Segunda
Como os adventistas do sétimo dia consideram a questão do meio ambiente? A seguir, uma declaração oficial, votada pela liderança da Igreja em 1995.
“Os adventistas creem que a espécie humana foi criada à imagem de Deus, representando assim Deus como Seus mordomos, para dominar o ambiente natural de maneira fiel e produtiva.
“Infelizmente, a corrupção e a exploração foram introduzidas na administração da responsabilidade humana. Homens e mulheres têm se envolvido cada vez mais em uma destruição megalomaníaca dos recursos naturais, resultando em grande sofrimento, descontrole ambiental e ameaça de mudança climática. Embora a pesquisa científica precise continuar, as evidências mostram que a crescente emissão de gases nocivos, a diminuição da camada protetora de ozônio, a destruição maciça das florestas americanas e o chamado “efeito estufa” estão ameaçando o ecossistema terrestre.
“Esses problemas são, em sua maioria, devidos ao egoísmo humano e à egocêntrica atividade para se obter mais e mais por meio do aumento da produtividade, do consumo ilimitado e do esgotamento de recursos não renováveis. A causa da crise ecológica está na ganância humana e na recusa em praticar a boa e fiel mordomia dentro dos limites divinos da criação.
“Os adventistas defendem um estilo de vida simples e saudável, no qual as pessoas não participam da rotina do consumismo desenfreado, do acúmulo de bens e da produção exagerada de lixo. Pedimos que haja respeito pela criação, restrição no uso dos recursos naturais, reavaliação das necessidades e reiteração da dignidade da vida criada” (divulgada durante a assembleia da Associação Geral realizada em Utrecht, Holanda, de 29 de junho a 8 de julho de 1995).
2. Como a Bíblia ajuda a entender o raciocínio por trás dessa declaração da Igreja?
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Gn 1:1, 26
Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela. Gn 9:7
Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Sl 24:1
1 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
2 Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
3 Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
4 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
5 Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. Sl 100
1 Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.
2 As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça;
4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
5 Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; Tg 5:1, 2,
4, 5
Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, Hb 1:3
Na verdade, como cristãos que acreditam que este mundo, bem como a vida e os recursos nele existentes são dons de Deus, devemos ser os primeiros a procurar cuidar dele. Se você acreditasse que a Terra é apenas uma criação do acaso, produto de forças frias e insensíveis, quase poderia ser justificado por buscar explorá-la para seus próprios interesses. No entanto, quando entendemos que Deus criou e sustenta este mundo é difícil ver como poderíamos fazer outra coisa, senão ser mordomos responsáveis da criação.
Como seu próprio egoísmo pode afetar sua maneira de tratar o meio ambiente? E o que há de errado com a atitude de quem diz: “Bem, sou apenas uma pessoa. Qual é a importância dos meus atos?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário