quinta-feira, 12 de abril de 2012

A necessidade de trabalhadores

Segunda                           




Às vezes, somos enviados para colher onde outros araram o solo, plantaram a semente e regaram. Embora possa haver a rara ocasião em que uma só pessoa lavra, semeia, rega e colhe em um campo, certamente essa não é a regra. No ritmo acelerado do nosso tempo, as pessoas entram e saem da nossa esfera de influência, e devemos estar prontos para construir sobre o trabalho evangelístico que outros começaram.

2. Embora fiquemos animados ao ver a colheita espiritual, com quem devemos partilhar essa alegria, reconhecendo sua contribuição ao longo do processo?

35  Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
36  O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.
37  Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.
38  Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
39  Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.
40  Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
41  Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, Jo 4:35-41

Normalmente, quando nos referimos à colheita, estamos especificando certa época do ano em que a safra está pronta para ser colhida. Para a maioria das plantas existe uma época específica de colheita. No entanto, no reino espiritual não existe tempo estabelecido para a colheita. Jesus enfatizou esse ponto em João 4:35. Em termos agrícolas, ainda podem faltar quatro meses para a colheita, mas, em relação aos que estão prontos para aceitar Jesus, uma parte do campo sempre está pronta para a colheita.

Junto ao poço de Jacó, Jesus semeou a semente do evangelho no coração da samaritana. Por sua vez, ela semeou a semente entre o povo de Sicar, e os samaritanos foram até onde Jesus estava. Como fez com os discípulos, o Senhor nos encoraja a estar prontos para colher no campo do mundo, que sempre apresenta frutos maduros.

3. Por que Deus está tão interessado em trabalhadores que saiam para a colheita?

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 2Pe 3:9

Por causa do grande amor e compaixão de Deus pela humanidade, Ele deseja que os trabalhadores saiam para a colheita.

36  Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.
37  E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.
38  Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Mt 9:36-38).

Ao considerarmos o campo do mundo hoje, a colheita ainda parece grande e os trabalhadores, poucos. Os discípulos foram chamados a orar para que ceifeiros fossem enviados para a colheita. Quando os discípulos modernos oram por trabalhadores, o Espírito Santo abre o caminho para que façam o que Ele os chamou a realizar.

Pense nos últimos dias. Quantas oportunidades você teve de testemunhar de sua fé, de plantar algumas sementes que um dia poderiam produzir colheita? Quantas vezes você aproveitou o momento? Quantas oportunidades você perdeu?




Nenhum comentário:

Postar um comentário