Porquanto
o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e
ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro (1Ts 4:16).
Pensamento-chave: Paulo apresentou aos tessalonicenses (e a
nós) uma poderosa esperança para o futuro, a promessa da segunda vinda de
Cristo.
No texto para esta semana (1Ts 4:13-18), Paulo estava reagindo a uma
incompreensão teológica entre os tessalonicenses. Embora não estejamos
inteiramente certos sobre qual tenha sido o erro, alguns membros estavam
definitivamente angustiados a respeito do destino dos crentes que morreram
antes da volta de Jesus. A questão parece ter sido sobre a diferença entre os
que morressem antes desse evento e os que estivessem vivos quando ele
acontecesse.
Nesta semana, examinaremos o que sabemos sobre a situação que levou Paulo a
escrever 1Tessalonicenses 4:13-18. Nessa passagem, ele
não apenas corrigiu os equívocos do primeiro século, mas estabeleceu um
fundamento seguro para os cristãos do século 21. “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa
alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Am 3:7). E por meio do ministério profético do
apóstolo Paulo, o Senhor nos revelou verdades maravilhosas sobre a natureza da
segunda vinda de Jesus. Ao estudar esses versos, com atitude de oração,
reflitamos sobre a esperança incrível que neles encontramos.
Domingo A situação em
Tessalônica
1. Leia 1Tessalonicenses 4:13-18.
Com base nos indícios dessa passagem, que falsas crenças na igreja de
Tessalônica trouxeram sofrimento desnecessário àqueles que as sustentavam?
13 Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade
a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles
que não têm esperança.
14 Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou;
e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e,
junto com ele, levará os que morreram crendo nele.
15 De acordo com o ensinamento do Senhor,
afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do
Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram.
16 Porque haverá o grito de comando, e a voz
do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do
céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Então nós, os que estivermos vivos, seremos
levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E
assim ficaremos para sempre com o Senhor.
Dentro do judaísmo dos dias de Paulo,
prevalecia uma variedade de pontos de vista em relação ao tempo do fim. Um
desses pontos de vista foi, de alguma forma, introduzido na igreja de
Tessalônica. Apesar de não termos certeza de qual tenha sido exatamente esse
ponto de vista, parece ter sido a ideia de que todos os fiéis de Deus teriam
participação no “mundo por vir”, mas somente os que estivessem vivos no fim
seriam levados para o Céu. Os que morreram antes do fim seriam ressuscitados e
permaneceriam na Terra.
Em tal sistema de crenças, morrer antes do fim seria uma séria desvantagem. Mas
isso também significaria uma separação entre os que fossem levados para o Céu e
os que fossem deixados na Terra. Se os tessalonicenses a quem Paulo escreveu
vivessem até o fim, eles realmente subiriam ao Céu na segunda vinda de Jesus,
mas teriam que deixar seus entes queridos falecidos na Terra (1Ts 4:13, 14).
Não é de admirar, portanto, que Paulo tenha começado 1Tessalonicenses 4:13-18 com um comentário sobre a ignorância
da igreja, e não com a expressão “vós mesmos sabeis muito bem”, que aparece em
outros lugares
Pois vocês sabem muito bem que o Dia do
Senhor virá como um ladrão, na calada da noite. 1Ts 5:2
porque vós bem sabeis que mandamentos vos
temos dado pelo Senhor Jesus
1Ts 4:2
Em relação à profecia sobre a segunda
vinda de Cristo, havia coisas importantes que a igreja não sabia e outras que
ela precisaria desaprender.
Ao pensarmos na profecia, devemos lembrar que ela não é dada para satisfazer
nossa curiosidade sobre o tempo dos acontecimentos e sobre detalhes dos eventos
do tempo do fim. A profecia tem um propósito ético e moral. Deus a designou
para nos ensinar a viver. Ela foi planejada para nos dar incentivo e propósito,
especialmente em meio ao sofrimento e perda. Corretamente compreendidas, as
profecias da Bíblia têm o poder de mudar a vida. Em outras palavras, embora
seja importante crer como adventistas (o que significa crer na profecia
bíblica), é ainda mais importante viver como adventistas.
O que significa “viver como um
adventista?” Comente sua resposta com a classe.
Segunda Tristeza e falta de
esperança (1Ts 4:13)
Irmãos, queremos
que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem
tristes como ficam aqueles que não têm esperança. 1Tessalonicenses
4:13
Por que os cristãos tessalonicenses
estavam tristes, como se não tivessem esperança? Um fator importante foi,
provavelmente, o curto período em
que Paulo esteve com eles. Sabemos que Paulo falou sobre a
morte e ressurreição de Jesus (expondo
e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre
os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. At 17:3). Há também evidência de que ele falou
sobre os eventos finais, ainda que sua instrução tenha sido mal compreendida.
Mas ele pode não ter tido tempo para esclarecer questões relacionadas com a
ressurreição dos crentes.
Outro elemento era a origem pagã da maioria dos cristãos a quem Paulo escreveu
(pois eles mesmos, no tocante a
nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como,
deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e
verdadeiro 1Ts 1:9). Embora as religiões misteriosas da
época mostrassem uma imagem da vida após a morte, a maioria dos pagãos não
tinha esperança quanto a isso. Um exemplo disso é encontrado em uma carta do
segundo século: “Irene para Taonnophris e Philo: bom ânimo. Estou tão triste e
angustiada por causa dos que morreram quanto chorei por Didymas. E todas as
coisas, tudo que fosse apropriado, eu tenho feito, e todos os meus, Epafrodito,
Thermuthion, Philion, Apolônio e Plantas. No entanto, contra tais coisas não se
pode fazer nada. Portanto, consolem uns aos outros. Passem bem” (Citado em Adolf Deissmann,
Light From the Ancient East [Luz do Antigo Oriente]; New York: George H. Doran
Company, 1927, p. 176).
É irônico que essa carta a uma mãe que perdera seu filho termine com as mesmas
palavras de 1Tessalonicenses 4:18, ainda que tenham um toque
radicalmente diferente. Confortar uns aos outros, mesmo que não haja esperança?
Era isso que ela estava dizendo. Que contraste com o que Paulo expressou aos
tessalonicenses!
O propósito de Paulo para a passagem é descrito nas frases contrastantes no
início e no fim. Paulo escreveu para que eles não se entristecessem como os que
não têm esperança (1Ts 4:13). E ele pretendia que a verdade sobre a
natureza da segunda vinda de Jesus desse a eles razões gloriosas para confortar
uns aos outros em tempos de perda (1Ts 4:18).
Alguém uma vez disse: “Com o passar do
tempo, estaremos todos mortos.” Da perspectiva totalmente humana, isso está
correto. Da perspectiva bíblica, no entanto, essa visão é muito estreita. Que
grande esperança temos em Jesus e como podemos aprender a ter conforto nessa
esperança agora?
Terça Morte e ressurreição (1Ts 4:14)
3. Que esperança Paulo oferece em relação
aos que já morreram?
Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e
assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto
com ele, levará os que morreram crendo nele. NTLH
Porque, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com
ele. RC 1Ts 4:14
No verso 14, Paulo oferece a solução para o
problema da tristeza desesperada. Na língua original, ele descreveu os crentes
que morreram como tendo dormido em Jesus. Embora, nos tempos do Novo Testamento,
dormir tenha sido uma metáfora comum para a morte, a expressão normal para a
morte de um crente é “dormir em Jesus” ou “em Cristo”. Um bom exemplo disso é a
expressão “os mortos em Cristo”, do verso 16.
Uma segunda questão com o texto é a ideia de que Deus “trará, em Sua companhia,
os que dormem.” Alguns leem essa frase como significando que os que morreram em
Cristo (e se presume que foram para o Céu no momento da morte) retornarão com
Jesus quando Ele vier. Mas essa interpretação contradiz o próprio ensino de
Paulo no verso 16, de que a ressurreição dos cristãos
mortos ocorrerá na segunda vinda e não antes.
20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os
mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
21 Visto que a morte veio por um homem, também
por um homem veio a ressurreição dos mortos.
22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem,
assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 Cada um, porém, por sua própria ordem:
Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.
51 Eis que vos digo um mistério: nem todos
dormiremos, mas transformados seremos todos,
52 num momento, num abrir e fechar de olhos,
ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão
incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque é necessário que este corpo
corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista
da imortalidade.
54 E, quando este corpo corruptível se
revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade,
então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela
vitória.
55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde
está, ó morte, o teu aguilhão?
56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força
do pecado é a lei.
57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por
intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes,
inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o
vosso trabalho não é vão. 1Coríntios 15:20-23, 51-58
Podemos entender o que ele estava dizendo
se prestarmos muita atenção ao ponto principal que Paulo estava apresentando.
Ele estava traçando um paralelo entre a morte e a ressurreição de Jesus e a
morte e ressurreição do crente. Para Paulo, a ressurreição de Jesus, ainda
recente em seus dias, era a garantia de que todos os crentes também seriam
ressuscitados na segunda vinda de Cristo (1Co 15:20-23). A teologia de Paulo é
consistente. “Se cremos” (1Ts 4:14) na morte e ressurreição de Jesus,
devemos também acreditar na ressurreição dos que morreram como verdadeiros
seguidores de Jesus.
Assim, ele usou a expressão “mediante Jesus” da mesma forma que utilizou as
palavras “em Cristo” no verso 16. Com isso, estava dizendo aos
tessalonicenses que seus irmãos e irmãs mortos não permaneceriam na Terra
quando os crentes vivos subissem ao Céu. Todos subirão juntos
1 Jesus disse: —Não fiquem aflitos. Creiam em
Deus e creiam também em mim.
2 Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu
vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito.
3 E, depois que eu for e preparar um lugar
para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam
também. (
Jo 14:1-3).
Deus não “trará” os cristãos ressuscitados
para a Terra quando Jesus voltar; em vez disso (como Ele fez com Jesus), o
Senhor os “tirará” do sepulcro e, juntamente com os vivos, os levará para o
Céu. Assim como a ressurreição de Jesus precedeu Sua ascensão ao Céu,
igualmente ocorrerá com os Seus seguidores fiéis.
Quarta Ressuscitar em Cristo (1Ts 4:15, 16)
1 Irmãos, vocês não precisam que eu lhes
escreva a respeito de quando e como essas coisas vão acontecer.
2 Pois vocês sabem muito bem que o Dia do
Senhor virá como um ladrão, na calada da noite.
3 Quando as pessoas começarem a dizer: “Tudo
está calmo e seguro”, então é que, de repente, a destruição cairá sobre elas.
As pessoas não poderão escapar, pois será como uma mulher que está sentindo as
dores de parto.
4 Mas vocês, irmãos, não estão na escuridão,
e o Dia do Senhor não deverá pegá-los como um ladrão, que ataca de surpresa.
5 Todos vocês são da luz e do dia. Nós não
somos da noite nem da escuridão.
6 Por isso não vamos ficar dormindo, como os
outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo.
7 Os que dormem dormem de noite, e os que
bebem é de noite que ficam bêbados.
8 Mas nós, que somos do dia, devemos estar em
nosso perfeito juízo. Nós devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa
esperança de salvação como capacete.
9 Deus não nos escolheu para sofrermos o
castigo da sua ira, mas para nos dar a salvação por meio do nosso Senhor Jesus
Cristo,
10 que morreu por nós para podermos viver com
ele, tanto se estivermos vivos como se estivermos mortos quando ele vier.
11 Portanto, animem e ajudem uns aos outros,
como vocês têm feito até agora. 1Tess 4:13–5:11,
Paulo se fundamentou nos ensinamentos de
Jesus. Há mais de uma dúzia de paralelos entre essa passagem acerca do tempo do
fim e as declarações de Jesus registradas em Mateus, Marcos e Lucas. Mas quando
Paulo falou sobre a “palavra do
Senhor”, em 1Tessalonicenses 4:15, estava se referindo a uma
declaração de Jesus que não foi incluída nos quatro evangelhos, mas que o
apóstolo preservou para nós (outro exemplo claro desse procedimento é visto em Atos 20:35 Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos
ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz
quem dá do que quem recebe.”.
5. De acordo com Paulo, o que acontecerá
quando Cristo voltar?
15 De acordo com o ensinamento do Senhor,
afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do
Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram.
16 Porque haverá o grito de comando, e a voz
do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do
céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. 1Ts 4:15, 16
Olhem! Ele vem com as nuvens! Todos o verão,
até mesmo os que o atravessaram com a lança. Todos os povos do mundo chorarão
por causa dele. Certamente será assim. Amém! Ap 1:7
A grande trombeta tocará, e ele mandará os
seus anjos para os quatro cantos da terra. E os anjos reunirão os escolhidos de
Deus de um lado do mundo até o outro. Mt 24:31
28 —Não fiquem admirados por causa disso, pois
está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem
29 e sairão das suas sepulturas. Aqueles que
fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão
ressuscitar e ser condenados. Jo 5:28, 29
9 Depois de ter dito isso, Jesus foi levado
para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo
mais.
10 Eles ainda estavam olhando firme para o céu
enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto
deles
11 e disseram: —Homens da Galiléia, por que
vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi
levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir. At 1:9-11
A segunda vinda de Jesus será um evento
estrondoso, acompanhada pelo brado de comando de um arcanjo e pela trombeta de
Deus. Todos a ouvirão e verão (Ap 1:7; Mt 24:31; Jo 5:28, 29; At 1:9-11).
Mas o ponto-chave para Paulo era a ordem dos eventos quando Jesus vier. Os
tessalonicenses haviam chegado a acreditar que morrer antes da volta de Jesus
implicaria em algum tipo de desvantagem na eternidade, provavelmente eterna
separação física dos que vivessem até a segunda vinda de Cristo.
Nesse texto, Paulo assegurou aos tessalonicenses que os crentes vivos não
precederão nem terão vantagem sobre os mortos. Os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro
4 Em seguida vi alguns tronos, e os que
estavam sentados neles receberam o poder de julgar. Vi também as almas das
pessoas que tinham sido degoladas porque haviam anunciado a mensagem de Deus e
a verdade que Jesus revelou. Elas não tinham adorado o monstro nem a sua
imagem, nem tinham recebido o seu sinal na testa ou na mão. Essas pessoas
tornaram a viver e reinaram com Cristo durante os mil anos.
5 Os outros mortos não tornaram a viver até
que os mil anos terminaram. Esta é a primeira ressurreição.
6 Felizes e abençoadas as pessoas que forem
incluídas nessa primeira ressurreição, pois a segunda morte não tem poder sobre
elas! Serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante os mil
anos. (
Ap 20:4-6).
Isso acontecerá
antes que os vivos subam ao encontro de Jesus nos ares (Então nós, os que estivermos vivos,
seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor
no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor.1Ts 4:17).
Os justos mortos
serão ressuscitados e receberão a imortalidade com os que estiverem vivos
quando Ele voltar.
Essa passagem não ensina que os crentes vão para o Céu quando morrem. Se Paulo
tivesse ensinado aos crentes de Tessalônica que seus entes queridos falecidos
estavam no Céu, por que eles estariam tristes? Ele se havia esquecido de lhes
dar essa esperança? Em vez disso, o conforto que Paulo ofereceu foi o
conhecimento de que a ressurreição iria reuni-los com seus amados.
Pense em tudo o que acontecerá na segunda
vinda de Cristo: Jesus virá no céu, todos O verão, os mortos serão trazidos à
vida, os justos vivos receberão a imortalidade e todos serão levados juntos
para o Céu. Em certo sentido, isso é muito irracional e totalmente contra o que
o senso comum, a experiência e até mesmo a ciência nos ensinam. No entanto, é
nisso que devemos acreditar; caso contrário, não temos esperança. Se você pode
confiar no Senhor em uma coisa assim, como pode não confiar nEle nas as coisas
“menores” com as quais está lutando?
Quinta Consolem uns aos outros (1Ts 4:13, 17, 18)
13 Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade
a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles
que não têm esperança.
17 Então nós, os que estivermos vivos, seremos
levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E
assim ficaremos para sempre com o Senhor.
Como dissemos anteriormente, o propósito
da profecia não é satisfazer nossa curiosidade sobre o futuro, mas nos ensinar
a viver hoje. Para Paulo, a ordem dos eventos finais tinha implicações práticas
para a vida cristã cotidiana. A profecia é valiosa na medida em que influencia
nosso relacionamento com Deus e com os outros. Nesse caso, Paulo quis usar os
eventos dos últimos dias para trazer conforto àqueles que perderam entes
queridos.
16 Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da
trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram
crendo em Cristo ressuscitarão primeiro
17 Então nós, os que estivermos vivos, seremos
levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E
assim ficaremos para sempre com o Senhor. 1Tess 4:16-17
1 Jesus disse: —Não fiquem aflitos. Creiam em
Deus e creiam também em mim.
2 Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu
vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito.
3 E, depois que eu for e preparar um lugar
para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam
também. (
Jo 14:1-3).
A grande trombeta tocará, e ele mandará os
seus anjos para os quatro cantos da terra. E os anjos reunirão os escolhidos de
Deus de um lado do mundo até o outro. Mt 24:31
9 Depois de ter dito isso, Jesus foi levado
para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo
mais.
10 Eles ainda estavam olhando firme para o céu
enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto
deles
11 e disseram: —Homens da Galiléia, por que
vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi
levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir. At 1:9-11
Esse texto diz que os crentes se unirão a
Jesus nos ares para estar com Ele para sempre. O tema principal é o ato de se
reunir uns com os outros e estar com Jesus. O texto não explica para onde eles
irão após o encontro inicial nos ares, embora Paulo não tenha dito claramente
que, na segunda vinda, Jesus e os crentes descerão do Céu para a Terra e
reinarão ali. Na verdade, dentro da própria passagem, o movimento dos santos é
apenas para cima. Os crentes mortos primeiro se erguem de seus túmulos. Em
seguida, eles e os crentes vivos sobem juntos para encontrar seu Senhor nos
ares.
23 Porém cada um será ressuscitado na sua vez:
Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier;
24 e então virá o fim. Cristo destruirá todos
os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a
Deus, o Pai.
Ali, ele traça um forte paralelo entre a
experiência de Jesus e dos que estão “em Cristo.” Jesus
ressuscitou e subiu ao Céu como as “primícias”, o que implica que os que estão
nEle terão uma experiência similar.
O destino imediato dos santos é esclarecido fora dos escritos de Paulo, em João 14:1-3. Quando Jesus vier, levará Seus
discípulos para estar onde Ele está (Céu). Ele não virá para Se unir a eles
onde eles estão (na Terra). Por isso, os adventistas creem que, durante os mil
anos após a volta de Jesus (Ap 20:4-6), os justos estarão com Ele no Céu, os
maus estarão mortos e Satanás estará confinado à Terra, sem ninguém para tentar
nem aborrecer. Somente após todos os eventos associados com o milênio, os fiéis
voltarão a habitar na Terra (Ap 20:4-6)
Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando
um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade
dele. 2Pe 3:13
A pessoa que conseguir a vitória, eu farei
com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais
sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu
Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também
escreverei nela o meu novo nome. Ap 3:12
Considere como a nossa grande esperança é
uma coisa do “outro mundo”. Entretanto, como poderia ser diferente? Afinal, que
esperança real este mundo nos oferece em longo prazo? Como podemos aprender a
não ficar tão envolvidos naquilo que não nos traz nenhuma esperança?
Sexta Estudo adicional
Muitos dão a esta passagem [1Ts 4:14] a interpretação de que os que dormem serão trazidos com Cristo do
Céu; mas Paulo quis dizer que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos, também
Deus chamará de suas sepulturas os santos que dormem e os levará consigo para o
Céu” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 259).
“Os tessalonicenses tinham se
apegado com avidez à ideia de que Cristo havia de vir para transformar os fiéis
que estivessem vivos, levando-os com Ele. Haviam cuidadosamente guardado a vida
de seus amigos, para que não morressem e perdessem assim a bênção que eles
aguardavam receber na vinda de seu Senhor. Porém, um após outro, seus amados
foram separados deles. Com angústia, os tessalonicenses tinham contemplado pela
última vez o rosto de seus mortos, quase não ousando esperar encontrá-los na
vida futura.
“Ao ser a epístola de Paulo aberta e lida,
grande alegria e consolação foi levada à igreja pelas palavras que revelavam o
verdadeiro estado dos mortos. Paulo mostrou que os que estivessem vivos quando
Cristo voltasse não iriam ao encontro do seu Senhor precedendo os que tinham
dormido em Jesus” (Ibid., p. 258).
Perguntas para reflexão
1. Comente o significado de “viver como
adventista”. Que aspectos de nossas crenças devem ser refletidos em um estilo
de vida distintivo?
2. Pense na queda da humanidade, no plano
da salvação, e na promessa da vida eterna. O que Jesus fez que nos dá a
esperança de que a morte não será para sempre? Como a ressurreição de Jesus nos
oferece esperança de que nós seremos ressuscitados? Como podemos obter conforto
no plano da salvação, especialmente quando a morte parece tão definitiva, tão
completa e tão implacável?
Resumo:
Paulo corrigiu uma série de equívocos
sobre o estado dos mortos e os acontecimentos em torno da volta de Jesus. Os
mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, e todos os crentes subirão ao encontro
dEle. Os fiéis podem obter grande conforto em saber que a separação dos entes
queridos cristãos é apenas temporária.
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