Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor Gálatas 5:13
Saber: Como a verdadeira liberdade em Cristo evita tanto o legalismo quanto a licenciosidade.
Sentir: A alegria estimulante que a liberdade em Cristo oferece.
I. A verdadeira liberdade
II. Alegria na liberdade
III. Liberdade ativa
Resumo:
O sacrifício de Cristo nos liberta da escravidão do pecado para que possamos escolher livremente Cristo e Seu estilo de vida.
Com a ajuda da classe, prepare uma lista dos benefícios de servir a Deus e dos malefícios de servir ao diabo.
Pense nisto:
Compreensão
A liberdade é simultaneamente a maior bênção do mundo e sua maior maldição. A liberdade deve ser medida pelas consequências. Como a liberdade é exercida? A liberdade expressa privilégios especiais ou direitos de acesso procedentes da cidadania. O que, então, constitui a cidadania celestial? Como a cidadania e a liberdade são adquiridas ou perdidas? Que direitos e obrigações acompanham a cidadania? Como o cristão utiliza a liberdade? Que ações dos cristãos poderiam prejudicar ou, finalmente tirar sua liberdade? Como os cristãos podem evitar tanto a religião legalista, orientada pelo medo, quanto a filosofia licenciosa em que tudo é permitido? Essas questões não constituem meros pontos de discussão, mas questões fundamentais, centrais para a estabilidade emocional e vida abundante.
Comentário Bíblico
Ao longo dos séculos, a religião judaica havia sido incrustada sob as camadas da bem-intencionada tradição humana. O aspecto bem-intencionado não deve ser ignorado, para que os cristãos modernos não repitam aqueles mesmos erros. O primeiro erro foi calcular mal a relação entre o adorador e a aliança. Em lugar de adorar a Deus motivados por gratidão pela redenção e criação, o povo adorava na base da obrigação influenciada pelo medo. Suas observações não estavam erradas, mas sua interpretação estava. Perceberam que sempre que o país vivia em harmonia com os princípios de Deus, a nação prosperava. Eles interpretaram isso como o pagamento divino pelo serviço aceitável. Raciocinaram que, sempre que seu serviço se tornava inaceitável, Deus retirava Sua graça e ocorria a punição
A mensagem de Paulo acerca da nova aliança, seguindo a antiga profecia de Jeremias sobre a devoção internalizada, originada no amor e não no medo, constituiu libertação espiritual para os contemporâneos de Paulo e para os cristãos de todas as gerações. A liberdade cristã inclui livramento de impulsos perversos, tendências hereditárias, todo tipo de tentação e, naturalmente, as consequências de ceder a esses impulsos e tendências. A permanência do Espírito de Cristo nos liberta do legalismo e licenciosidade.
Pense nisto:
A liberdade cristã significa receber uma nova natureza que estabelece uma transformação interna de comportamento, em lugar de regulamentação externa do comportamento. A corrente da bicicleta se liga à catraca e, a partir do centro dos raios que se estendem, transfere energia que mobiliza a bicicleta inteira. Seria possível realizar algum movimento girando o pneu fora do aro, mas esse movimento é superficial, quando comparado com o poder que se irradia da engrenagem que está no centro. O governo civil tem, até certo ponto, a responsabilidade de ordenar a sociedade, de maneira que males tão notórios como violência, roubo, e assim por diante, sejam reprimidos, mas a história tem mostrado que o reavivamento espiritual é muito mais eficaz na transformação do comportamento do que prisão e punição. Para a humanidade, a única verdadeira esperança de transformação duradoura e sobrevivência é o poder do Espírito Santo, que se irradia do coração totalmente submisso.
Atividade:
O monólogo do avião:
Talvez, para começar, eu examine a Islândia. Claro, a agência reguladora está recomendando o contrário, por causa de uma erupção vulcânica. Uma comissão decidiu que é perigoso, porque os aviões anteriores tiveram problemas ao passar pelo pó microscópico encontrado em nuvens vulcânicas. Talvez eles estejam dizendo isso apenas para afastar as pessoas da diversão. Que prova eles têm? Em todo caso, são apenas pequenas substâncias. Que danos poderiam causar? Existem aquelas histórias sobre essas pequenas substâncias que endurecem e entopem motores, mas simplesmente porque os outros aviões não foram capazes de lidar com isso não significa necessariamente que eu não tenha sido fabricado com força suficiente para enfrentar a situação. Pensando bem, por que arriscar? Talvez esperar faça sentido. Há dezenas de outras opções interessantes. Talvez a comissão saiba do que está falando desta vez. Sou livre para viajar para a Islândia, mas existe Terra Nova, Pirinéus, Ilhas Salomão, além do Mediterrâneo. Além disso, meu fabricante investiu intermináveis horas de pesquisa e desenvolvimento para me produzir. Sou realmente livre e isso significa que posso escolher.
Perguntas para reflexão
Criatividade
Não obstante o que temos recebido em Cristo, de alguma forma os libertados muitas vezes se colocaram a favor dos que os aprisionaram, e não a favor de seu libertador. Os cristãos devem combater essa farsa, tornando-se agentes do Céu, apresentando vidas transformadas pela graça divina. Ao se tornarem exemplos de liberdade exercida adequadamente, os cristãos demonstram a sabedoria de Deus em libertar os prisioneiros, ao contrário de fabricar robôs para adorá-Lo.
Opção A. Convide os alunos a criar uma lista de escolhas que eles ou seus amigos fazem que podem afetar sua espiritualidade. Deixe que eles reflitam abertamente acerca de como o abuso da liberdade poderia inibir seu crescimento nessas áreas.
Opção B. Estude com a classe as canções de Natal encontradas no hinário. Procure alusões à liberdade. Comente como a encarnação de Cristo proveu liberdade espiritual para Seus seguidores. O que as letras sugerem sobre a maneira pela qual os cristãos podem se apropriar da liberdade que Jesus comprou a um preço tão alto? Do que somos libertados?
Nenhum comentário:
Postar um comentário