Nós, porém, que somos
do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando
como capacete a esperança da salvação (1Ts 5:8)
Pensamento-chave: A realidade da volta de Cristo nos chama à
prontidão contínua.
No texto desta semana, a segunda vinda de
Cristo ainda é o tema principal, mas o foco é diferente. Aqui, a ênfase de
Paulo não é esclarecer detalhes sobre a vinda de Jesus, mas proclamar a
necessidade de constante prontidão, à luz desse evento (e do juízo que esse
acontecimento implica). A passagem anterior foi encorajadora. Quando chegar o
fim, o resultado será muito mais positivo do que aquele que os tessalonicenses
estavam esperando. Agora que eles entendiam melhor a natureza de Sua vinda, a
questão era como se preparar para ela.
O problema na igreja naquele tempo parece ter sido uma teologia de “paz e
segurança” combinada, talvez, com a tentativa de alguns membros de calcular o
tempo da segunda vinda de Cristo. Por meio da profecia, os tessalonicenses
esperavam ser capazes de prever quando os eventos finais ocorreriam e, assim,
saber quando deveriam se preparar. Como resultado, alguns poderiam ter vivido
sem nenhum senso de urgência.
Quem entre nós hoje não está relacionado com esse problema? Quanto mais tempo
estamos aqui, mais fácil é perder o senso de urgência. Daí a nossa necessidade
de prestar atenção às palavras de Paulo.
Domingo Os dois lados do
juízo
1. Leia Gênesis 3:15-24. De que maneira Deus julgou Adão
e Eva, nos aspectos positivo e negativo?
15 Eu farei com que você e a mulher sejam
inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a
descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da
descendência dela.
16 Para a mulher Deus disse: —Vou aumentar o
seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar
disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará.
17 E para Adão Deus disse o seguinte: —Você
fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de
comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar
duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para
você.
18 Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá
de comer ervas do campo.
19 Terá de trabalhar no pesado e suar para
fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a
terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra
vez.
20 O homem pôs na sua mulher o nome de Eva por
ser ela a mãe de todos os seres humanos.
21 E o SENHOR Deus fez roupas de peles de
animais para Adão e a sua mulher se vestirem.
22 Então o SENHOR Deus disse o seguinte:
—Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não
deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre.
23 Por isso o SENHOR Deus expulsou o homem do
jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado.
24 Deus expulsou o homem e no lado leste do
jardim pôs os querubins e uma espada de fogo que dava voltas em todas as
direções. Deus fez isso para que ninguém chegasse perto da árvore da vida. Gênesis 3:15-24
Embora a palavra específica não ocorra em 1 Tessalonicenses 5:1-11, o texto está muito
relacionado com esse assunto. Paulo queria que os crentes de Tessalônica
estivessem cientes de que o juízo de Deus não se limita a algo que acontece no
Céu no fim do tempo. Ao contrário, o juízo tinha consequências reais para sua
vida cotidiana.
Hoje, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com o tema do juízo. Elas não
gostam da implicação de negativismo e ameaça. Mas o conceito bíblico de juízo é
mais amplo do que apenas ameaça, condenação e execução. Há também o lado
positivo. Ações simples de misericórdia e bondade não passam despercebidas nem
ficam sem recompensa (E quem
der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por
ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu
galardão. Mt 10:42). Deus vê tudo o que fazemos, seja
positivo ou negativo, e tudo tem um significado no plano mais amplo.
A dupla natureza do juízo é evidente nas primeiras narrativas da Bíblia. No
Jardim do Éden, Deus julgou negativamente o pecado de Adão e Eva. Houve
consequências do pecado em relação ao parto, à agricultura e ao lugar em que
lhes foi permitido viver. Ao mesmo tempo, Deus os julgou positivamente. Ele
criou inimizade entre eles e Satanás e misericordiosamente os vestiu com peles
para que não sofressem excessivamente no ambiente em mudança. Ainda mais
importante: essas peles simbolizavam a justiça de Cristo, que também cobriria
seus pecados.
Em Gênesis 4, Deus julgou Caim negativamente, enviando-o ao exílio. Mas Caim
também recebeu um juízo positivo. Deus colocou nele um sinal para que ninguém o
matasse. Na época do Dilúvio, Deus julgou negativamente a humanidade por meio
da destruição do Dilúvio, mas também positivamente, provendo a arca como meio de
escape
9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus
contemporâneos; Noé andava com Deus.
10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
11 A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.
12 Viu Deus a terra, e eis que estava
corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.
13 Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo
de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os
farei perecer juntamente com a terra.
14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela
farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.
15 Deste modo a farás: de trezentos côvados
será o comprimento; de cinqüenta, a largura; e a altura, de trinta.
16 Farás ao seu redor uma abertura de um côvado
de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um
em baixo, um segundo e um terceiro.
17 Porque estou para derramar águas em dilúvio
sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos
céus; tudo o que há na terra perecerá.
18 Contigo, porém, estabelecerei a minha
aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de
teus filhos. (
Gn 6-9:17).
Em Gênesis 11, Deus confundiu as línguas e espalhou a humanidade por toda a
Terra (negativo). Onde está o juízo positivo? Encontra-se no chamado de Abraão
para ser uma bênção para “todas
as famílias da Terra” (Gn 12:3), as mesmas pessoas que foram dispersas
anteriormente, nos anos da torre de Babel (Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o
SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a
superfície dela. Gn 11:9).
Como a verdade de Cristo como nosso
substituto no juízo torna esse juízo positivo para nós? Por que devemos ter
sempre em mente essa importante verdade quando pensamos sobre o juízo?
Segunda Repentina e inesperada (1Ts 5:1-3)
2. Qual é o significado de “tempos e
épocas” nos textos do Novo Testamento?
1 Irmãos, relativamente aos tempos e às
épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;
2 pois vós mesmos estais inteirados com
precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança,
eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que
está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. 1Ts 5:1-3
6 Então, os que estavam reunidos lhe
perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer
tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; At 1:6, 7
O dia do Senhor” é uma expressão encontrada
frequentemente em passagens do Antigo Testamento sobre o juízo. Ela descreve
uma intervenção divina decisiva no tempo do fim, com forte ênfase sobre as
consequências negativas da desobediência
6 Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem
do Todo-Poderoso como assolação.
7 Pelo que todos os braços se tornarão
frouxos, e o coração de todos os homens se derreterá.
8 Assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles
dores e ais, e terão contorções como a mulher parturiente; olharão atônitos uns
para outros; o seu rosto se tornará rosto flamejante.
9 Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com
ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os
pecadores. Is 13:6-9
Porque este dia é o Dia do Senhor, o SENHOR
dos Exércitos, dia de vingança contra os seus adversários; a espada devorará,
fartar-se-á e se embriagará com o sangue deles; porque o Senhor, o SENHOR dos
Exércitos tem um sacrifício na terra do Norte, junto ao rio Eufrates. Jr 46:10
2 Filho do homem, profetiza e dize: Assim diz
o SENHOR Deus: Gemei: Ah! Aquele dia!
3 Porque está perto o dia, sim, está perto o
Dia do SENHOR, dia nublado; será o tempo dos gentios.
4 A espada virá contra o Egito, e haverá grande dor na Etiópia, quando
caírem os traspassados no Egito; o seu povo será levado para o cativeiro, e
serão destruídos os seus fundamentos.
5 A Etiópia, Pute e Lude e toda a Arábia, os de Cube e os outros
aliados do Egito cairão juntamente com ele à espada.
6 Assim diz o SENHOR: Também cairão os que
sustêm o Egito, e será humilhado o orgulho do seu poder; desde Migdol até
Sevene, cairão à espada, diz o SENHOR Deus.
7 Serão desolados no meio das terras desertas;
e as suas cidades estarão no meio das cidades devastadas.
8 Saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tiver
posto fogo no Egito e se acharem destruídos todos os que lhe prestavam auxílio.
9 Naquele dia, sairão mensageiros de diante
de mim em navios, para espantarem a Etiópia descuidada; e sobre ela haverá
angústia, como no dia do Egito; pois eis que já vem.
10 Assim diz o SENHOR Deus: Eu, pois, farei
cessar a pompa do Egito, por intermédio de Nabucodonosor, rei da Babilônia.
11 Ele e o seu povo com ele, os mais terríveis
das nações, serão levados para destruírem a terra; desembainharão a espada
contra o Egito e encherão de traspassados a terra.
12 Secarei os rios e venderei a terra,
entregando-a nas mãos dos maus; por meio de estrangeiros, farei desolada a
terra e tudo o que nela houver; eu, o SENHOR, é que falei. Ez 30:2-12).
Em nosso texto para hoje, Paulo combinou
esse conceito anterior com a analogia do ladrão, introduzida por Jesus
Mas considerai isto: se o pai de família
soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada
a sua casa. Mt 24:43
Sabei, porém, isto: se o pai de família
soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a
sua casa. Lc 12:39).
A tripla combinação do dia do Senhor, do ladrão na noite e das contrações antes
do nascimento de um bebê ilustra o mesmo ponto: a segunda vinda de Jesus será
repentina, inesperada e inevitável para os ímpios. O tempo do fim não é o
momento para se preparar para o fim. O tempo de preparação é agora.
O verso 4 deixa claro, no entanto, que Paulo não estava repreendendo os
tessalonicenses. Eles já sabiam que o dia do Senhor virá como um ladrão de
noite. São os outros, aqueles que clamam “paz e segurança”, que serão
surpreendidos pela futura destruição.
6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será
este o tempo em que restaures o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer
tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;
8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o
Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a
Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:6, 7
Os discípulos de Jesus perguntaram sobre o tempo dos eventos
finais da história da Terra. Mas Jesus não satisfez sua curiosidade sobre essas
coisas. O tempo do fim não devia ser conhecido por eles. Podemos perceber que a
expressão “tempos e épocas” diz respeito a tentativas de calcular o tempo do
fim. Tais tentativas atraem a atenção, mas são espiritualmente
contraproducentes. Elas causam desapontamento, quando passa o tempo calculado,
ou demora na preparação, quando o tempo previsto está muito à frente.
34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que
nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências
da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia
não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem
sobre a face de toda a terra.
36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para
que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na
presença do Filho do Homem. Lucas 21:34-36
1 Irmãos, relativamente aos tempos e às
épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;
2 pois vós mesmos estais inteirados com
precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança,
eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que
está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.
4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para
que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
5 porquanto vós todos sois filhos da luz e
filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
6 Assim, pois, não durmamos como os demais;
pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os
que se embriagam é de noite que se embriagam.
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos
sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a
esperança da salvação;
9 porque Deus não nos destinou para a ira,
mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,
10 que morreu por nós para que, quer vigiemos,
quer durmamos, vivamos em união com ele.
11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e
edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 1Tessalonicenses
5:1-11
De acordo com Lucas 21:34, muitas pessoas usam coisas como
álcool e entretenimento para tentar escapar da responsabilidade espiritual.
Outros podem se preocupar com a preparação espiritual para o fim, mas são
distraídos pelos cuidados e ansiedades da vida. O fato de que o fim será
repentino, porém, significa que chegará o tempo em que não haverá escape para
os distraídos ou complacentes. Nos versos que seguem às palavras de Cristo em Lucas 21:34-36 há
uma saída para os que vigiam.
Como podemos viver com o senso de
urgência, com a consciência da proximidade da vinda de Cristo, e sem
envolvimento com fanatismo nem extremismo? Como podemos alcançar o equilíbrio
certo? Comente sua resposta com a classe.
Terça A vantagem do crente
(1Ts 5:4, 5)
Nos primeiros versos do capítulo 5, Paulo
abordou a condição dos que, por alguma razão, não estavam preparados. Os
tessalonicenses já sabiam que a realidade da segunda vinda é certa. Apenas o
tempo é desconhecido. A surpresa será trágica para os que não estiverem
preparados. Alguns não estão prontos porque não acreditam na segunda vinda de
Cristo; outros porque acham que podem adiar sua preparação até que os eventos
os convençam de que o fim está próximo.
Foi no fim da década de 1950. Um jovem ouviu um pregador dizer que Jesus viria
em 1964. Portanto, a igreja deveria se preparar. O jovem decidiu que, visto que
ainda faltavam vários anos, ele não se incomodaria em se preparar até por volta
de 1962. Em outras palavras, a intenção do pregador de aumentar o senso de
urgência teve o efeito oposto sobre o jovem. Essa demora é perigosa, é claro,
porque você não sabe se viverá sequer até o fim deste dia. A boa notícia é que
não precisamos saber quando Jesus voltará para estar prontos agora.
4. Qual é o significado espiritual de metáforas como “luz e dia,
escuridão e luz”? Que aspectos de sua vida poderiam ser descritos como luz e
quais como a escuridão? O que você pode fazer para ter uma vida mais iluminada?
4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para
que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
5 porquanto vós todos sois filhos da luz e
filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. 1Ts 5:4, 5
Nesses versos, Paulo começou uma série de
contrastes com dia/noite e escuridão/luz (um contraste entre ruína/resgate está
implícito no verso 3). Os incrédulos serão surpreendidos pelos
eventos do fim, mas os crentes não serão surpreendidos. Por quê? Porque vivem
na luz. A Bíblia é uma “lâmpada
para os [nossos] pés... e... luz para [o nosso] caminho” (Sl 119:105, RC). A profecia é dada a
fim de que tenhamos informação suficiente para estar espiritualmente preparados
para o que está adiante de nós.
A preparação para a segunda vinda de Cristo envolve investir tempo considerável
na Palavra de Deus. A preparação é o ato de acumular um tesouro no Céu. A
preparação é uma entrega diária ao Senhor.
Há muitas distrações no mundo, como trabalhos, e-mails, entretenimento e
diversas drogas e outras substâncias que melhoram o humor.
O apelo de Paulo vem até nós através dos
corredores do tempo. Coloque as distrações de lado. Ponha a Palavra de Deus em
primeiro lugar em sua vida, e você não será surpreendido pelos acontecimentos,
não importando quão inesperado seja o tempo.
Quarta Vigilância
constante (1Ts 5:6-8)
5. Como a analogia do embriagado e do sóbrio nos ajuda a entender
melhor a preparação para a segunda vinda de Jesus?
6 Assim, pois, não durmamos como os demais;
pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os
que se embriagam é de noite que se embriagam.
8 Nós, porém, que
somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e
tomando como capacete a esperança da salvação; 1Ts 5:6-8
Paulo começou o verso 6 com
“Assim, pois” ou “Portanto”, dependendo da tradução. Ele demonstrou que os
verdadeiros seguidores de Jesus são filhos da luz e do dia. No texto para hoje,
ele levou adiante a metáfora a fim de exortá-los a estar cada vez mais
preparados para a vinda de Jesus. Embora o verso 7 apresente
um desvio, os versos 6 e 8 encorajam
os tessalonicenses a estar acordados, sóbrios e armados para os desafios
futuros.
Paulo começou com o contraste entre adormecido e vigilante. Visto que os
crentes são “do dia”, eles não devem dormir. A noite, sim, é para dormir. Paulo
estava escrevendo metaforicamente. Aqui é uma metáfora para a preguiça
espiritual ou falta de interesse (no verso 10, é uma metáfora para a morte). A
expressão “não durmamos” no original significa “‘nem sequer comece’ a dormir”.
Paulo presumia que eles já estivessem acordados, mas os encorajou a perseverar
cada vez mais na vigilância.
Paulo os encorajou a ser sóbrios e não embriagados. No mundo antigo, a
sobriedade era símbolo da razão filosófica. Paulo desejava que os
tessalonicenses fossem pensativos e cuidadosos em seu raciocínio a partir das
Escrituras. Alguns usam a Bíblia para fixar datas e para especulação. Em vez
disso, Paulo queria que os crentes se concentrassem nas implicações das
Escrituras para sua preparação espiritual. A metáfora do sóbrio e do embriagado
pode também apontar para o tipo de restrição ética que ele incentivou em 1Tessalonicenses 4:1-12.
1 Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e
exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que
deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis
progredindo cada vez mais;
2 porque estais inteirados de quantas
instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.
3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa
santificação, que vos abstenhais da prostituição;
4 que cada um de vós saiba possuir o próprio
corpo em santificação e honra,
5 não com o desejo de lascívia, como os
gentios que não conhecem a Deus;
6 e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem
defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes
vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador,
7 porquanto Deus não nos chamou para a
impureza, e sim para a santificação.
8 Dessarte, quem rejeita estas coisas não
rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.
9 No tocante ao amor fraternal, não há
necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus
instruídos que deveis amar-vos uns aos outros;
10 e, na verdade, estais praticando isso mesmo
para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a
progredirdes cada vez mais
11 e a diligenciardes por viver
tranqüilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como
vos ordenamos;
“O dia” é associado com estar acordado e sóbrio. É à noite que as pessoas
dormem e, geralmente, à noite, elas se embebedam. Mas no verso 8 Paulo
mudou para a imagem de um guarda militar. Os guardas precisam estar acordados e
sóbrios em todo o tempo, dia e noite. Os soldados precisam exceder a norma
quando se trata de vigilância. De idêntico modo, Paulo também esperava que os
cristãos excedessem a norma quando se tratava da preparação para a segunda
vinda de Jesus. E, como soldados, os cristãos devem colocar todo o seu equipamento
antes de assumuir seus postos.
Tome as palavras de Paulo nessa passagem
como se ele estivesse escrevendo especificamente e pessoalmente para você. Como
você traduziria essas palavras na prática? Isto é, o que precisa mudar em sua
vida para que você faça o que ele diz?
Quinta Encorajar uns aos
outros (1Ts 5:9-11)
Como vimos, em 1Tessalonicenses 5:1-11, Paulo traçou uma série
de contrastes para ilustrar os dois lados do juízo na volta de Jesus. Em nosso
texto para hoje (1Ts 5:9-11), ele abordou o contraste entre a ira
e a salvação. Os crentes podem ter confiança nos últimos dias porque em Cristo
há certeza de que eles são filhos da luz.
6. Qual é a mensagem essencial de 1Tessalonicenses 5:8-11?
De que esperança Paulo estava falando e por que podemos suplicá-la para nós?
Como o evangelho é revelado nesses textos?
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos
sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a
esperança da salvação;
9 porque Deus não nos destinou para a ira,
mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,
10 que morreu por nós para que, quer vigiemos,
quer durmamos, vivamos em união com ele.
11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente,
como também estais fazendo. 1Tessalonicenses 5:8-11
Hoje, muitos acham que o conceito bíblico
da ira de Deus reflete mais a cultura dos tempos bíblicos do que a verdade
sobre Deus. Isso, no entanto, é um equívoco. É verdade que, na Bíblia, Deus
ajustou Sua verdade aos limites da linguagem humana. Mas o conceito da ira de
Deus não está limitado às partes mais antigas da Bíblia. Ele é difundido também
no Novo Testamento, incluindo as palavras de Jesus
Ai das que estiverem grávidas e das que
amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra
este povo. Lc 21:23
Por isso, quem crê no Filho tem a vida
eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas
sobre ele permanece a ira de Deus. Jo 3:36
os
escritos de Paulo
Do céu Deus revela a sua ira contra todos os
pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não
deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus. Rm 1:18
e para aguardardes dos céus o seu Filho, a
quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura. 1Ts 1:10
e
as visões do Apocalipse
16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí
sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do
Cordeiro,
17 porque chegou o grande Dia da ira deles; e
quem é que pode suster-se? Ap 6:16, 17
Vi no céu outro sinal grande e admirável:
sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera
de Deus. Ap 15:1
Assim, não podemos seguramente ignorar o
conceito, que deve expressar algo muito importante sobre Deus e o plano da
salvação.
Embora não possamos nos aprofundar no assunto neste estudo, devemos ter certeza
de que a ira de Deus não é uma fúria irracional e impulsiva. Os caminhos de
Deus não são os nossos caminhos
8 Porque os meus pensamentos não são os
vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
9 porque, assim como os céus são mais altos
do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos
caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
(
Is 55:8, 9).
O conceito bíblico da ira de Deus é mais
semelhante à necessidade de justiça de uma nação em relação aos transgressores
que prejudicam e oprimem os outros. Os que persistem na iniquidade serão
punidos e destruídos. Visto que todos nós trangredimos a lei de Deus, todos
estaríamos sujeitos à execução da justiça, se não fosse a vida, morte e
ressurreição de Cristo.
O propósito de Deus para nós não é a “ira” ou justiça punitiva, mas a graça e a
salvação. Em Cristo, Ele providenciou a proteção de que precisamos para que não
sejamos destruídos no juízo. Por isso, Paulo pensava que a ira de Deus,
corretamente compreendida, fosse uma razão para encorajamento e não para medo (1Ts 5:11). Em Cristo, nunca precisaremos enfrentar
a ira de Deus porque, na cruz, Jesus a enfrentou por nós.
Essa realmente é uma boa notícia, você não
acha? O que ela significa para você?
Sexta Estudo
adicional
Há necessidade de vigilância. Nosso próprio
coração é enganoso. Estamos rodeados das fraquezas e imperfeições da
humanidade, e Satanás está atento para nos destruir. Podemos estar
desprevenidos, mas nosso adversário jamais estará ocioso” (Ellen G. White,Testemunhos Para a Igreja, v. 5,
p. 409).
“Alguns parecem sentir que
precisam estar sob observação e provar ao Senhor que se emendaram, antes de
poder reivindicar Sua bênção. Mas... Jesus deseja que vamos ter com Ele assim
como estamos: pecaminosos, desamparados, dependentes. Afirmamos ser filhos da
luz, não da noite nem das trevas. Que direito temos de ser descrentes?” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 3,
p. 150).
“A massa dos cristãos
professos... [está] vivendo para o mundo. Sua fé não tem senão uma pequena
influência para restringir seus prazeres. Conquanto professem ser filhos da
luz, andam em trevas e são filhos da noite e das trevas” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 1,
p. 404).
“O mundo que age como se não
houvesse Deus, absorto em empreendimentos egoístas, cedo sofrerá repentina
destruição e não escapará... Por meio de danças, farras, bebedices, do vício de
fumar e da satisfação das paixões sensuais, eles seguem como bois para o
matadouro” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 26).
Perguntas para reflexão
1. Pergunte aos alunos: Se Cristo voltasse
amanhã, você estaria pronto?
2. Como podemos manter um senso de
urgência e ainda agir de modo “normal” na sociedade?
3. Sua compreensão do tempo do fim mudou ao longo dos anos? Por que o
entendimento do plano da salvação e da justificação unicamente pela fé é tão
importante para uma clara compreensão dos eventos dos últimos dias?
Resumo:
Paulo nos chama a um compromisso de
preparação para a volta de Jesus. Quando aceitamos o evangelho, nos tornamos
filhos da luz. Enquanto vivemos o evangelho em fé, esperança e amor, crescemos
mais e mais à imagem de Jesus. Se estivermos prontos para morrer em Cristo hoje,
estaremos prontos se Jesus vier hoje.
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