quinta-feira, 30 de abril de 2009

Deus fala através de nossa consciência



A “consciência” é, às vezes, definida como a faculdade ou princípio interior que nos ajuda a decidir entre o certo e o errado. Mesmo os que não creem em Deus, normalmente possuem alguma percepção do que é moralmente aceitável e o que deve ser rejeitado (Rm 2:14, 15). O cristão crê que Deus é o supremo legislador e que colocou na humanidade uma consciência, embora o pecado haja embotado essa ferramenta dada por Deus para as decisões morais. Na maioria das traduções da Bíblia, não encontramos a palavra consciência no Antigo Testamento, embora ela apareça numerosas vezes no Novo Testamento. Mas seja ou não usada a palavra, o conceito está presente ao longo das Escrituras.


(Rom. 2:14-15)  -  "Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,.."  


3. Mencione algumas histórias em que podemos ver o impacto da consciência na vida das pessoas (Veja, por exemplo:


Gn 42:18-23;  -  "Ao terceiro dia, disse-lhes José: Fazei o seguinte e vivereis, pois temo a Deus. Se sois homens honestos, fique detido um de vós na casa da vossa prisão; vós outros ide, levai cereal para suprir a fome das vossas casas. E trazei-me vosso irmão mais novo, com o que serão verificadas as vossas palavras, e não morrereis. E eles se dispuseram a fazê-lo. Então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos; por isso, nos vem esta ansiedade. Respondeu-lhes Rúben: Não vos disse eu: Não pequeis contra o jovem? E não me quisestes ouvir. Pois vedes aí que se requer de nós o seu sangue. Eles, porém, não sabiam que José os entendia, porque lhes falava por intérprete."


Jo 8:1-9;  -  "Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava."


Mt 27:3-5;  -  "Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se."


Daniel 5 - Ler.


Embora a consciência seja importante, nem sempre é totalmente confiável. Notamos que as pessoas em boa consciência chegam frequentemente a conclusões muito diferentes sobre o que fazer em circunstâncias particulares. O apóstolo Paulo estava ciente disso, como evidencia sua notável declaração em 1 Coríntios 4:4: “de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor”. O mesmo apóstolo também nos adverte de que podemos resistir ao apelo da consciência. De fato, alguns parecem ter corrompido (Tt 1:15) ou cauterizado a consciência como com ferro quente (1Tm 4:2). Por outro lado, existem formas de aguçar a consciência. Estar sintonizado com Deus mediante a leitura regular de Sua Palavra e pela comunhão frequente com Ele em oração nos torna mais sensíveis à voz do Espírito, que pode falar conosco através da consciência.


(Tito 1:15 )  -  "Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas."

(1 Tim. 4:2) - "pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,..." 



Texto extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic522009.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário