segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vestes de pele

Quinta                                                 




Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu” (Gn 3:21).

Ontem vimos a resposta de Adão e Eva ao seu pecado; hoje veremos a resposta de Deus. No texto acima, temos a mensagem do evangelho prefigurada.

Primeiro, podemos ver que a cobertura de folhas de figueira de Adão e Eva não foi adequada. Se fosse, não teria havido necessidade de matar animais inocentes para vestir o casal caído. Se fosse suficiente operarmos nossa salvação, Cristo não precisaria ter morrido por nós. Assim como folhas de figueira teriam sido menos dispendiosas e traumáticas que a morte de animais inocentes, também, nossas obras teriam sido menos dispendiosas do que a morte de Jesus. Por isso Ele teve que morrer por nós; por isso animais inocentes foram mortos. Não havia outro caminho

É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei. Gl 3:21 
      
21  Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
22  justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,
23  pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
24  sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
25  a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
26  tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
27  Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
28  Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. Rm 3:21-28).

Em segundo lugar, qual é a principal diferença entre as folhas de figueira e as peles de animais? O que, inevitavelmente, vem destas últimas e que não vem das primeiras? Evidentemente, a resposta é: sangue. Somente isso deveria nos dizer como o evangelho aparece em Gênesis 3:21 
Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.

Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Lv 17:11 
          
Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Ap 12:11 

18  sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,
19  mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 1Pe 1:18, 19; 

Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão. Hb 9:22

Em terceiro lugar, talvez a parte mais significativa do texto seja a última, que diz:
“[Ele] os vestiu” (Gn 3:21). O original hebraico é claro: foi o Senhor que colocou as peles de animais em Adão e Eva. Foi Seu ato em favor deles que cobriu a vergonha de sua nudez. O texto diz apenas que uma “pele” os cobria, mas não nos diz de que tipo. No entanto, não seria difícil fazer uma suposição correta, não é mesmo?

Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. Gn 22:8; 

e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Jo 1:36; 

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16

7. Escreva “F” para falso e “V” para verdadeiro:

A) A lei anula as promessas de Deus (F)
B) A lei não pode dar vida (V)
C) A justiça procede da lei (F)
D) A justiça se manifestou sem a lei, pela fé no sangue de Jesus (V)
E) O sangue de Jesus nos isenta da obediência à lei (F).

8. Qual é a frase correta:

A) As vestes de peles de animais não tinham nenhum significado espiritual. Eram apenas proteção (F)
B) O sangue não deveria ser ingerido. Era colocado no altar, como expiação (V)
C) Os vencedores não abrem mão da vida diante da morte (F)
D) O sangue de Cristo é mais precioso do que prata e menos precioso do que ouro (F)
E) Deus perdoa o sincero, mesmo que não creia no sangue de Cristo (F).

9. Identifique a frase errada:

A) Vestes de peles eram superiores porque: foram feitas por Deus, envolviam sangue animal e traziam certeza de proteção (V)
B) Abraão e Isaque não levaram um cordeiro ao monte (V)
C) Foi Pedro que disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” (F)
D) Só existe vida eterna pela fé no Filho de Deus (V). 

Sexta                                            Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 44-70: “A Criação”, “A Tentação e a Queda“ e o “O Plano da Redenção“.

A veste branca de inocência foi usada por nossos primeiros pais, quando foram postos por Deus no santo Éden… O homem nada pode imaginar para suprir as perdidas vestes de inocência… Somente as vestes que Cristo proveu podem nos habilitar a aparecer na presença de Deus (Ellen G. White, Maranata, O Senhor Vem [MM 1977], p. 76).

O Senhor Jesus Cristo preparou uma vestimenta – o manto de Sua própria justiça – que Ele colocará sobre toda pessoa arrependida e crente que a receberá pela fé... Então, quando o Senhor olha para o pecador arrependido, Ele vê, não as folhas de figueira que o cobrem, mas a própria justiça de Cristo (Ellen G. White, Olhando Para o Alto [MM 1983], p. 373).

Perguntas para reflexão:

1. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Gênesis 3:6. De que avenidas do coração de Eva o diabo conseguiu se aproveitar, ao tentar derrubá-la? Como ele explora essas mesmas avenidas também hoje?

2. Pense mais sobre a importância da nudez na narrativa do Éden. O que mais podemos tirar dessa ideia para melhor entender o que aconteceu ali?

3. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. Hebreus 5:14. Pense mais nessa questão do mal. O que queremos dizer com a palavra mal? É algo que é sempre absoluto e imutável? Ou é um termo relativo, ou seja, o que algumas culturas consideram mal, outras culturas podem considerar bem, ou, o que antes era considerado mal em uma cultura, agora não é mais? Até que ponto a cultura influencia nosso conceito do bem e do mal? Como podemos ir além da nossa cultura e ter certeza do que é bom ou mau? Como devemos entender Isaías 5:20? (Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!)






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