou “eu não fiz isso. Só estava no lugar errado na hora errada.” Se houve alguém que poderia ter se desculpado pelo fracasso moral em circunstâncias escuras, foi José. Mas vemos em Gênesis 39:6-12 o registro de um jovem que superou rejeição familiar, sequestro e escravidão e deixou para a posteridade um exemplo legítimo de integridade sexual.


Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência. Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora. (Gên. 39:6-12)


Mesmo que seja forte a tentação para cometer atos errados, frequentemente, a tentação mais forte é omitir os bons atos. Paulo não repreendeu Pedro porque fez observações pejorativas sobre os gregos; ao contrário, Pedro simplesmente achou inconveniente comer com eles. Ele poderia ter desculpado essa gafe alegando que fora chamado para alcançar os judeus e dizer que era trabalho de Paulo alcançar os gregos. Você pode racionalizar os atos de Pedro quanto quiser, mas, no fim do dia, Pedro havia comprometido sua integridade omitindo o bem. Compare esse incidente com a história de Daniel e sua oração diante do decreto real (Dn 6:1-10). 


Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino a cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino; e sobre eles, três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes sátrapas dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino. Então, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus. Então, estes presidentes e sátrapas foram juntos ao rei e lhe disseram: Ó rei Dario, vive eternamente! Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas, conselheiros e governadores concordaram em que o rei estabeleça um decreto e faça firme o interdito que todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. Agora, pois, ó rei, sanciona o interdito e assina a escritura, para que não seja mudada, segundo a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar. Por esta causa, o rei Dario assinou a escritura e o interdito. Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer. (Dan. 6:1-10)


Daniel poderia ter mudado seu horário de oração, ter resolvido tudo em reservado por um mês, ter simplesmente se mostrado muito ocupado por um breve período ou saído em viagem para dificultar a observação. Teria sido uma breve omissão, não uma mudança permanente. No entanto, Daniel se recusou a comprometer seu testemunho nem mesmo por um dia e se dispôs a morrer por suas convicções. Ele também deixou um legado de integridade.


Pense nisto: Por que Satanás não conseguiu levar Jesus a comprometer Suas convicções? Quando somos tentados frequentemente a descobrir boas razões para fazer as coisas erradas, como o exemplo de Jesus pode nos ajudar a discernir os enganos de Satanás? Que ferramentas Jesus empregou para fortalecer Sua integridade contra os ataques de Satanás? As quedas morais e estruturais quase sempre são precedidas por erosão. O que no começo era sólido é gradualmente comprometido todos os dias pelo desgaste. Como Jesus Se guardou contra a erosão?


II. Agindo por convicção


Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rom. 12:1-2)


A inteireza (integridade) do culto cristão (adoração) está embutida nesta passagem. Os cristãos devem apresentar seu corpo (físico) a Deus como sacrifício vivo (espiritual), o qual é um culto racional (mental). A palavra grega logiken, da qual deriva nossa palavra lógica, pode ser mais bem traduzida como racional (compare ARA, ARC, NVI, “racional”; e não “espiritual”, como traduzido pela Bíblia de Jerusalém). A passagem correta diz, literalmente: “Por esta razão, recomendo a vocês, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que ofereçam seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, seu culto racional.” A base de Paulo para essa revisão – renovação de corpo, espírito e mente – é o Cristo vivo, o único que tem poder para nos transformar.


Pense nisto: Como nosso testemunho pode ser comprometido se a profissão verbal não estiver integrada às escolhas diárias? Por que Tiago considerou importante enfatizar o praticar de preferência ao ouvir a Palavra de Deus? (Veja Tg 1:22.) O que pode acontecer se nossa concordância mental com a verdade não for complementada pela submissão física e espiritual à vontade de Deus?


Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1:22 RA)


Utilize a seguinte citação, de Growing Into Wholeness [Crescendo em Integridade] de Randy Reese e Frank Minirth, páginas 21 e 22, para estimular uma discussão sobre o impacto da integridade sobre a saúde. Enfatize que a compreensão das dificuldades humanas orienta nosso testemunho evangelístico.


Trecho: “Bart entrou em nossa clínica com vários problemas sérios, todos relacionados, embora nem ele nem nós soubéssemos isso a princípio. O que o trouxe a nós foi um problema físico, uma úlcera. ...


“O que havia provocado a úlcera de Bart? Parece que ele andava se preocupando muito. ... E a preocupação, que é uma angústia ou inquietude mental com o medo de que algo ruim vá acontecer, frequentemente estimula o estômago a produzir ácido em excesso. ...

“A raiz de todas as suas dificuldades era uma questão espiritual. Bart estava envolvido em um caso extraconjugal, mas ele também era cristão. ... Não é de admirar que estivesse tão preocupado. Desconsiderar claramente a expressa vontade de Deus é assunto sério. Em alguém que tem consciência, essa rebelião cria um enorme senso de culpa – a dor espiritual. E quando uma pessoa como Bart se recusa a aceitar o remédio espiritual que Deus lhe oferece, o resultado é também dor emocional, na forma de ansiedade: O que Deus fará comigo? O que vai acontecer ao meu casamento se minha esposa descobrir? Quanto tempo mais posso manter em segredo esse caso? O que meus amigos e membros da igreja vão pensar? Que efeito a descoberta teria sobre meus filhos?” (Ênfase do autor).


Perguntas de aplicação


Como o problema de Bart prova o vínculo entre a saúde e a integridade? Que aspectos da pessoa de Bart estão afetados? Como devemos abordar Bart para trazer uma cura completa? Em que áreas a cura precisa acontecer?


Os seres humanos tendem a seguir suas próprias inclinações e tendências. Temos guerreiros da oração que têm sobrepeso e nunca se exercitam, acadêmicos sobrecarregados que não conseguem pegar no sono e parecem desleixados, atletas que vencem em múltiplos esportes mas não conseguem ler duas sentenças. Nossa afirmação de que uma vida de integridade promove a saúde começa com a premissa de que as faculdades física, mental e emocional ou spiritual devem estar integradas. Integridade moral, um senso de vida correta, deve se aplicar a todas as áreas. Mesmo uma leitura superficial de Provérbios sugere que glutonaria, preguiça, estupidez, adultério, embriaguez e ateísmo são pecados, e o pecado destrói a boa saúde.


Atividade: Pegue três pequenos cilindros de massa de brinquedo de diferentes cores, representando as áreas importantes da vida. Amassem formando uma bola. Metaforicamente, vocês estão integrando a vida. Alguma área de sua vida pode ser ignorada se for desfrutar a saúde renovada que Deus lhes oferece? Conforme amassem, considere as mudanças de estilo de vida que planeja fazer a fim de alcançar a saúde total.



sexta-feira, 28 de maio de 2010

Temperança e ou domínio próprio (comentário)



De nossos ancestrais recebemos a natureza pecaminosa. Isso significa que perdemos o equilíbrio que havia antes da queda de nossos pais, Adão e Eva. Perdemos o equilíbrio no sentido de saber dosar as coisas que fazemos no dia a dia. Nosso corpo e mente perderam o equilíbrio, embora Deus tenha instalado um mecanismo que busca automaticamente a restauração, o chamado mecanismo homeostático.


A única pessoa 100 % equilibrada em todos os aspectos que existiu neste planeta foi o Senhor Jesus Cristo. Todos nós pendemos para algum tipo de desequilíbrio, seja no dormir, no comer, no trabalhar, no comprar, no falar, no expressar emoções, etc.
A religião de Jesus promove o equilíbrio geral. Pelo poder dela nos tornamos temperantes, passo a passo. Vitórias gradativas sobre os desequilíbrios (físicos, emocionais, racionais, sociais, espirituais) são uma demonstração prática da eficácia da religião de Cristo em nós. A religião dEle é muito prática. Ela nos leva à temperança em todas as coisas e nos torna alegres e sadios de dentro para fora.


“A religião de Jesus proporciona abundância de paz. Não extingue o brilho da alegria; não restringe a felicidade, nem tolda a fisionomia radiante e sorridente.”2


“A religião de Jesus Cristo jamais degrada seu recebedor; nunca o faz rude ou ríspido, descortês ou presunçoso, apaixonado ou duro de coração. Ao contrário, refina os gostos, santifica o juízo, purifica e enobrece os pensamentos, levando-os cativos a Jesus Cristo.”3


“A religião de Jesus abranda tudo que é duro e rude no temperamento e suaviza tudo que é áspero e escabroso nas maneiras. É essa religião que torna as palavras amáveis e cativante o comportamento. Aprendamos de Cristo a combinar um alto senso de pureza e integridade com uma disposição amável. O cristão bondoso e cortês é o mais poderoso argumento que se possa apresentar em favor do evangelho.”4


“A religião de Jesus é alegria, paz e felicidade.”5


“A religião de Jesus Cristo significa progresso; significa estar sempre avançando para cima, para uma norma de maior santidade e elevação.”6


“A pura religião de Jesus é a fonte de onde procedem correntes de caridade, amor, sacrifício. ... Tendo no coração o amor de Cristo, os lábios Lhe emitirão o louvor e enaltecerão o nome. Haverá uma pressão no coração cheio do amor de Cristo.”7
“O poder convertedor de Deus pode transformar tendências herdadas e cultivadas; pois a religião de Jesus é dignificante.”8


“A religião de Jesus Cristo não se destina meramente a preparar-nos para a vida futura e imortal; destina-se, sim, a habilitar-nos a viver a vida cristã aqui na Terra.”9


“A religião de Cristo, longe de ser causa de insanidade, é um de seus mais eficazes remédios, pois é um poderoso calmante dos nervos.”10


Se você se diz cristão mas é ranzinza, autoritário(a), só fala de coisas negativas, adora se exaltar ou fica exaltando outros, especialmente líderes ou instituições (quem exalta os outros busca exaltação própria), tem prazer em criar discussões numa reunião de comissão ou em outro lugar, vive lamentando, não tem mansidão, então, mesmo sendo vegetariano e praticando exercícios físicos, está vivendo uma religião falsa. É intemperante.


I. O primeiro ébrio na Bíblia


A Bíblia não esconde nada. Ela revela a realidade da natureza humana e mostra que, sem constante entrega a Deus de nossos desejos, planos e pensamentos, caímos. Líderes também têm problemas a ser vencidos. Ao me tornar adventista do sétimo dia, aos 25 anos de idade, minha ingenuidade me fez pensar que quanto mais alta fosse a posição eclesiástica na Igreja Adventista, mais pura seria a pessoa. Aprendi que não é assim. Todos temos problemas, independentemente da função na igreja.


Em Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos há um texto impressionante. Veja: “Deus não pode dar Sua sabedoria a homens [ou mulheres] que consideram sua posição desculpa suficiente para se desviarem dos princípios da Bíblia para seu julgamento finito, como se uma posição na obra do Senhor lhes desse liberdade para falar e poder para passar resoluções e delinear planos e métodos que estão em desacordo com a vontade de Deus. Tais pessoas precisam aprender que a posição elevada não tem poder para santificar o coração. Deus permite que conservem essas posições para provar se eles revelarão o caráter de Deus ou o da humanidade fraca e finita, que nunca esteve inteiramente sob a disciplina de Deus. Mas as posições não têm poder para desenvolver o caráter do homem. Depende inteiramente do próprio homem demonstrar se agirá por si mesmo, o que significa que Satanás o manejará, ou se será dirigido pelo Espírito de Deus.”11


Veja a última frase do texto. O que ela diz? Que quando somos comandados pelo eu, significa que estamos sendo manejados por Satanás. E quando entregamos nosso eu a Jesus, Seu Espírito toma posse de nós, e então, podemos fazer a vontade de Deus.
Talvez esta seja a mais importante dimensão da questão da temperança: quem nos guia? Se for Satanás, os resultados serão desequilíbrio, politicagem, desonestidade, corrupção. Se for o Espírito de Deus, será avanço do trabalho na salvação de pessoas para o reino de Deus e exaltação de Jesus Cristo, não de humanos nem de instituições. O Senhor nos recomenda: “Examinais-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2Co 13:5). Estar na igreja ou trabalhando na obra adventista não significa estar em Jesus Cristo. E isso também pode ser uma intemperança espiritual.


Este texto produz muito conforto: “Permitam-me dizer-lhes que o Senhor trabalhará nesta última obra de um modo muito fora da ordem comum de coisas e de maneira contrária a qualquer planejamento humano. Haverá entre nós os que sempre desejarão dominar a obra de Deus, para ditar até que movimentos se farão quando a obra avançar sob a direção do anjo que se une ao terceiro na mensagem a ser dada ao mundo. Deus usará maneiras e meios pelos quais se verá que Ele está tomando as rédeas em Suas próprias mãos. Os obreiros ficarão surpresos com os meios simples que Ele usará para efetuar e aperfeiçoar sua obra de justiça.”12 Que maravilha, não é?


II. O álcool hoje


Há cristãos que não ingerem bebidas alcoólicas mas tomam cerveja sem álcool. Você sabia que as empresas produtoras de cerveja estão isentas por lei de declarar nas embalagens a quantidade de álcool presente nessas cervejas se o teor alcoólico for menor que 0,5 % em volume?13


Um universitário, autor da monografia “Processamento de Cerveja Sem Álcool”, comenta: “O fermento para a fabricação de cerveja sem álcool, antes de ser dosado no mosto, deve primeiramente passar por uma lavagem, para extração do álcool remanescente na célula da levedura. A fermentação para cerveja sem álcool procede normalmente no começo, até atingir a faixa de 0,35 % de álcool no mosto, que é a hora certa para interromper a fermentação abrindo o frio do tanque. Com a redução da temperatura o fermento perde parte de sua atividade, mas ainda continua fermentando, fazendo com que, até a sua retirada, o teor alcoólico chegue a 0,5 %.” 14


A preocupação de empresas que produzem alimentos e bebidas lesivas ao nosso corpo e mente não é ligada ao desejo de promover saúde, mas lucrar.


Em sua monografia, a conclusão de Érico é a seguinte: “Apesar de a cerveja sem álcool ter propriedades físicoquímicos e sensoriais diferentes das tradicionais, os processos tecnológicos empregados na fabricação são basicamente os mesmos da cerveja comum. A principal etapa a ser controlada é a fermentação para evitar a produção de álcool acima de 0,5 %. E o principal cuidado na parte sensorial é o teor de amargor que deve ser mais acentuado na cerveja sem álcool, o que se consegue com a dosagem maior de lúpulo durante a fabricação. Quanto mais suave é o paladar da cerveja, mais complexo é o processo tecnológico empregado em sua fabricação. A maioria das empresas utiliza a tecnologia de fermentação interrompida devido à praticidade e baixo custo desse processo.”15 


“Apesar do conteúdo baixo de álcool, certamente não é recomendável oferecer cerveja sem álcool às crianças. Isso poderia produzir um condicionamento ao sabor da cerveja, facilitando-lhes ultrapassar o umbral do uso de cerveja com álcool.”16


Entretanto, o mais importante para nós, cristãos, quanto ao consumo ou não da cerveja sem álcool, não creio ser a presença ou ausência de qual quantidade alcóolica nessa bebida, mas a possível obsessão por ela. Obsessão é intemperança e, espiritualmente, é como um ídolo que nos separa de Deus. Você ofereceria a Jesus uma lata de cerveja sem álcool dizendo: “Pode tomar, Senhor, pois é sem álcool!”? A liberdade em Jesus Cristo nos livra de quaisquer obsessões.


III. “Mas o álcool não é bom para o coração?”


Nosso corpo não precisa de uma gota de álcool para funcionar bem. O álcool é tóxico para ele. Com 0,6 gramas de álcool por litro no sangue, a pessoa começa a ter alterações dos reflexos e descoordenação motora; de 2 a 3 gramas de álcool por litro, ela estará 100 % alcoolizada, sem poder andar firmemente. Se chegar a 5 ou 6 gramas por litro, entrará em coma, e de 9 a 10 gramas por litro, terá ingerido uma dose que poderá ser mortal.


Atualmente, os pesquisadores somente demonstraram haver uma associação entre beber moderadamente e a redução de doença cardíaca. Mas eles não afirmamdiretamente que o álcool causa a redução do risco.


A UFSP – Universidade Federal de São Paulo – fez um trabalho por meio do seu Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, o qual envolveu 15.503 estudantes da rede pública de ensino do primeiro e segundo graus em dez capitais brasileiras em 1997. O objetivo era conhecer o perfil dos consumidores do álcool. Verificou-se que 75 % já haviam tomado bebidas alcoólicas, sendo a mais utilizada a cerveja. Eram do sexo feminino 58,4 %. Quanto às idades, 64 % tinham entre 13 e 18 anos e 56 % frequentavam o primeiro grau.


Cerca de 60 % dos estudantes iniciaram o consumo de álcool entre 10 e 12 anos de idade, sendo que em 28,6 % das pessoas o uso foi feito em casa. Os próprios pais ofereciam bebidas aos filhos em 21,1 % e a 23,81 % as bebidas foram ofertadas por amigos. Envolveram-se em brigas após o consumo alcoólico 11 % dos jovens; 19,5 % faltaram a suas atividades escolares e 2 % dirigiam carros, apesar da proibição legal para aquela faixa etária. Como bebedores pesados (os que usaram bebida alcoólica 20 ou 30 vezes nos 30 dias antes da pesquisa), encontrou-se 10 % (1.152 jovens). Destes, 8,4 % tinham entre 10 e 12 anos de idade; 37,5 % entre 13 e 15 anos; 36,4 % entre 16 e 18 anos e 17,8 % acima de 18 anos. Como resultado desse consumo pesado, 96,1 % apresentaram algum grau de dificuldade que atrapalhava seu rendimento escolar e seu desenvolvimento psicossocial.


Consumo exagerado do álcool produz consequências desastrosas, como violência, criminalidade, acidentes de trânsito com vítimas (alcoolizado e terceiros), disfunções familiares com perturbação da estrutura emocional de toda a família, perda de emprego, baixa ou nenhuma produtividade e criatividade, entre outras.


Foram pesquisados 130 julgamentos ocorridos no Tribunal do Júri de Curitiba, Paraná, entre 1995 e 1998, tendo sido identificados entre eles 141 (58,9 %) autores de crimes e 138 (53,9 %) vítimas, em que o álcool esteve presente na ocorrência do delito.
O álcool facilita o desenvolvimento de comportamentos antissociais como atitudes violentas, porque diminui a censura, altera o juízo crítico, a coordenação motora, o autocontrole. 

Parece que o tratamento para o alcoolismo que ainda produz melhores resultados é o dos Alcoólicos Anônimos. E, em muitos casos, se faz necessária uma desintoxicação orgânica que deve ser orientada por médicos.17



Pesquisadores no Kaiser Permanente em Oakland, Califórnia, estudaram os hábitos de beber de 70 mil mulheres de raças diferentes entre 1978 e 1985, e descobriram que pelo ano 2004 cerca de 3 mil delas haviam contraído câncer de mama. Quando compararam o total de álcool ingerido entre as mulheres que tiveram câncer, foi comprovado que havia uma conexão entre o consumo de bebida e esse tipo de câncer, independentemente de elas terem bebido cerveja, destilados ou vinho. Mesmo quando o vinho era tinto ou branco, não houve diferença. Uma em cada oito mulheres norte-americanas adquirem câncer de mama. Sabe-se que uma dieta fraca em frutas e vegetais tem sido associada ao câncer do seio. E mulheres que consomem grandes quantidades de álcool comem menores quantidades destes vegetais.


Pesquisadores agruparam bebedores em três categorias: bebedores leves (menos de um drink por dia), bebedores moderados (um ou dois drinks por dia) e bebedores pesados (três ou mais drinks por dia).


Comparados com os bebedores leves, a incidência de câncer da mama pulou para 10% para os bebedores moderados e para 30% para os bebedores pesados.18


A Organização Mundial da Saúde identificou o consumo de álcool como um dos dez principais riscos para a carga global de doenças.19


“Resultados de estudos de autópsias mostraram que pacientes com uma história de consumo crônico de álcool têm cérebros menores, mais leves e atrofiados, comparados aos dos não-alcoólicos da mesma idade e sexo. Esse fenômeno foi confirmado repetidas vezes em alcoólicos vivos usando técnicas de imagem estrutural como a tomografia computarizada (CT) ou ressonância magnética (MRI). ... Essas imagens revelam que a atrofia é mais extensa na camada exterior (córtex) do lobo frontal, que se crê ser a sede das funções superiores de inteligência. ... A atrofia também ocorre nas regiões cerebrais mais profundas, incluindo estruturas cerebrais associadas à memória, e também no cerebelo, que ajuda a regular a coordenação e o equilíbrio.”20


Referente aos seus efeitos sobre o sistema imunológico, o álcool deveria ser considerado uma droga imunossupressora de efeitos a longo alcance.”21


Sobre seus possíveis benefícios para o coração, a Organização Mundial da Saúde chegou finalmente à seguinte conclusão: Mesmo sendo que o consumo regular baixo a moderado de álcool tenha efeito protetor contra a doença coronária, os outros riscos cardiovasculares e para a saúde associados com o álcool não favorecem uma recomendação geral para o seu uso.”22


Uma palavra final sobre o vinho fazer bem ao coração ou não. Um estudo feito no Segundo Departamento de Cardiologia do Hospital Geral da Universidade de Attikon, na Grécia, publicado em dezembro de 2005, com o título “Componentes polifenólicos de uvas vermelhas melhoram a função endotelial em pacientes com doença cardíaca coronária”, mostrou que tomar vinho tinto melhora a dilatação dos vasos sanguíneos atuando no endotélio (tecido da parede dos vasos). No estudo foi dado a um grupo de homens que tinham doença cardíaca coronariana, um extrato de polifenol extraído de uvas vermelhas (600 mg) dissolvido em 20 ml de água e também deram os 20 ml de água com um placebo (substância sem efeito) como se fosse o extrato da uva. Todos os homens pensavam que estavam tomando o extrato da uva. Eles foram escolhidos ao acaso pelos pesquisadores. Usaram ultrassonografia de alta resolução para avaliar a dilatação da artéria braquial após uma hiperemia provocada pela obstrução com um garrote no braço. Mediram a dilatação em jejum, e 30, 60 e 120 minutos após terem tomado o extrato ou placebo. O resultado encontrado foi que os que tomaram o extrato da uva tiveram realmente uma dilatação da artéria atingida após 60 minutos a qual foi muito maior do que o que ocorreria normalmente naquelas circunstâncias. Não ocorreu nenhuma mudança na dilatação da artéria dos homens que tomaram o placebo. Os pesquisadores concluíram que os componentes polifenóis de uvas vermelhas melhoram a função endotelial nos pacientes com doença cardíaca coronária. Esses resultados, segundo eles, poderiam provavelmente explicar, pelo menos em parte, os efeitos favoráveis do vinho tinto para o sistema cardiovascular. O álcool (etanol) é tóxico para o organismo humano, mas componentes da uva são saudáveis.23


IV. Temperança em todas as coisas


As lições de temperança, renúncia e governo de si mesmo devem ser ensinadas às crianças mesmo desde a primeira infância.”24 Cientistas têm verificado que o desafio para a saúde mental dos seres humanos tem que ver com a capacidade de ter as emoções sem que as emoções tenham a pessoa. Essa é uma das coisas que se enquadram na chamada “inteligência emocional”. Inteligência racional é algo parcial.1 A cada dia, os fisiologistas verificam que as emoções têm parte muito importante na fisiologia. Elas interferem mais do que pensamos no funcionamento de nosso organismo. Doenças psicossomáticas são criadas ou agravadas por situações emocionais não resolvidas no indivíduo. Por isso, é dito que “grande conhecimento é conhecer-se a si mesmo. O verdadeiro conhecimento de si mesmo induz a uma humildade que abrirá o caminho para que o Senhor desenvolva o espírito, molde e discipline o caráter.”25


Grande parte da população vive no automático, o que significa que têm muitas motivações inconscientes que atuam nas escolhas do dia a dia de tudo, seja da roupa a ser usada, da comida a ingerir, dos estudos a ser feitos, da profissão escolhida, etc. Tomar consciência de nós mesmos nos ajuda a desenvolver temperança no sentido de autocontrole emocional. Muito mais doenças e problemas familiares, sociais, no trabalho, na escola e na comunidade religiosa ocorrem pela falta da habilidade de lidar com nossos sentimentos do que imaginamos. “Grande parte das doenças que afligem a humanidade, tem sua origem na mente, e só podem ser curadas pela restauração da mente à saúde.”26  “Enfermidades mentais prevalecem por toda parte. Nove décimos das doenças das quais os homens sofrem têm aí sua base.”27


V. Comprados por preço


Podemos nos acostumar a pensar em questões religiosas de uma forma que nos faça perder a visão espiritual delas. Pessoas religiosas podem não ser espirituais. Pessoas espirituais estão vivendo um processo de temperança, ou seja, aprendendo e mudando para melhor quanto às características de comportamento. Se não formos temperantes, não poderemos meditar bem, pois o cérebro é o órgão físico da mente, e ele depende de procedimentos de equilíbrio em nosso ser, como o sono, a alimentação, a prática de exercícios físicos, o consumo de água, etc. Se mantivermos equilíbrio nessas e em outras coisas de nosso estilo de vida, poderemos ter um cérebro melhor e, assim, meditar em coisas espirituais com resultados muito diferentes e melhores. “Hábitos físicos corretos promovem a superioridade mental.”28 E se pudermos meditar melhor, apreenderemos coisas mais profundas do Espírito de Deus e de Sua Palavra. Então, seremos gradativamente feitos mais espirituais, o que é o caminho da felicidade, paz, salvação e utilidade para Deus em ajudar os outros.


Meditar, orar um bom tempo cada dia, jejuar às vezes, promove o aumento da percepção do valor do que o Senhor Jesus fez por nós aqui na Terra. Um Deus revestido de carne! Para salvar o nome do Pai e os que O aceitam como Deus e Salvador pessoal. “É impossível aos que condescendem com o apetite alcançar a perfeição cristã.”29  Não está sendo afirmado que é difícil, mas impossível. Parece que aquele que aprendeu a se dominar em questões de apetite alimentar, consumindo somente o que é saudável, alcançou um patamar de maturidade espiritual excelente.
Por que a Bíblia diz que nosso corpo não é nosso? Ele não é nosso? Deus mantém nossa vida física, promove a vida espiritual e oferece a vida eterna. Não estamos vivos porque temos capacidade de produzir energia por nós mesmos para nosso corpo funcionar. A vida que temos a cada fração de segundo vem de Deus.


VI. Estudo adicional


“Cada momento somos mantidos pelo cuidado de Deus e sustentados pelo Seu poder.”30


“Não é porque o mecanismo, que uma vez fora posto em movimento, continue a agir por sua própria energia inerente que o pulso bate, que respiração se segue a respiração; mas cada respiração, cada pulsar do coração é uma prova daquele cuidado que tudo penetra, por parte dAquele em quem ‘vivemos, e nos movemos, e existimos’ (At 17:28). Não é por causa de um poder inerente que ano após ano a Terra produz seus dons, e continua seu movimento ao redor do Sol. A mão de Deus guia os planetas, e os conserva em posição na sua marcha ordenada através dos céus. Ele ‘produz por conta o Seu exército’, ‘a todas chama pelos seus nomes; por causa da grandeza das Suas forças, e pela fortaleza do Seu poder, nenhuma faltará’ (Is 40:26). É pelo Seu poder que a vegetação floresce, que as folhas aparecem e as flores desabrocham. Ele ‘faz produzir erva sobre os montes’, e por Ele os vales se tornam férteis. Todos os animais da floresta buscam seu sustento de Deus (Sl 147:8; 104:20 e 21), e toda criatura vivente, desde o menor inseto até o homem, depende diariamente de Seu cuidado providencial.31



César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.  Membro da American Psychosomatic Society.
Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br 
Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos
.


Referências bibliográficas:

2. White, E.G., Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 110, CPB, Tatuí, SP.
3. Idem, O Cuidado de Deus [Meditação Matinal, 1995], p. 178, CPB, Tatuí, SP..
4. Ibid, p. 181.
5. Idem, A Fé Pela Qual Eu Vivo, [Meditação Matinal, 1959] p. 226,  CPB, Tatuí, SP.
6. White, E.G., Filhos e Filhas de Deus [Meditação Matinal, 1956] p. 90, CPB, Tatuí, SP.
7. Ibid, p. 271.
8. Idem, O Lar Adventista, p. 206, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
9. Idem, Para Conhecê-Lo [Meditação Matinal, 1965], CPB, Tatuí, SP., p. 298,.
10. Idem, Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 12, CPB, Tatuí, SP..
11. Idem, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 288, CPB, Tatuí, SP.
12. Idem, Eventos Finais, p. 203. Ver também Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 300, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
13. Érico Pereira Marum Jorge, Processamento de Cerveja Sem Álcool, Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Católica de Goiás, Departamento de Matemática e Física, para obtenção do título de graduado em Engenharia de Alimentos, Goiânia, junho 2004, p. 16.
 http://www.ucg.br/ACAD_WEB/professor/SiteDocente/admin/arquivosUpload/8930/material/TCC-Erico%20(PROCESSAMENTO%20DE%20CERVEJA%20SEM%20%C3%81LCOOL).pdf.
14. Ibid, p. 43.
15. Ibid, p. 71.
16. Souza, Cesar Vasconcellos de, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o?, da série Saúde Mental e Você, n. 719, 10 Set 2009. Dr. Helmut Oberritter, Diretor de Investigação, Sociedade Alemã de Nutrição, Medical Tribune, nr. 37, September 1991.
17. Idem, Álcool: Você Não Precisa Dele, da série Saúde Mental e Você, n. 322, 27Set2001.
18. Idem, É o álcool uma droga perigosa?, da série Saúde Mental e Você, n. 706, 02Jul2009.
19. Idem, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o?, Ibid. WHO Press release, 28Março2007, www.iarc.fr/ENG/Press Releases/pr175a.htm
20. Idem, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o? Ibid National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, No. 47, Abril 2000,
http://pubs.niaaa.nih.gov/publications/aa47.htm
21. Idem, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o?, Ibid, MacGregor, RR, Alcohol and Immuno Defense, JAMA, Set 19, 1986, v. 256, no. 11.
22. Idem, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o?, Ibid, Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases, OMS, 2003, p. 90.
23. Idem, Vinho faz bem ao coração?, da série “Saúde Mental e Você”, n. 539, 23Mar2006. Euro Journal Cardiovascular Prev. Rehabil., 2005 Dez; 12(6):596-600.
24. White, Patriarcas e Profetas, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP p. 562,.
25. Idem, Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, CPB, Tatuí, SP., p. 419.
26. Idem, Mente, Caráter e Personalidade, CPB, Tatuí, SP., v. 2, p. 396.
27. Ibid., v. 1, p. 59.
28. Idem, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, CPB, Tatuí, SP., p. 29.
29.Ibid., p. 22.
30. Idem, Conselhos Sobre Mordomia, CPB, Tatuí, SP., p. 18.
31. Idem, Patriarcas e Profetas, CPB, Tatuí, SP.p. 115.

Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic922010.html

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Temperança




“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (Filipenses 4:5).



Leituras da semana: Gn 9:20-27; Pv 20:1; 23:31–35; 1Co 6:19; 10:31; 2Pe 1:5-9

Ele tinha sido um juiz respeitado, mas agora vivia na pobreza, vítima de abuso do álcool. Por causa desse vício horrível, que lhe roubou não apenas a dignidade mas a família e o sustento, ele trocou a toga do ofício magistral pelos trapos de um mendigo.
Que fim trágico para o que havia sido uma vida próspera e útil! Em 2007, os noticiários ficaram cheios com a notícia trágica da morte desnecessária de uma jovem que bebeu água demais!


Água? Sim! Como parte de uma competição pelo rádio, ela bebeu uma quantidade excessiva de água e morreu mais tarde, naquele mesmo dia. A autópsia não revelou nada a não ser intoxicação por água.


Embora seja essencial para toda a vida e, normalmente, seja inocente, a água pode matar quando tomada em excesso.


Nesta semana, vamos estudar sobre a temperança em um mundo que equipara o excesso ao sucesso. As ilustrações acima mostram que as coisas prejudiciais devem ser completamente evitadas, e substâncias e práticas sadias devem ser usadas com moderação. Em muitos casos, a moderação é um elemento-chave frequentemente esquecido.


Vamos examinar o que é verdadeira temperança e por que o Senhor quer que sejamos temperantes.


Prévia da semana: Como seres humanos, fomos comprados pelo sangue de Jesus. Consequentemente, temos a responsabilidade moral de cuidar de nosso corpo, e a temperança é a chave para cumprir essa responsabilidade.

                               O primeiro ébrio na Bíblia

O que você gostaria de deixar como herança? Mais especificamente, pelo que você gostaria de ser lembrado depois da morte? Que você foi rico, popular ou politicamente poderoso? Quais são as coisas que realmente importam?


Em toda a Bíblia, encontramos personagens que deixaram legados. Alguns, muito bons, outros, muito ruins, e alguns, uma mistura de tudo.


Veja Noé. Provavelmente, ele seja mais lembrado como o primeiro evangelista não tão bem-sucedido. Ele pregou por 120 anos e só conseguiu um punhado de conversos, e de sua própria família imediata.


Mas a visão de Deus sobre Noé era muito positiva. Em meio à maldade do mundo antediluviano, “Noé achou graça diante do Senhor” (Gn 6:8).


1. Como “Noé achou graça diante” de Deus? Por quê? 


Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. (Gên. 6:9)


Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara. (Gên. 6:22)


Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. (Gên. 7:1)

2. Apesar da fidelidade e obediência de Noé e de fazer tudo o que Deus lhe pediu, outra história também foi registrada para nós.


Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo. (Gên. 9:20-27)


Que lições podemos tirar dessa triste história?


Noé alcançou notoriedade por ser o primeiro ébrio registrado na Bíblia. Que tristeza que um homem que fez tanto bem pelo Senhor, a quem foram dadas tantas responsabilidades, e que foi tão altamente considerado, haja caído dessa forma!


A mente é o canal para a maior parte da comunicação e deve ser mantida livre de toxinas e substâncias que possam obscurecer a razão e o julgamento. A experiência de Noé é uma advertência e exemplo para nossa instrução, visto que, mesmo o “melhor” entre nós, até o mais forte e mais fiel, não está imune à tentação e mesmo ao pecado aberto. Beber já teria sido muito ruim, mas parece que Noé se entregou a uma bebedeira. Se Noé caiu assim, que dizer de nós?


Você conhece um líder bem respeitado da igreja que caiu de uma forma ou de outra? Sempre ficamos chocados quando alguém que admiramos tropeça, cai e nos desaponta. Como podemos estender as promessas de graça até aos que, como nós, realmente não a merecem?









O álcool hoje




Na primeira década do século 21, o álcool esteve envolvido em quase 1,8 milhões de mortes por ano; isso significa 3,2% das mortes no mundo. A quantidade de álcool consumida está subindo continuamente. O consumo abusivo (de quatro a cinco doses sucessivas em homens e três a quatro doses sucessivas em mulheres) está crescendo de modo inquietante entre adolescentes e jovens adultos. Essa tendência não mostra sinais de enfraquecer. O álcool tem consequências pela intoxicação, embriaguez, dependência (vício) e outros efeitos químicos sobre o corpo.

3. Que instruções, experiências e advertências apresenta a Bíblia contra o álcool? 


Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho. Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus. Então, a mulher foi a seu marido e lhe disse: Um homem de Deus veio a mim; sua aparência era semelhante à de um anjo de Deus, tremenda; não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Porém me disse: Eis que tu conceberás e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda; porque o menino será nazireu consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia de sua morte. Então, Manoá orou ao SENHOR e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus que enviaste venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. (Juí. 13:2-8) 


O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio. (Prov. 20:1)


Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber. (Prov. 23:31-35)


Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta! (Isa. 5:11)


E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, (Efés. 5:18)


Curiosamente, muito antes de qualquer descrição científica dos efeitos negativos do álcool sobre o feto (síndrome do álcool fetal), a mãe de Sansão foi advertida a não tomar álcool durante a gravidez. Salomão também adverte contra os efeitos do álcool, especificamente o vinho e a cerveja. A partir da observação pessoal e, possivelmente, da experiência, ele descreve como o álcool modifica o comportamento, normalmente conduzindo à tristeza. Isaías descreve vividamente como os sacerdotes se comportam inadequadamente quando estão intoxicados, confirmando as advertências dadas por outros escritores. Paulo também tem palavras de precaução quanto ao álcool.

As descrições bíblicas do consumo de álcool revelam principalmente comportamentos impróprios e indesejáveis e advertem contra esses resultados.
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5:8). Podemos estar certos de que o uso do álcool é uma das maiores armadilhas do diabo. Quantos milhões de vidas têm sido arruinados ao longo dos séculos pelo uso dessa droga perigosa, venenosa tanto para o corpo como para a mente! Como será melhor para nós mesmos e para nossos familiares se evitarmos completamente essa armadilha perigosa, sem transigência!


Quem não conhece pessoas que tiveram a vida arruinada pelo álcool, mediante uso próprio ou de outros. Por que correr esse risco para você mesmo? Que passos você pode dar para assegurar-se de que você ou seus familiares nunca comecem a escorregar por esse caminho perigoso, que não promete nada de bom mas só tristeza e aflição?