terça-feira, 31 de março de 2009


Resposta de amor

A realidade trágica deste mundo é a existência de egoísmo, ambição cega, ódio, competição, corrupção e guerra. Quando os cidadãos deste mundo se deixam guiar, consciente ou inconscientemente, pelos princípios do príncipe das trevas, o amor não tem oportunidade de vicejar. Certa vez, Madre Teresa disse: “Se você julgar as pessoas, não terá tempo para amá-las.”


Se estamos verdadeiramente convertidos e nos tornamos discípulos do Senhor, o princípio do amor reinará em nossa vida. Por maiores que sejam nossas fraquezas, cresceremos continuamente em amor a Deus e pelos semelhantes. Em sentido muito real, a conversão é uma reorientação – voltando as costas ao amor de si mesmo para o amor a Deus e ao amor aos outros.


5. Que princípio devemos discernir ao estudar os mandamentos que Deus nos deu? Esse princípio operou de alguma forma diferente desde que Cristo veio a este mundo? 

a)- Dt 6:5, 6;  -   "Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;" (Deut. 6:5-6).

b)- Mt 22:37-40    -   "Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." (Mat. 22:37-40).

Se fomos verdadeiramente transformados por Jesus Cristo, Seu amor pautará nosso relacionamento com os outros. Mesmo que não gostemos de algumas pessoas, somos chamados a amar a todos, até mesmo nosso maior inimigo. Isso beneficiará não só as pessoas com quem nos associarmos, mas se provará também uma enorme bênção para nós mesmos. Dê amor e aceitação incondicional às pessoas que encontrar e veja o que acontece.


6. Como o amor deve permear o que fazemos e dizemos?

a)- Mt 5:44;  -  "Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;" (Mat. 5:44)


b)- Mt. 25:31-46; - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; ...; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? .....Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. (Mat. 25:31-46)


c)- 1Pe 1:22 - Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, (1 Ped. 1:22)

“Se os membros da igreja se desfizerem de toda adoração própria e receberem no coração o mesmo amor a Deus e de uns para com os outros que ocupava o coração de Cristo, nosso Pai celestial manifestará constantemente Seu poder por meio deles. Que Seu povo seja unido pelos laços do amor divino. Então, o mundo verá o miraculoso poder de Deus e reconhecerá que Ele é o poder e ajudador de Seu povo que guarda os mandamentos” (Comentários de Ellen G. White, SDA Bible Commentary, v. 7, p. 940).

Você é naturalmente amoroso ou naturalmente egoísta e egocêntrico? Que passos práticos você pode dar para rejeitar o amor a si mesmo e manifestar amor pelos outros?




Um comentário:

  1. Paz do Senhor!

    Obrigado por aconpanhar meu singelo blog. Seu blog é muito bom, contém u8m coteúdo maravilhoso.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir