Quarta
Os Salmos 51 e 32 são salmos de penitência, escritos depois que Davi confessou seu pecado. Assim como o Salmo 32 faz alusão a vestimentas, para ilustrar o conceito da cobertura de Deus para o pecado, o Salmo 51 também menciona a figura das vestes como cobertura para o pecado. Mas no Salmo 51 a ênfase está nos agentes de lavagem e branqueamento usados para limpar as vestes, e em seu significado espiritual. Em outras palavras, nesse salmo, Davi metaforicamente lavou sua “roupa suja”.
6. No salmo 51:2, Davi pediu que Deus o lavasse completamente. O que essa lavagem implica? Como as imagens “Purifica-me com hissopo” e “mais alvo que a neve” (v. 7) nos ajudam a entender a natureza dessa limpeza?
1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
2 Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
5 Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
6 Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.
9 Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
11 Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.
14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça.
15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.
16 Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.
17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
18 Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
19 Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos. salmo 51
A palavra que Davi usou, nesse caso, para lavar, é usada em outros lugares nas Escrituras para se referir à lavagem de uma vestimenta (Gn 49:11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente; lavará as suas vestes no vinho e a sua capa, em sangue de uvas.e Êx 19:10 Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes). Purificar sugere a ideia de fazer expiação pelo pecado. O hissopo, uma planta cinza-esverdeada, da família da manjerona, era usado como tempero e tinha propriedades medicinais; por isso, era tanto fator de nutrição quanto de cura. O hissopo, como Davi sabia muito bem, tinha uma longa história em Israel. Ela foi usada no primeiro ritual da Páscoa (Êx 12:22 Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga da porta e suas ombreiras com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã.), era usada no dia da purificação de um leproso ou uma casa (Lv 14:6 Tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o estofo carmesim, e o hissopo e os molhará no sangue da ave que foi imolada sobre as águas correntes. E, sobre aquele que há de purificar-se da lepra, aspergirá sete vezes; então, o declarará limpo e soltará a ave viva para o campo aberto. Lv 14:49 Para purificar a casa, tomará duas aves, e pau de cedro, e estofo carmesim, e hissopo,), e na oferta da novilha vermelha para a purificação de homens e de objetos impuros por causa do contato com mortos. Moisés usou hissopo na ratificação da aliança
porque, havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros. (Hb 9:19, 20).
Todos esses usos significam que o hissopo era um poderoso agente de limpeza. O uso de hissopo por Davi mostra que ele compreendia que somente o remédio com o maior poder purificador poderia limpá-lo da mancha do pecado. E esse remédio é o sangue expiatório de nosso Salvador.
7. No Salmo 51:10, Davi suplica que Deus crie nele um coração puro. O que significa ter um “coração puro”?
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Salmo 51:10
Deus não apenas purifica o coração da iniquidade; Ele cria em Seu filho perdoado um novo coração. Um coração novo é uma nova mente. Paulo nos exorta: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rm 12:2), “mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo” (Tt 3:5, 6).
A oração pelo perdão deveria sempre estar unida com a oração pela renovação do coração e vida santa. Davi desejava ser revestido de uma natureza inteiramente nova, nos aspectos mental e moral. Ele orava para ser firme na obediência e não ser privado da orientação do Espírito Santo.
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