INTRODUÇÃO
Cobrir-se com roupas é uma característica distintiva dos seres humanos. As três razões básicas que justificam o uso de roupas são: pudor, proteção e decoração.
Desde que o ser humano perdeu sua inocência e sua glória, e passou a usar um vestuário, esse acessório se transformou numa extensão da personalidade humana. Mais do que isso, as roupas causam a primeira impressão, uma vez que antes de entrarmos em contato com uma pessoa, tocarmos nela, ouvirmos sua voz ou lermos um texto por ela redigido, somos impactados pela sua aparência pessoal. Mesmo que inconscientemente analisamos suas roupas (cores, modelos, qualidade dos tecidos, acabamento, acessórios, adequação ao clima, etc.), porque são os elementos materiais disponíveis que nos dão preciosas informações objetivas, gratuitas e a distância (ou seja, sem nenhum comprometimento de nossa parte) acerca da pessoa que está se aproximando de nós.
Os pensamentos a seguir, de diferentes épocas e autores, expressam essa ideia: "Roupas fazem o homem. Pessoas nuas têm pouca ou nenhuma influência na sociedade" (Mark Twain). "Roupas nunca são uma frivolidade: elas sempre querem dizer algo" (James Laver). "Roupas humildes são indícios de mente cândida" (São Jerônimo). "Qual roupa usa, tais sentimentos tem" (François Rabelais).
O vestuário é um importante meio de comunicação. Umberto Eco diz que o vestuário de um indivíduo porta uma mensagem, uma carta aberta a todos os que se cruzam com ele. "Roupas podem sugerir, persuadir, conotar, insinuar, ou realmente mentir, e aplicam pressão sutil enquanto quem as usa estiver falando francamente e diretamente de outros assuntos" (Anne Hollander).
Outro aspecto que justifica o estudo do vestuário para entender uma pessoa ou grupo é a sua característica de instrumento de afirmação social. A roupa possibilita uma identificação, ou seja, a pessoa a utiliza para se diferenciar com relação a determinado grupo, nele se destacar ou a ele se associar. É, portanto, símbolo de identificação econômica, social, etária e cultural. O exagero desse comportamento resulta na escravização à moda, tão bem retratado, com fina ironia, no poema "Eu, etiqueta", de Carlos Drummond de Andrade:
“Em minha calça está grudado um nome
Apesar de ter sido um dos mais importantes profetas do Antigo Testamento, não temos na Bíblia um livro especificamente escrito por Elias, para que possamos analisá-lo e assim entender melhor o homem e sua mensagem. Por outro lado, percebemos que o manto de Elias é onipresente nas ações do profeta, e destaca e complementa muito bem a figura do homem de Deus, que merece ser observado cuidadosamente em cada gesto, em cada atitude. Nesse sentido, o que é feito com o manto, como é usado, acaba sendo parte da mensagem, o que justifica uma lição da Escola Sabatina sobre o manto de Elias, que depois foi herdado por Eliseu.
Nesse caso, além das três razões básicas (mencionadas no primeiro parágrafo da minha introdução) o manto representava um chamado ao serviço e ainda era um símbolo de santidade e relacionamento com Deus. A palavra manto, principalmente quando se refere ao de Elias, inclui os conceitos de glória, poder e nobreza.
Existe até uma história apócrifa mencionando que o manto de Elias foi guardado numa caixa ou gaveta debaixo do altar de ouro do santuário e, centenas de anos depois, foi dela retirado pelo sacerdote Zacarias para ser usado por seu filho João Batista. É pouco provável que João Batista tenha usado o mesmo manto de Elias, mas é fato que ele atuava no “espírito e poder de Elias” (Lc 1:17) e também era reconhecido por usar um manto diferente, cuja simplicidade, singularidade e dignidade combinavam com a força e eficácia da sua mensagem. Ele foi o precursor do Messias. E de alguma forma as características do manto espiritual de Elias reapareceram no ministério de João Batista. E, só para concluir esta linha de pensamento, nós somos o terceiro Elias, ou seja, nossa mensagem imediatamente antes da segunda vinda de Cristo deve ter ingredientes semelhantes aos da mensagem de Elias e da de João Batista.
Quais eram as características desse manto?
1. Era a roupa que se usava por cima de todas as outras (se e quando existiam outras) ou então era a única roupa que uma pessoa usava. Portanto, era algo que todos podiam ver e não havia como esconder.
6. Não podia ser penhorado, nem tomado a troco de dívidas.
A primeira menção bíblica do manto de Elias, focalizada pela lição, na nota inicial de domingo, (1Rs 18:46), contém informações muito interessantes: Depois de um dia movimentadíssimo e extenuante no monte Carmelo, Elias ainda encontrou forças para correr diante da carruagem real de Acabe, à noite, o trajeto sinuoso, até Jezreel (onde Acabe tinha um palácio, numa elevação, um pouco acima do vale de Esdralom), num total de mais de
Depois de tantos milagres e demonstrações do poder de Deus, inclusive com a reconsagração de Acabe, o profeta esperava que Jezabel fosse tocada e passasse a cooperar com o rei e o profeta na recondução do povo aos caminhos do Senhor. Mas o texto de 1 Reis 19:1-4 mostra que não foi exatamente isso o que ocorreu naquela madrugada. A resposta da ímpia rainha foi devastadora para o exausto profeta: “Amanhã nós vamos acertar as contas. Vamos fazer com você o mesmo que você fez com nossos profetas de Baal!”
O texto bíblico não informa quantas vezes Elias teve que ajustar o cinto sobre seu sagrado manto, durante a desabalada fuga de mais de
A tempestade de areia, o terremoto e o incêndio foram apenas prelúdio; a comunicação de Deus veio depois, com um murmúrio, uma voz tranquila e suave. Nesse ponto, mais uma vez o manto do profeta foi útil (1Rs 19:13). Elias instintivamente cobriu a face com o manto, diante da presença de Deus. É interessante notar como essa comunicação singela causou uma reação de reverência, de entrega, de reavivamento, como os tremendos eventos do monte Carmelo não tinham causado. O agressivo e impetuoso profeta se tornou manso e submisso. Depois desse colóquio, Elias aceitou fazer todo o trajeto de volta e retomar sua missão no reino do Norte.
Mas o ponto mais interessante é que Eliseu conhecia bem o significado dos símbolos proféticos, pois compreendeu imediatamente o gesto cifrado de Elias, ao lançar sobre ele o manto (Números 20:28 é um texto que apresenta uma quase similar “passagem do bastão”; nesse caso era para o ofício sacerdotal). O agricultor Eliseu sabia perfeitamente que o manto era o distintivo de um profeta. Elias lançou-lhe o repto bem humorado, e não fez a menor pressão. Continuou seu caminho como se nada tivesse acontecido. A reação de Eliseu foi imediata. Parou o trabalho, correu atrás de Elias para avisá-lo de que iria comunicar a seus pais a mudança de atividade e despedir-se da família, pois antevia um ministério profético agitado, com frequentes mudanças, instabilidade (naquele mesmo momento Elias estava voltando de uma longa viagem de fuga!), mas pleno de realizações para a glória de Deus.
O ato seguinte de Eliseu demonstra a segurança e decisão com que ele abraçou o ofício profético. Fez questão de tornar pública e irreversível sua nova vocação. Ao matar os bois, assar a carne e confraternizar-se com todo o povo, deixou claro que jamais voltaria ao trabalho secular. Não foi um sacrifício, pois não há menção de altar no texto, e também não foi uma festa comum de confraternização; foi de fato uma despedida alegre, ampla, e definitiva. Eliseu era muito querido na região em que morava. Outra lição desse ato de Eliseu é que religião não combina com negócios. O ministério profético (ou pastoral) exige dedicação integral, serviço não dividido. Felizmente, seus pais não tentaram ou não conseguiram demovê-lo da decisão de se entregar à obra profética.
Na pergunta
Salmo 109:29 – Que a vergonha os cubra como um manto. É uma oração do salmista, confiante de que o Senhor reverteria as ações dos seus inimigos. O manto aí entra apenas como figura de linguagem.
Judas 22, 23 – Odiar a roupa contaminada pela carne. A ideia é de que tudo que entra em contato com o que está contaminado se torna poluído. Outro texto que não tem muito a contribuir para a lição.
2 Samuel 10:4 – Cortar as vestes até as nádegas. Nesse casso, houve uma situação real, histórica, na qual os embaixadores não foram feridos, mas psicologicamente humilhados e desmoralizados. Tiveram a metade da barba raspada e o manto cortado na altura das nádegas. Um insulto como nunca antes se houvera visto. Raspar a barba era sinal de efeminação no Oriente. Mas nesse caso, só uma parte foi raspada e, obrigar os representantes de Davi a voltar com o manto rasgado e encurtado, numa situação em que muitos não usavam outra roupa por baixo foi uma afronta abominável, uma verdadeira declaração de guerra.
Ezequiel 16:16 – Usar roupa para adornar altares idólatras. Cada um tentava contribuir para tornar mais ornamentados e atrativos os locais de culto idólatra, que também eram ambientes de práticas licenciosas.
1 Reis 21:25-27 – Acabe se vestiu de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre pano de saco. Tecido forte e grosseiro, feito com longos e escuros pelos de camelo ou de bode. Podia ser usado para o transporte de cereais e também servia para forrar o chão, quando os mercadores pretendiam oferecer seus produtos. Como era forte e barato, era usado pelos pobres, pelos pastores de ovelhas e profetas. De modo geral, era roupa considerada apropriada para períodos de crise, de emergência nacional, perigo ou luto. No caso de Acabe, seu uso indicava contrição, arrependimento e humildade. Antes orgulhoso e tirânico, nessa ocasião Acabe passou a usar roupa de luto e se portar como um penitente. Isso teve um valor pedagógico importante, pois tudo que o rei fazia era observado pelos súditos, noticiado e imitado por muitos. Lamentavelmente, foi um caso de arrependimento tardio. A condenação seria apenas suspensa por algum tempo.
2 Reis 2:8 – Elias tirou o manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas. Elas se dividiram. Os dois atravessaram o rio em chão seco. Mais uma vez, Elias imitou um gesto de Moisés (Êx 14:21). O resultado foi mais próximo do que aconteceu com Josué, quando as águas do Jordão foram separadas para que o povo o atravessasse em seco (Js 3:13-17). Além de solucionar um problema, o milagre deve ter servido para lembrar às pessoas que Elias e Eliseu, a exemplo de Moisés e Josué mais antigamente, deveriam ser seguidos e obedecidos, pois eram profetas, portadores da vontade de Deus. Nessa ocasião especificamente, o poderoso e espetacular Elias estava para ser substituído por outro profeta, ainda desconhecido no ofício profético, e de personalidade mais contida. Portanto, havia razão para que feitos maravilhosos chamassem a atenção do povo e sublinhassem que o Senhor continuava disponível para socorrer Seu povo nos momentos de necessidade.
v. 10 – Se você me vir quando eu for separado de você, então terá o que pediu. Tivesse Eliseu pedido alguma coisa que Elias pudesse lhe dar, como o manto ou sua bênção, teria sido mais fácil. Mas Eliseu não estava reivindicando uma herança material, era algo que só Deus podia conceder, então Elias foi inspirado a indicar-lhe um sinal, pelo qual saberia que sua oração foi atendida por Deus. O teste seria saber se Eliseu teria a “habilidade para ver e entender o mundo espiritual [...] e a visão necessária para penetrar os céus” (Jones).
v. 12 – Quando viu [..] Eliseu gritou [...] e quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou. Portanto, a condição tinha sido cumprida e Eliseu explodiu de felicidade quando viu Elias ser levado ao Céu no redemoinho. O gesto de rasgar as próprias roupas, nesse caso não indica tristeza, mas exultação. Ele não precisava mais das suas velhas roupas de agricultor, nem mesmo de aprendiz de profeta. Agora estava de posse do manto de Elias.
v. 13-15 – Pegou o manto de Elias que havia caído, voltou para a margem do Jordão, bateu nas águas do rio com o manto, elas se dividiram, os discípulos dos profetas viram isso e disseram: “O espírito profético de Elias repousa sobre Eliseu.”
O manto era a insígnia do ofício profético para Elias. Quando ele o lançou sobre Eliseu, no chamado para ser seu sucessor como profeta (1Rs 19:19), o jovem agricultor sentiu o peso, o cheiro, o calor, a responsabilidade, o privilégio. Desde então, ele aguardava o momento de herdar o manto em definitivo, assumir a liderança que fora tão bem exercida pelo velho profeta Elias. Obviamente não bastava a posse do manto, era preciso ter o Espírito do Senhor, mas isso estava implícito, como bem havia demonstrado o pedido de Eliseu.
Para os que foram ao seu encontro, o manto foi o sinal de autoridade. Eles reverenciaram o novo profeta e de imediato assistiram a uma demonstração de que o mesmo Espírito que havia controlado Elias, agora conduzia seu sucessor, Eliseu. O Jordão, mais uma vez representa as barreiras que se transformam
Elias usou o manto para se impor como profeta, para se proteger nas situações mais diversas, para adorar a Deus, para realizar milagres na obra de Deus, para conclamar as futuras gerações a participar da pregação e ainda deixou o manto para seu sucessor.
Jo 14:12 – Como que respondendo a um pedido semelhante ao de Eliseu, porém não expresso, Jesus também prometeu que vamos fazer maiores obras do que as dEle. De certa forma, Ele está nos transferindo Seu manto.
Um último pensamento relacionado com a lição desta semana: "A roupa não leva a lugar nenhum. É a vida que você vive nela que leva" (Diana Vreeland).
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