1 Finalmente, irmãos, vocês
aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que
vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que
façam ainda mais.
2 Pois vocês conhecem os ensinamentos que
demos pela autoridade do Senhor Jesus.
3 O que Deus quer de vocês é isto: que sejam
completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade.
4 Que cada um saiba viver com a sua esposa de
um modo que agrade a Deus, com todo o respeito
5 e não com paixões sexuais baixas, como
fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus.
6 Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu
irmão, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e
avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas.
7 Deus não nos chamou para vivermos na
imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.
8 Portanto, quem rejeita esse ensinamento não
está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo.
9 Não há necessidade de lhes escrever a
respeito do amor pelos irmãos na fé, pois o próprio Deus lhes ensinou que vocês
devem amar uns aos outros.
10 Pois é esse o amor que vocês têm mostrado a
todos os irmãos que vivem em toda a província da Macedônia. Portanto, meus
irmãos, pedimos que façam ainda mais:
11 procurem viver em paz, tratem dos seus
próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes.
12 Assim, aqueles que não são cristãos os
respeitarão, e vocês não precisarão viver às custas de ninguém.
13 Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade
a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles
que não têm esperança.
14 Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou;
e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e,
junto com ele, levará os que morreram crendo nele.
15 De acordo com o ensinamento do Senhor,
afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do
Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram.
16 Porque haverá o grito de comando, e a voz
do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do
céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Então nós, os que estivermos vivos, seremos
levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E
assim ficaremos para sempre com o Senhor.
Saber: Que o
plano de Deus para sua vida inclui o chamado para santidade em todos os
aspectos, incluindo a atividade sexual.
Sentir: Disposição de permitir que Deus controle
os aspectos públicos e particulares de sua vida.
Fazer: Dar os
passos necessários para se afastar do mal e permitir que a vontade de Deus se
realize em sua vida.
Esboço
I. Chamado para a santidade
A. Dificilmente uma carta de Paulo não inclui
uma advertência contra imoralidade sexual. O que faz com que esse pecado
específico receba tanta atenção inspirada?
B. Por duas vezes Paulo fala aos conversos
tessalonicenses para ter uma vida que agrade a Deus “cada vez mais” (1Ts 4:1, 10). O que essa repetida expressão nos diz sobre
a experiência dos tessalonicenses e a natureza da vida cristã em geral?
II. Verdadeiro amor pelos outros
A. Paulo adverte contra o desrespeito e a
ofensa ao próximo no aspecto da imoralidade sexual? Que tipos de transgressões
e ofensas Paulo tinha em mente? Como podemos evita-las?
B. Por que a
imoralidade sexual e o genuíno amor não podem estar juntos?
III. Abster-se de imoralidade
O chamado para abster-se de imoralidade
sexual está acompanhado pela instrução de manter o corpo em santidade e honra.
Que conselho você daria a alguém para ajudá-lo a manter seu corpo em santidade
e honra?
Resumo:
Em um mundo assolado pelo incontrolável
desejo e perversão sexual, Deus deseja que Seus seguidores tenham vidas santas,
sexualmente puras e edificantes em relação aos outros.
Motivação
Os Cristãos não devem ser controlados pela paixão sexual, mas pelo desejo de
agradar a Deus, tendo uma vida santa, marcada pelo controle sexual e pureza.
A natureza delicada e pessoal da lição desta semana provavelmente deixará
muitos alunos constrangidos, incluindo, talvez, o professor. Embora isso possa
ocorrer, como Cristãos não podemos mais evitar a questão do comportamento
sexual simplesmente porque isso nos deixa desconfortáveis. A Palavra de Deus
tem muito a dizer sobre esse assunto e seus conselhos são desesperadamente
necessários. Jovens e velhos, solteiros e casados, crentes e descrentes, todos
lutam com essa questão. Não perca a oportunidade que esta lição oferece, ao
trazer convicção, cura e esperança aos que enfrentam dificuldades nessa área.
A sexualidade humana é uma das forças mais
bonitas, poderosas e misteriosas no Universo. Pode unir um homem e uma mulher,
como um, criando um vínculo de intimidade e amor que dura por toda a vida. Em
forte contraste com isso, ela também pode produzir uma vida de sofrimento e
dor, quando se torna o meio de explorar os outros para a satisfação das próprias
paixões sexuais. Infelizmente, com muita frequência, as páginas da história
estão cheias de histórias de homens e mulheres que experimentaram os males da
exploração sexual, em lugar da beleza do amor.
Se o sexo é tão bonito e poderoso quando abordado da maneira correta, mas tão
devastador quando usado de forma errada, onde as pessoas devem procurar
orientação e direção? Alguns se voltam para celebridades ou para pessoas que
aparecem em programas de televisão, outros procuram em revistas, na internet, ou
buscam conselhos de amigos. Infelizmente, poucos procuram na Bíblia ou, pelo
menos, levam a sério seus conselhos.
De acordo com uma pesquisa realizada com estudantes de graduação da
Universidade de Yale, 71% dos entrevistados disseram que sua visão religiosa
não afetava “em nada” sua vida sexual. Dos restantes, 19% disseram que seus
pontos de vista religiosos afetavam “um pouco” seu comportamento sexual e
apenas 10% disseram que a religião influenciava “muito” seu comportamento
sexual (http://www.yaledailynews.com/news/2010/feb/11/for-faithful-few-a-balancing-act/).
Os resultados dessa pesquisa sugerem que muitos estudantes têm entendido que as
“regras” bíblicas sobre sexo significam que Deus é “contra” o sexo e que Ele
não quer que o desfrutemos. Infelizmente a igreja tem, às vezes, ajudado a
reforçar essa ideia, caracterizando o sexo como algo sujo e pecaminoso.
Entretanto, nada poderia estar mais longe da verdade. Deus criou o sexo. A
razão pela qual Ele tem tantas regras a esse respeito é que ele dá muito valor
ao sexo. O Senhor também sabe que, por causa do pecado, o sexo muitas vezes é
distorcido e abusado. A vontade de Deus é que experimentemos o sexo em seu
sentido mais completo e bonito, e isso só acontece quando o aceitamos da forma
como Ele nos deu no princípio.
Pense nisto:
O que as famílias e igrejas cristãs podem
fazer para ajudar os jovens e os mais velhos a entender o valor e a importância
de seguir as instruções bíblicas a respeito do comportamento sexual?
Comentário
Bíblico
I. A situação nos dias de Paulo
1 Finalmente, irmãos, vocês
aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que
vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que
façam ainda mais.
2 Pois vocês conhecem os ensinamentos que
demos pela autoridade do Senhor Jesus.
3 O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente
dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. 1Tessalonicenses 4:1-3.)
Um dos desafios que Paulo enfrentou como apóstolo dos gentios foi o problema da
imoralidade sexual no mundo antigo. Como a lição indica, imoralidade sexual é a tradução da palavra grega porneia, que se refere a
qualquer forma pervertida de comportamento sexual, contrária à vontade de Deus,
incluindo sexo antes do casamento, adultério, prostituição, pornografia, etc.
Os gentios estavam famintos pelo evangelho, mas muitos estavam se esforçando
para se afastar das práticas que eram aceitas como parte da cultura na qual
eles viviam no dia a dia. Considere a forma como F. F. Bruce resume os
relacionamentos disponíveis para o homem no mundo pagão:
“Um homem pode ter uma amante... [hetaera] que poderia oferecer também
uma companhia intelectual. O sistema de escravidão tornou mais fácil para que
ele tivesse uma concubina..., embora o prazer ocasional estivesse prontamente
disponível por meio de uma prostituta... [pornē]. A função de sua esposa era
administrar a casa e ser a mãe de seus filhos e herdeiros legítimos” (Word
Biblical Commentary, 1 and 2 Thessalonians; Waco, Texas: Word Books, 1982,
v. 45, p. 82).
Foi nesse contexto que Paulo teve que lembrar continuamente aos cristãos
gentios que, embora o mundo não desaprovasse esse tipo de comportamento, isso
era contra a vontade de Deus. A ordem não era apenas para evitar o excesso dos
gentios. Paulo os aconselhou a se abster (1Ts 4:3). A palavra que Paulo usa para
”abster-se” significa “evitar todo contato” com a imoralidade sexual,
“afastar-se” disso completamente. Na sua carta aos coríntios, Paulo exorta os
crentes a fugir “da imoralidade
sexual”
15 Será que vocês não sabem que o corpo de
vocês faz parte do corpo de Cristo? Será que eu vou pegar uma parte do corpo de
Cristo e fazer com que ela seja parte do corpo de uma prostituta? É claro que
não!
16 Ou será que vocês não sabem que o homem que
se une com uma prostituta se torna uma só pessoa com ela? As Escrituras
Sagradas afirmam: “Os dois se tornam uma só pessoa.”
17 Porém quem se une com o Senhor se torna,
espiritualmente, uma só pessoa com ele.
18 Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro
pecado que alguém comete não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade
sexual peca contra o seu próprio corpo.
19 Será que vocês não sabem que o corpo de
vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus?
Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus,
20 pois ele os comprou e pagou o preço.
Portanto, usem o seu corpo para a glória dele. (1Co 6:15-20).
Paulo queria que a fosse compreendida. Não
se deve brincar com o pecado sexual. Uma vez que ele apanha uma pessoa, se
torna muito difícil livrar-se dessas garras mortais.
Pense nisto:
Como os cristãos podem seguir a vontade de
Deus de ser sexualmente puros, sem ser “puritanos”, evitando a ideia de que o
sexo é sujo e pecaminoso?
II. O desígnio de Deus para o comportamento sexual
1 Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós como devem viver para
agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E agora pedimos e
aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais.
2 Pois vocês conhecem os ensinamentos que
demos pela autoridade do Senhor Jesus.
3 O que Deus quer de vocês é isto: que sejam
completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade.
4 Que cada um saiba viver com a sua esposa de
um modo que agrade a Deus, com todo o respeito
5 e não com paixões sexuais baixas, como
fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus.
6 Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu
irmão, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e
avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas.
7 Deus não nos chamou para vivermos na
imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.
8 Portanto, quem rejeita esse ensinamento não
está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo.
9 Não há necessidade de lhes escrever a
respeito do amor pelos irmãos na fé, pois o próprio Deus lhes ensinou que vocês
devem amar uns aos outros.
10 Pois é esse o amor que vocês têm mostrado a
todos os irmãos que vivem em toda a província da Macedônia. Portanto, meus
irmãos, pedimos que façam ainda mais:
11 procurem viver em paz, tratem dos seus
próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes.
12 Assim, aqueles que não são cristãos os
respeitarão, e vocês não precisarão viver às custas de ninguém.
13 Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade
a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles
que não têm esperança. 1Ts 4:1-12
Um pai sábio entende que proibir um comportamento não é suficiente. Deve-se
prover também instrução positiva sobre o que fazer como alternativa. Paulo
segue na mesma direção. Em vez de simplesmente dizer aos novos conversos para
ficar longe da imoralidade sexual, Ele dá instruções positivas a respeito de
como o desejo sexual deve ser satisfeito.
Em vez de permitir que as paixões sexuais os levem de um encontro sexual a
outro, Paulo diz que o contexto apropriado para o sexo é o casamento, e mesmo
no matrimônio ele deve ser exercitado com domínio próprio e “honra” (1Ts 4:4-5). Como a lição salienta, o verso 4
literalmente diz que os cristãos devem “possuir seu [próprio] vaso”. Embora
essa frase seja ambígua, três fatores indicam que ela seja melhor compreendida
como referência ao casamento.
Primeiro, frequentemente a palavra vaso é usada em sentido metafórico no Novo
Testamento, em referência aos seres humanos. Segundo, o verbo grego para
possuir também é usado na tradução grega do Antigo Testamento, em referência ao
processo de adquirir o direito de ter uma esposa (Rt 4:10). Finalmente, Paulo diz praticamente a
mesma coisa, ainda que em termos mais claros, aos crentes gentios de Corinto.
Depois de dizer para fugirem “da imoralidade sexual”, Paulo diz: “Por causa da tentação para a imoralidade
sexual, cada homem deve ter sua própria esposa e cada mulher o seu próprio
marido” (1Co 7:2, Bíblia ESV,
tradução nossa). Isso não quer dizer, obviamente, que o sexo é a única razão
para se casar. Em outros textos, Paulo fala muita coisa a respeito da
importância do amor no casamento. O assunto aqui é simplesmente que o sexo deve
ser reservado ao casamento.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este
é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos
reis, e dos filhos de Israel.
At 9:15
Temos, porém, este tesouro em vasos de
barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 2Co 4:7
Igualmente vós, maridos, coabitai com ela
com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os
seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas
orações. 1Pe 3:7
A instrução final de Paulo é que, mesmo no casamento, o comportamento sexual
deve ser expresso em santidade e honra. A certidão de casamento não dá ao
cônjuge o direito de fazer exigências sexuais ao outro. O casamento deve ser um
elo sagrado, no qual homem e mulher se unem em intimidade sexual que glorifica
a Deus e edifica um ao outro.
Pense nisso:
Uma pesquisa sobre satisfação sexual
mostrou que os casais casados experimentavam um grau de satisfação muito maior
do que os que estavam envolvidos em atividade sexual fora do casamento (72%
contra 31%). Que fatores levam a maior satisfação no casamento do que fora
dele?
Perguntas para reflexão
1. Que histórias do Antigo Testamento
apresentam exemplos positivos e negativos do comportamento sexual? O que
podemos aprender com essas situações?
2. Em que sentido a motivação de agradar a
Deus é um princípio melhor para orientar as pessoas do que simplesmente
dar-lhes uma lista de regras a seguir?
Perguntas de aplicação
1. A advertência bíblica contra a imoralidade
sexual é muito clara: “Abstenha-se disso”. Diante disso, que decisões você
precisa tomar em relação aos relacionamentos em que está envolvido ou relação a
coisas que você lê ou assiste?
2. Você já se sentiu prejudicado
sexualmente por alguém? Como você se sente ao saber que, como Paulo diz, Deus “é o vingador”
contra todas estas coisas” (1Ts 4:6)?]
3. Muitos não têm vivido com o grau de
pureza e integridade sexual que Deus deseja. Que esperança podemos encontrar na
estória do terrível pecado de adultério de Davi e em seu cântico de
arrependimento, no Salmo 51?
Atividade:
Partilhe com a classe a seguinte situação
hipotética e a use como base para comentar a lição:
Um amigo seu argumenta que nossa sociedade tem muitos complexos puritanos
relacionados com o sexo e sugere que muitos de nossos problemas terminariam se
apenas começássemos a tratar o sexo como qualquer desejo natural, como o ato de
beber um copo d’água. Ele diz que se afastássemos todos os tabus religiosos,
parássemos de fazer as pessoas se sentirem culpadas, e permitíssemos os
relacionamentos sexuais livres, seria muito melhor para todos. O que você
responderia?
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