segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Eventos finais (resumo do estudo nº 09)



1
Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;
2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.
3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.
4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.
7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam.
8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;
9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,
10 que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.
11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. 1Tessalonicenses 5:1-11

Saber: Que a certeza da vinda de Cristo e do juízo devem produzir um senso de urgência e prontidão contínua na vida.
Sentir: A necessidade de viver à luz da vinda de Cristo e não se distrair com o mundo.
Fazer: Decidir não cair na condição de apatia espiritual.

Esboço
I. A certeza da vinda de Cristo
A. O uso que Paulo fez da expressão “tempos e épocas” (1Ts 5:1, NVI) indica que alguns tessalonicenses estavam tentando calcular quando Cristo voltaria. Por que marcar datas não é a melhor maneira de se preparar para a vinda de Cristo?
B. Paulo compara a vinda de Cristo com a chegada de um ladrão e com as contrações sentidas por uma mulher antes de dar à luz. O que essas duas metáforas sugerem sobre a natureza da vinda de Cristo?
C. O dia do Senhor será de juízo. De que maneira devemos nos relacionar com o conceito do juízo?

II. O desejo de estar preparado
A. Quais são as características de um crente espiritualmente adormecido? E de uma pessoa que está espiritualmente despertada? Como está sua vida?
B. Que tipo de motivação é necessária para que alguém se mantenha desperto espiritualmente? Que formas de motivação devem ser evitadas? Por quê?

III. Permanecendo acordado
Quais são as maneiras práticas de se manter espiritualmente alerta nesta semana?

Resumo: 
Os crentes precisam se proteger contra a acomodação espiritual enquanto esperam ansiosamente e se preparam para a vinda de Jesus.

Motivação 
Os crentes não devem perder de vista a certeza da vinda de Cristo e a necessidade de manter o senso de urgência e disposição na preparação para aquele dia.

Atividade de abertura: 
Em 1970, um evangelista americano quase desconhecido, chamado Hal Lindsay, publicou um livro sobre profecias bíblicas intitulado “The Late Great Planet Earth” [A Agonia do Grande Planeta Terra]. Com base em uma interpretação dispensacionalista de Mateus 24:32-34,

32 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão.
33 Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas.
34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.

Lindsay declarava que Jesus voltaria em 1988, uma geração depois do estabelecimento da nação de Israel em 1948. Na esteira dos eventos tumultuados no Oriente Médio, o livro rapidamente se tornou um sucesso de vendas e tem sido vendido desde então. De fato, conforme relatado, o livro foi traduzido para 54 línguas, com vendas excedendo os 35 milhões de cópias! No momento em que este texto é escrito, o livro está na 25ª edição, apesar de Jesus não ter voltado em 1988!

Mesmo que o mundo não tenha acabado em 1988, Lindsay não desistiu de marcar datas. Ele simplesmente mudou a data para 2007, alegando que Israel realmente não tinha tomado posse de toda a Terra Prometida até depois da Guerra de Seis Dias, em 1967. E quando Jesus não voltou em 2007, Lindsay ainda não aceitou a derrota. Ele meramente declarou que uma geração não era 40 anos, mas algo entre 60 a 80 anos. Assim, de acordo com seus cálculos revisados, a segunda vinda de Jesus realmente deve acontecer em algum momento entre os anos de 2027 e 2047.

Enquanto a maioria das pessoas tende a ignorar os religiosos marcadores de datas como loucos, a popularidade do livro de Lindsay, e outros como esse, ilustram a atração que os humanos têm pelo sensacional e o perigo de brincar com esse interesse. Sendo religião, política, esporte, ou mesmo em noticiários, vivemos em uma sociedade que gosta de fazer sensacionalismo com as coisas para chamar a atenção das pessoas. O problema de fazer sensacionalismo com qualquer coisa, sem dúvida, é que, no fim, isso resulta em tornar sensacional algo insignificante. Como na história do menino que deu o alarme falso sobre a chegada do lobo muitas vezes, fazendo com que os moradores da vila deixassem de acreditar nele, inevitavelmente esse sensacionalismo torna quase impossível distinguir o importante do comum. E em questão de fé, no fim isso produzirá mais ceticismo e dúvida do que fé.

Pense nisto: 
Embora os Adventistas do Sétimo Dia nunca tenham oficialmente predito o tempo da vinda de Cristo, houve pessoas entre nós que já foram culpadas de sensacionalismo?

Comentário Bíblico

I. O juízo, parte 1: palavras de conforto de Paulo (1Ts 5:1-11)

Os novos conversos de Tessalônica estavam preocupados com a vinda de Cristo por dois motivos: (1) eles estavam preocupados com o destino dos seus amigos que haviam morrido e (2) estavam aflitos acerca do juízo vindouro. Já vimos como o anúncio de Paulo sobre a ressurreição em 1Tessalonicenses 4:13-18 deu aos irmãos notícias animadoras que os ajudaram a consolar uns aos outros (1Ts 4:18) em relação àquela primeira preocupação deles.

13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. 1Tessalonicenses 4:13-18

Em 1Tessalonicenses 5:1-11, Paulo abordou as preocupações deles sobre o juízo vindouro com notícias que também foram designadas a ajudá-los a consolar uns aos outros (1Ts 5:11) a respeito do juízo. A pregação de Paulo havia produzido uma impressão definida nos tessalonicenses. Embora ele os tivesse convencido acerca do “Deus vivo e verdadeiro” (1Ts 1:9) e a respeito da importância de crer em Seu Filho unigênito, a mensagem de Paulo sobre “a ira vindoura” (1Ts 1:10), a ser revelada no dia do juízo, começou a preocupá-los. Sem poder compartilhar com Paulo seus temores, os conversos gentios concluíram que a melhor maneira de lidar com seus medos acerca do juízo era descobrir “quando” ele ocorreria. Sem dúvida, eles pensavam que conhecer os “tempos e épocas” (1Ts 5:1) os ajudaria a saber quanto tempo eles tinham para se preparar a fim de enfrentar o juízo de Deus.

Mesmo que esse plano fizesse sentido para um grupo de pagãos recém-batizados, Paulo não apenas enfatizou que esse plano não daria certo, mas que era inteiramente equivocado. O apóstolo explicou isso primeiramente lembrando-lhes de que é inútil tentar calcular a data da segunda vinda de Jesus, porque ela será inesperada e repentina como a chegada de um ladrão

pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. 1Ts 5:2

43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.
44  Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. Mt 24:43, 44

39 Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. 
40 Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. Lc 12:39-40.

e como as dores de parto que inesperadamente vêm à mulher no fim da gravidez

Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. 1Ts 5:3

6 Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação.
7 Pelo que todos os braços se tornarão frouxos, e o coração de todos os homens se derreterá.
8 Assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e terão contorções como a mulher parturiente; olharão atônitos uns para outros; o seu rosto se tornará rosto flamejante. Is 13:6-8

Pois ouço uma voz, como de parturiente, uma angústia como da primípara em suas dores; a voz da filha de Sião, ofegante, que estende as mãos, dizendo: Ai de mim agora! Porque a minha alma desfalece por causa dos assassinos. Jr 4:31

Porém, ainda mais importante é que Paulo continuou a assegurar aos tessalonicenses que eles nada tinham a temer, porque Deus não os estava perseguindo. Ele os destinou para a salvação e não para a ira (1Ts 5:9). Foi Ele quem tomou a iniciativa de salvá-los, enviando Jesus para morrer pelos pecados do mundo

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16

6 Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; Rm 5:6-10).

O juízo que ocorrerá no dia do Senhor será positivo em favor do povo de Deus

8 Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei os teus canzis; e nunca mais estrangeiros farão escravo este povo,
9 que servirá ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei. Jr 30:8, 9.

Os únicos que precisam temer esse dia são os inimigos de Deus e de Seu povo.

Pense nisto: 
O problema enfrentado pelos novos conversos de Tessalônica em relação ao juízo era o mesmo contra o qual muitos cristãos ainda lutam hoje: falta de fé no amor de Deus por eles. O que podemos fazer para ajudar os crentes a não "temer" o juízo, sem promover um falso senso de confiança em nossa própria justiça, à parte de Deus?

II. O juízo, parte 2: a maneira certa de se preparar (1Ts 5:1-11.)

Embora Paulo reafirmasse aos tessalonicenses que eles não precisavam temer o juízo vindouro, é importante notar que o apóstolo não descartou a necessidade de se preparar para o dia do Senhor. O problema não era que os tessalonicenses quisessem se preparar para o juízo, mas que sua maneira de se preparar estava equivocada. Qual é a maneira certa de se preparar para o dia do Senhor? A resposta de Paulo é dupla.

Primeiro, os tessalonicenses não deviam acreditar na propaganda do mundo acerca de "paz e segurança". O mundo está destinado à destruição e a maioria das pessoas se esquece do que o futuro realmente reserva. Embora isso seja verdade em relação ao que está reservado para o mundo quando Jesus voltar, certamente isso também é verdade acerca do dia e hora em que vivemos. Nada neste mundo é seguro. Tudo está passando.

Segundo, em vez de permitir que o mundo os induza a um falso senso de segurança, Paulo exortou os crentes a permanecer despertos e viver como pessoas que acreditam que o mundo atual está chegando ao fim e que um novo mundo logo chegará. Ele fez isso convidando-os a ser filhos da luz e não das trevas (1Ts 5:5), a ser sóbrios e vigilantes, em vez de ficar adormecidos (v. 6), a ser sóbrios, em vez de estar embriagados (v. 6-8), e a estar armados, e não indefesos (v. 8).

Pense nisto: 
Que sinais vemos no mundo hoje que indicam que as coisas não estão em "paz e segurança"? Como podemos viver de maneira a revelar ao mundo as características que Paulo defendeu?

Perguntas para reflexão
1. Tanto Jesus como Paulo usaram a analogia de um ladrão para descrever a segunda vinda de Jesus. Por que essa analogia não apoia o conceito de um "arrebatamento secreto"?
2. "O dia do Senhor" é um tema importante nas Escrituras. Examine as seguintes passagens e descreva os vários eventos que ocorrerão nesse dia. Qual passagem você acha mais importante, e por quê? 

Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido; Is 2:12

6 Uivai, pois está perto o Dia do SENHOR; vem do Todo-Poderoso como assolação.
7 Pelo que todos os braços se tornarão frouxos, e o coração de todos os homens se derreterá.
8 Assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e terão contorções como a mulher parturiente; olharão atônitos uns para outros; o seu rosto se tornará rosto flamejante.
9 Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores. Is 13:6, 9

Porque está perto o dia, sim, está perto o Dia do SENHOR, dia nublado; será o tempo dos gentios. Ez 30:3

João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. Jo 1:15

Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz. Am 5:18

7 Cala-te diante do SENHOR Deus, porque o Dia do SENHOR está perto, pois o SENHOR preparou o sacrifício e santificou os seus convidados. 
14 Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do SENHOR é amargo, e nele clama até o homem poderoso. Sf 1:7, 14

O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. At 2:20

Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. 2Pe 3:10

a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. 2Ts 2:2

o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 1Co 1:8

6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo,  Fp 1:6, 10

preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente. Fp 2:16.

3. Examine os ensinamentos de Jesus sobre a importância de não se tornar espiritualmente acomodado, mas permanecer acordado, conforme registrado

Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Mt 24:43

Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Lc 12:39

34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.
35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Lc 21:34, 35

34 E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai.
35 E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora.
36 E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
37 Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora? Mc 14:34, 37.

Que semelhanças existem entre os ensinamentos de Paulo e os de Jesus?

Perguntas de aplicação
1. Como você aborda a doutrina do juízo? Por que muitas pessoas ignoram os aspectos positivos desse tema?
2. Paulo concluiu sua discussão sobre o juízo e a necessidade de se preparar para ele com as palavras: "Consolai-vos, pois, uns aos outros" (1Ts 5:11). Você fica encorajado por meio dos conselhos de Paulo em 1Tessalonicenses 5:1-11? Como você pode compartilhar essa motivação com os outros?
3. A Igreja Adventista do Sétimo Dia se vê como um movimento do tempo do fim, chamado para proclamar ao mundo a proximidade da segunda vinda de Jesus. Como podemos cumprir essa tarefa sem parecer sensacionalistas?

Atividade:
1. Releia 1 Tessalonicenses 5:1-11 e anote as características do povo que está se preparando para a vinda de Jesus. Convide os alunos a procurar, durante a semana, ilustrações práticas de como devemos viver nesse período. Peça que os alunos compartilhem suas descobertas na próxima semana.
2. Hal Lindsay certamente não foi a única pessoa a ter predito o tempo da vinda de Cristo. Faça uma pesquisa na internet acerca da expressão "marcadores de data do fim mundo". Com base no que você encontrar, registre quantas datas foram marcadas para o fim do mundo nos últimos vinte anos. À luz de tantas previsões erradas e do testemunho claro de Jesus que afirma que ninguém sabe o dia nem a hora, por que tantos cristãos continuam a fazer tais predições? 







Nenhum comentário:

Postar um comentário