sábado, 19 de fevereiro de 2011

Autoestima (resumo ao estudo nº 09)




Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12:3

Saber: Descrever uma autoestima saudável, usando a perspectiva cristã do quanto Deus nos aprecia.
Sentir: A importância de valorizar a nós mesmos e aos outros como Deus nos valoriza.
Fazer: Uma avaliação realista de quem somos e a importância de nossa participação no corpo de Cristo.

Esboço

I. À imagem de Deus
A. O que Deus fez para demonstrar Sua apreciação por nós?
B. Qual é a diferença entre elevar o ego de alguém e mostrar-lhe adequada consideração?
C. Por que é importante buscar continuamente ser recriado à imagem de Cristo, em lugar de permanecer satisfeito com nossa condição atual?

II. Comprado com Seu sangue
A. Como Deus nos vê?
B. Como devemos nos avaliar ao nos vermos através dos olhos de Deus?
C. De que modo a maneira de Deus nos avaliar deve orientar e moldar a forma como tratamos os outros?

III. Apreciar o corpo de Cristo
A. Como podemos realisticamente estimar e estabelecer um valor apropriado aos dons que Deus nos deu?
B. Como podemos cumprir o papel que Ele deseja que cumpramos na igreja?
C. O que podemos fazer para respeitar e apreciar as contribuições de cada membro ao corpo de Cristo?

Resumo: 
Um senso de autoestima cristã se desenvolve do reconhecimento de que cada um de nós somos formados à imagem de Deus e, com nossa permissão, estamos continuamente sendo transformados na semelhança de Cristo como membros importantes de Seu corpo.

Motivação
A única forma pela qual os seres humanos podem chegar a uma verdadeira avaliação de seu valor é olhar a si mesmos através dos olhos de Deus. O Senhor colocou um alto preço em nós: o sangue de Seu Filho.

Nossa autoestima é profundamente impactada pelas pessoas mais próximas de nós. A história a seguir e o subsequente tempo para compartilhar deve ser usada para considerar o impacto que os mais próximos de nós podem ter na nossa autoimagem.

Para os atletas de elite, não há panela de pressão tão intensa como os Jogos Olímpicos. Os atletas mudam a dieta, o padrão de sono, a disciplina de treinamento, e tudo o que seja necessário para ganhar o ouro no palco mundial. A pressão para um bom desempenho já é imensa, mas acrescente a isso o fato de que os participantes trazem consigo as esperanças e sonhos das nações que eles representam, e o efeito é uma receita para um grande estresse.

Um mergulhador olímpico bastante condecorado apareceu com uma nova maneira de lidar com o estresse do momento. Ao contrário de um esporte em equipe, o mergulho é um esforço muito solitário; então ele inventou uma estratégia para acalmar os nervos. Enquanto estava em cima da plataforma de mergulho, justamente antes de se lançar no ar, ele repetia o seguinte: "Mesmo que eu erre este mergulho, minha mãe ainda me amará."

Ele queria ganhar? Certamente! Às vezes ele perdia? Certamente! Ganhando ou perdendo, ele tinha uma coisa com que podia contar: o amor incondicional da mãe. O amor de sua mãe o havia fortalecido contra os inevitáveis desafios de competir no maior palco do mundo. Esse mergulhador, por sinal, é considerado um dos maiores entre os que se colocaram em uma plataforma de mergulho.

Pense nisto: 
Se nossa estima pessoal é impactada para o bem ou mal pelos mais próximos de nós, o que isso nos diz sobre o lugar que Deus deveria ocupar em nossa vida?

Compreensão
Peça que os alunos anotem em uma folha de papel, frases que costumamos usar ao falar com amigos ou familiares, que refletem falta de aceitação, que transmitem insegurança com relação ao companheirismo de que eles precisam, e que acabam diminuindo o valor dessas pessoas. Peça que tomem uma decisão a esse respeito.


Comentário bíblico


I. “Coroados de honra”

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.  Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  Gn 1:26, 27 

Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Sl 8:5

A lição desta semana começa com a maior obra de autoafirmação feita em favor da humanidade. Deus ESCOLHEU compartilhar Sua imagem com Sua criação. Pertencemos a Ele. O Salmo 8:5 estabelece nosso lugar na hierarquia de poder da criação. Somos feitos um "pouco menor... do que os anjos” e somos coroados “de glória e de honra” (RC).

A honra concedida por Deus a nós não é um reconhecimento comum. A palavra honra traduzida no Salmo 8:5 é hadar, que significa honrar, glorificar e tornar esplêndido. Ao criar a humanidade, Deus a coroou com esplendor. A palavra hadar é a mesma palavra usada na frase “
beleza da santidade”, encontrada no Salmo 96:9 e 110:3.

Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras. Salmo 96:9 

Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens. Sal 110:3

Há beleza mais exaltada do que aquela encontrada na santidade? Hadar é usada para descrever essa beleza e a beleza da criação da humanidade, um ato sagrado, realizado por um Deus santo.

Pense nisto: Como a honra e a santidade com que fomos criados originalmente deveriam nos inspirar a permitir que Deus recrie Sua imagem em nós?

II. Imagem é tudo

O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. Sl 16:8.)

A grande estrela do tênis Andre Agassi tornou famoso o slogan "Imagem é tudo". Evidentemente, naquele momento Agassi estava fazendo propaganda das câmeras Canon, mas há uma verdade nessa frase que é muito mais profunda do que a intenção do anúncio. Como sabemos, o que contemplamos nos transforma.

Ellen G. White escreveu o seguinte sobre como Jesus cresceu em sabedoria e conhecimento durante Seus anos formativos e como nós, também, podemos ser formados à imagem de Deus:

Toda criança pode adquirir conhecimento como Jesus o adquiriu. Ao procurarmos relacionar-nos com nosso Pai celestial através de Sua Palavra, anjos se achegarão a nós, nossa mente será fortalecida, nosso caráter elevado e apurado. Seremos feitos mais semelhantes a nosso Salvador. E, ao contemplarmos o que é belo e grande na Natureza, nossas afeições crescem para com Deus. Ao mesmo tempo em que o espírito se enche de reverente respeito, o coração se fortalece ao pôr-se em contato com o Infinito por meio de Suas obras. A comunhão com Deus, mediante a oração, desenvolve as faculdades mentais e morais, e as espirituais se robustecem ao cultivarmos pensamentos sobre assuntos espirituais” (O Desejado de Todas as Nações, p. 70, 71).

Pense nisto: 
Em Seus anos formativos, Jesus contemplava Deus nos manuscritos do Antigo Testamento lidos para Ele por Sua mãe, e O contemplava na natureza e na oração (Leia o Salmo 16:8). Como nossa visão de nós mesmos mudaria se colocássemos o Senhor sempre diante de nós?

III. Autoestima saudável

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Rm 12:3

pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, Fp 2:6, 7

A lição desta semana abordou superficialmente a ideia de estimar corretamente o valor da pessoa. Em Romanos 12:3, Paulo defende uma visão pessoal equilibrada, com base na transformação causada na pessoa pela consagração da vida a Deus. As pessoas que estão sendo transformadas por Deus apresentam uma estimativa correta de seu valor. O padrão mundano de desenvolvimento da autoestima pessoal é obter tantas coisas quantas você puder, porque a vida de uma pessoa consiste na abundância de bens que ela possui, mas Jesus pede que pensemos de modo diferente

Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Lc 12:15

O perigo de estimar nosso valor acima do que Deus coloca em nós é a presunção. Em vez de focalizar excessivamente no que possuímos, ou mesmo em nossos dons e talentos dados por Deus, Paulo nos convida a pensar sobriamente sobre nós mesmos, e ver não somente as grandes coisas sobre nós mesmos, mas também as áreas de nossa vida que precisam ser moldadas por Deus.

Pense nisto: 
Se estimar nosso próprio valor pode ser perigoso, estamos realmente aptos a avaliar os outros? Existe algum momento em que somos chamados a apontar as falhas dos outros e dizer quando eles nos prejudicam? Em caso afirmativo, que orientações a Bíblia nos dá?

15 Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
16  Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
17  E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.
18  Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Mt 18:15-20.

Aplicação
Pense em algumas pessoas que podem se sentir tristes e desvalorizadas. Imagine três atitudes que você pode tomar para elevar o nível de motivação dessas pessoas.

Perguntas para reflexão

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.  João 15:16

Em João 15:16, Jesus disse aos discípulos que eles não O haviam escolhido; Ele os tinha escolhido para "darem fruto, fruto que permaneça" (NVI). Num sentido muito real, somos um produto de seu fruto – sua fidelidade em compartilhar o evangelho que continuamos a espalhar hoje. Como você acha que essa mensagem da “escolha” impactou os discípulos? Como você acha que eles compreendiam as palavras de Jesus, após Sua ascensão?

Como a ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido, nós também, muitas vezes nos perdemos, mas Jesus vem em busca de nós. Como Jesus o atrai?

De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí. Jr 31:3

Perguntas de aplicação
Pense em alguém que sempre o edifica. Passar tempo com essa pessoa sempre faz você se sentir melhor. O que especificamente essa pessoa faz que eleva seu entusiasmo e fortalece o senso de quem você é?

Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.   Isaías 40:11 

O verso acima pinta um quadro impressionante do cuidado de Deus por suas “ovelhas”. Que partes da descrição de Isaías sobre o cuidado de Deus falam mais afetuosamente para você? O que isso lhe diz sobre seu valor intrínseco para Deus?

Reflitam:
1. Como você se vê e como se sente a respeito de si mesmo?
2. Como Deus avalia você?
3. Qual é a diferença?
4. Olhar um pouco mais para a cruz pode equilibrar a maneira de nos sentirmos e melhorar nossos sentimentos em relação aos os semelhantes?

A lição desta semana aborda a questão da autoestima, e isso numa época em que a tecnologia está impactando grandemente a imagem que temos de nós mesmos. O aumento do uso da Internet e sites de redes sociais, em particular, estão criando o que alguns pesquisadores têm chamado a geração mais narcisista que já existiu. A tecnologia tem encolhido nosso planeta, mas estamos cada vez mais obcecados pela nossa aparência para as pessoas no outro lado do mundo, a quem nunca iremos encontrar em nossa vida. Aqui estão algumas maneiras em que você pode aplicar as verdades da lição desta semana à sua vida e à vida dos que o rodeiam: 
Incentive um amigo que esteja hiper-conectado com a rede a participar com você de um jejum de meios de comunicação, durante uma semana. Cada dia, identifique uma característica do amor de Deus em Sua Palavra e comente com seu amigo sobre seus benefícios.

De todos os animais do mundo, Deus compara o ser humano a ovelhas. Elas não têm garras, não são agressivas nem particularmente espertas. Elas podem ser confundidas facilmente, e são propensas a se perderem. Mas isso não é tudo que existe sobre as ovelhas. Faça uma busca rápida na Internet sobre a utilização das ovelhas e partes das ovelhas, e você poderá se surpreender com o que encontrar. As ovelhas não são os animais mais sábios no estábulo, mas isso não significa que não sejam valiosas. O mesmo pode ser dito de nós seres humanos. Que percepção as ovelhas dão a você sobre sua dependência de Deus e seu relacionamento com Ele?

Identifique um personagem bíblico cuja autoestima o colocou em dificuldades. Peça que um membro da classe encene a história dessa pessoa e dê à classe a oportunidade de descobrir quem é ele.

Se a morte de Jesus pela humanidade caída estabelece quanto somos preciosos, o que poderemos dizer a Jesus no dia em que O encontrarmos? Peça que algumas pessoas de sua classe compartilhem o que pretendem dizer a Jesus quando O encontrarem na glória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário