terça-feira, 3 de abril de 2012

Contando nossa história

Quarta                                 




Como já foi afirmado, o mais poderoso testemunho que o cristão pode dar por Jesus é partilhar sua experiência pessoal. Isto é, devo partilhar o que Deus tem feito por mim e como Ele tem influenciado minha vida e experiência. Normalmente, um testemunho pessoal é expresso em três partes distintas: (1) Um breve relato da vida do cristão antes de aceitar Jesus como Salvador pessoal. (2) Uma explicação de como a pessoa conheceu o Senhor. (3) Uma declaração da experiência de vida desde que conheceu a Jesus.

5. No testemunho ao povo de Jerusalém, o que Paulo falou sobre sua vida antes de conhecer Jesus?

3  Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje.
4  Persegui este Caminho até à morte, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres,
5  de que são testemunhas o sumo sacerdote e todos os anciãos. Destes, recebi cartas para os irmãos; e ia para Damasco, no propósito de trazer manietados para Jerusalém os que também lá estivessem, para serem punidos. At 22:3-5

6. Como ele conheceu o Senhor?

6  Ora, aconteceu que, indo de caminho e já perto de Damasco, quase ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim.
7  Então, caí por terra, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
8  Perguntei: quem és tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues.
9  Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.
10  Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer.
11  Tendo ficado cego por causa do fulgor daquela luz, guiado pela mão dos que estavam comigo, cheguei a Damasco.
12  Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,
13  veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse: Saulo, irmão, recebe novamente a vista. Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele.
14  Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca,
15  porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido.
16  E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele. At 22: 6-16

7. O que mudou na vida dele depois da conversão?

17  Tendo eu voltado para Jerusalém, enquanto orava no templo, sobreveio-me um êxtase,
18  e vi aquele que falava comigo: Apressa-te e sai logo de Jerusalém, porque não receberão o teu testemunho a meu respeito.
19  Eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu encerrava em prisão e, nas sinagogas, açoitava os que criam em ti.
20  Quando se derramava o sangue de Estêvão, tua testemunha, eu também estava presente, consentia nisso e até guardei as vestes dos que o matavam.
21  Mas ele me disse: Vai, porque eu te enviarei para longe, aos gentios. At 22:17-21

Mesmo que você tenha sido criado em um lar cristão e não tenha vivido uma experiência de conversão dramática, você certamente teve um momento especial em que assumiu um compromisso pessoal com Jesus. Relembre sua experiência e tente escrever alguns pontos que ajudem a formar seu testemunho pessoal.

8. Comente: Como era minha vida antes de conhecer o Senhor (ou antes de assumir um compromisso com Ele)? Como conheci Jesus (ou o que influenciou minha decisão ao lado dEle)? Como ficou minha vida desde que aceitei Jesus como Salvador pessoal?

Um testemunho pessoal não deve ser uma longa e detalhada autobiografia. Mencionamos anteriormente que testemunho é um modo mais espontâneo de partilhar Jesus do que uma abordagem evangelística planejada. Os cristãos devem ser capazes de dar seu testemunho em um breve período de tempo, visto que não sabemos quando surgirá a oportunidade de falar de Cristo. Poderá ocorrer em vários lugares e momentos não planejados, como em um avião ou em um ponto de ônibus. Pode ser durante uma breve conversa telefônica. Em qualquer circunstância, devemos estar prontos e dispostos a falar sobre o que o Senhor fez por nós, as razões que temos para crer e a esperança que Deus oferece não apenas a nós, mas aos outros também.




Nenhum comentário:

Postar um comentário