sábado, 1 de setembro de 2012

Vida da igreja (resumo do estudo nº 10)




12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;
13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.
14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.
15 Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.
16 Regozijai-vos sempre.
17 Orai sem cessar.
18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19 Não apagueis o Espírito.
20 Não desprezeis as profecias;
21 julgai todas as coisas, retende o que é bom;
22 abstende-vos de toda forma de mal.
23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
25 Irmãos, orai por nós.
26 Saudai todos os irmãos com ósculo santo.
27 Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos.
28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. 1Tessalonicenses 5:12-28

Saber: A importância do papel de líderes e membros da igreja na vida e bem-estar das comunidades de fé.
Sentir: O desejo de tornar a igreja um lugar em que líderes e membros convivam em harmonia.
Fazer: Decidir ser uma influência positiva e amorosa, para o bem dos outros.

Esboço

I. A necessidade de bons líderes e seguidores comprometidos
A. A obra de Deus sempre prosperou sob o cuidado de bons líderes espirituais. Que qualidades Deus deseja ver nos líderes da igreja, e como suas responsabilidades devem ser realizadas? 

1 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.
2 É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3 não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;
4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito
5 (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);
6 não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. 1Tm 3:1-7

6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.
7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;
8 antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,
9 apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. Tt 1:6-9

Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 1Ts 5:14

B. Que exemplos você encontra entre os juízes e reis de Israel que ilustram a influência positiva ou negativa que os líderes têm sobre os outros?
C. Jesus disse: "’Toda... casa dividida contra si mesma não subsistirá’"(Mt 12:25). O que os líderes e membros da igreja podem fazer para unir a igreja?

IIAtitude de gratidão
Você tem se beneficiado da admoestação, encorajamento e ajuda oferecidos pela igreja? Como você se sentiu diante dessas ações?

III. Gratidão e influência pessoal
A. Sendo líder ou seguidor, cada um tem algum tipo de influência. Sua influência torna a igreja um lugar melhor?
B. O que você pode fazer para mostrar sua apreciação e amor pelo trabalho dos líderes da sua igreja?

Resumo: 
Líderes e membros da igreja em geral devem cumprir suas respectivas funções com uma atitude de respeito e amor uns pelos outros, enquanto trabalham juntos para fazer avançar a causa de Deus.

Motivação
A vida no corpo de Cristo deve ser fundamentada na submissão completa a Deus e marcada pela expressão de amor mútuo, respeito e apoio entre os líderes da igreja e os membros em geral.

Um famoso especialista em liderança diz que toda a ascensão ou queda se deve à liderança. Por mais chocante que isso pareça, a própria história testemunha a verdade dessa afirmação. Seja nas histórias dos reis de Israel no Antigo Testamento ou nas histórias mais recentes do mundo dos negócios e sobre os líderes mundiais, percebemos que os líderes desempenham um papel extraordinário em determinar o sucesso ou o fracasso do povo e dos acontecimentos que estão sob sua liderança.

Para destacar o tipo de diferença que um líder cristão pode fazer no mundo ou na igreja, reflita nas seguintes qualidades de um líder de sucesso. Um líder de sucesso é aquele que: 1. Usa seu poder para o bem no momento certo e da maneira correta;
2. É responsável por seus próprios erros;
3. É honesto não apenas nas coisas grandes, mas também nas pequenas;
4. Motiva e inspira os outros;
5. Lidera pelo exemplo;
6. Põe os outros em primeiro lugar;
7. Supera as adversidades;
8. Mantém sua integridade com firmeza;
9. Sabe quando pode se comprometer sem prejudicar os princípios;
10. Coloca o serviço ao próximo acima da promoção pessoal (John C. Maxwell, Developing the Leader Within You [Desenvolvendo o Líder Dentro de Você]; Nashville; Thomas Nelson, Inc., 1993, p. IX, 201, 202).

Pense nisto: 
Embora essas qualidades de liderança certamente sejam inspiradoras, muito frequentemente elas parecem ser mais a exceção do que a regra. O que uma pessoa precisa fazer para manifestar ou desenvolver tais habilidades de liderança?

Comentário Bíblico


I. A importância e as responsabilidades dos líderes da igreja

12
Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;
13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.
14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.
15 Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.  1Ts 5:12-15.)

É importante lembrar que, quando Paulo escreveu essas instruções finais aos tessalonicenses, a igreja de Tessalônica tinha apenas alguns meses de existência e era composta basicamente de gentios convertidos. Isso significa que os líderes nomeados pelo apóstolo haviam tido pouco tempo para um treinamento formal antes de ser repentinamente (e certamente de modo desconfortável) lançados no centro das atenções. Ainda que eles fizessem o seu melhor para preencher a lacuna de poder deixada pela ausência de Paulo, é compreensível que nem todos ficassem satisfeitos com os novos arranjos. Uma coisa era ouvir Paulo, mas uma coisa totalmente diferente ouvir líderes que eram novos cristãos, assim como qualquer um deles.

À luz da perseguição enfrentada pelos Tessalonicenses depois da partida de Paulo, não é difícil imaginar que os líderes da igreja tenham cometido alguns erros ao longo do caminho e que alguns membros provavelmente não levassem muito a sério sua autoridade. Foi contra esse pano de fundo que Paulo exortou os conversos tessalonicenses a acatar com apreço os seus líderes e valorizá-los pelo trabalho que eles faziam (1Ts 5:12).

Em que tipo de trabalho os líderes de Tessalônica estavam envolvidos? Paulo não apresenta muitos detalhes, mas mostra algumas evidências que nos ajudam. Primeiro, Paulo descreve os líderes locais como aqueles que “trabalham entre” os irmãos (1Ts 5:12). A palavra traduzida como “trabalho” se refere a um tipo difícil de trabalho e aos exaustivos esforços associados ao trabalho manual. Levando em conta que os líderes de Tessalônica muito provavelmente tivessem empregos de tempo integral, além de suas responsabilidades na igreja, eles certamente ficavam fisicamente esgotados no fim do dia. Mas a parte muito mais difícil do ministério é a exaustão espiritual, mental e emocional que resultam das preocupações com os fardos, angústias e necessidades dos outros.

Outro aspecto do trabalho dos líderes da igreja era a tarefa da “admoestação”, que se refere ao ofício de advertir contra o mau comportamento e as consequências que resultam de tal comportamento. Mesmo que a tarefa de admoestar nunca seja fácil, é importante notar que a palavra usada por Paulo não envolve o tipo de repreensão severa que deixa uma pessoa se sentindo menosprezada e amargurada. O objetivo da admoestação não é ferir, mas curar.

Embora os líderes da igreja sejam responsáveis pelo cuidado de sua congregação local, Paulo deixa claro que o trabalho do ministério não deve ser responsabilidade única dos líderes. Todos somos chamados a cuidar uns dos outros, seja advertindo os desobedientes, encorajando os desanimados ou ajudando os fracos espiritualmente

1 Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.
2 Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; Rm 14:1, 2

10 Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos?
11 E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. 1Co 8:10-11

Em todos os casos, é importante lembrar de ser paciente (Rm 15:1; 1Co 13:4) com aqueles a quem estamos ministrando.

Pense nisto: 
Paulo declara que o ministério é uma obra que pertence tanto aos líderes quanto aos membros em geral. Por que é importante não fazer do ministério uma tarefa exclusiva da liderança?

II. A última palavra

23
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. 1Ts 5:23, 24

As instruções de Paulo à liderança e aos leigos deixa claro que o tipo de vida que Deus deseja para Seu povo não acontece automaticamente, uma vez que a pessoa vem para Jesus. Depende de determinação pessoal para entregar a vida ao Senhor diariamente e de tomar a cada momento a decisão de colocar as necessidades dos outros antes das nossas. Mas isso ainda não é suficiente. Paulo deixa claro que todos necessitamos do ensinamento e liderança cristãos. A preparação para o reino de Deus não é uma tarefa solitária, mas também requer o afetuoso cuidado e apoio da família da igreja.

Mas agora, depois de todas as instruções que Paulo havia dado sobre viver de modo agradável a Deus (
Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; 1Ts 4:1), ele lembra os tessalonicenses de que, no fim, Deus é o único capaz de produzir tal mudança em nossa vida. Não podemos fazer com que isso aconteça. O poder necessário para ter uma vida de santidade está em Deus e somente em Deus (a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos 1Ts 3:13) E, se quisermos, Ele fará essa obra em nossa vida.

Pense nisto: 
Quando falam sobre a maneira de viver a vida cristã, algumas pessoas usam a expressão “Let go, and let God” [Abra mão da sua vontade e permita que Deus realize a vontade dEle]. Em que sentido essa expressão é verdadeira, e em que sentido está equivocada?

Perguntas para reflexão
1. Paulo designa a responsabilidade de admoestar tantos aos líderes quanto aos leigos. Que lição obtemos a respeito de como lidar com os pecados na igreja a partir do ensinamento de Jesus em Mat 18:15–20  e da situação que Paulo descreve em 1Coríntios 5:1-5?

15 —Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão.
16 Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: “Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas.”
17 Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos.
18 —Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o que vocês proibirem na terra será proibido no céu, e o que permitirem na terra será permitido no céu.
19 —E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu.
20 Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles Mat 18:15–20 

1 Agora estão dizendo que há entre vocês uma imoralidade sexual tão grande, que nem mesmo os pagãos seriam capazes de praticar. Fiquei sabendo que certo homem está tendo relações com a própria madrasta!
2 Como é que vocês podem estar tão orgulhosos? Pelo contrário, vocês deviam ficar muito tristes e expulsar do meio de vocês quem está fazendo uma coisa dessas.
(3-4) Quanto a mim, ainda que não esteja presente aí pessoalmente, estou com vocês em espírito. E, agindo como se eu estivesse aí, já julguei, pela autoridade do nosso Senhor Jesus, o homem que está fazendo essa coisa horrível. Quando vocês se reunirem, estarei com vocês em espírito. Então, pelo poder do nosso Senhor Jesus, que estará presente conosco,
5 entreguem esse homem a Satanás, para que o seu corpo seja destruído, mas o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor. 1Coríntios 5:1-5

2. Paulo termina suas cartas com instruções específicas relevantes às necessidades de cada congregação. 1Ts 5:12-22

1 Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.
2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.
3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.
6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. Fp 4:1-9 

2 Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.
3 Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;
4 para que eu o manifeste, como devo fazer.
5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.
6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
7 Quanto à minha situação, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos informará.
8 Eu vo-lo envio com o expresso propósito de vos dar conhecimento da nossa situação e de alentar o vosso coração.
9 Em sua companhia, vos envio Onésimo, o fiel e amado irmão, que é do vosso meio. Eles vos farão saber tudo o que por aqui ocorre.
10 Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o),
11 e Jesus, conhecido por Justo, os quais são os únicos da circuncisão que cooperam pessoalmente comigo pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo.
12 Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.
13 E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodicéia e pelos de Hierápolis.
14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e também Demas.
15 Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.
16 E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede-a igualmente perante vós.
17 Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.
18 A saudação é de próprio punho: Paulo. Lembrai-vos das minhas algemas. A graça seja convosco. Cl 4:2-18

Que aspectos dos conselhos de Paulo são iguais? Qual é a razão para os conselhos semelhantes?
3. Embora os tessalonicenses estivessem experimentando perseguição por causa de sua fé, Paulo os instruiu a dar graças em tudo (1Ts 5:18). O que Paulo estava querendo dizer? Com Base em que eles poderiam ser gratos?

Perguntas de aplicação
1. Como podemos demonstrar respeito e consideração pelos líderes da igreja quando lidamos com conflitos? E nos casos de problemas de comportamento?
2. Paulo diz que os cristãos devem ser pacientes e bondosos para com todos. Os outros percebem você como alguém bondoso e paciente? Se não, o que você pode fazer para mudar a percepção deles?
3. O que mais o encorajou espiritualmente no estudo de 1Tessalonicenses?

Os seres humanos aprendem melhor quando têm um modelo ou exemplo a seguir. Use a seguinte atividade para ajudar os alunos a imaginar e apresentar exemplos concretos das qualidades abstratas de liderança destacadas no Passo 1.

Atividade:
Divida a classe em grupos de no máximo cinco pessoas. Coloque um número ao lado de cada uma das dez qualidades de liderança listadas no Passo 1 e dê uma cópia para cada pessoa. Oriente os grupos a escrever o nome de pelo menos uma pessoa que ilustra positivamente cada uma das qualidades de liderança. Depois que eles terminarem, peça que os grupos compartilhem suas listas.
                                                                  
Para concluir, encoraje os alunos a levar suas listas individuais para casa e colocá-las na porta da geladeira ou em algum lugar visível. Incentive cada um deles a olhar para a lista durante a semana a fim de demonstrar as qualidades de liderança durante as semanas seguintes. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário