sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ninguém é uma ilha




2. Toda a história de Davi e Urias é relatada no contexto de uma guerra contra os amonitas. Leia cuidadosamente Que crítica sutil a Davi faz o autor?
Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.  2Sm 11:1.
Davi decidiu ficar em casa e enviar seu exército sob o comando de Joabe. Claramente, esse foi o primeiro erro de Davi. De alguma forma, ele começou a acreditar que era realmente mais especial que seus homens e, portanto, não deveria ser exposto ao perigo. Davi ainda não havia aprendido que, quase sempre, os maiores perigos provêm de dentro, não de fora. O grande problema com o poder ou a autoridade é que facilmente nos leva a torcer nossa percepção. Achamos que, de alguma forma, somos melhores que os outros e estamos acima das leis ou regras que se aplicam aos outros.

3. Compare as formas de liderança que Davi aplicou na história de 
5  Davi se levantou, e veio ao lugar onde Saul acampara, e viu o lugar onde se deitaram Saul e Abner, filho de Ner, comandante do seu exército. Saul estava deitado no acampamento, e o povo, ao redor dele.
6  Disse Davi a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: Quem descerá comigo a Saul, ao arraial? Respondeu Abisai: Eu descerei contigo.
7  Vieram, pois, Davi e Abisai, de noite, ao povo, e eis que Saul estava deitado, dormindo no acampamento, e a sua lança, fincada na terra à sua cabeceira; Abner e o povo estavam deitados ao redor dele.
8  Então, disse Abisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora, encravá-lo com a lança, ao chão, de um só golpe; não será preciso segundo.
9  Davi, porém, respondeu a Abisai: Não o mates, pois quem haverá que estenda a mão contra o ungido do SENHOR e fique inocente?
10  Acrescentou Davi: Tão certo como vive o SENHOR, este o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou em que, descendo à batalha, seja morto.
11  O SENHOR me guarde de que eu estenda a mão contra o seu ungido; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha da água, e vamo-nos.  1Samuel 26:5-11 

e em 2 Samuel 11. Que diferença você vê?

Nas histórias que descrevem como Davi poupou a vida de Saul, Davi liderava pelo exemplo e recrutava voluntários. Mas depois, no tempo de 2 Samuel 11, em vez de estar fora com suas tropas, liderá-las e depender de Deus para obter direção e segurança pessoal, Davi se viu em uma noite quente e úmida sobre a cobertura plana de seu palácio (talvez, para sentir a brisa da noite). O palácio, provavelmente construído sobre a parte mais elevada da cidade fortificada, tinha uma visão privilegiada sobre a maior parte de Jerusalém. Davi examinou os arredores e viu uma mulher se banhando. Então, ele enviou alguém para descobrir a identidade da mulher. Mandou buscá-la, sabendo muito bem que ela era a esposa de Urias, o heteu. O verbo hebraico usado para indicar a ordem de Davi a Bate-Seba é muito forte. Em outros contextos, ele é usado para a indicar algo que é tomado à força (Tomaram, pois, todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e se foram Gn 14:11). Davi seguiu os próprios desejos e, com os hormônios em alta, esqueceu completamente o que sabia ser certo e errado. Mal imaginava Davi, naquele momento, os efeitos de longo alcance que se seguiriam a essa decisão pessoal. Quando ostentou deliberadamente seu poder, ele afetou diretamente a vida de Bate-Seba, de Urias, de um filho por nascer e o curso da história de Israel.

Pense nas decisões que você toma. Elas são baseadas principalmente na razão, no pensamento racional e na lógica ou na emoção e na paixão? Que forma de pensamento parece dominar sua vida? Existe equilíbrio correto entre esses motivos? Se não, como você pode encontrá-lo?           




Nenhum comentário:

Postar um comentário