Deus
não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação (1Ts 4:7).
Pensamento-chave: Embora a sexualidade humana seja um dom de
Deus, assim como todos os dons, ela pode ser mal utilizada.
Os três capítulos iniciais de 1Tessalonicenses
focalizam principalmente o passado. Nos capítulos 4 e 5, no entanto, Paulo se
volta para o futuro. Algumas coisas estavam faltando na fé dos crentes de
Tessalônica (1Ts 3:10), e ele queria ajudá-los a corrigir
essas deficiências. A carta iniciaria o processo, que seria intensificado
somente depois que Paulo se encontrasse com eles novamente.
Começando com 1Tessalonicenses 4:1, Paulo aprofunda o tema da
amizade, apresentado nos primeiros três capítulos, oferecendo conselhos
práticos para a vida diária dos tessalonicenses.
A principal área de preocupação (mas não a única) nos versos desta semana trata
da má conduta sexual. Embora não seja informado o que, especificamente, motivou
essa admoestação, Paulo fala muito claramente sobre a necessidade de evitar a
imoralidade sexual. Ele emprega linguagem muito forte, dizendo que aqueles que
rejeitam sua instrução não estão rejeitando a ele, mas ao Senhor. No entanto,
basta observar o sofrimento causado pela má conduta sexual para entender por
que o Senhor falou tão fortemente por meio de Paulo sobre esse tema.
Domingo Progredir cada vez mais (1Ts 4:1, 2)
1 Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós
como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E
agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais.
2 Pois vocês conhecem os ensinamentos que
demos pela autoridade do Senhor Jesus.
3 O que Deus quer de vocês é isto: que sejam
completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade.
4 Que cada um saiba viver com a sua esposa de
um modo que agrade a Deus, com todo o respeito
5 e não com paixões sexuais baixas, como
fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus.
6 Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu
irmão, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e
avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas.
7 Deus não nos chamou para vivermos na
imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.
8 Portanto, quem rejeita esse ensinamento não
está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo.
9 Não há necessidade de lhes escrever a
respeito do amor pelos irmãos na fé, pois o próprio Deus lhes ensinou que vocês
devem amar uns aos outros.
10 Pois é esse o amor que vocês têm mostrado a
todos os irmãos que vivem em toda a província da Macedônia. Portanto, meus
irmãos, pedimos que façam ainda mais:
11 procurem viver em paz, tratem dos seus
próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes.
12 Assim, aqueles que não são cristãos os
respeitarão, e vocês não precisarão viver às custas de ninguém.
13 Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade
a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles
que não têm esperança.
14 Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou;
e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e,
junto com ele, levará os que morreram crendo nele.
15 De acordo com o ensinamento do Senhor,
afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do
Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram.
16 Porque haverá o grito de comando, e a voz
do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do
céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Então nós, os que estivermos vivos, seremos
levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E
assim ficaremos para sempre com o Senhor.
A oração de Paulo em 1Tessalonicenses 3:11-13 contém uma série de palavras chave
que antecipam o conteúdo de 1Tessalonicenses 4:1-18. A oração menciona a
necessidade de progredir em santidade e mútuo amor, à luz da segunda vinda de
Jesus. Todos esses temas apontam para passagens específicas no capítulo 4.
11 Que o próprio Deus, o nosso Pai, e o nosso
Senhor Jesus preparem o nosso caminho para podermos ir visitar vocês!
12 Que o Senhor faça com que cresça cada vez
mais o amor que vocês têm uns pelos outros e por todas as pessoas, e que esse
amor se torne igual ao nosso amor por vocês!
13 Desse modo Deus dará força ao coração de
vocês, e vocês serão completamente dedicados a ele e estarão sem culpa na
presença do nosso Deus e Pai, quando o nosso Senhor Jesus vier com todos os que
são dele. Amém! 1Tessalonicenses 3:11-13
No texto de hoje (1Ts 4:1-2), Paulo continua abordando a ideia
apresentada em 1Tessalonicenses 3:12 acerca de “aumentar”, embora a conexão
seja encoberta pela maioria das traduções modernas. As traduções modernas têm o
objetivo louvável de tornar as coisas mais compreensíveis na linguagem de hoje,
mas, inadvertidamente, podem esconder as conexões explícitas no original. Na
versão King James, fica claro o paralelo entre 1Tessalonicenses 3:12 e 1Tessalonicenses 4:1. Em ambos os lugares, Paulo
convida os tessalonicenses a aumentar, progredir “cada vez mais” em seu amor de
uns pelos outros e para com todos.
Paulo havia começado a construir a estrutura cristã dos irmãos enquanto
estivera com eles, mas tinha sido impressionado pelo Espírito Santo a preencher
as lacunas e iluminar o entendimento deles (Dia e noite pedimos a ele de todo o coração que nos deixe ir vê-los
pessoalmente para podermos completar o que ainda falta na fé que vocês têm 1Ts 3:10). O resultado seria “mais e mais” do
que eles já estavam tentando fazer: viver de modo digno da sua vocação.
Paulo começa o capítulo 4 com a palavra “Finalmente”. Nos capítulos 4 e 5, ele
desenvolve o assunto dos capítulos anteriores, nos quais sua amizade com os
irmãos é colocada como base para os conselhos práticos que ele dá depois. Eles
haviam começado bem. Então, o apóstolo queria que continuassem crescendo nas
verdades que tinham aprendido.
Duas menções de Jesus nessa passagem (1Ts 4:1, 15) são especialmente interessantes. Elas
indicam que Paulo estava transmitindo o ensino das palavras do próprio Jesus
(que mais tarde foram preservadas nos quatro evangelhos). Paulo estava
oferecendo mais do que um bom conselho. O próprio Jesus ordenou os
comportamentos que ele estava encorajando. Como servo de Cristo, ele estava
compartilhando as verdades que havia aprendido de Cristo.
Leia novamente 1Tessalonicenses 4:1. O que significa andar de
modo a “agradar a Deus”? Será que o Criador do Universo realmente Se preocupa
com nossa maneira de agir? Como nossas ações realmente podem “agradar a Deus”?
Quais são as implicações de sua resposta?
Segunda A vontade de Deus: a
santificação (1Ts 4:3)
O texto de 1Tessalonicenses 4:3-8 forma uma completa unidade de
pensamento. A vontade de Deus para cada crente de Tessalônica é “santidade” ou
“santificação” (1Ts 4:3, 4, 7). O que Paulo quer dizer por santidade aqui é
explicado nas duas frases seguintes. Cada crente deve evitar a “imoralidade
sexual” e “controlar o seu próprio corpo” (1Ts 4:3, 4, NVI). Paulo concluiu a
unidade de pensamento com três motivações para a vida santa (1Ts 4:6-8): (1) Deus é um vingador nessas
questões, (2) Ele nos chama para a santidade, e (3) Ele dá o Espírito para nos
ajudar. Na lição de hoje e nos próximos dois dias, estudaremos essa passagem
com mais detalhes.
2. Leia 1Tessalonicenses 4:3 e 7. Qual é a relação entre os dois versos? Qual é
a mensagem básica de ambos? Qual é a importância dessa mensagem para nós hoje?
3 O que Deus quer de vocês é isto: que sejam
completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade.
7 Deus não nos chamou para vivermos na
imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele. 1Tessalonicenses
4:3 e 7
O verso 3 é
a continuação do verso 1, em que Paulo lembra aos tessalonicenses de como eles
deviam “andar” (RC) ou “viver” (em muitas traduções) – um conceito hebraico
usado para descrever o comportamento moral e ético do dia a dia. No verso 3, ele usa outro conceito hebraico para
descrever a vida e o crescimento espiritual: “santidade” ou “santificação”.
Uma definição típica de santidade é “separação para uso sagrado.” Mas Paulo dá
ao termo um significado mais específico. Santidade é a condição na qual os
tessalonicenses estarão na volta de Jesus (1Ts 3:13). Mas, no capítulo 4, ele escolhe uma
forma do conceito que enfatiza o processo e não o resultado. É um substantivo
de ação: “estar se santificando”, e não apenas um ato de santificação. A
vontade de Deus é que estejamos envolvidos nesse processo (1Ts 4:3).
Paulo claramente não apoia um evangelho sem lei. Existem requisitos
comportamentais para os que estão em Cristo. No verso 7, o oposto de “santidade” é “impureza” ou
“imundícia” (RC). Paulo explica que eles deviam se abster “da imoralidade
sexual” (1Ts 4:3, NVI). Em grego, a palavra para “imoralidade sexual” é
porneia, que hoje incluiria tudo, de pornografia e prostituição até a atividade
sexual fora do casamento.
Embora a salvação seja pela graça de Deus mediante a fé, o cristão deve crescer
e sempre se esforçar para alcançar a perfeição prometida em Cristo.
O dom da sexualidade é evidência poderosa
do amor de Deus. No entanto, tem sido utilizado de modo tão equivocado que,
para muitos, se tornou maldição, causa de grande sofrimento e tristeza. Que
escolhas podemos fazer para nos protegermos dos potenciais danos que o abuso
desse dom pode trazer?
Terça Não como fazem os gentios (1Ts 4:4, 5)
3. O que devemos fazer com nosso corpo?
Que exemplo devemos evitar? Que lição esse texto traz para nós?
4 Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a
Deus, com todo o respeito
5 e não com paixões sexuais baixas, como
fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus.
Embora a moral discutida pelos filósofos
na lição 3 atacasse muitas formas de excesso sexual, nos dias de Paulo, a
sociedade pagã tinha pouca ou nenhuma restrição sexual. De acordo com o famoso
orador pagão Cícero, “se há alguém que pensa que os jovens deveriam ser
proibidos de ter um relacionamento sexual, mesmo com as prostitutas, sem
dúvida, é muito rigoroso... mas sua visão é contrária não apenas à
licenciosidade desta época, mas também aos costumes e concessões de nossos
antepassados. Pois quando isso não foi uma prática comum? Quando isso foi
condenado? Quando foi proibido?” (citado em Abraham Malherbe,
“As Cartas aos Tessalonicenses”, The Anchor Bible, v. 32B; New York, Doubleday,
2000, p. 235, 236).
Hoje em dia, muitos rejeitam qualquer tipo restrição sexual. Acham que
passagens como 1Tessalonicenses 4:4, 5 foram relevantes principalmente em
algum outro tempo e lugar. Mas o mundo antigo não era mais contido sexualmente
do que nosso mundo de hoje. A mensagem de Paulo não seria mais aceitável na
sociedade daquele tempo do que na de hoje.
A solução de Paulo para o problema do excesso sexual é que cada homem deve “possuir o seu vaso” (1Ts 4:4, RC). A palavra traduzida como
“possuir”, em grego normalmente significa “adquirir”. O significado de
“adquirir seu vaso” não é claro. Se com o termo “vaso” Paulo quis dizer
“mulher” (essa era uma expressão antiga comum para mulher; 1Pe 3:7), ele estava dizendo que todo homem deve
procurar um casamento honroso a fim de evitar a promiscuidade sexual.
Também você, marido, na vida em comum com a
esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser
tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom
da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de
vocês. 1Pe 3:7
Mas a maioria das traduções modernas entendem que a palavra “vaso” se refere ao
próprio corpo do homem. Nesse caso, a expressão “possuir o seu vaso” deve ser
interpretada como “saiba controlar o seu próprio corpo” (NVI).
Em ambos os casos, Paulo claramente confronta a frouxidão moral de sua época.
Os cristãos não devem se comportar como os “gentios”. A norma da sociedade em
geral não deve servir de regra para nós. O sexo é santo, separado para o
casamento entre um homem e uma mulher. Como Paulo ressalta em 1Tessalonicenses 4:6, o sexo nunca pode ser um
assunto casual. Quando praticado fora das normas estabelecidas por Deus, é
inevitavelmente destrutivo. Quem já não viu na vida de outros, ou na própria
vida, o quanto esse dom pode ser destrutivo, quando abusamos dele?
Quarta De acordo com o plano de
Deus (1Ts 4:6-8)
4. O que Paulo disse sobre a imoralidade
sexual?
6 Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu
irmão, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e
avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas.
7 Deus não nos chamou para vivermos na
imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.
8 Portanto, quem rejeita esse
ensinamento não está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu
Espírito Santo. 1Ts 4:6-8
Um homem que havia sido sexualmente ativo
fora do casamento disse a um pastor: “Quando jovem, aprendi a ver o sexo e o
amor como uma e a mesma coisa. Quando me casei, no entanto, descobri que sexo
antes do casamento destrói não somente o corpo (eu contraí uma doença venérea),
mas também a mente. Embora sejamos cristãos, eu e minha esposa tivemos que
lutar com os comportamentos mentais e emocionais que eu trouxe do passado para
nosso casamento.”
As restrições da Bíblia não estão ali porque Deus quer nos impedir de sentir
prazer. Em vez disso, elas nos protegem dos danos físicos e emocionais que
ocorrem como resultado da imoralidade sexual. Restringimos a nós mesmos
sexualmente porque nos preocupamos com o impacto de nossa vida sobre a dos
outros. Cada pessoa é alguém por quem Cristo morreu e não deve ser explorada sexualmente,
de nenhuma forma. Fazer isso é pecar não apenas contra essa pessoa, mas contra
Deus também (Nesta casa eu
mando tanto quanto ele. Aqui eu posso ter o que quiser, menos a senhora, pois é
mulher dele. Sendo assim, como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar
contra Deus? Gn 39:9). Sexo não está relacionado apenas com
nossa maneira de tratar os outros, mas com nosso modo de tratar Cristo na pessoa
dos outros
34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua
direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o
Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo.
35 Pois eu estava com fome, e vocês me deram
comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na
sua casa.
36 Estava sem roupa, e me vestiram; estava
doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.”
37 —Então os bons perguntarão: “Senhor, quando
foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água?
38 Quando foi que vimos o senhor como
estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos?
39 Quando foi que vimos o senhor doente ou na
cadeia e fomos visitá-lo?”
40 —Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês
que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos,
foi a mim que fizeram.”
41 —Depois ele dirá aos que estiverem à sua
esquerda: “Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão
para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos!
42 Pois eu estava com fome, e vocês não me
deram comida; estava com sede, e não me deram água.
43 Era estrangeiro, e não me receberam na sua
casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês
não cuidaram de mim.”
44 —Então eles perguntarão: “Senhor, quando foi
que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou
doente, ou na cadeia e não o ajudamos?”
45 —O Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que
isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas
mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar.”
46 E Jesus terminou assim: —Portanto, estes
irão para o castigo eterno, mas os bons irão para a vida eterna. (
Mt 25:34-46).
Em última análise, o sexo afeta nosso relacionamento com Deus. São os gentios,
que não conhecem a Deus, que vivem “com o desejo de lascívia” (1Ts 4:5). É a ignorância de Deus que produz
comportamento imoral. Os que ignoram os ensinamentos da Bíblia sobre esse
assunto rejeitam não apenas esses ensinamentos, mas também o chamado de Deus e
até mesmo o próprio Deus (1Ts 4:8).
Por outro lado, quando seguimos o plano de Deus,
o sexo se torna uma bela ilustração do amor abnegado que Ele derramou sobre nós
em Cristo
34 Eu
lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem
também uns aos outros.
35 Se tiverem amor uns pelos outros, todos
saberão que vocês são meus discípulos. Jo 13:34, 35
Se esse dom for apreciado de
acordo com a vontade do Senhor, revelará de modo poderoso o tipo de amor que
Deus tem pela humanidade e o tipo de relacionamento que Ele deseja ter com Seu
povo.
Em 1Tessalonicenses 4:7 somos orientados a viver em
“santidade”. O que significa isso? Está relacionado com alguma coisa além da
conduta sexual? O que mais poderia ser incluído?
Quinta Cuidar do próprio negócio (1Ts 4:9-12)
1 Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós
como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E
agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais.
2 Pois vocês conhecem os ensinamentos que
demos pela autoridade do Senhor Jesus.
3 O que Deus quer de vocês é isto: que sejam
completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade.
4 Que cada um saiba viver com a sua esposa de
um modo que agrade a Deus, com todo o respeito
5 e não com paixões sexuais baixas, como
fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus.
6 Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu
irmão, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e
avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas.
7 Deus não nos chamou para vivermos na
imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.
8 Portanto, quem rejeita esse ensinamento não
está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo.
9 Não há necessidade de lhes escrever a
respeito do amor pelos irmãos na fé, pois o próprio Deus lhes ensinou que vocês
devem amar uns aos outros.
10 Pois é esse o amor que vocês têm mostrado a
todos os irmãos que vivem em toda a província da Macedônia. Portanto, meus
irmãos, pedimos que façam ainda mais:
11 procurem viver em paz, tratem dos seus
próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes.
12 Assim, aqueles que não são cristãos os
respeitarão, e vocês não precisarão viver às custas de ninguém. 1Tessalonicenses 4:9-12
Os gregos tinham diversas palavras para
“amor”, duas das quais são encontradas no Novo Testamento. Eros (não encontrada no Novo Testamento) é a palavra grega da qual
obtemos a palavra erótico. Refere-se ao aspecto sexual do amor. Ágape é o termo mais usado no Novo
Testamento, quando se refere ao amor abnegado. Ele é frequentemente usado em
relação ao amor de Cristo por nós, manifestado na cruz.
Outra palavra grega para amor, philos,
é destacada em nossa passagem de hoje. Paulo lembrou aos tessalonicenses o que
eles já sabiam sobre o “amor fraternal”. A palavra grega para amor fraternal é
o termo a partir do qual a cidade de Filadélfia recebeu seu nome. No mundo
gentílico, philadelphias se referia ao amor pelos parentes de sangue. Mas a
igreja ampliou esse significado para incluir o amor pelos outros cristãos, a
família cristã, fundamentada na escolha. Esse tipo de amor familiar é ensinado
por Deus e é um milagre da Sua graça.
6. Que admoestação Paulo fez aos
tessalonicenses sobre negócios e ocupação no contexto urbano?
11 procurem viver em paz, tratem dos seus
próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes.
12 Assim, aqueles que não são cristãos os respeitarão, e vocês não
precisarão viver às custas de ninguém. 1Ts 4:11, 12
A igreja de Tessalônica parecia ter um
número de pessoas preguiçosas e perturbadoras. O entusiasmo pela segunda vinda
de Jesus pode ter levado alguns cristãos a abandonar seus empregos e a se
tornar dependentes dos vizinhos gentios. Mas estar preparado em todos os
momentos para testemunhar não significa ser perturbador, intrometido nem
preguiçoso no trabalho ou na vizinhança. Para algumas pessoas de fora, o laço
mais estreito que terão com a igreja será a impressão produzida pelo
comportamento dos cristãos conhecidos.
A solução de Paulo para o problema de Tessalônica foi encorajá-los a ser
ambiciosos (“diligenciardes”; “procureis”), não por poder ou influência, mas
para viver “tranquilamente” (1Ts 4:11), o que envolveria cuidar do próprio
negócio e trabalhar com as próprias mãos. No mundo antigo, o trabalho manual
era o principal meio de subsistência. No mundo de hoje, Paulo provavelmente
diria: “Sustente a si mesmo e a sua família e guarde um pouco para ajudar os
que realmente necessitam”.
Como podemos aplicar essas palavras de
Paulo à nossa vida e ao nosso contexto imediato?
Sexta Estudo
adicional
O amor é um princípio puro e santo, mas a
paixão sensual não admite restrições nem que lhe ditem regras ou o controle da
razão. É cega às consequências e não raciocina da causa para o efeito” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 1,
p. 222).
“[O amor] é puro e santo. Mas
a paixão do coração natural é algo totalmente diferente. Enquanto o amor puro
coloca o Senhor em todos os seus planos e está em perfeita harmonia com o
Espírito de Deus, a paixão é obstinada, imprudente, irrazoável, desafiadora de
toda restrição e torna em ídolo o objeto de sua escolha. Na conduta de quem
possui o verdadeiro amor, a graça de Deus será mostrada” (Ellen G. White, The Advent Review e
Sabbath Herald [Revista Adventista e Arauto do Sábado], 25 de setembro de
1888).
“Os que não querem cair presa
dos enganos de Satanás devem guardar bem as vias de acesso ao coração; devem se
esquivar de ler, ver ou ouvir tudo quanto sugira pensamentos impuros. Não devem
permitir que a mente se demore ao acaso em cada assunto que o inimigo das almas
venha a sugerir. O coração deve ser fielmente guardado, pois, de outra maneira
os males externos despertarão os internos e a pessoa vagará em trevas” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 518).
Perguntas para reflexão
1. Ellen White falou sobre “guardar as
vias de acesso ao coração”. Que implicações esse princípio tem quanto às nossas
escolhas de entretenimento e educação?
2. Paulo usa a expressão “cada vez mais”
para descrever o crescimento no caráter e no comportamento. O que as igrejas
podem fazer para incentivar essa experiência?
3. Se um jovem lhe pedisse pelo menos duas
razões práticas para deixar o sexo para “depois do casamento”, o que você lhe
diria, e por quê?
Resumo: A sexualidade é um assunto muito pessoal;
no entanto, há muito perigo para a igreja quando a imoralidade sexual não é
confrontada. Igualmente importante é o tipo de igreja que o mundo vê na
vizinhança e no local de trabalho. As diretrizes de Paulo nesses assuntos são
tão importantes hoje como foram em seu tempo.
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