Quinta
Muitos têm interpretado o comentário de Paulo em Gálatas 3:25 como uma completa rejeição da lei. No entanto, isso faz pouco sentido à luz dos comentários positivos de Paulo sobre a lei em outros lugares na Bíblia.
Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. Gálatas 3:25
Então, o que ele quis dizer? Em primeiro lugar, não mais estamos sob a condenação da lei
Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, Rm 8:3).
Como cristãos, estamos em Cristo e desfrutamos o privilégio de estar debaixo da graça
14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
15 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! (
Rm 6:14, 15).
Isso nos dá a liberdade de servir a Cristo sem reservas, sem medo de ser condenados por erros que possamos cometer. No evangelho, a verdadeira liberdade e independência é algo radicalmente diferente de ser dispensado da obediência à lei, como algumas pessoas alegam, ao falar sobre a “liberdade” em Cristo. Mas a desobediência à lei, ao contrário, é pecado, e o pecado pode ser qualquer coisa, exceto liberdade (Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. Jo 8:34).
6. Leia Romanos 8:1-3. O que significa não mais ser condenados pela lei? Como essa verdade maravilhosa deve afetar nossa maneira de viver?
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, Romanos 8:1-3
Como resultado de termos sido perdoados por meio de Cristo, nosso relacionamento com a lei passa a ser diferente. Agora somos chamados a viver uma vida agradável a Ele
Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; (1Ts 4:1)
Paulo se refere a isso como andar no Espírito
16 O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação.
17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
18 Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. (
Gl 5:16-18).
Isso não significa que a lei moral não mais seja aplicável; a questão nunca foi essa. Como poderia ser assim, quando vimos tão claramente que é a lei que define o pecado?
Em vez disso, visto que a lei é uma cópia do caráter de Deus, pela obediência à lei simplesmente refletimos Seu caráter. Mais do que isso, entretanto, não seguimos apenas um conjunto de regras, mas o exemplo de Jesus, que faz por nós o que a lei nunca poderia fazer: Ele escreve a lei em nosso coração
Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. (Hb 8:10)
e torna possível que o preceito da lei se cumpra em nós
a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Rom 8:4).
Ou seja, através de nosso relacionamento com Jesus, temos o poder para obedecer à lei como nunca antes.
7. Leia Romanos 8:4 e marque a frase mais próxima do pensamento de Paulo:
a) Devemos andar segundo o Espírito, porque não conseguimos andar na lei ( )
b) Tentar obedecer à lei é andar segundo a carne ( )
c) Jesus já obedeceu a lei por nós. Não mais precisamos da lei ( )
d) Pelo poder do Espírito, podemos obedecer a lei e evitar as paixões da carne (X)
Você tem sido vitorioso na obediência à lei? As mudanças já alcançadas o levaram a esquecer que a salvação deve sempre ter base no que Cristo fez por nós e em nada mais?
Sexta Estudo adicional
Perguntam-me acerca da lei em Gálatas. Que lei é o aio que nos leva a Cristo? Respondo: Tanto o código cerimonial como o moral, dos Dez Mandamentos.
“Cristo foi a base de todo o sistema judaico. A morte de Abel foi consequência de Caim se haver recusado a aceitar o plano de Deus na escola da obediência, isto é, ser salvo pelo sangue de Jesus Cristo, simbolizado pelas ofertas sacrificais que apontavam para Cristo. Caim se recusou a derramar o sangue que tipificava o sangue de Cristo, que seria derramado pelo mundo. Toda essa cerimônia foi preparada por Deus, e Cristo Se tornou o fundamento de todo o sistema. Esse é o princípio da obra da lei, como tutor a levar pecaminosos instrumentos humanos à consideração de Cristo – o fundamento de toda a organização judaica.
“Todos os que prestavam serviço em relação ao santuário eram constantemente educados acerca da intervenção de Cristo em favor da humanidade. Esse serviço se destinava a criar em todo coração humano o amor à lei de Deus, que é a lei de Seu reino” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 233).
“A lei dos Dez Mandamentos não deve ser considerada tanto do lado proibitivo, como do lado da misericórdia. Suas proibições são a segura garantia de felicidade na obediência. Recebida em Cristo, ela opera em nós a purificação do caráter que nos trará alegria através dos séculos da eternidade. Para os obedientes, ela é um muro de proteção” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 235).
Perguntas para reflexão
1. Muitas vezes lutamos com a questão de como podemos vencer o pecado em nossa vida. Que promessas temos na Bíblia acerca da vitória sobre o pecado? Como podemos nos posicionar melhor para ajudar a tornar reais essas promessas? Por que devemos ser tão cuidadosos e ter certeza de que colocamos nossa esperança de salvação não nas vitórias obtidas, mas na vitória de Cristo por nós?
2. Muitas vezes ouvimos cristãos afirmando que a lei foi abolida. Logicamente, esses mesmos cristãos falam contra o pecado, o que significa, é claro, que eles realmente não querem dizer que a lei foi abolida. O que, na verdade, eles realmente querem dizer com essa afirmação? (Dica: No contexto de qual dos Dez Mandamentos geralmente surge essa alegação?)
Resumo:
A lei foi dada para apontar aos pecadores sua necessidade de Cristo. Como um tutor, ela provê instruções acerca de Deus e proteção contra o mal. Mas, como um disciplinador, ela também aponta nossa pecaminosidade e traz condenação. Cristo nos liberta da condenação da lei e escreve Sua lei em nosso coração.
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