segunda-feira, 5 de julho de 2010

A heresia dos gálatas




Por mais claro que tenha sido o conselho, houve aqueles que procuraram seu próprio caminho e que continuaram a defender que os gentios deviam, sim, guardar as tradições e leis judaicas. Para Paulo, este se tornou um assunto muito sério; isto é, não se tratava de discutir sobre questões insignificantes da fé. Essa era uma negação do evangelho de Cristo em si.

8. Que importância deu Paulo ao assunto que enfrentou na Galácia? O que isso deve nos dizer sobre sua aplicação hoje? 
1 Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,
2  e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia,
3  graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo,
4  o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
5  a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!
6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,
7  o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
8  Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
9  Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.
10 Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.
11  Faço -vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,
12  porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.          Gl 1:1-12 

Como já foi afirmado antes, foi a situação na Galácia que, em grande parte, motivou o conteúdo da carta a Roma. Na epístola aos Romanos, Paulo desenvolveu mais detalhadamente o tema da epístola aos Gálatas. Os judaizantes estavam afirmando que a lei que Deus lhes havia dado por Moisés era importante e devia ser observada pelos conversos gentios. Paulo estava tentando mostrar seu verdadeiro lugar e função. Não queria que essas pessoas conquistassem uma posição impositora em Roma como haviam feito na Galácia.

É uma simplificação exagerada perguntar se em Gálatas e Romanos Paulo está falando de leis cerimoniais ou morais. Historicamente, o argumento era se devia ou não ser exigido dos conversos gentios que fossem circuncidados e guardassem a lei de Moisés. O concílio de Jerusalém já se havia pronunciado sobre essa questão, mas alguns se recusavam a seguir sua decisão.

Alguns leem na carta de Paulo aos Gálatas e a evidência de Romanos que a lei moral, os Dez Mandamentos (ou, em verdade, só o quarto mandamento), não mais é aplicável aos cristãos. Mas eles estão perdendo o ponto principal das cartas, perdendo o contexto e as questões históricas de que Paulo estava tratando. Como veremos, Paulo enfatizou que a salvação é pela fé somente, e não pela guarda da lei, até mesmo a lei moral – mais isso não é o mesmo que dizer que a lei moral não deve ser guardada. A obediência aos Dez Mandamentos nunca esteve em questão; os que fazem isso estão lendo nos textos uma questão contemporânea, com a qual Paulo não estava lidando.

Como você responde aos que alegam que o sábado não mais é aplicável aos cristãos? Como você pode mostrar a verdade do sábado de modo que não comprometa a integridade do evangelho?


Sexta                             Estudo adicional


Leia Ellen G. White: Atos dos Apóstolos, p. 188-192; 194-197: “Judeus e Gentios”; p. 383-388: “Apostasia na Galácia”; Patriarcas e Profetas, p. 310-312: “A Lei Dada a Israel”; p. 370-373: “A Lei e as Alianças; O Desejado de Todas as Nações, p. 27-30: “O Povo Escolhido”.

Mas, se o concerto abraâmico tinha a promessa da redenção, por que se formou outro concerto no Sinai? – Em seu cativeiro, o povo em grande parte perdera o conhecimento de Deus e os princípios do concerto abraâmico. ...

O povo não compreendia a pecaminosidade de seu coração e que, sem Cristo, lhe era impossível guardar a lei de Deus; e prontamente entrou em concerto com Deus” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 371, 372).

Através da influência de falsos ensinadores que se tinham levantado entre os crentes em Jerusalém, a divisão, heresia e sensualismo estavam rapidamente ganhando terreno entre os crentes na Galácia. Esses falsos ensinadores estavam misturando tradições judaicas com as verdades do evangelho. Desconsiderando a decisão do concílio geral de Jerusalém, impuseram aos crentes gentios a observância da lei cerimonial” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 383).

Pergunta para consideração

Como sua igreja local ou você em sua própria casa podem estar impondo sobre os outros (ou sobre você mesmo) fardos desnecessários? Como podemos reconhecer se estamos realmente fazendo essas coisas? Ou podemos estar em perigo de ir longe demais no outro sentido? Isto é, como podemos reconhecer se nos tornamos demasiado negligentes em nosso estilo de vida e padrões a ponto de nossa vida não refletir o elevado chamado que temos em Cristo?




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