segunda-feira, 25 de julho de 2011

Você é feliz, ó Israel

Terça                                               




Imagine a cena: Moisés, o servo fiel, repreendido pelo Senhor por sua explosão de ira, estava diante da nação de Israel

8  Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais.
9  Então, Moisés tomou o bordão de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.
10  Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros?
11  Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.
12  Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei.  (Nm 20:8-12).

Tempos depois, Moisés soube que estava prestes a morrer. Quão facilmente ele poderia ter se afundado na autopiedade e frustração! No entanto, mesmo nessa ocasião, os pensamentos dele estavam no futuro que seria enfrentado pelo povo. Diante do povo como seu líder, pela última vez, sob a inspiração do Espírito Santo, ele pronunciou uma bênção sobre cada tribo. Moisés então, concluiu com uma bênção.

3. Leia Deuteronômio 33:26-29. Como as palavras de Moisés podem nos ajudar a entender melhor o que significa adorar o Senhor? Que verdades e princípios podemos aplicar na medida em que procuramos conhecer o que é a verdadeira adoração?
26  Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens.
27  O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.
28  Israel, pois, habitará seguro, a fonte de Jacó habitará a sós numa terra de cereal e de vinho; e os seus céus destilarão orvalho.
29  Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo SENHOR, escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás os seus altos. Deuteronômio 33:26-29

A palavra Yeshurun é um termo poético para Israel (Dt 33:5, 26). Vem de uma raiz (yashar) que significa “justo” ou “reto”, não apenas fisicamente mas também moralmente. Jó foi descrito (Jó 1:1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal) como “íntegro e reto” (do original yashar); veja também os Salmos 32:11 Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração. Salmos 97:11 A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração e Provérbios 15:8 O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento. Assim, Moisés estava falando a respeito de como deveria ser o povo de Deus, aqueles que haviam entrado em um relacionamento de aliança com Ele.

Como sempre, o foco principal está nos atos de Deus em favor do Seu povo. Todas as coisas que iriam acontecer a Israel – vitória sobre os inimigos, salvação, segurança e o fruto da terra – seriam deles por causa daquilo que o Senhor havia feito por eles. Era crucial que eles nunca se esquecessem dessas importantes verdades. Entre as muitas coisas que a adoração pode fazer por nós, está a lembrança constante do que “o Deus de Jesurum” tem feito por nós. Louvor, culto e adoração, seja saindo verbalmente de nossos lábios ou expressos nos pensamentos do coração e mente, são muito oportunos em nos ajudar a manter o foco em Deus e não em nós mesmos e nossos problemas.

Pense em todas as razões que você tem para louvar e adorar o Senhor. Por que é tão importante manter sempre diante de você todas essas bênçãos, tudo o que Ele tem feito em seu favor? Caso contrário, é fácil ficar desanimado? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário