quinta-feira, 12 de abril de 2012

Individualidade e unidade

Terça                          




A igreja local não é simplesmente um grupo de pessoas separadas que se sentam no mesmo templo por algumas horas uma vez por semana. Segundo as Escrituras, a igreja é um grupo de pessoas unidas de modo tão estreito como as partes do corpo humano. No entanto, é possível que as pessoas se reúnam regularmente sem fazer parte do corpo no sentido bíblico. Embora esse fato lamentável possa ser verdade em muitas áreas da igreja, estamos focalizando a necessidade de estar unidos nas áreas de evangelismo e testemunho.

4. O que aconteceria com o crescimento e a eficiência de um corpo, se ele perdesse o cotovelo, punho ou as articulações do joelho? O que a analogia de Paulo fala sobre a igreja como um corpo de cristãos que receberam a missão evangelística?

de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Ef 4:16

O apóstolo Paulo diz que o corpo da igreja cresce quando todos os membros fazem sua parte. O que isso diz a respeito de igrejas que não estão crescendo? Nossa primeira reação pode ser responsabilizar os que, em nossa opinião, não estão fazendo sua parte. Isso pode ser verdade, mas pense nisto: quantas vezes as igrejas privam os membros de oportunidade para contribuir com o corpo? Se os líderes da igreja não entendem o princípio do ministério de todos os cristãos, eles não trabalham intencionalmente para o máximo envolvimento dos membros nos ministérios da igreja.

5. O que a igreja de Tessalônica fez com o evangelho que recebeu de Paulo?

5  porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.
6  Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,
7  de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.
8  Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma;  1Ts 1:5-8

A igreja em Tessalônica é um exemplo de cristãos que receberam o evangelho e o transmitiram. Ainda é a vontade de Deus que Sua igreja funcione dessa maneira.

Muitas são as bênçãos recebidas quando cada cristão atua numa estratégia evangelística planejada para a igreja. Enfatizaremos aqui as importantes áreas de encorajamento e responsabilidade. Trabalhar em equipe nos permite considerar seriamente essas áreas. A falta de incentivo ao grupo representou a morte de muitos ministérios leigos proveitosos. Embora os indivíduos tenham dons e talentos especiais, trabalhar em direção a objetivos comuns, por meio de estratégias corporativas, ainda é o ideal. Da mesma forma, a dinâmica do grupo estimula a responsabilidade, não no sentido de julgamento, mas no sentido de análise e avaliação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário