segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Eventos finais (estudo nº 09)






Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação (1Ts 5:8)

Leituras da semana: 1Ts 5:1-11; Gn 3:15-24; Is 13:6-9; Lc 21:34-36; Rm 1:18

Pensamento-chave: A realidade da volta de Cristo nos chama à prontidão contínua.

No texto desta semana, a segunda vinda de Cristo ainda é o tema principal, mas o foco é diferente. Aqui, a ênfase de Paulo não é esclarecer detalhes sobre a vinda de Jesus, mas proclamar a necessidade de constante prontidão, à luz desse evento (e do juízo que esse acontecimento implica). A passagem anterior foi encorajadora. Quando chegar o fim, o resultado será muito mais positivo do que aquele que os tessalonicenses estavam esperando. Agora que eles entendiam melhor a natureza de Sua vinda, a questão era como se preparar para ela.

O problema na igreja naquele tempo parece ter sido uma teologia de “paz e segurança” combinada, talvez, com a tentativa de alguns membros de calcular o tempo da segunda vinda de Cristo. Por meio da profecia, os tessalonicenses esperavam ser capazes de prever quando os eventos finais ocorreriam e, assim, saber quando deveriam se preparar. Como resultado, alguns poderiam ter vivido sem nenhum senso de urgência.

Quem entre nós hoje não está relacionado com esse problema? Quanto mais tempo estamos aqui, mais fácil é perder o senso de urgência. Daí a nossa necessidade de prestar atenção às palavras de Paulo.

Domingo                              Os dois lados do juízo


1. Leia Gênesis 3:15-24. De que maneira Deus julgou Adão e Eva, nos aspectos positivo e negativo?
15 Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela.
16 Para a mulher Deus disse: —Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará.
17 E para Adão Deus disse o seguinte: —Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você.
18 Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo.
19 Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.
20 O homem pôs na sua mulher o nome de Eva por ser ela a mãe de todos os seres humanos.
21 E o SENHOR Deus fez roupas de peles de animais para Adão e a sua mulher se vestirem.
22 Então o SENHOR Deus disse o seguinte: —Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre.
23 Por isso o SENHOR Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado.
24 Deus expulsou o homem e no lado leste do jardim pôs os querubins e uma espada de fogo que dava voltas em todas as direções. Deus fez isso para que ninguém chegasse perto da árvore da vida. Gênesis 3:15-24

Embora a palavra específica não ocorra em 1 Tessalonicenses 5:1-11, o texto está muito relacionado com esse assunto. Paulo queria que os crentes de Tessalônica estivessem cientes de que o juízo de Deus não se limita a algo que acontece no Céu no fim do tempo. Ao contrário, o juízo tinha consequências reais para sua vida cotidiana.

Hoje, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com o tema do juízo. Elas não gostam da implicação de negativismo e ameaça. Mas o conceito bíblico de juízo é mais amplo do que apenas ameaça, condenação e execução. Há também o lado positivo. Ações simples de misericórdia e bondade não passam despercebidas nem ficam sem recompensa (
E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. Mt 10:42). Deus vê tudo o que fazemos, seja positivo ou negativo, e tudo tem um significado no plano mais amplo.

A dupla natureza do juízo é evidente nas primeiras narrativas da Bíblia. No Jardim do Éden, Deus julgou negativamente o pecado de Adão e Eva. Houve consequências do pecado em relação ao parto, à agricultura e ao lugar em que lhes foi permitido viver. Ao mesmo tempo, Deus os julgou positivamente. Ele criou inimizade entre eles e Satanás e misericordiosamente os vestiu com peles para que não sofressem excessivamente no ambiente em mudança. Ainda mais importante: essas peles simbolizavam a justiça de Cristo, que também cobriria seus pecados.

Em Gênesis 4, Deus julgou Caim negativamente, enviando-o ao exílio. Mas Caim também recebeu um juízo positivo. Deus colocou nele um sinal para que ninguém o matasse. Na época do Dilúvio, Deus julgou negativamente a humanidade por meio da destruição do Dilúvio, mas também positivamente, provendo a arca como meio de escape

 9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.
10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
11 A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.
12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.
13 Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra.
14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.
15 Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinqüenta, a largura; e a altura, de trinta.
16 Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro.
17 Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.
18 Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos.  (Gn 6-9:17).

Em Gênesis 11, Deus confundiu as línguas e espalhou a humanidade por toda a Terra (negativo). Onde está o juízo positivo? Encontra-se no chamado de Abraão para ser uma bênção para “
todas as famílias da Terra” (Gn 12:3), as mesmas pessoas que foram dispersas anteriormente, nos anos da torre de Babel (Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela. Gn 11:9).

Como a verdade de Cristo como nosso substituto no juízo torna esse juízo positivo para nós? Por que devemos ter sempre em mente essa importante verdade quando pensamos sobre o juízo?



Segunda                         Repentina e inesperada (1Ts 5:1-3)


2. Qual é o significado de “tempos e épocas” nos textos do Novo Testamento?

1 Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;
2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. 1Ts 5:1-3

6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; At 1:6, 7

O dia do Senhor” é uma expressão encontrada frequentemente em passagens do Antigo Testamento sobre o juízo. Ela descreve uma intervenção divina decisiva no tempo do fim, com forte ênfase sobre as consequências negativas da desobediência

6 Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação.
7 Pelo que todos os braços se tornarão frouxos, e o coração de todos os homens se derreterá.
8 Assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e terão contorções como a mulher parturiente; olharão atônitos uns para outros; o seu rosto se tornará rosto flamejante.
9 Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores. Is 13:6-9

Porque este dia é o Dia do Senhor, o SENHOR dos Exércitos, dia de vingança contra os seus adversários; a espada devorará, fartar-se-á e se embriagará com o sangue deles; porque o Senhor, o SENHOR dos Exércitos tem um sacrifício na terra do Norte, junto ao rio Eufrates. Jr 46:10

2 Filho do homem, profetiza e dize: Assim diz o SENHOR Deus: Gemei: Ah! Aquele dia!
3 Porque está perto o dia, sim, está perto o Dia do SENHOR, dia nublado; será o tempo dos gentios.
4 A espada virá contra o Egito, e haverá grande dor na Etiópia, quando caírem os traspassados no Egito; o seu povo será levado para o cativeiro, e serão destruídos os seus fundamentos.
5 A Etiópia, Pute e Lude e toda a Arábia, os de Cube e os outros aliados do Egito cairão juntamente com ele à espada.
6 Assim diz o SENHOR: Também cairão os que sustêm o Egito, e será humilhado o orgulho do seu poder; desde Migdol até Sevene, cairão à espada, diz o SENHOR Deus.
7 Serão desolados no meio das terras desertas; e as suas cidades estarão no meio das cidades devastadas.
8 Saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tiver posto fogo no Egito e se acharem destruídos todos os que lhe prestavam auxílio.
9 Naquele dia, sairão mensageiros de diante de mim em navios, para espantarem a Etiópia descuidada; e sobre ela haverá angústia, como no dia do Egito; pois eis que já vem.
10 Assim diz o SENHOR Deus: Eu, pois, farei cessar a pompa do Egito, por intermédio de Nabucodonosor, rei da Babilônia.
11 Ele e o seu povo com ele, os mais terríveis das nações, serão levados para destruírem a terra; desembainharão a espada contra o Egito e encherão de traspassados a terra.
12 Secarei os rios e venderei a terra, entregando-a nas mãos dos maus; por meio de estrangeiros, farei desolada a terra e tudo o que nela houver; eu, o SENHOR, é que falei. Ez 30:2-12).

Em nosso texto para hoje, Paulo combinou esse conceito anterior com a analogia do ladrão, introduzida por Jesus

Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Mt 24:43

Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Lc 12:39).

A tripla combinação do dia do Senhor, do ladrão na noite e das contrações antes do nascimento de um bebê ilustra o mesmo ponto: a segunda vinda de Jesus será repentina, inesperada e inevitável para os ímpios. O tempo do fim não é o momento para se preparar para o fim. O tempo de preparação é agora.

O verso 4 deixa claro, no entanto, que Paulo não estava repreendendo os tessalonicenses. Eles já sabiam que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. São os outros, aqueles que clamam “paz e segurança”, que serão surpreendidos pela futura destruição.

6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;
8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:6, 7

Os discípulos de Jesus perguntaram sobre o tempo dos eventos finais da história da Terra. Mas Jesus não satisfez sua curiosidade sobre essas coisas. O tempo do fim não devia ser conhecido por eles. Podemos perceber que a expressão “tempos e épocas” diz respeito a tentativas de calcular o tempo do fim. Tais tentativas atraem a atenção, mas são espiritualmente contraproducentes. Elas causam desapontamento, quando passa o tempo calculado, ou demora na preparação, quando o tempo previsto está muito à frente.
3. Que paralelos existem entre Lucas 21:34-36 e 1 Tessalonicenses 5:1-11?

34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra.
36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem. Lucas 21:34-36 

1 Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;
2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.
4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam.
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;
9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,
10 que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.
11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 1Tessalonicenses 5:1-11

De acordo com Lucas 21:34, muitas pessoas usam coisas como álcool e entretenimento para tentar escapar da responsabilidade espiritual. Outros podem se preocupar com a preparação espiritual para o fim, mas são distraídos pelos cuidados e ansiedades da vida. O fato de que o fim será repentino, porém, significa que chegará o tempo em que não haverá escape para os distraídos ou complacentes. Nos versos que seguem às palavras de Cristo em Lucas 21:34-36 há uma saída para os que vigiam.

Como podemos viver com o senso de urgência, com a consciência da proximidade da vinda de Cristo, e sem envolvimento com fanatismo nem extremismo? Como podemos alcançar o equilíbrio certo? Comente sua resposta com a classe.



Terça                            A vantagem do crente (1Ts 5:4, 5)


Nos primeiros versos do capítulo 5, Paulo abordou a condição dos que, por alguma razão, não estavam preparados. Os tessalonicenses já sabiam que a realidade da segunda vinda é certa. Apenas o tempo é desconhecido. A surpresa será trágica para os que não estiverem preparados. Alguns não estão prontos porque não acreditam na segunda vinda de Cristo; outros porque acham que podem adiar sua preparação até que os eventos os convençam de que o fim está próximo.

Foi no fim da década de 1950. Um jovem ouviu um pregador dizer que Jesus viria em 1964. Portanto, a igreja deveria se preparar. O jovem decidiu que, visto que ainda faltavam vários anos, ele não se incomodaria em se preparar até por volta de 1962. Em outras palavras, a intenção do pregador de aumentar o senso de urgência teve o efeito oposto sobre o jovem. Essa demora é perigosa, é claro, porque você não sabe se viverá sequer até o fim deste dia. A boa notícia é que não precisamos saber quando Jesus voltará para estar prontos agora.

4. Qual é o significado espiritual de metáforas como “luz e dia, escuridão e luz”? Que aspectos de sua vida poderiam ser descritos como luz e quais como a escuridão? O que você pode fazer para ter uma vida mais iluminada? 
4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. 1Ts 5:4, 5

Nesses versos, Paulo começou uma série de contrastes com dia/noite e escuridão/luz (um contraste entre ruína/resgate está implícito no verso 3). Os incrédulos serão surpreendidos pelos eventos do fim, mas os crentes não serão surpreendidos. Por quê? Porque vivem na luz. A Bíblia é uma “lâmpada para os [nossos] pés... e... luz para [o nosso] caminho” (Sl 119:105, RC). A profecia é dada a fim de que tenhamos informação suficiente para estar espiritualmente preparados para o que está adiante de nós.

A preparação para a segunda vinda de Cristo envolve investir tempo considerável na Palavra de Deus. A preparação é o ato de acumular um tesouro no Céu. A preparação é uma entrega diária ao Senhor.

Há muitas distrações no mundo, como trabalhos, e-mails, entretenimento e diversas drogas e outras substâncias que melhoram o humor.
O apelo de Paulo vem até nós através dos corredores do tempo. Coloque as distrações de lado. Ponha a Palavra de Deus em primeiro lugar em sua vida, e você não será surpreendido pelos acontecimentos, não importando quão inesperado seja o tempo.



Quarta                               Vigilância constante (1Ts 5:6-8)


5. Como a analogia do embriagado e do sóbrio nos ajuda a entender melhor a preparação para a segunda vinda de Jesus?
6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam.
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; 1Ts 5:6-8
Paulo começou o verso 6 com “Assim, pois” ou “Portanto”, dependendo da tradução. Ele demonstrou que os verdadeiros seguidores de Jesus são filhos da luz e do dia. No texto para hoje, ele levou adiante a metáfora a fim de exortá-los a estar cada vez mais preparados para a vinda de Jesus. Embora o verso 7 apresente um desvio, os versos 6 e 8 encorajam os tessalonicenses a estar acordados, sóbrios e armados para os desafios futuros.

Paulo começou com o contraste entre adormecido e vigilante. Visto que os crentes são “do dia”, eles não devem dormir. A noite, sim, é para dormir. Paulo estava escrevendo metaforicamente. Aqui é uma metáfora para a preguiça espiritual ou falta de interesse (no verso 10, é uma metáfora para a morte). A expressão “não durmamos” no original significa “‘nem sequer comece’ a dormir”. Paulo presumia que eles já estivessem acordados, mas os encorajou a perseverar cada vez mais na vigilância.

Paulo os encorajou a ser sóbrios e não embriagados. No mundo antigo, a sobriedade era símbolo da razão filosófica. Paulo desejava que os tessalonicenses fossem pensativos e cuidadosos em seu raciocínio a partir das Escrituras. Alguns usam a Bíblia para fixar datas e para especulação. Em vez disso, Paulo queria que os crentes se concentrassem nas implicações das Escrituras para sua preparação espiritual. A metáfora do sóbrio e do embriagado pode também apontar para o tipo de restrição ética que ele incentivou em 1Tessalonicenses 4:1-12.

1 Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;
2 porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.
3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;
4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,
5 não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;
6 e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador,
7 porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
8 Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.
9 No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros;
10 e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais
11 e a diligenciardes por viver tranqüilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos;
12 de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar. 1Tessalonicenses 4:1-12

“O dia” é associado com estar acordado e sóbrio. É à noite que as pessoas dormem e, geralmente, à noite, elas se embebedam. Mas no verso 8 Paulo mudou para a imagem de um guarda militar. Os guardas precisam estar acordados e sóbrios em todo o tempo, dia e noite. Os soldados precisam exceder a norma quando se trata de vigilância. De idêntico modo, Paulo também esperava que os cristãos excedessem a norma quando se tratava da preparação para a segunda vinda de Jesus. E, como soldados, os cristãos devem colocar todo o seu equipamento antes de assumuir seus postos.

Tome as palavras de Paulo nessa passagem como se ele estivesse escrevendo especificamente e pessoalmente para você. Como você traduziria essas palavras na prática? Isto é, o que precisa mudar em sua vida para que você faça o que ele diz?



Quinta                            Encorajar uns aos outros (1Ts 5:9-11)


Como vimos, em 1Tessalonicenses 5:1-11, Paulo traçou uma série de contrastes para ilustrar os dois lados do juízo na volta de Jesus. Em nosso texto para hoje (1Ts 5:9-11), ele abordou o contraste entre a ira e a salvação. Os crentes podem ter confiança nos últimos dias porque em Cristo há certeza de que eles são filhos da luz.

6. Qual é a mensagem essencial de 1Tessalonicenses 5:8-11? De que esperança Paulo estava falando e por que podemos suplicá-la para nós? Como o evangelho é revelado nesses textos?

8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;
9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,
10 que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.
11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 1Tessalonicenses 5:8-11

Hoje, muitos acham que o conceito bíblico da ira de Deus reflete mais a cultura dos tempos bíblicos do que a verdade sobre Deus. Isso, no entanto, é um equívoco. É verdade que, na Bíblia, Deus ajustou Sua verdade aos limites da linguagem humana. Mas o conceito da ira de Deus não está limitado às partes mais antigas da Bíblia. Ele é difundido também no Novo Testamento, incluindo as palavras de Jesus

Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Lc 21:23

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. Jo 3:36

os escritos de Paulo
Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus. Rm 1:18

e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura. 1Ts 1:10

e as visões do Apocalipse
16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,
17 porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se? Ap 6:16, 17

Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus. Ap 15:1

Assim, não podemos seguramente ignorar o conceito, que deve expressar algo muito importante sobre Deus e o plano da salvação.

Embora não possamos nos aprofundar no assunto neste estudo, devemos ter certeza de que a ira de Deus não é uma fúria irracional e impulsiva. Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. (Is 55:8, 9).

O conceito bíblico da ira de Deus é mais semelhante à necessidade de justiça de uma nação em relação aos transgressores que prejudicam e oprimem os outros. Os que persistem na iniquidade serão punidos e destruídos. Visto que todos nós trangredimos a lei de Deus, todos estaríamos sujeitos à execução da justiça, se não fosse a vida, morte e ressurreição de Cristo.

Essa é a boa notícia sobre a ira de Deus que brilha em 1 Tessalonicenses 5:8-11.

O propósito de Deus para nós não é a “ira” ou justiça punitiva, mas a graça e a salvação. Em Cristo, Ele providenciou a proteção de que precisamos para que não sejamos destruídos no juízo. Por isso, Paulo pensava que a ira de Deus, corretamente compreendida, fosse uma razão para encorajamento e não para medo (1Ts 5:11). Em Cristo, nunca precisaremos enfrentar a ira de Deus porque, na cruz, Jesus a enfrentou por nós.

Essa realmente é uma boa notícia, você não acha? O que ela significa para você?

Sexta                                              Estudo adicional


Há necessidade de vigilância. Nosso próprio coração é enganoso. Estamos rodeados das fraquezas e imperfeições da humanidade, e Satanás está atento para nos destruir. Podemos estar desprevenidos, mas nosso adversário jamais estará ocioso” (Ellen G. White,Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 409).

Alguns parecem sentir que precisam estar sob observação e provar ao Senhor que se emendaram, antes de poder reivindicar Sua bênção. Mas... Jesus deseja que vamos ter com Ele assim como estamos: pecaminosos, desamparados, dependentes. Afirmamos ser filhos da luz, não da noite nem das trevas. Que direito temos de ser descrentes?” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 150).

A massa dos cristãos professos... [está] vivendo para o mundo. Sua fé não tem senão uma pequena influência para restringir seus prazeres. Conquanto professem ser filhos da luz, andam em trevas e são filhos da noite e das trevas” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 404).

O mundo que age como se não houvesse Deus, absorto em empreendimentos egoístas, cedo sofrerá repentina destruição e não escapará... Por meio de danças, farras, bebedices, do vício de fumar e da satisfação das paixões sensuais, eles seguem como bois para o matadouro” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 26).

Perguntas para reflexão
1. Pergunte aos alunos: Se Cristo voltasse amanhã, você estaria pronto?
2. Como podemos manter um senso de urgência e ainda agir de modo “normal” na sociedade?
3. Sua compreensão do tempo do fim mudou ao longo dos anos? Por que o entendimento do plano da salvação e da justificação unicamente pela fé é tão importante para uma clara compreensão dos eventos dos últimos dias?

Resumo: 
Paulo nos chama a um compromisso de preparação para a volta de Jesus. Quando aceitamos o evangelho, nos tornamos filhos da luz. Enquanto vivemos o evangelho em fé, esperança e amor, crescemos mais e mais à imagem de Jesus. Se estivermos prontos para morrer em Cristo hoje, estaremos prontos se Jesus vier hoje.





Eventos finais (resumo do estudo nº 09)



1
Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;
2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.
4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam.
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;
9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,
10 que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.
11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 1Tessalonicenses 5:1-11

Saber: Que a certeza da vinda de Cristo e do juízo devem produzir um senso de urgência e prontidão contínua na vida.
Sentir: A necessidade de viver à luz da vinda de Cristo e não se distrair com o mundo.
Fazer: Decidir não cair na condição de apatia espiritual.

Esboço
I. A certeza da vinda de Cristo
A. O uso que Paulo fez da expressão “tempos e épocas” (1Ts 5:1, NVI) indica que alguns tessalonicenses estavam tentando calcular quando Cristo voltaria. Por que marcar datas não é a melhor maneira de se preparar para a vinda de Cristo?
B. Paulo compara a vinda de Cristo com a chegada de um ladrão e com as contrações sentidas por uma mulher antes de dar à luz. O que essas duas metáforas sugerem sobre a natureza da vinda de Cristo?
C. O dia do Senhor será de juízo. De que maneira devemos nos relacionar com o conceito do juízo?

II. O desejo de estar preparado
A. Quais são as características de um crente espiritualmente adormecido? E de uma pessoa que está espiritualmente despertada? Como está sua vida?
B. Que tipo de motivação é necessária para que alguém se mantenha desperto espiritualmente? Que formas de motivação devem ser evitadas? Por quê?

III. Permanecendo acordado
Quais são as maneiras práticas de se manter espiritualmente alerta nesta semana?

Resumo: 
Os crentes precisam se proteger contra a acomodação espiritual enquanto esperam ansiosamente e se preparam para a vinda de Jesus.

Motivação 
Os crentes não devem perder de vista a certeza da vinda de Cristo e a necessidade de manter o senso de urgência e disposição na preparação para aquele dia.

Atividade de abertura: 
Em 1970, um evangelista americano quase desconhecido, chamado Hal Lindsay, publicou um livro sobre profecias bíblicas intitulado “The Late Great Planet Earth” [A Agonia do Grande Planeta Terra]. Com base em uma interpretação dispensacionalista de Mateus 24:32-34,

32 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão.
33 Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas.
34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.

Lindsay declarava que Jesus voltaria em 1988, uma geração depois do estabelecimento da nação de Israel em 1948. Na esteira dos eventos tumultuados no Oriente Médio, o livro rapidamente se tornou um sucesso de vendas e tem sido vendido desde então. De fato, conforme relatado, o livro foi traduzido para 54 línguas, com vendas excedendo os 35 milhões de cópias! No momento em que este texto é escrito, o livro está na 25ª edição, apesar de Jesus não ter voltado em 1988!

Mesmo que o mundo não tenha acabado em 1988, Lindsay não desistiu de marcar datas. Ele simplesmente mudou a data para 2007, alegando que Israel realmente não tinha tomado posse de toda a Terra Prometida até depois da Guerra de Seis Dias, em 1967. E quando Jesus não voltou em 2007, Lindsay ainda não aceitou a derrota. Ele meramente declarou que uma geração não era 40 anos, mas algo entre 60 a 80 anos. Assim, de acordo com seus cálculos revisados, a segunda vinda de Jesus realmente deve acontecer em algum momento entre os anos de 2027 e 2047.

Enquanto a maioria das pessoas tende a ignorar os religiosos marcadores de datas como loucos, a popularidade do livro de Lindsay, e outros como esse, ilustram a atração que os humanos têm pelo sensacional e o perigo de brincar com esse interesse. Sendo religião, política, esporte, ou mesmo em noticiários, vivemos em uma sociedade que gosta de fazer sensacionalismo com as coisas para chamar a atenção das pessoas. O problema de fazer sensacionalismo com qualquer coisa, sem dúvida, é que, no fim, isso resulta em tornar sensacional algo insignificante. Como na história do menino que deu o alarme falso sobre a chegada do lobo muitas vezes, fazendo com que os moradores da vila deixassem de acreditar nele, inevitavelmente esse sensacionalismo torna quase impossível distinguir o importante do comum. E em questão de fé, no fim isso produzirá mais ceticismo e dúvida do que fé.

Pense nisto: 
Embora os Adventistas do Sétimo Dia nunca tenham oficialmente predito o tempo da vinda de Cristo, houve pessoas entre nós que já foram culpadas de sensacionalismo?

Comentário Bíblico

I. O juízo, parte 1: palavras de conforto de Paulo (1Ts 5:1-11)

Os novos conversos de Tessalônica estavam preocupados com a vinda de Cristo por dois motivos: (1) eles estavam preocupados com o destino dos seus amigos que haviam morrido e (2) estavam aflitos acerca do juízo vindouro. Já vimos como o anúncio de Paulo sobre a ressurreição em 1Tessalonicenses 4:13-18 deu aos irmãos notícias animadoras que os ajudaram a consolar uns aos outros (1Ts 4:18) em relação àquela primeira preocupação deles.

13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. 1Tessalonicenses 4:13-18

Em 1Tessalonicenses 5:1-11, Paulo abordou as preocupações deles sobre o juízo vindouro com notícias que também foram designadas a ajudá-los a consolar uns aos outros (1Ts 5:11) a respeito do juízo. A pregação de Paulo havia produzido uma impressão definida nos tessalonicenses. Embora ele os tivesse convencido acerca do “Deus vivo e verdadeiro” (1Ts 1:9) e a respeito da importância de crer em Seu Filho unigênito, a mensagem de Paulo sobre “a ira vindoura” (1Ts 1:10), a ser revelada no dia do juízo, começou a preocupá-los. Sem poder compartilhar com Paulo seus temores, os conversos gentios concluíram que a melhor maneira de lidar com seus medos acerca do juízo era descobrir “quando” ele ocorreria. Sem dúvida, eles pensavam que conhecer os “tempos e épocas” (1Ts 5:1) os ajudaria a saber quanto tempo eles tinham para se preparar a fim de enfrentar o juízo de Deus.

Mesmo que esse plano fizesse sentido para um grupo de pagãos recém-batizados, Paulo não apenas enfatizou que esse plano não daria certo, mas que era inteiramente equivocado. O apóstolo explicou isso primeiramente lembrando-lhes de que é inútil tentar calcular a data da segunda vinda de Jesus, porque ela será inesperada e repentina como a chegada de um ladrão

pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. 1Ts 5:2

43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.
44  Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. Mt 24:43, 44

39 Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. 
40 Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. Lc 12:39-40.

e como as dores de parto que inesperadamente vêm à mulher no fim da gravidez

Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. 1Ts 5:3

6 Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação.
7 Pelo que todos os braços se tornarão frouxos, e o coração de todos os homens se derreterá.
8 Assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e terão contorções como a mulher parturiente; olharão atônitos uns para outros; o seu rosto se tornará rosto flamejante. Is 13:6-8

Pois ouço uma voz, como de parturiente, uma angústia como da primípara em suas dores; a voz da filha de Sião, ofegante, que estende as mãos, dizendo: Ai de mim agora! Porque a minha alma desfalece por causa dos assassinos. Jr 4:31

Porém, ainda mais importante é que Paulo continuou a assegurar aos tessalonicenses que eles nada tinham a temer, porque Deus não os estava perseguindo. Ele os destinou para a salvação e não para a ira (1Ts 5:9). Foi Ele quem tomou a iniciativa de salvá-los, enviando Jesus para morrer pelos pecados do mundo

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16

6 Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; Rm 5:6-10).

O juízo que ocorrerá no dia do Senhor será positivo em favor do povo de Deus

8 Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei os teus canzis; e nunca mais estrangeiros farão escravo este povo,
9 que servirá ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei. Jr 30:8, 9.

Os únicos que precisam temer esse dia são os inimigos de Deus e de Seu povo.

Pense nisto: 
O problema enfrentado pelos novos conversos de Tessalônica em relação ao juízo era o mesmo contra o qual muitos cristãos ainda lutam hoje: falta de fé no amor de Deus por eles. O que podemos fazer para ajudar os crentes a não "temer" o juízo, sem promover um falso senso de confiança em nossa própria justiça, à parte de Deus?

II. O juízo, parte 2: a maneira certa de se preparar (1Ts 5:1-11.)

Embora Paulo reafirmasse aos tessalonicenses que eles não precisavam temer o juízo vindouro, é importante notar que o apóstolo não descartou a necessidade de se preparar para o dia do Senhor. O problema não era que os tessalonicenses quisessem se preparar para o juízo, mas que sua maneira de se preparar estava equivocada. Qual é a maneira certa de se preparar para o dia do Senhor? A resposta de Paulo é dupla.

Primeiro, os tessalonicenses não deviam acreditar na propaganda do mundo acerca de "paz e segurança". O mundo está destinado à destruição e a maioria das pessoas se esquece do que o futuro realmente reserva. Embora isso seja verdade em relação ao que está reservado para o mundo quando Jesus voltar, certamente isso também é verdade acerca do dia e hora em que vivemos. Nada neste mundo é seguro. Tudo está passando.

Segundo, em vez de permitir que o mundo os induza a um falso senso de segurança, Paulo exortou os crentes a permanecer despertos e viver como pessoas que acreditam que o mundo atual está chegando ao fim e que um novo mundo logo chegará. Ele fez isso convidando-os a ser filhos da luz e não das trevas (1Ts 5:5), a ser sóbrios e vigilantes, em vez de ficar adormecidos (v. 6), a ser sóbrios, em vez de estar embriagados (v. 6-8), e a estar armados, e não indefesos (v. 8).

Pense nisto: 
Que sinais vemos no mundo hoje que indicam que as coisas não estão em "paz e segurança"? Como podemos viver de maneira a revelar ao mundo as características que Paulo defendeu?

Perguntas para reflexão
1. Tanto Jesus como Paulo usaram a analogia de um ladrão para descrever a segunda vinda de Jesus. Por que essa analogia não apoia o conceito de um "arrebatamento secreto"?
2. "O dia do Senhor" é um tema importante nas Escrituras. Examine as seguintes passagens e descreva os vários eventos que ocorrerão nesse dia. Qual passagem você acha mais importante, e por quê? 

Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido; Is 2:12

6 Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação.
7 Pelo que todos os braços se tornarão frouxos, e o coração de todos os homens se derreterá.
8 Assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e terão contorções como a mulher parturiente; olharão atônitos uns para outros; o seu rosto se tornará rosto flamejante.
9 Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores. Is 13:6, 9

Porque está perto o dia, sim, está perto o Dia do SENHOR, dia nublado; será o tempo dos gentios. Ez 30:3

João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. Jo 1:15

Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz. Am 5:18

7 Cala-te diante do SENHOR Deus, porque o Dia do SENHOR está perto, pois o SENHOR preparou o sacrifício e santificou os seus convidados. 
14 Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do SENHOR é amargo, e nele clama até o homem poderoso. Sf 1:7, 14

O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. At 2:20

Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. 2Pe 3:10

a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. 2Ts 2:2

o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 1Co 1:8

6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo,  Fp 1:6, 10

preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente. Fp 2:16.

3. Examine os ensinamentos de Jesus sobre a importância de não se tornar espiritualmente acomodado, mas permanecer acordado, conforme registrado

Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Mt 24:43

Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Lc 12:39

34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Lc 21:34, 35

34 E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai.
35 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora.
36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
37 Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora? Mc 14:34, 37.

Que semelhanças existem entre os ensinamentos de Paulo e os de Jesus?

Perguntas de aplicação
1. Como você aborda a doutrina do juízo? Por que muitas pessoas ignoram os aspectos positivos desse tema?
2. Paulo concluiu sua discussão sobre o juízo e a necessidade de se preparar para ele com as palavras: "Consolai-vos, pois, uns aos outros" (1Ts 5:11). Você fica encorajado por meio dos conselhos de Paulo em 1Tessalonicenses 5:1-11? Como você pode compartilhar essa motivação com os outros?
3. A Igreja Adventista do Sétimo Dia se vê como um movimento do tempo do fim, chamado para proclamar ao mundo a proximidade da segunda vinda de Jesus. Como podemos cumprir essa tarefa sem parecer sensacionalistas?

Atividade:
1. Releia 1 Tessalonicenses 5:1-11 e anote as características do povo que está se preparando para a vinda de Jesus. Convide os alunos a procurar, durante a semana, ilustrações práticas de como devemos viver nesse período. Peça que os alunos compartilhem suas descobertas na próxima semana.
2. Hal Lindsay certamente não foi a única pessoa a ter predito o tempo da vinda de Cristo. Faça uma pesquisa na internet acerca da expressão "marcadores de data do fim mundo". Com base no que você encontrar, registre quantas datas foram marcadas para o fim do mundo nos últimos vinte anos. À luz de tantas previsões erradas e do testemunho claro de Jesus que afirma que ninguém sabe o dia nem a hora, por que tantos cristãos continuam a fazer tais predições?