segunda-feira, 11 de junho de 2012

Levando informação à igreja (resumo do estudo nº 11)





Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Marcos 6:30

Conhecer: Os benefícios da apresentação de relatórios sobre os resultados do testemunho e evangelismo do corpo da igreja.
Sentir: O entusiasmo e o ânimo que a alegria na obra de Deus desperta no coração.
Fazer: Relatórios honestos sobre os frutos do seu trabalho a fim de informar à igreja e ajudá-la na avaliação e planejamento do futuro trabalho no campo da colheita.

Esboço
I. Relatando os resultados
A. A igreja glorifica a Deus ao relatar os resultados do testemunho e esforços evangelísticos.
B. Por que a apresentação de relatórios é importante para os futuros esforços nos campos de colheita?
C. Como os relatórios ajudam a unir a igreja em oração e louvor?

II. Compartilhando a alegria
A. Quais eram as respostas comuns aos relatórios dos apóstolos à igreja primitiva?
B. Por que é importante compartilhar a alegria da colheita com o corpo da igreja?

III. Falando sobre a caminhada
A. Beneficiamos a família da igreja quando não apenas "fazemos o que falamos", mas "falamos sobre o que fazemos".
B. O que você pode compartilhar com os companheiros de serviço sobre o que aprendeu recentemente em seu trabalho para Deus?

Resumo: 
Apresentar relatórios sobre nosso trabalho, enquanto procuramos fazer a vontade de Deus nos campos de colheita, ajuda a incentivar outros a se envolver, planejar o futuro e glorificar o que Deus fez, à medida que temos trabalhado com Ele.

Motivação
Embora os relatórios sobre nosso testemunho e atividades evangelísticas não sejam tão importantes quanto as boas-novas do evangelho, eles representam um elo fundamental na cadeia do plano de Deus para salvar a humanidade perdida. É essencial falar sobre a atuação de Deus em toda a igreja.

A lição desta semana analisa os mecanismos de comunicação da igreja primitiva, enfatizando especialmente o efeito que a comunicação tem sobre líderes e leigos. Ao introduzir o estudo, comente com a classe sobre a grande quantidade de meios de comunicação em nosso ambiente atual.

Vivemos em um mundo saturado pela mídia. Há benefícios profundos em viver numa época em que as notícias viajam à velocidade da luz. Quando um forte terremoto devastou o Haiti, em 2010, a notícia da devastação estimulou o apoio mundial às vítimas. As ações de socorro foram até pioneiras em uma nova forma de ajuda: doação por mensagem de texto.

Mas o que a tecnologia deu ela também tirou. Uma vez que a mídia "tirou do canal" sobre o Haiti, o mundo rapidamente seguiu o exemplo. Hoje, raramente há uma menção da crise haitiana no noticiário. O que entendemos com isso? A crise vende, mas apenas por um tempo.

Pense nisto: 
Peça que os alunos contem como eles tendem a reagir às notícias das crises no mundo. Se os eventos chocantes não podem prender a atenção das pessoas por muito tempo, a notícia da salvação tem chance de conseguir isso?

Compreensão
Esta seção examinará o que motivava os primeiros evangelistas a relatar os resultados evangelísticos para a crescente família de fé. Os discípulos foram incentivados pela ressurreição de Jesus, desafiados pela Grande Comissão e fortalecidos pelo Espírito Santo.


Comentário Bíblico

I. Fogo novo

36 Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: —Que a paz esteja com vocês!
37  Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma.
38  Mas ele disse: —Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês?
39  Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.
40  Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés.
41  Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou: —Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
42  Eles lhe deram um pedaço de peixe assado,
43  que ele pegou e comeu diante deles.
44  Depois disse: —Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
45  Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas
46  e disse: —O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar.
47  E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém.
48  Vocês são testemunhas dessas coisas.
49  E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês. Lc 24:36-49

19  Então Paulo os cumprimentou e deu um relatório completo de tudo o que Deus tinha feito por meio dele entre os não-judeus.
20  Depois de o ouvirem, todos eles deram graças a Deus e disseram a Paulo: —Veja bem, irmão! Há milhares de judeus que se tornaram cristãos e todos eles são fiéis à Lei de Moisés.
21  Eles ouviram dizer que você ensina os judeus que moram em outros países a abandonarem a Lei, dizendo a eles que não circuncidem os seus filhos, nem respeitem os costumes dos judeus.
22  O que vamos fazer? Com certeza eles já ouviram dizer que você chegou.
23  Portanto, faça o que vamos dizer: estão aqui entre nós quatro homens que têm de cumprir uma promessa a Deus.
24  Então vá, tome parte com eles na cerimônia de purificação e pague a despesa para que eles possam rapar a cabeça. Assim todos saberão que não é verdade o que se diz de você. Pelo contrário, vão ficar sabendo que, de fato, você vive de acordo com a Lei de Moisés.
25  Mas, quanto aos não-judeus que se tornaram cristãos, nós já mandamos uma carta a eles, dizendo o seguinte: “Não comam carne de animais que foram oferecidos em sacrifício aos ídolos, nem sangue, nem carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado. E também não pratiquem imoralidade sexual.” At 21:19-25

A lição de quarta-feira considera algumas das razões pelas quais acreditamos ou fazemos certas coisas. Vale lembrar que o relato inicial das boas-novas da salvação foi motivado por um evento sobrenatural. No fim de seu livro, Lucas descreve um grupo de discípulos espantados, lutando desesperadamente para se acostumar com a ideia do reaparecimento de seu Salvador crucificado recentemente.

Lucas comenta: "
Então [Jesus] lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras” (Lc 24:45, NVI) relacionadas com Sua vinda, morte, ressurreição e ascensão. Os momentos que os discípulos passaram com Jesus após a ressurreição deixaram uma marca indelével em sua consciência. Como eles poderiam enfrentar a vida sem contar a notícia maravilhosa de seu Salvador que havia vencido a morte?

Ellen White escreveu que, à medida que o Salvador ressuscitado explicava aos discípulos as profecias a respeito da obra de Sua vida, eles "
começaram a compreender a natureza e extensão de sua obra e a reconhecer que deviam proclamar ao mundo as verdades a eles confiadas. Os acontecimentos da vida de Cristo, Sua morte e ressurreição, as profecias que apontavam para esses acontecimentos, os mistérios do plano da salvação, o poder de Jesus para remissão de pecados – de todas essas coisas eles haviam sido testemunhas e deviam torná-las conhecidas ao mundo" (Atos dos Apóstolos, p. 27).

Pense nisto: 
Os discípulos foram motivados a compartilhar as boas-novas da salvação quando entenderam a obra e o ministério de Cristo. O que isso nos diz sobre a importância de saber e entender quem é Jesus e o que Ele veio realizar?

II. Uma grande comissão

18  Então Jesus chegou perto deles e disse: —Deus me deu todo o poder no céu e na terra.
19  Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
20  e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. Mt 28:18-20

19 Sou um homem livre; não sou escravo de ninguém. Mas eu me fiz escravo de todos a fim de ganhar para Cristo o maior número possível de pessoas.
20  Quando trabalho entre os judeus, vivo como judeu a fim de ganhá-los para Cristo. Não estou debaixo da Lei de Moisés; mas, quando trabalho entre os judeus, vivo como se estivesse debaixo dessa Lei para ganhar os judeus para Cristo.
21  Assim também, quando estou entre os não-judeus, vivo fora da Lei de Moisés a fim de ganhar os não-judeus para Cristo. Isso não quer dizer que eu não obedeço à lei de Deus, pois estou, de fato, debaixo da lei de Cristo.
22  Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los para Cristo. Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns.
23  Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bênçãos 1Co 9:19-23

Incontáveis volumes têm sido escritos a respeito da comissão evangélica, o chamado de Jesus para conduzir homens, mulheres, meninos e meninas a um conhecimento salvífico a respeito dEle. Todos os discípulos de Cristo são chamados para essa obra. Quando a comissão for vivida e praticada, as pessoas perceberão e falarão sobre isso.

Os relatórios evangelísticos não são um exercício de narcisismo. De fato, como a lição de quinta-feira deixa claro, quando as obras de Deus são relatadas resta pouca coisa a fazer, exceto dar a Ele glória e louvor.

Por que isso acontece? Talvez tenha algo a ver com a natureza e o alcance da comissão evangélica. "
O cristianismo foi a primeira religião a assumir um caráter verdadeiramente internacional. As religiões pagãs eram, em grande parte, destituídas de zelo e atividade missionários. Elas eram principalmente de carácter nacional e não saíam para converter pessoas de outras nações. A comissão evangélica efetivamente elimina as fronteiras, e homens de todas as nações se tornam membros de uma grande irmandade" (The SDA Bible Commentary [Comentário Bíblico Adventista], v. 5, p. 557).

Essa fé que rompe fronteiras foi uma maravilha para o mundo no qual os apóstolos ministraram, e continua a ser uma maravilha hoje.

Pense nisto: 
A comissão evangélica, quando praticada em sua plenitude, demonstra o poder da unidade e do amor em um mundo dividido. Como a essência da nossa fé influencia a percepção das pessoas sobre seu valor? O que as pessoas estão dizendo sobre o cristianismo, com base em nossa prática?

III. A obra do Espírito

Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. At 1:8

E Pedro continuou: —Quando comecei a falar, o Espírito Santo veio sobre eles, como tinha vindo sobre nós no princípio. At 11:15

O Espírito Santo foi indispensável para a obra dos primeiros discípulos. Foi o derramamento do Espírito que fez deles vasos nas mãos de Deus, aptos para salvar seres humanos caídos.

Em Atos 11:1-18, Pedro testemunhou sobre as ações do Espírito. Fica a impressão de que ele não estava tanto defendendo a inclusão dos gentios cristãos na família de fé quanto simplesmente relatando a atividade de Deus. O Senhor havia dado a eles o dom, e Pedro não podia fazer nada para mudar o plano divino (v. 17).

Em Atos, o Espírito é visto enchendo os cristãos
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa. At 2:4

atuando sobre os que se arrependeram e foram batizados
E Deus, que conhece o coração de todos, mostrou que aceita os não-judeus, pois deu o Espírito Santo também a eles, assim como tinha dado a nós.  At 15:8

e conduzindo e orientando os líderes da igreja
Porque o Espírito Santo e nós mesmos resolvemos não pôr nenhuma carga sobre vocês, a não ser estas proibições que são, de fato, necessárias: At 15:28

Essas foram apenas algumas das atuações do Espírito no livro de Atos.

Os belos relatórios dos cristãos primitivos testemunharam de algo novo, poderoso e dinâmico agindo em sua vida e na vida daqueles a quem procuravam alcançar. Deus estava operando neles e por meio deles.

Pense nisto: 
De que forma podemos ver evidências similares da obra de Deus no mundo hoje? Como podemos garantir que existe fundamento para os relatórios que levamos? Qual é o perigo de transmitir relatórios pomposos, que nos fazem sentir bem a respeito de nossos imperfeitos esforços para servir a Deus?

Aplicação
Esta seção analisa as notícias que levamos ao mundo. Enquanto a classe considera o chamado para partilhar as novas das boas obras de Deus, enfatize a prática pessoal dessa ordem na vida do cristão.

Perguntas para reflexão
1. Se Jesus considerou importante explicar a Seus discípulos as profecias a respeito de Sua vida e obra (Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas Lc 24:45) por que alguns hoje desprezam o estudo da profecia bíblica? Como essa relutância prejudica a propagação do evangelho?
2. Se Deus não estivesse atuando em nossa vida, como reconheceríamos Suas ações no mundo? Os primeiros evangelistas, muitas vezes, deram testemunhos pessoais da liderança e obra de Deus em sua vida e na vida dos outros. O que é mais importante, e por quê: o relato sobre o que Deus está fazendo na minha vida ou o relatório da Sua atuação na vida da igreja?

Perguntas para testemunhar
1. Como uma pessoa tímida, introvertida, pode compartilhar a mensagem do evangelho? Liste três opções que ela possa explorar a fim de ajudá-la a cumprir o chamado de Deus.
2. A lição desta semana menciona que nem todos ficaram satisfeitos com as maravilhas de Deus, relatadas pelos primeiros evangelistas. O que a igreja deve fazer quando alguns membros discordam do que outros veem como a ação de Deus? Como podemos lidar com significativos conflitos no ministério? Como esses conflitos afetam os novos cristãos?

Criatividade
A lição nos lembra de que os relatórios são fundamentais para o sucesso do testemunho da igreja e para seu esforço evangelístico global. A atividade a seguir considera como a igreja deve funcionar nesta época de megaigrejas e de conhecimento dos meios de comunicação. Comente com a classe a respeito das declarações abaixo.

Atividade: 
É difícil exagerar o efeito que "a cultura da megaigreja" está exercendo no conceito contemporâneo de cristianismo. Congregações novas perguntam se estão realmente fazendo a vontade de Deus, visto que não têm a quantidade de pessoas das igrejas maiores.

Falam muito de casas, carros, roupas e influência. Alguns dizem que essas bênçãos deveriam acompanhar todos os que professam o nome de Cristo. Muitos ministérios têm desenvolvido habilidosas campanhas de mídia para melhor “oferecer” o evangelho, no esforço para "conquistar" pessoas. Em alguns casos, a cultura do entretenimento está invadindo a igreja.

Considere as seguintes declarações e pergunte se os alunos concordam ou não com elas e por quê.

1. A igreja deve evitar todas as formas de mídia, enfatizando, em seu lugar, o ministério pessoal, de porta em porta.
2. A igreja deve usar todas as formas de tecnologia, a fim de compartilhar sua mensagem com seus membros e com o mundo.
3. A igreja deve evitar campanhas publicitárias chamativas. O evangelho não precisa ser fantasiado.
4. Pelo uso cuidadoso dos meios de comunicação, a igreja deve gerir sua imagem. Assim, os membros ficarão satisfeitos com sua igreja e os novos crentes admirarão a obra e a prática da igreja.





Nenhum comentário:

Postar um comentário