quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A lei de Cristo

Quarta                                                    




4. Para Paulo, levar os fardos e cumprir a lei de Cristo estavam relacionados. O que ele quis dizer com “a lei de Cristo”?

Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo. Gl 5:14

Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo.  Gl 6:2

Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Jo 13:34

34  Os fariseus se reuniram quando souberam que Jesus tinha feito os saduceus calarem a boca.
35  E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou:
36  —Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
37  Jesus respondeu: —“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.”
38  Este é o maior mandamento e o mais importante.
39  E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”
40  Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos Mt 22:34-40

Ouso que Paulo fez da expressão “a lei de Cristo” (ton nomon tou Christou) não ocorreu em nenhuma outra parte da Bíblia, embora ele tenha usado uma expressão semelhante em 1Coríntios 9:21 (ennomos Christou). A singularidade dessa frase tem resultado em uma série de interpretações diferentes. Alguns equivocadamente argumentam que essa é uma evidência de que a lei de Deus, dada no Sinai, havia sido substituída por uma lei diferente, a lei de Cristo. Outros alegam que a palavra lei se refere simplesmente a um “princípio geral” (Rm 7:21), significando que, ao levar os fardos dos outros, estamos seguindo o exemplo de Jesus. Embora esta última interpretação tenha algum mérito, o contexto e a semelhança de linguagem com Gálatas 5:14 sugerem que, “[cumprir] a lei de Cristo” é mais uma referência ao cumprimento da lei mosaica através do amor. Paulo mostrou anteriormente, em sua carta, que a lei moral não havia sido anulada com a vinda de Cristo. Em vez disso, a lei moral, representada pelo amor, continuava a desempenhar um papel importante na vida cristã. Isto é o resumo do que Jesus ensinou durante Seu ministério terrestre e também praticou em toda a Sua vida e até na Sua morte. Ao levar os fardos dos outros, não apenas estamos seguindo os passos de Jesus, mas também estamos cumprindo a lei.

para os que estão sem lei, como se eu estivesse sem lei (não me achando eu sem a lei de Deus, mas sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que estão sem lei; 1Coríntios 9:21

Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau. (Rm 7:21)

Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14

Outra questão que surge nesses textos é a aparente contradição entre Gálatas 6:2 Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo. e Gálatas 6:5 Porque cada pessoa deve carregar a sua própria carga. No entanto, esse problema é facilmente resolvido quando se percebe que Paulo estava usando duas palavras diferentes para descrever duas situações diferentes. Como já vimos, a palavra para carga no verso 2 (baros), se refere a uma carga pesada que deve ser carregada por uma longa distância. A palavra phortion, no verso 5, no entanto, se refere à carga de navio, à mochila de um soldado, ou até mesmo a uma criança no ventre. Enquanto os dois primeiros fardos podem ser deixados de lado, este último não pode. A mulher grávida deve levar seu próprio filho. Como esse exemplo sugere, existem alguns fardos que as pessoas podem nos ajudar a carregar, mas há outros que nenhum ser humano pode carregar por nós, como o peso de uma consciência culpada, o sofrimento e a morte. Para esses, precisamos contar com a ajuda de Deus somente

28  —Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.
29  Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.
30  Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.  (Mt 11:28-30).

Embora você possa obter ajuda de outras pessoas com relação a alguns fardos, há cargas que você deve levar unicamente ao Senhor. Como você pode aprender a entregar ao Senhor as coisas que simplesmente não pode suportar? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário