quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Um estrangeiro em Israel




Neste capítulo, Urias é chamado de o heteu. Então, quem eram os heteus, ou hititas? Os heteus da Palestina eram um grupo étnico de relação incerta com os estados neo-hititas ao norte. No mundo do Antigo Testamento, cultura, nacionalidade, raça e religião eram muito interconectadas. Por essa razão, o Antigo Testamento critica fortemente e proíbe o casamento entre os israelitas e as nações circundantes. A proibição foi dada em (Deuteronômio 7:3 - nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos;) e repetida em cada reavivamento importante de Israel. Uma chave para entender essas proibições contra o casamento misto é a religião. O Antigo Testamento está cheio de exemplos de estrangeiros que aceitaram o Deus de Israel, e a Bíblia considera positivamente sua assimilação a Israel. No caso de Urias, a assimilação ocorreu na forma de casamento bem como de religião.

4. Que exemplos temos de estrangeiros que foram assimilados em Israel? 

Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó Js 6:25; 

1  Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.
2  Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
3  Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,
4  os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5  Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6  Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
7  Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá,
8  disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo.
9  O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz
10  e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo.
11  Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
12  Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
13  esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.
14  Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15  Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
16  Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Rt 1:1-16; 

Também em toda província e em toda cidade aonde chegava a palavra do rei e a sua ordem, havia entre os judeus alegria e regozijo, banquetes e festas; e muitos, dos povos da terra, se fizeram judeus, porque o temor dos judeus tinha caído sobre eles. Et 8:17; 

3  Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.
4  Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança,
5  darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
6  Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,
7  também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.  Is 56:3-7

Rute, a moabita, deixou sua terra, seu povo e sua religião e foi com a sogra para Israel. Suas palavras famosas destacam o conceito importante de adotar não só outro povo mas também outro Deus: “Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16). A assimilação incluía não só noras exemplares, mas também prostitutas mentirosas. Lembra-se de Raabe, a prostituta que salvou os dois espias? Aqui está alguém que respondeu muito positivamente à pouca luz que tinha e escolheu crer que o Deus de Israel era poderoso e fiel. Algum dia, depois da queda de Jericó, Raabe se casou com Salmom e, juntamente com Rute, está incluída na genealogia de Jesus Cristo (Js 6:25; Mt 1:5 - Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias).

Urias não foi o único heteu a servir Davi. (1Samuel 26:6 - Disse Davi a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: Quem descerá comigo a Saul, ao arraial? Respondeu Abisai: Eu descerei contigo) menciona Aimeleque, o heteu. Porém, Urias se tornou um dos guerreiros de elite de Davi De maneira interessante, se Eliã, pai de Bate-Seba (2Sm 11:3  -  Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu) era o mesmo Eliã, filho de Aitofel, gilonita (2Sm 23:34 - Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita), então, Urias realmente se casou com uma família muito influente. Seu sogro também teria sido um guerreiro de elite e filho do estimado conselheiro de Davi. Isso pode explicar por que a casa de Urias estava próxima ao palácio e pode fornecer uma razão para a posterior deserção de Aitofel na conspiração de Absalão. Pode muito bem ser que alimentasse algum rancor contra Davi pelo tratamento de sua neta Bate-Seba e o assassinato do marido dela, Urias.

Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, Efésios 2:19. Como a assimilação de Rute, Raabe e Urias a Israel pode nos ajudar a estabelecer nossa própria genealogia espiritual? Como essa passagem nos ajuda a entender que, não importa nossa origem, por meio de Cristo, somos aceitos na “casa de Deus”?            




Nenhum comentário:

Postar um comentário