Quinta
9. Que experiência é necessária para um testemunho eficaz? De que maneira devemos testemunhar?
antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, 1Pe 3:15
Até agora, temos examinado evangelismo e testemunho de maneira suficiente para poder sugerir o que consideramos uma adequada descrição bíblica do nosso trabalho. Não precisamos criar uma definição de evangelismo e testemunho com a qual todos concordem em todos os detalhes, mas devemos nos certificar de que qualquer definição que aceitemos inclua os ingredientes essenciais da obra de compartilhar a verdade sobre Jesus e o que Ele oferece ao mundo.
10. Leia atentamente e depois responda: “Evangelismo é o processo de proclamar o evangelho de Jesus Cristo de maneira clara e persuasiva, de modo que as pessoas O aceitem como Salvador e O sigam como Senhor, para que se tornem discípulas e formadoras de discípulos.” Você concorda? O que você acrescentaria ou tiraria?
Embora a definição de uma tarefa não seja necessariamente uma descrição detalhada de trabalho, ela dá algumas orientações gerais. Com certeza, quando se trata de testemunhar, a situação individual e a própria experiência do cristão com Deus determinará a abordagem. No entanto, a compreensão do desejo de Deus de alcançar o mundo perdido por meio da igreja nos levará a considerar uma abordagem planejada para o testemunho e evangelismo.
O rápido crescimento da igreja primitiva foi devido, em grande parte, à convicção e empenho de seus membros. Por sua vez, isso estava fundamentado em sua experiência pessoal com Jesus e no derramamento especial do poder do Espírito Santo. Os ensinamentos de Jesus e a influência do Espírito Santo ainda são fundamentais e essenciais para todo testemunho e evangelismo.
“Milhares podem ser alcançados de modo mais simples e humilde. Os mais intelectuais, os que são considerados os homens e mulheres mais talentosos do mundo, são muitas vezes refrigerados pelas simples palavras de alguém que ama a Deus e que pode falar desse amor tão naturalmente como o mundano fala das coisas que mais profundamente o interessam. Muitas vezes, as palavras bem preparadas e ponderadas têm apenas pequena influência. Mas a verdadeira e honesta expressão de um filho ou filha de Deus, falada com natural simplicidade, tem poder para abrir a porta do coração que por muito tempo esteve fechado para Cristo e Seu amor” (Ellen G. White, O Colportor Evangelista, p. 38).
Sexta Estudo adicional
Você está preparado para dar seu testemunho pessoal quando a oportunidade surgir? Separe um tempo para sentar calmamente e considerar as atividades da igreja nas quais você gosta de se envolver ou as áreas em que você gostaria de se envolver. Anote essas informações. Você pode estar interessado em áreas evangelísticas nas quais sua igreja não está atualmente envolvida. Anote essas áreas também.
Pense de que forma você pode se envolver em um ministério evangelístico de sua igreja. Se você já está envolvido em um ministério e deseja continuar, ore para que o Senhor continue a abençoar esse ministério. Se você não está envolvido, ore para que Deus revele a você onde Ele quer que você trabalhe para Ele.
Perguntas para reflexão
1. Na comissão evangélica de (Mateus 28:19, 20 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos), há quatro orientações: ir, fazer discípulos, batizar e ensinar. As ordens para ir, batizar e ensinar são todas subordinadas ao imperativo que diz: “façam discípulos” (NVI). Considerando essa clara ênfase, comente o que significa ser discípulo e como os discípulos são formados. 2. Considere a seguinte citação e responda a questão: Como podemos nos tornar parte do canal de comunicação de Deus a um mundo perdido? “Para ser Seus representantes entre os homens, Cristo não escolheu anjos que nunca pecaram, mas seres humanos semelhantes em paixões àqueles a quem buscavam salvar. Cristo tomou sobre Si a humanidade, a fim de alcançar a humanidade. A Divindade necessitava da humanidade, pois era necessário tanto o divino como o humano para trazer salvação ao mundo. A Divindade necessitava da humanidade, a fim de que esta proporcionasse o meio de comunicação entre Deus e o homem” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 296). 3. Examine sua vida. Que tipo de exemplo você apresenta ao mundo? Como suas palavras, ações, roupas, comportamento e atitudes influenciam as pessoas ao seu redor? Em resumo, que tipo de testemunho você apresenta ao mundo, mesmo quando não está “testemunhando” ativamente? Em que áreas você pode melhorar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário