terça-feira, 21 de junho de 2011

Nossa habitação celestial

 Quinta                                      



7. Leia 2Coríntios 5:1-4. O que Paulo diz nesse texto? Que esperança é novamente apresentada? Como a imagem de revestir se encaixa nela?
1  Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
2  E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial;
3  se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.
4  Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 2Coríntios 5:1-4

Enquanto estamos neste mundo, neste corpo, nesta “casa”, estamos gemendo (uma palavra que também significa “suspirar profundamente”). Quem não tem gemido, enquanto está em sua “casa terrestre”, que é nosso corpo atual? Estude o capítulo anterior (2Co 4), que fala das aflições que os seguidores de Jesus encontram em sua existência. Depois de ter falado sobre isso Paulo menciona o texto de hoje.

Evidentemente, gememos, sofremos e morremos. Mas essa não é a história completa. Temos a promessa de ser revestidos em “nossa habitação celestial”.

8. Quais são as duas metáforas, ou imagens, que Paulo usa nesses versos, para descrever nossa presente situação e a esperança que nos aguarda?
Em alguns antigos escritos, a ideia de estar revestido era vista como similar a estar dentro de uma casa. As duas coisas são externas a nós e apresentam certa porção de proteção e cobertura (no tempo de Paulo, o nome da roupa usada pela classe pobre era derivado de uma palavra que significava “pequena casa”). Quaisquer que sejam as razões, Paulo usa diferentes imagens para contrastar duas ideias básicas: uma habitação terrestre, temporal, em contraste com uma habitação celestial e eterna; estar nu em contraste com estar vestido; mortalidade em contraste com a vida eterna em Cristo. No fim, todas essas metáforas estão falando a respeito da mesma coisa: a esperança que temos de que, por ocasião da volta de Jesus, seremos revestidos ou teremos corpo imortal. Em outras palavras, esses textos são outra maneira de expressar a promessa de vida eterna que temos em Jesus.

Pense a respeito da morte, que parece ser o fim de tudo. Sem esperança de alguma coisa além dela, que expectativa poderíamos ter? Enfatize as razões que temos para a esperança de que a morte não tem a palavra final. Partilhe seus argumentos com a classe. 

Sexta                                          Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 662: “O Final e Glorioso Triunfo”.

Todos serão uma família unida e feliz, revestida com as vestes de louvor e ações de graças – as vestes da justiça de Cristo. Toda a natureza, em sua incomparável formosura, oferecerá a Deus um tributo de louvor e adoração. O mundo será banhado com a luz do Céu. A luz da Lua será como a luz do Sol, e a luz do Sol será sete vezes maior do que é hoje. Os anos decorrerão na alegria. Sobre essa cena, as estrelas da manhã cantarão em uníssono, e os filhos de Deus exultarão de alegria, enquanto Deus e Cristo Se unirão proclamando:Não haverá mais pecado nem morte’” (Ap 21:4; Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM] 1989, p. 348).

Perguntas para reflexão
1. Frequentemente, as pessoas têm colocado muita esperança na ciência. Muitos a têm visto como o caminho único para o conhecimento da verdade e a única esperança para a humanidade. Enfatize por que essa é uma falsa esperança, especialmente no contexto das últimas lições. Que esperança pode a ciência nos oferecer para a morte, nosso maior problema?
2. Pense sobre a pergunta de Paulo em Romanos 7:24: “Quem me livrará do corpo desta morte?” (uma referência à punição a criminosos daquele tempo que tinham que levar um corpo morto amarrado a si mesmos). Que resposta temos acima de toda a sabedoria do mundo?
3. Enfatize o que significa estar “revestido” de Cristo, em termos de como devemos viver. Você reflete a realidade de Cristo nos hábitos, pensamentos e atitudes? Embora lute contra as tendências pecaminosas herdadas e cultivadas, que escolhas públicas e conscientes você pode fazer para viver como deveria?




Nenhum comentário:

Postar um comentário