sábado, 19 de fevereiro de 2011

Autoestima (estudo nº 09)




Vocês... são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz (1Pe 2:9, NVI).

Leituras da semana: Sl 100:3; At 17:24-28; Rm 12:3; Mt 22:39, 2Sm 9; Lc 15; Ef 4:23-32

Baixa autoestima é um mal moderno. Seus portadores frequentemente são levados ao aconselhamento ou ao consultório pastoral por esse mesmo motivo ou por problemas mais complexos, como abuso de drogas, depressão ou distúrbios alimentares.

Na existência diária, a baixa autoestima pode nunca chegar a proporções clínicas, mas quase invariavelmente prejudica os relacionamentos e o desempenho na maioria das áreas da vida.

Talvez o principal motivo de as pessoas sofrerem mais que nunca desse problema seja a mídia, que frequentemente retrata suas celebridades como maiores que a vida, deixando que os outros sintam sua própria pequenez em contraste com os ícones que desfilam diante deles.

A ideia de autoestima, como a Bíblia apresenta, tem uma perspectiva diferente. A psicologia convencional considera a autoestima como a avaliação que alguém faz de seus próprios atributos e características, a partir da observação que faz de si mesmo e do parecer de outras pessoas. A Bíblia oferece pelo menos dois componentes adicionais: Quem são os seres humanos por origem (Gn 1:26, 27) e o que Deus pensa sobre cada pessoa e o que lhe oferece (Jo 3:16). Quando somamos esses componentes, nossa compreensão sobre a autoestima pode mudar.  

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.  Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  Gn 1:26, 27

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.      Jo 3:16


Domingo                                            Origem


Hoje, prevalecem duas visões mutuamente exclusivas sobre a origem humana. Uma descreve os seres humanos como produtos de mero acaso, resultado de um acidente cósmico em que nossa existência não foi planejada. Casualmente, viemos à existência. Embora essa opinião sempre haja existido entre algumas pessoas, nos últimos séculos – particularmente depois que as falsas teorias de Charles Darwin se popularizaram — a ideia de a humanidade existir por puro acaso tem enganado milhões. Assim, muitos chegaram a crer que a vida é inerentemente sem propósito, ou que qualquer que seja seu propósito, as pessoas devem tentar alcançar por si mesmas. Por milênios, a maioria das pessoas imaginava que se originavam de Deus ou dos deuses; hoje, muitos acham que vieram dos macacos. Em contraste, existe a visão ensinada na Bíblia.

1. Compare a visão apresentada acima com as declarações da Bíblia. Gn 1:26, 27; Sl 8:5, 100:3; At 17:24-28. Como cada uma dessas posições deve afetar nosso senso de valor próprio e de autoestima?

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.  Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  Gn 1:26, 27

Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Sl 8:5

Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Sl 100:3; 

24  O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.
25  Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;
26  de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;
27  para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;
28  pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. At 17:24-28.

Deus não só nos criou com um propósito, mas nos criou à Sua imagem. Ele também criou outros maravilhosos seres vivos: plantas e animais, mas, em sua beleza e perfeição, eles não trazem a semelhança de seu Criador, como os seres humanos. Além disso, a humanidade foi colocada acima de todos eles com domínio e autoridade.

Em contraste com a convicção ateísta de que não existe propósito transcendente para a biologia e psicologia humana, a Bíblia ensina que Deus escolheu partilhar “Sua imagem” com a família humana. Obviamente, grande parte dessa imagem foi maculada e perdida por causa das sucessivas gerações de pecado, mas a impressão continua em cada pessoa, e que a imagem perdida pode ser restaurada progressivamente pelo poder transformador do Espírito que opera nos que são rendidos a Cristo.

Deus não só nos criou, mas também nos remiu. De fato, Ellen White disse que Cristo teria morrido até mesmo por uma única pessoa. O que isso nos diz sobre nosso valor inerente, não importando o que o mundo possa pensar sobre nós? Por que é tão importante manter em mente nosso valor aos olhos de Deus? 




Autopercepção

Segunda                                   




Aquilo que vejo em mim mesmo é um componente importante da autoestima. Porém, é um retrato incompleto e, frequentemente, defeituoso. A subjetividade pode levar a interpretações equivocadas quando avaliamos as pessoas, inclusive a nós mesmos.

Umas das mais sérias advertências bíblicas é contra o julgamento de outra pessoa:

 “Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas” (Rm 2:1;

Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?  Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Lc 6:41, 42).

A distorção parece universal, e as pessoas estão sujeitas a cometer erros quando julgam os outros. O mesmo acontece com nós mesmos. Existe muito erro quando alguém julga a si mesmo em termos de habilidade, aparência, caráter, poder, etc. Sempre vai haver pessoas mais espertas, de melhor aparência e mais talentosas que você; ao mesmo tempo, sempre haverá pessoas que olham para você e se sentem inferiores.

2. Leia cuidadosamente e com oração Mateus 22:39. O que está implícito nesse texto a respeito de como devemos ver a nós mesmos?

O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.   Mateus 22:39

Esse texto sugere que uma quantidade razoável de amor deve ir para si mesmo (embora não seja esse o foco principal do texto). Deve existir um orgulho saudável pelas coisas bem feitas, nas tarefas bem realizadas e nas boas características e traços de caráter que alguém possua. Espera-se uma atitude de proteção própria e cuidado de si mesmo. O problema vem quando a pessoa não dá crédito a Deus, o Criador de todas as boas coisas em nós.

3. Como devemos entender Romanos 12:3, levando em conta o que vimos até agora?

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12:3

4  Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
5  assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
6  tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;
7  se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo;
8  ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.  Romanos 12:4-8 

Existe uma área mediana desejável entre a extremamente baixa autoestima e a arrogância. E Paulo nos adverte contra a última. Ao mesmo tempo, Romanos 12:4-8 explica que o corpo de Cristo precisa da contribuição de cada membro, de acordo com os dons individuais dados a eles pela graça. Não existe nada de errado em reconhecer cada dom, usando-os para fortalecer a igreja de Cristo, e agradecer a Deus por eles.

Faça mentalmente uma lista dos bons atributos pessoais, características e habilidades que Deus lhe deu. Como você pode usá-los e, ao mesmo tempo, permanecer humilde? A contemplação diária da cruz pode ajudar a nos manter em nosso lugar. 




O que os outros veem

Terça                                    




Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.  1Sm 16:7

Em muitas sociedades, o valor de uma pessoa é determinado por seus talentos, dons, aparência, e assim por diante. Olhamos para a aparência externa (1Sm 16:7); afinal, isso é tudo que podemos ver. Assim, nosso conceito próprio costuma ser moldado pela reação que os outros mostram, com base na observação externa que fazem de nós. Se todos lhe disserem que você é bonito, é mais provável que você mesmo se ache bonito.

Mas sempre existe muito mais em cada um de nós do que o olho enxerga. Aqueles que sofrem de baixa autoestima precisam pensar em termos de características ou atributos pessoais que têm verdadeiro valor e não necessariamente o que o mundo valoriza, porque, frequentemente, os valores do mundo não têm nenhum valor para Deus.

4. Quais são as coisas que nossa sociedade e cultura valorizam? Qual é a importância dessas coisas para Deus?

Pode haver exceções, mas a maioria das sociedades tende a atribuir muito valor às características externas, observáveis. Porém, outras características, como honestidade, generosidade, temperança ou firme compromisso aos princípios e ideais, tendem a ocupar lugar secundário.

5. Como o preconceito de gênero, classe ou nacionalidade afeta a autoestima das pessoas? Qual deve ser o alvo do cristão em termos de preconceito e discriminação? 

Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.  Gl 3:28

Os efeitos do preconceito são devastadores sobre a autoestima e o desempenho. Como cristãos, devemos fazer um esforço concentrado para levantar e encorajar os outros, qualquer que seja sua origem.

1  Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?
2  Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo.
3  Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
4  E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
5  Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel.
6  Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo!
7  Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.
8  Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
9  Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor.
10  Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
11  Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei.
12  Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete.
13  Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.  2Samuel 9,

Temos a história de Mefibosete, que poderia ter sido objeto da vingança de Davi. Isso explica por que ele teve medo, se inclinou ao chão e se referiu a si mesmo como “um cão morto”. Ele também era incapacitado. Não há dúvida de que a restauração da propriedade familiar, a relocação de servos e as honras concedidas deram a Mefibosete uma medida extra de valor próprio. A influência que as pessoas têm sobre a autoestima dos outros é extremamente poderosa. Mais do que percebemos, temos a habilidade de formar o conceito próprio dos outros por meio de palavras, ações e até nossa forma de olhar para eles. 




O que Deus Vê

Quarta                                            




6. De acordo com as três parábolas de Jesus em Lucas 15, qual é nosso valor diante de Deus? O que Deus pensa sobre nós? Por que é tão importante conhecer esse conceito e mantê-lo diante de nós?

1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
2  E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.
3  Então, lhes propôs Jesus esta parábola:
4  Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?
5  Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo.
6  E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
7  Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

8  Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?
9  E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.
10  Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

11  Continuou: Certo homem tinha dois filhos;
12  o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres.
13  Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
14  Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.
15  Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.
16  Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.
17  Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
18  Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
19  já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.
20  E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
21  E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
22  O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;
23  trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos,
24  porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.
25  Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.
26  Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo.
27  E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde.
28  Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo.
29  Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos;
30  vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.
31  Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.
32  Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.     Lucas 15

Se você se sentir tentado a pensar que é inferior, está perdido ou rejeitado, lembre-se de que, juntamente com essa condição vai algo mais — um cuidado especial e intenso de Deus e Seus anjos. O pastor se importava mais com a ovelha perdida do que com as restantes noventa e nove. A mulher esqueceu suas outras moedas e procurou cuidadosamente até que encontrou a perdida. O pai parece ter dado mais atenção às exigências irracionais do filho pródigo que ao primogênito. Todos, o pastor, a mulher e o pai, mostram uma consideração especial por aqueles que obtiveram menos sucesso.

Então, quando os perdidos são achados, há grande alegria na Terra e no Céu. Veja como essas histórias revelam poderosamente o amor de Deus a cada um de nós, não importando nossas culpas.

Esse princípio pode ajudar aqueles que estão em necessidade. Muito frequentemente, ao falar com os outros, se você lhes der um ambiente seguro, confidencial e acolhedor, só isso já pode lhes fazer muito bem. As pessoas, especialmente as que sofrem, precisam saber que alguém se importa com elas, especialmente em sua dor.

O cristão tem uma clara vantagem sobre quem não aceita nem crê no Senhor. Deus está em ação 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ouvir aquele que se sente deprimido, estressado, solitário e ansioso. Essa relação com Deus deve ser razão suficiente para que alguém se sinta especial e obtenha algum alívio para a baixa autoestima.

Evidentemente, a cruz é o maior exemplo de nosso valor aos olhos de Deus. Mais que qualquer outra coisa, essa deve nos mostrar quão valiosos somos diante de Deus, não importando as fraquezas e culpas que temos. A cruz nos diz que, não importa o que os outros pensam sobre nós, somos de valor inestimável para o Criador do Universo. E, afinal, considerando a transitoriedade dos valores da sociedade, no fim, quanto deve realmente valer a visão dos outros e da sociedade como um todo?

Como podemos ajudar outras pessoas a tomar a mensagem de Lucas 15 e aplicá-la a si mesmas? Como podemos ajudar os outros a perceber que Jesus aqui está falando pessoalmente sobre eles? 




Um novo homem

Quinta                                               




7. O que Paulo quer dizer por nos “revestir” do novo homem? Qual é a natureza desse novo homem? 
e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Ef 4:23, 24
As pessoas gostam de tentar novas aparências: mudar de penteado, comprar novas roupas, e até mesmo fazer uma plástica ou transplante de cabelo. Mas essas ações trazem mudanças apenas exteriores, secundárias. O ser básico permanece inalterado.

Paulo fala sobre um novo ser, relacionado não com a aparência mas com a natureza e a atitude mental. Ele diz que fomos “
criado[s] para ser semelhante[s] a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (v. 24).

8. Resuma as atitudes e comportamentos que provêm do novo homem.

25  Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
26  Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,
27  nem deis lugar ao diabo.
28  Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
29  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
30  E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
31  Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
32  Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Ef 4:25-32

O novo homem a que Paulo se refere demonstra frutos (veracidade, unidade, honestidade, diligência, conversação saudável, generosidade, perdão). Note, igualmente, que todos os atributos do novo homem têm que ver com bom caráter e relações interpessoais saudáveis, e esses podem estar ligados diretamente às questões de autoestima. Os comportamentos adversos mencionados em Efésios 4, como a mentira, ira e amargura, deixam a pessoa com um senso diminuído de valor. Em contraste, repartir com pessoas necessitadas e ser bondoso e compassivo são ações que podem aumentar a autoestima, pois transferem o centro da pessoa e, assim, deixam a pessoa com senso de realização.

A comunidade cristã precisa de pessoas interessadas em edificar os outros e não em destruí-los. O valor próprio pode ser arruinado facilmente em um instante com palavras rudes de crítica. “
É dever de toda família e de cada cristão individualmente opor-se ao uso da linguagem corrupta. Quando em companhia de quem se deleita em palestras tolas, é nosso dever mudar o assunto da conversação, se possível. Com o auxílio da graça de Deus devemos calmamente proferir algumas palavras, ou introduzir um tema que oriente a conversa para terreno mais aproveitável” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 337). 

Sexta                                             Estudo adicional


Se Deus cuida de um pardal... como Ele cuidará daqueles que foram comprados pelo sangue de Cristo? Uma pessoa vale mais que todo o mundo. Por uma única pessoa Jesus teria passado pela agonia do Calvário para que fosse salva para Seu reino.Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais” (Ellen G. White, Review and Herald, 3 de maio de 1892).

Perdemos muitas e ricas bênçãos porque negligenciamos buscar o Senhor com coração humilde. Quando formos a Ele com coração sincero, pedindo-Lhe que revele nossos defeitos, Ele nos mostrará um quadro verdadeiro de nós mesmos, refletido no espelho de Sua Palavra. Então, tendo nos visto como Deus nos vê, não saímos esquecidos de que tipo de pessoas somos. Vamos estudar cuidadosamente os traços defeituosos de nosso caráter e buscar graça para torná-los semelhantes ao padrão apresentado na Palavra de Deus” (Ellen G. White, The Lake Union Herald, 3 de novembro de 1909).

Os dois parágrafos acima nos dão uma compreensão adicional para manter o equilíbrio entre a inferioridade e a vaidade.

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12:2, 3 à luz desses textos para compreender melhor como alcançar um conceito próprio equilibrado.

Perguntas para reflexão
1. O século 20 foi um dos mais violentos da história, com assassinatos em massa em escala nunca vista antes. Como a visão darwinista da existência humana, que afirma que toda vida é produto de mutação fortuita e seleção natural, pode ser responsável, ao menos parcialmente, por esse total descaso pela santidade da vida humana? Em outras palavras, se somos apenas macacos avançados, produtos unicamente do acaso, qual é o valor inerente de uma vida individual?
2. Pense mais no que a cruz de Cristo nos ensina sobre nosso valor individual. Pense no que aconteceu na cruz, quem estava sobre ela, e o que significou Sua morte. Como a cruz deve nos ajudar a ter mais senso de qual realmente é nosso valor individual?




Autoestima (resumo ao estudo nº 09)




Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12:3

Saber: Descrever uma autoestima saudável, usando a perspectiva cristã do quanto Deus nos aprecia.
Sentir: A importância de valorizar a nós mesmos e aos outros como Deus nos valoriza.
Fazer: Uma avaliação realista de quem somos e a importância de nossa participação no corpo de Cristo.

Esboço

I. À imagem de Deus
A. O que Deus fez para demonstrar Sua apreciação por nós?
B. Qual é a diferença entre elevar o ego de alguém e mostrar-lhe adequada consideração?
C. Por que é importante buscar continuamente ser recriado à imagem de Cristo, em lugar de permanecer satisfeito com nossa condição atual?

II. Comprado com Seu sangue
A. Como Deus nos vê?
B. Como devemos nos avaliar ao nos vermos através dos olhos de Deus?
C. De que modo a maneira de Deus nos avaliar deve orientar e moldar a forma como tratamos os outros?

III. Apreciar o corpo de Cristo
A. Como podemos realisticamente estimar e estabelecer um valor apropriado aos dons que Deus nos deu?
B. Como podemos cumprir o papel que Ele deseja que cumpramos na igreja?
C. O que podemos fazer para respeitar e apreciar as contribuições de cada membro ao corpo de Cristo?

Resumo: 
Um senso de autoestima cristã se desenvolve do reconhecimento de que cada um de nós somos formados à imagem de Deus e, com nossa permissão, estamos continuamente sendo transformados na semelhança de Cristo como membros importantes de Seu corpo.

Motivação
A única forma pela qual os seres humanos podem chegar a uma verdadeira avaliação de seu valor é olhar a si mesmos através dos olhos de Deus. O Senhor colocou um alto preço em nós: o sangue de Seu Filho.

Nossa autoestima é profundamente impactada pelas pessoas mais próximas de nós. A história a seguir e o subsequente tempo para compartilhar deve ser usada para considerar o impacto que os mais próximos de nós podem ter na nossa autoimagem.

Para os atletas de elite, não há panela de pressão tão intensa como os Jogos Olímpicos. Os atletas mudam a dieta, o padrão de sono, a disciplina de treinamento, e tudo o que seja necessário para ganhar o ouro no palco mundial. A pressão para um bom desempenho já é imensa, mas acrescente a isso o fato de que os participantes trazem consigo as esperanças e sonhos das nações que eles representam, e o efeito é uma receita para um grande estresse.

Um mergulhador olímpico bastante condecorado apareceu com uma nova maneira de lidar com o estresse do momento. Ao contrário de um esporte em equipe, o mergulho é um esforço muito solitário; então ele inventou uma estratégia para acalmar os nervos. Enquanto estava em cima da plataforma de mergulho, justamente antes de se lançar no ar, ele repetia o seguinte: "Mesmo que eu erre este mergulho, minha mãe ainda me amará."

Ele queria ganhar? Certamente! Às vezes ele perdia? Certamente! Ganhando ou perdendo, ele tinha uma coisa com que podia contar: o amor incondicional da mãe. O amor de sua mãe o havia fortalecido contra os inevitáveis desafios de competir no maior palco do mundo. Esse mergulhador, por sinal, é considerado um dos maiores entre os que se colocaram em uma plataforma de mergulho.

Pense nisto: 
Se nossa estima pessoal é impactada para o bem ou mal pelos mais próximos de nós, o que isso nos diz sobre o lugar que Deus deveria ocupar em nossa vida?

Compreensão
Peça que os alunos anotem em uma folha de papel, frases que costumamos usar ao falar com amigos ou familiares, que refletem falta de aceitação, que transmitem insegurança com relação ao companheirismo de que eles precisam, e que acabam diminuindo o valor dessas pessoas. Peça que tomem uma decisão a esse respeito.


Comentário bíblico


I. “Coroados de honra”

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.  Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  Gn 1:26, 27 

Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Sl 8:5

A lição desta semana começa com a maior obra de autoafirmação feita em favor da humanidade. Deus ESCOLHEU compartilhar Sua imagem com Sua criação. Pertencemos a Ele. O Salmo 8:5 estabelece nosso lugar na hierarquia de poder da criação. Somos feitos um "pouco menor... do que os anjos” e somos coroados “de glória e de honra” (RC).

A honra concedida por Deus a nós não é um reconhecimento comum. A palavra honra traduzida no Salmo 8:5 é hadar, que significa honrar, glorificar e tornar esplêndido. Ao criar a humanidade, Deus a coroou com esplendor. A palavra hadar é a mesma palavra usada na frase “
beleza da santidade”, encontrada no Salmo 96:9 e 110:3.

Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras. Salmo 96:9 

Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens. Sal 110:3

Há beleza mais exaltada do que aquela encontrada na santidade? Hadar é usada para descrever essa beleza e a beleza da criação da humanidade, um ato sagrado, realizado por um Deus santo.

Pense nisto: Como a honra e a santidade com que fomos criados originalmente deveriam nos inspirar a permitir que Deus recrie Sua imagem em nós?

II. Imagem é tudo

O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. Sl 16:8.)

A grande estrela do tênis Andre Agassi tornou famoso o slogan "Imagem é tudo". Evidentemente, naquele momento Agassi estava fazendo propaganda das câmeras Canon, mas há uma verdade nessa frase que é muito mais profunda do que a intenção do anúncio. Como sabemos, o que contemplamos nos transforma.

Ellen G. White escreveu o seguinte sobre como Jesus cresceu em sabedoria e conhecimento durante Seus anos formativos e como nós, também, podemos ser formados à imagem de Deus:

Toda criança pode adquirir conhecimento como Jesus o adquiriu. Ao procurarmos relacionar-nos com nosso Pai celestial através de Sua Palavra, anjos se achegarão a nós, nossa mente será fortalecida, nosso caráter elevado e apurado. Seremos feitos mais semelhantes a nosso Salvador. E, ao contemplarmos o que é belo e grande na Natureza, nossas afeições crescem para com Deus. Ao mesmo tempo em que o espírito se enche de reverente respeito, o coração se fortalece ao pôr-se em contato com o Infinito por meio de Suas obras. A comunhão com Deus, mediante a oração, desenvolve as faculdades mentais e morais, e as espirituais se robustecem ao cultivarmos pensamentos sobre assuntos espirituais” (O Desejado de Todas as Nações, p. 70, 71).

Pense nisto: 
Em Seus anos formativos, Jesus contemplava Deus nos manuscritos do Antigo Testamento lidos para Ele por Sua mãe, e O contemplava na natureza e na oração (Leia o Salmo 16:8). Como nossa visão de nós mesmos mudaria se colocássemos o Senhor sempre diante de nós?

III. Autoestima saudável

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Rm 12:3

pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, Fp 2:6, 7

A lição desta semana abordou superficialmente a ideia de estimar corretamente o valor da pessoa. Em Romanos 12:3, Paulo defende uma visão pessoal equilibrada, com base na transformação causada na pessoa pela consagração da vida a Deus. As pessoas que estão sendo transformadas por Deus apresentam uma estimativa correta de seu valor. O padrão mundano de desenvolvimento da autoestima pessoal é obter tantas coisas quantas você puder, porque a vida de uma pessoa consiste na abundância de bens que ela possui, mas Jesus pede que pensemos de modo diferente

Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Lc 12:15

O perigo de estimar nosso valor acima do que Deus coloca em nós é a presunção. Em vez de focalizar excessivamente no que possuímos, ou mesmo em nossos dons e talentos dados por Deus, Paulo nos convida a pensar sobriamente sobre nós mesmos, e ver não somente as grandes coisas sobre nós mesmos, mas também as áreas de nossa vida que precisam ser moldadas por Deus.

Pense nisto: 
Se estimar nosso próprio valor pode ser perigoso, estamos realmente aptos a avaliar os outros? Existe algum momento em que somos chamados a apontar as falhas dos outros e dizer quando eles nos prejudicam? Em caso afirmativo, que orientações a Bíblia nos dá?

15 Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
16  Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
17  E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Mt 18:15-20.

Aplicação
Pense em algumas pessoas que podem se sentir tristes e desvalorizadas. Imagine três atitudes que você pode tomar para elevar o nível de motivação dessas pessoas.

Perguntas para reflexão

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.  João 15:16

Em João 15:16, Jesus disse aos discípulos que eles não O haviam escolhido; Ele os tinha escolhido para "darem fruto, fruto que permaneça" (NVI). Num sentido muito real, somos um produto de seu fruto – sua fidelidade em compartilhar o evangelho que continuamos a espalhar hoje. Como você acha que essa mensagem da “escolha” impactou os discípulos? Como você acha que eles compreendiam as palavras de Jesus, após Sua ascensão?

Como a ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido, nós também, muitas vezes nos perdemos, mas Jesus vem em busca de nós. Como Jesus o atrai?

De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí. Jr 31:3

Perguntas de aplicação
Pense em alguém que sempre o edifica. Passar tempo com essa pessoa sempre faz você se sentir melhor. O que especificamente essa pessoa faz que eleva seu entusiasmo e fortalece o senso de quem você é?

Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.   Isaías 40:11 

O verso acima pinta um quadro impressionante do cuidado de Deus por suas “ovelhas”. Que partes da descrição de Isaías sobre o cuidado de Deus falam mais afetuosamente para você? O que isso lhe diz sobre seu valor intrínseco para Deus?

Reflitam:
1. Como você se vê e como se sente a respeito de si mesmo?
2. Como Deus avalia você?
3. Qual é a diferença?
4. Olhar um pouco mais para a cruz pode equilibrar a maneira de nos sentirmos e melhorar nossos sentimentos em relação aos os semelhantes?

A lição desta semana aborda a questão da autoestima, e isso numa época em que a tecnologia está impactando grandemente a imagem que temos de nós mesmos. O aumento do uso da Internet e sites de redes sociais, em particular, estão criando o que alguns pesquisadores têm chamado a geração mais narcisista que já existiu. A tecnologia tem encolhido nosso planeta, mas estamos cada vez mais obcecados pela nossa aparência para as pessoas no outro lado do mundo, a quem nunca iremos encontrar em nossa vida. Aqui estão algumas maneiras em que você pode aplicar as verdades da lição desta semana à sua vida e à vida dos que o rodeiam: 
Incentive um amigo que esteja hiper-conectado com a rede a participar com você de um jejum de meios de comunicação, durante uma semana. Cada dia, identifique uma característica do amor de Deus em Sua Palavra e comente com seu amigo sobre seus benefícios.

De todos os animais do mundo, Deus compara o ser humano a ovelhas. Elas não têm garras, não são agressivas nem particularmente espertas. Elas podem ser confundidas facilmente, e são propensas a se perderem. Mas isso não é tudo que existe sobre as ovelhas. Faça uma busca rápida na Internet sobre a utilização das ovelhas e partes das ovelhas, e você poderá se surpreender com o que encontrar. As ovelhas não são os animais mais sábios no estábulo, mas isso não significa que não sejam valiosas. O mesmo pode ser dito de nós seres humanos. Que percepção as ovelhas dão a você sobre sua dependência de Deus e seu relacionamento com Ele?

Identifique um personagem bíblico cuja autoestima o colocou em dificuldades. Peça que um membro da classe encene a história dessa pessoa e dê à classe a oportunidade de descobrir quem é ele.

Se a morte de Jesus pela humanidade caída estabelece quanto somos preciosos, o que poderemos dizer a Jesus no dia em que O encontrarmos? Peça que algumas pessoas de sua classe compartilhem o que pretendem dizer a Jesus quando O encontrarem na glória.