quinta-feira, 12 de abril de 2012

Relatando à igreja

Quinta                          




Nesta semana apresentamos alguns aspectos importantes do trabalho de um cristão para Deus. Agora podemos mencionar o assunto do “relatório” (consideraremos esse assunto com mais detalhes na lição 12). Apresentar à igreja um relatório sobre as atividades de testemunho e evangelismo cria uma atmosfera de encorajamento e bênção. Os que relatam podem receber o incentivo dos membros da igreja, e os que ouvem os relatos são abençoados ao perceber o que Deus está realizando por meio de Seu povo.

8. Por que os relatórios foram trazidos à igreja?

Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé. At 14:27

Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles. At 15:4

Uma leitura do contexto dos versos acima revela que relatórios eram trazidos à igreja depois de um longo período de pregação evangelística entre várias culturas. Essas reuniões para apresentação de relatórios mostram o interesse e apoio da igreja em relação à pregação do evangelho.

O livro de Atos é um relato dos esforços missionários da igreja primitiva, e está cheio de lições para a igreja de hoje. A importância de relatar se destaca quando imaginamos o que restaria do livro de Atos se todos os relatórios de atividades evangelísticas fossem removidos.

9. Por que os discípulos contaram a Jesus o que tinham feito?

Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. Mc 6:30

Embora seja verdade que há evangelismo e testemunho pessoal que acontece espontaneamente, é também verdade que a igreja deve ter uma abordagem intencional e planejada. Trabalhar com uma estratégia global da igreja ajuda a manter o foco e a sequência lógica de atividades e também traz oportunidades regulares de avaliar e relatar. Apresentar um relatório não é simplesmente listar as coisas que temos feito. Por meio dos relatórios, a igreja e os que testemunham podem novamente ver que estão trabalhando com o Senhor.

Algumas pessoas hesitam em apresentar relatórios porque imaginam que isso pode ser uma forma de se vangloriar na realização humana, mas, por meio de nosso relato fiel, Deus é glorificado e Sua igreja é fortalecida na fé. Os cristãos primitivos glorificaram a Deus quando ouviram o relatório missionário do apóstolo Paulo

19  E, tendo-os saudado, contou minuciosamente o que Deus fizera entre os gentios por seu ministério.
20  Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei; At 21:19, 20

Se você tivesse que relatar à igreja seus esforços evangelísticos mais recentes, o que você diria? O que sua resposta diz sobre seu envolvimento? O que precisa mudar em sua vida?

Sexta                               Estudo adicional


O desafio desta semana é você decidir sobre uma atividade evangelística e se envolver nela. A seguir, estão as principais áreas focalizadas nesta semana.

1. Reveja a lista de atividades evangelísticas nas quais você poderia se envolver. Diminua sua lista para duas ou três áreas do ministério evangelístico, considerando as áreas nas quais estão seus talentos e para as quais você sente que Deus o está chamando.
2. Reduza ainda mais sua lista, considerando quanto tempo você será capaz de dedicar a essas atividades a cada semana. Considere também que você estará envolvido com esse ministério durante 12 meses, de modo que você será capaz de passar pelas fases de planejamento, implementação e avaliação.
3. Escolha um ministério e informe o pastor e o líder do Ministério Pessoal sobre seu desejo de se envolver na área de sua preferência. Solicite uma reunião com eles para compartilhar suas ideias e sonhos. Pergunte acerca dos planos deles para o evangelismo da igreja e determine como você pode se envolver, ou onde o ministério de sua preferência pode complementar os planos que já existem na igreja.
4. Humildemente, peça ao pastor e ao líder de Ministério Pessoal uma opinião sobre sua aptidão para o ministério que você escolheu. Eles desejarão que você seja bem-sucedido em quaisquer áreas de testemunho e evangelismo que escolher, portanto, o conselho deles será de valor inestimável.

Perguntas para reflexão
1. Como a seguinte citação se relaciona com a verdade bíblica do sacerdócio de todos os crentes? Existe nela apoio para o princípio de que todos os membros devem trabalhar juntos? “A obra de Deus na Terra nunca poderá ser terminada a não ser que os homens e as mulheres que constituem a igreja concorram ao trabalho e unam seus esforços aos dos pastores e oficiais da igreja” (Ellen G. White,Obreiros Evangélicos, p. 352).
2. Comente as estratégias que sua igreja poderia colocar em prática para ajudar os membros a entender que eles são importantes para o ministério do testemunho e evangelismo. Qual é a melhor forma de trabalhar para alcançar o máximo envolvimento dos membros no trabalho?




Nenhum comentário:

Postar um comentário