segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vestes de inocência (estudo nº 03)




Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1:27).

Leitura para o estudo desta semana: 2Tm 3:16, 17; Lc 21:36; Gn 2:20-25; 2:15-17; 3:6-11, 21

Como temos estudado, a queda de Lúcifer não se limitou ao Céu. Ele trouxe seus ardis e enganos para a Terra. Igualmente impressionante tem sido seu êxito em perverter as verdades mais evidentes da Palavra de Deus e fazer com que milhões acreditem no oposto a essas verdades.

Por exemplo, Gênesis é muito claro: os seres humanos começaram no topo da “cadeia alimentar” terrestre. Eles foram criados, de imediato, “à imagem de Deus”. Essa imagem não foi algo que evoluiu ao longo de bilhões de anos de processos naturais. A evolução ensina, ao contrário, que os seres humanos começaram no nível mais baixo (como micróbios) e, finalmente, através de um processo brutal de violência e morte, com garra, conseguiram chegar no alto da cadeia alimentar. As Escrituras, de forma diferente, ensinam que os humanos começaram no topo, à imagem de Deus, e pelo pecado começaram um constante declínio. Nesta semana, com algumas imagens de vestimentas que aparecem em Gênesis, consideraremos como essa decadência começou e qual é a única solução. 

Domingo                                       Os primeiros dias


Leia os dois primeiros capítulos de Gênesis. Tente imaginar como deve ter sido a Terra, recém-saída das mãos do Criador, um mundo não contaminado pelo pecado. De que maneiras nosso mundo hoje se mostra diferente de como era naquela época?

Adão e Eva foram colocados em um ambiente além de nossa imaginação mais fantástica, um lar impressionante em um lindo jardim com animais e outras criaturas leais. Eles se deleitavam no cenário espetacular, nas flores perfumadas, nos pássaros, nos animais, no amor de Deus e em seu mútuo amor. Não queriam nem precisavam de nada mais, e cuidavam do jardim conforme seu Criador havia ordenado. Adão e Eva certamente esperavam a visita de seu Mestre quando passeavam juntos no jardim e ativamente se comunicavam com Ele. Sabiam que Ele os amava e, em contrapartida, seu amor por Ele aumentava a cada dia.

A ligação de Adão e Eva com seu Criador e Mestre se desenvolveu e cresceu através desses estimados contatos diários, em um mundo que não conhecia pecado nem a decadência e devastação que o pecado sempre traz.

1. Como podemos ter uma relação semelhante com nosso Criador hoje, em um mundo por muito tempo corrompido pelo pecado? 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2Tm 3:16, 17; 

Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem. Lc 21:36

25  Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
31  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mt 6:25-34

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Jo 17:3

Adão e Eva entretinham comunhão direta com o Senhor, um privilégio que não temos agora. No entanto, assim como ocorria com Adão e Eva, temos o privilégio de viver em constante ligação com o mesmo Deus. Com certeza, o pecado atrapalhou, mas por meio de Jesus, que ligou o Céu à Terra com laços que nunca poderão ser quebrados, um caminho foi pavimentado para que vivamos de forma tão próxima e íntima do nosso Criador, quanto é possível hoje.

Em que grau de intimidade e proximidade você anda com Deus? Enquanto reflete em sua resposta, pergunte a si mesmo: O que estou fazendo para reforçar essa intimidade ou para destruí-la? Que escolhas devo fazer, se desejo andar mais perto do Senhor? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário