Quarta
Porque Tu, só Tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens” (1Rs 8:39). A palavra coração é frequentemente usada na Bíblia como a sede dos pensamentos e emoções (Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração? Mt 9:4). Só Deus tem acesso à intimidade de nossa atividade mental, a nossas verdadeiras intenções e a nossos anelos secretos. Nada, nem mesmo na forma de um pensamento passageiro, pode ser escondida do Criador.
O conhecimento que Deus tem de nosso íntimo é para nosso bem. Quando as pessoas estão muito desencorajadas para pronunciar uma palavra sensata de oração, Deus conhece sua necessidade. Os seres humanos podem ver só a aparência e os comportamentos exteriores e, então, tentam imaginar o que está pensando a outra pessoa; Deus conhece os pensamentos de maneira que os outros nunca poderão alcançar.
De igual forma, Satanás e seus anjos só podem observar, ouvir e imaginar o que se passa no interior. “Satanás não pode ler nossos pensamentos, mas pode ver nossas ações, ouvir nossas palavras; e, mediante seu longo conhecimento da família humana, pode formar suas tentações para tirar proveito de nossos pontos fracos de caráter” (Ellen G. White, Review and Herald, 19 de maio de 1891).
Em suas decisões diárias (pessoais ou relacionadas com o trabalho) ou em seu pensamento sobre outras pessoas, pare por um momento e envie a Deus uma oração silenciosa. Desfrute a compreensão de um diálogo íntimo unicamente entre você e Deus. Ninguém mais no Universo tem conhecimento dessa comunicação. Quando inclui a vontade de Cristo em seu processo de pensamento, isso o protege da tentação e traz bênçãos espirituais. Esse processo, sem dúvida, o ajudará a construir uma experiência mais íntima com o Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário