segunda-feira, 25 de julho de 2011

Adoração e obediência

Quinta                                     




Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, Ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1Sm 15:22, 23).

5. Que princípio fundamental podemos tirar do texto acima, a respeito do que constitui a verdadeira adoração? Que advertência encontramos nele? Como podemos ter certeza de que não somos culpados dessa atitude?
Esses versos estão no contexto da contínua decadência e apostasia de Saul, primeiro rei de Israel. Saul devia atacar e destruir totalmente (a palavra hebraica significa “consagrado à destruição”) cada pessoa e animal. Deus tinha planejado usar Israel para trazer juízo sobre os amalequitas, uma nação perversa. Em Sua misericórdia, Deus havia adiado a punição por cerca de três séculos. Apesar da instrução explícita sobre o que fazer, Saul desobedeceu abertamente (1Sm 15:1-21), e colheria as consequências de suas ações. A resposta de Samuel a Saul, nos versos 22 e 23, nos ajuda a entender melhor o que é a adoração verdadeira.

1 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; atenta, pois, agora, às palavras do SENHOR.
2  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito.
3  Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.
4  Saul convocou o povo e os contou em Telaim: duzentos mil homens de pé e dez mil homens de Judá.
5  Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs emboscadas no vale.
6  E disse aos queneus: Ide-vos, retirai-vos e saí do meio dos amalequitas, para que eu vos não destrua juntamente com eles, porque usastes de misericórdia para com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Assim, os queneus se retiraram do meio dos amalequitas.
7  Então, feriu Saul os amalequitas, desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.
8  Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada.
9  E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram.
10  Então, veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo:
11  Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR.
12  Madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã; e anunciou-se àquele: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si um monumento; e, dando volta, passou e desceu a Gilgal.
13  Veio, pois, Samuel a Saul, e este lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; executei as palavras do SENHOR.
14  Então, disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos e o mugido de bois que ouço?
15  Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao SENHOR, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente.
16  Então, disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o SENHOR me disse esta noite. Respondeu-lhe Saul: Fala.
17  Prosseguiu Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel, e não te ungiu o SENHOR rei sobre ele?
18  Enviou-te o SENHOR a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até exterminá-los.
19  Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do SENHOR?
20  Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente;
21  mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal. (1Sm 15:1-21)

1. Deus prefere nosso coração às nossas ofertas (Se Ele realmente tem nosso coração, as ofertas serão o resultado).
2. A obediência é mais agradável a Ele do que os sacrifícios. (A obediência é a nossa maneira de mostrar que entendemos o verdadeiro sentido dos sacrifícios).
3. Ser obstinado, insistir em nosso próprio caminho, é idolatria, porque transformamos em deus a nós mesmos, nossos desejos e opiniões.

Permita que o Espírito Santo fale ao seu coração, enquanto pensa no seguinte: Em que áreas da minha vida estou seguindo meus próprios desejos e opiniões, em lugar de deixar que Deus me guie? Como posso aplicar à minha experiência de adoração o exemplo de Saul, em suas presunções fatais? 

Sexta                                             Estudo adicional


Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 359-362: “O Pecado de Nadabe e Abiú” e p. 616-626: “A Presunção de Saul”.

Deus pronunciou maldição sobre aqueles que se afastam de Seus mandamentos e não fazem diferença entre as coisas comuns e as coisas santas” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 360).

Sua fatal arrogância [de Saul] deve ser atribuída à feitiçaria satânica. Saul tinha manifestado grande zelo ao suprimir a idolatria e a feitiçaria; no entanto, em sua desobediência à ordem divina fora movido pelo mesmo espírito de oposição a Deus, e realmente inspirado por Satanás como são os que praticam a feitiçaria; e, ao ser reprovado, acrescentou teimosia à rebelião. Não poderia ter oferecido maior insulto ao Espírito de Deus, se abertamente se tivesse unido aos idólatras” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 635).

Perguntas para reflexão
1. Por que é importante manter Cristo no centro da adoração? Que outras coisas podem se insinuar de forma sutil e tirar nosso foco do Senhor? Estamos em perigo de usar o Senhor, ou o nome do Senhor, no louvor e no canto, apenas como um disfarce para a adoração de outra coisa?
2. De que maneiras podemos ser hipócritas na adoração? Isto é, se quando estamos fora da igreja agimos com apatia, mas dentro dela nos enchemos de louvor, adoração e dedicação, o que isso diz a nosso respeito? Embora nenhum de nós seja perfeito, nossa vida não deveria estar conectada com o tipo de adoração que praticamos? Infelizmente, algumas pessoas que vão “adorar” na igreja, voltam para casa e abusam do seu cônjuge e filhos, ou se envolvem em outros comportamentos perversos. Como tais práticas ridicularizam nossa adoração?
3. Releia o Verso Para Memorizar desta semana e o aplique no contexto da adoração. Como podemos ter certeza de que não estamos cometendo exatamente o erro destacado ali?
4. Como você pode aprender melhor a “arte” da adoração, a “arte” da entrega pessoal ao Senhor? Como você pode aprender a se aproximar do Senhor no seu momento de culto particular?






Nenhum comentário:

Postar um comentário