segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Poder de recuperação (comentário ao estudo nº 08)




Objetivo Compreender que Deus transforma as situações amargas da vida em oportunidades de crescimento.

Verdade: A resiliência emocional, mental e espiritual pode ser adquirida pelo exercício da fé em Deus e da comunhão constante com Ele.

Introdução
O estudo desta semana trata de um dom maravilhoso que Deus deu ao ser humano: a resiliência. Trata-se da capacidade de adaptação após uma experiência de adversidade, podendo crescer positivamente frente a essa situação. É o caso de Jó, José, Noemi, Ester e Paulo. Eles viveram situações de grande provação e adversidade, mas conseguiram adaptar-se e superar os problemas, confiando na graça de Deus e alimentando suas esperanças nEle. Cada um deles tem muito a nos ensinar sobre fé e superação. Vejamos as principais lições.

I. Jó – paciência no fogo das provações

A Bíblia apresenta as qualidades de Jó, que o tornaram digno de ser imitado, principalmente quando passamos por provações:
– Integridade: Jó 1:1
– Retidão: Jó 1:1
– Temor a Deus: Jó 1:1
– Desviar-se do mal: Jó 1:1
– Fervor: Jó 19:25

Tiago se refere a Jó como exemplo de paciência no sofrimento, e apresenta a recompensa da vida eterna como o resultado da sua vida, “porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tg 5:11). Jó declarou que sabia que o seu Redentor vive, e por fim seria visto com seus próprios olhos.

Para refletir:
– Você já passou por alguma situação terrível?
– Que palavras foram úteis para erguer você naquela ocasião?
– O que você aprendeu para ajudar melhor quem experimenta algo semelhante?

II. José – fidelidade, “ainda que caiam os céus”

José esteve no fundo do poço, literalmente. Ele viu a morte diante de si e sentiu desespero. Mas, depois de tudo o que passou, sendo vendido para os ismaelitas e sofrendo as provações no Egito, ele pôde contemplar os planos superiores que Deus tinha, de Se revelar àquele reino pagão através dele.

E. White afirmou que “José considerou o ser vendido para o Egito a maior calamidade que lhe poderia haver sobrevindo; viu, porém, a necessidade de confiar em Deus como nunca o fizera quando estava protegido pelo amor de seu pai. José levou Deus consigo para o Egito, e isso se tornou patente pela sua atitude animosa em meio à aflição” (Ellen G. White, E Recebereis Poder [MM 1999], p. 256).

Deus nunca dirige Seus filhos de maneira diversa daquela por que eles próprios haveriam de preferir ser guiados, se pudessem ver o fim desde o princípio, e perscrutar a glória do desígnio que estão realizando como colaboradores Seus” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 224).

Para refletir:
– Você já passou por algo terrível, mas que ao fim lhe trouxe algum benefício?

III. Noemi – da tristeza para a alegria

Noemi experimentou a alegria de ser esposa e mãe. Certamente, ela teve um lar feliz, mas sua vida foi marcada por desafios e adversidades:

– Fome e peregrinação (Rt 1:1-2): Devido à grande fome, ela e sua família tiveram que se mudar para Moabe, uma nação agrícola, mas idólatra. Ela teve que se adaptar diante dessa crise.

– Morte do esposo (v. 3): Ser mulher já era desvantajoso naqueles dias, mas ser viúva era duplamente desvantajoso. Restava-lhe, contudo o amparo dos filhos.

– Morte dos filhos (v. 4-5): Sua única segurança naquela sociedade machista era a proteção dos filhos homens, mas eles também morreram. Novamente, o desespero apareceu. No momento em que todas as expectativas se foram, surgiu para Noemi uma esperança. Sua nora Rute lhe deu demonstração de amor, apoio emocional e compaixão. Certamente, Noemi era daquelas sogras que chamamos carinhosamente de segunda mãe. Ela havia inspirado tantas coisas boas que sua nora decidiu-se pela adoração do Deus de Israel e, mais ainda, propôs-se a acompanhá-la e cuidar dela até o fim de sua vida. Noemi viu sua vida mudar e testemunhou o casamento de Rute e Boaz, e o nascimento de seu neto Obede, pai de Jessé, pai de Davi.

DISCUTIR:
– Como a experiência de Noemi e Rute demonstra a relação entre o apoio humano e a confiança em Deus?
– Você já precisou muito da ajuda de alguém em momentos semelhantes? Compartilhe sua experiência com a classe.

IV. Ester - A restauração da esperança
Ester é um exemplo notável de caráter, fé, oração, amor e coragem. Muito cedo ela aprendeu a confiar em Deus e a praticar Seus ensinos. Mas sua vida também foi marcada por adversidades e provas, como as listadas abaixo:

– Perda dos pais (Et 2:6-7): Tornou-se órfã e foi criada pelo tio.
– Exílio (Et 2:10): Os exilados não possuíam direitos e ainda eram perseguidos e abusados.
– A conspiração contra o rei (Et 2:21-22): Quando seu tio Mordecai lhe contou sobre a conspiração para matar o rei, ela prontamente comunicou-lhe o fato, salvando a vida dele.
– A intercessão pelo povo de Israel (Et 4:4-17): Diante da trama de Hamã e o risco de extermínio de todo o povo de Israel, Ester decidiu interceder junto ao rei em favor de seu povo, arriscando a própria vida. Ela convocou um jejum e orações de todos e afirmou corajosamente: “Se perecer, pereci” (v. 17).
– A denúncia de Hamã (Et 7:3-4 e 8:3): Ester declarou ao rei o que Hamã tramara para aniquilar seu povo. Foi preciso coragem, muita determinação e fé para fazê-lo, mas, confiante em Deus, ela o fez.

Ellen White afirma que “por intermédio da rainha Ester, o Senhor efetuou um poderoso livramento em favor de Seu povo. Numa ocasião em que parecia que nenhum poder seria capaz de salvar os israelitas, Ester e as mulheres associadas a ela, por meio de jejum, oração e ação imediata, enfrentaram a questão, trazendo salvação a seu povo” (Ellen G. White, E Recebereis Poder [MM 1999], p. 270).

V. Paulo – sempre contente

Paulo era o tipo de pessoa virtuosa e admirada. Era de família nobre e possuía a cidadania romana. Fazia parte da elite religiosa judaica. Praticava com sinceridade os ensinos de sua fé, até que se encontrou com Jesus em Damasco e percebeu seus equívocos. A partir daí, sua jornada foi marcada por lutas e perseguições, mas também por muitas vitórias. Dentre as adversidades enfrentadas por ele por causa da fé em Cristo destacam-se: prisões, açoites, perigos de morte na cidade, no mar e no deserto, flagelação com vara, apedrejamento, naufrágio, perseguição, fome, nudez etc. Apesar de tudo isso, Paulo manteve uma disposição positiva pela qual compreendia a vida.

O segredo de Paulo foi a base de sua esperança e disposição: Jesus e Sua salvação. Ele afirmou: “Tudo posso, naquele que me fortalece” (Fl 4:13). Assim como Paulo, ao sermos confrontados com as adversidades, podemos contar com o mesmo poder. Podemos crer no que Deus faz por nós, em face às múltiplas demonstrações de amor manifestadas ao longo de nossa vida, e antes dela, pelo sacrifício de Jesus.

Conclusão
A recuperação após as experiências adversas só é possível na proporção em que alimentamos nossa esperança e fé em Deus e na habilitação que Ele nos confere para superá-las. Como Paulo, então seremos capazes de declarar que podemos tudo em Cristo, que nos fortalece. 


Noel José Dias da Costa é psicólogo e pastor, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Teologia pelo SALT-UNASP-EC. Atua como professor, psicólogo e auxiliar da Associação Ministerial no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP). É casado com a pedagoga Erenita M. S. da Costa, e pai de Tiago e Ana Cristina. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário