sexta-feira, 24 de julho de 2009

Amando os outros




6. Resuma o que João nos diz nos versos a seguir. (1Jo 2:9-11) - Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.


O amor foi mencionado brevemente em 1 João 2:5. Obviamente, esse amor se refere ao nosso amor para com Deus, que se manifesta quando guardamos Seus mandamentos. O amor foi mencionado indiretamente na segunda parte de nossa passagem, o novo mandamento (v. 6-9). Mas o amor a nossos semelhantes cristãos é mencionado claramente na última parte de nosso parágrafo (v. 9-11). Ele também começa com a frase “aquele que diz” (veja v. 4, 6, 9).


O verso 9 faz uma declaração sobre o membro da igreja que odeia seu irmão. Essa pessoa está em trevas. O verso 10 mostra o lado positivo, isto é, aquele que ama seu irmão. O verso 11 volta ao ódio a um irmão. Essa pessoa não só anda em trevas, mas seus olhos foram cegados.


Em sua epístola, João está interessado principalmente na comunidade cristã. Isso não significa que ele nega o fato de que os cristãos são chamados a amar seus vizinhos e até aos inimigos; mas não é essa sua preocupação aqui. Ele tem outros problemas para resolver.


O ódio a um irmão é uma declaração forte, e podemos não gostar de aplicá-la a nós e ao nosso comportamento. Podemos preferir dizer que estamos irritados ou ofendidos; mas, frequentemente, as Escrituras aplicam o verbo odiar a situações que não usaríamos comumente hoje.


7. Como é usado o verbo odiar, e como deve ser entendido nos textos a seguir?


Mt 6:24; - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.


Mt. 24:9, 10; - Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros;


Lc 14:26; - Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.


Jo 3:20 - Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.


Na Bíblia, ódio não se aplica apenas ao que hoje podemos chamar de ódio mas também a dar preferência a uma pessoa e não a outra ou a negligência de alguém. Em outras palavras, você não precisa menosprezar alguém para revelar “ódio”, como às vezes é entendido na Bíblia.


Existe alguém a quem você odeia, e talvez com boa razão? Neste caso, faça a você mesmo a pergunta: O que Jesus faria?



Estudo adicional - Leia Gênesis 39:7-12; Daniel 3:8-18; Apocalipse 13:16, 14:5.

e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula. (Apoc. 14:5)


Andar na luz, que inclui a guarda dos mandamentos, viver de modo semelhante a Jesus e exercer amor é especialmente importante no fim da história do mundo. A lei de Deus está sendo desafiada, e a questão da adoração e a verdadeira obediência ao Criador terão ainda mais destaque. Nas Escrituras, são mencionados exemplos de pessoas que permaneceram fiéis mesmo sob as circunstâncias mais desafiadoras: José, os amigos de Daniel, o próprio Daniel e muitos outros. Mas o principal exemplo é Jesus. Devemos tomar a decisão de seguir Sua guia, não importando o preço.

“João nos diz que o verdadeiro amor a Deus se revelará na obediência a todos os Seus mandamentos. Não basta crer na teoria da verdade, fazer uma profissão de fé em Cristo, crer que Jesus não é um impostor, e que a religião da Bíblia não é uma fábula artificialmente composta. ... João não ensinou que a salvação devia ser adquirida pela obediência, mas que a obediência é fruto da fé e do amor” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 563).


Perguntas para consideração


1. Uma coisa é guardar os Dez Mandamentos; outra coisa é amar as outras pessoas. Qual é a diferença? O que é mais fácil fazer, e por quê?


2. Certa vez, o filósofo francês Michael Foucault distinguiu entre dois tipos de conhecimento: o tipo que muda a pessoa que o adquire e o tipo de conhecimento que não traz mudança nenhuma. Quais podem ser alguns exemplos desses dois tipos de conhecimento? Mais importante ainda é saber que tipo de conhecimento é o de Deus, e que tipo de mudanças esse conhecimento deve trazer aos que o obtêm?


3. O que você pode fazer para ajudar sua igreja local como um todo a entender melhor o que significa manifestar amor? Existe o tipo de amor corporativo? Descreva como seria uma igreja ideal e perfeitamente amorosa. Como sua igreja local se enquadraria?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic432009.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário