sábado, 27 de novembro de 2010

O sacerdote Abiatar (resumo do estudo nº 07)


 


Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;   1Pedro 2:9

Saber: Identificar como as escolhas do sacerdote Abiatar afetaram sua qualificação para o sacerdócio, tanto no que ele fez em favor como no que fez contra Davi.
Sentir: A importância da lealdade aos propósitos de Deus como qualificação crucial para o serviço em Sua obra.
Fazer: Permanecer ao lado de Deus como membros de um povo escolhido para servir como sacerdócio real, louvando a Deus e servindo no papel sacerdotal de intercessão.

Esboço

I. Fugindo

Abiatar (único sobrevivente do massacre dos sacerdotes feito por Saul) e Davi acharam uma causa comum em escapar da tirania de Saul. Abiatar serviu a Davi muitos anos, mas que ato de deslealdade ao ungido de Deus finalmente o desqualificou como sacerdote?

II. Amigo e traidor

Abiatar foi leal a Davi durante a perseguição de Saul e a rebelião de Absalão. Perto do fim da vida de Davi, porém, ele o abandonou, em prol de outro filho do rei que desejava o trono. O que poderia ter causado essa traição? Como um ato pode estragar uma vida de serviço?

III. Sacerdotes reais

A. Nós, também, somos escolhidos como sacerdotes, para servir a Deus em oração, louvor e intercessão, nos tempos bons e ruins. Como podemos nos desqualificar como fez Abiatar?
B. Há algo que devamos fazer para nos qualificar para o serviço no sacerdócio real de Deus? Por que, ou por que não?

Resumo: Depois de uma longa vida de serviço como sacerdote, Abiatar se desqualificou para o ministério, traindo seu rei e apoiando um usurpador do trono.

Motivação
Os cristãos são chamados para ser uma nação de sacerdotes e sacerdotisas, diferenciada por seu chamado sagrado, linhagem real e conduta santa.

Usando 1 Pedro 2:9, comente a seguinte questão: Quem faz parte da geração escolhida, sacerdócio real e nação santa, mencionados por Pedro?

A designação especial de Pedro para os membros da então principiante igreja cristã, e os que aceitariam Jesus como Salvador nos séculos seguintes, refere-se ao que havia sido dito em Êxodo 19:6, quando Deus deu a Moisés a seguinte mensagem para dar aos israelitas: “
Vós Me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel”. Sempre foi a visão de Deus que um grupo especial de seres humanos, chamados, participasse com Ele na tarefa de espalhar o evangelho ao mundo.

Pense nisto: Por que Deus escolheu seres humanos caídos para ajudá-Lo a alcançar outros seres humanos caídos? O que isso nos diz sobre Deus?

Compreensão

À medida que você analisar o chamado sacerdotal que repousa sobre os seguidores de Jesus Cristo, argumente que os que foram chamados devem muito a Deus em retribuição pela salvação e trabalho privilegiado que lhes deu. Portanto, devemos participar com Deus na obra de alcançar homens e mulheres perdidos. É o mínimo que podemos fazer para mostrar nossa gratidão a Deus por Sua graça.


Comentário bíblico


I. Escolhidos acima de todos os outros

20  Porém dos filhos de Aimeleque, filho de Aitube, um só, cujo nome era Abiatar, salvou-se e fugiu para Davi;
21  e lhe anunciou que Saul tinha matado os sacerdotes do SENHOR.
22  Então, Davi disse a Abiatar: Bem sabia eu, naquele dia, que, estando ali Doegue, o edomita, não deixaria de o dizer a Saul. Fui a causa da morte de todas as pessoas da casa de teu pai.
23  Fica comigo, não temas, porque quem procura a minha morte procura também a tua; estarás a salvo comigo. 1Sm 22:20-23 

Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?  Zc 3:2

O assassinato dos sacerdotes do Senhor e suas famílias sob o comando de Saul é um poderoso testemunho da profundidade da depravação na qual ele havia afundado. Miraculosamente, providencialmente, Abiatar escapou do massacre e foi para o lado de Davi. É verdade que todos os que foram salvos de determinado perigo devem algo àquele que os salvou. Para cada cristão, determinado perigo tem um nome – Satanás. A Bíblia deixa claro em 1 Pedro 5:8 que “
o diabo”, nosso “adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”.

Quando Deus nos salva, Ele literalmente nos tira da boca de um poderoso adversário determinado a nos destruir. Este foi o caso de Abiatar. Como ele, Israel havia sido salvo da escravidão e cativeiro egípcios através da intervenção miraculosa de Deus (Êx 7–14). O apóstolo Paulo focalizou essa propensão de Deus para livrar a humanidade caída quando escreveu: “
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8, 9). Somos criação da maravilhosa graça de Deus, e como tais devemos a Ele uma resposta positiva ao Seu chamado para o serviço.

Pense nisto: O que significa ser chamado? Que características especiais ligam os que foram chamados a Jesus Cristo e uns aos outros?

26  Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
27  porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
28  Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.     (Gl 3:26-28)?

II. Sacerdócio Real

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1Pedro 2:9

A ideia de que Deus está disposto a partilhar a realeza com Seus súditos deve nos encher de admiração. A propósito, realeza é um dos dons exclusivos que os cristãos partilham com seu Deus. Enquanto os deuses de outras crenças reservam a realeza para si mesmos, Deus a ofereceu ao antigo Israel e, também agora, oferece a todos, judeus e pagãos, que creem em Jesus (1Pe 2). Todavia, esse dom vem com diversas expectativas elevadas. Talvez possamos entender o que Deus espera de nós vendo o que Ele requereu do antigo Israel.

Conforme o plano e propósito divinos, os israelitas deveriam ser uma nação tanto real como sacerdotal. Num mundo mau deveriam ser reis, moral e espiritualmente, e assim deveriam prevalecer sobre o reino do pecado

(Ap 20:6 - Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos).

Como sacerdotes, deveriam se aproximar do Senhor em oração, em louvor e em sacrifício. Como intercessores entre Deus e os pagãos, deveriam servir como instrutores, pregadores e profetas, e ser  exemplos de uma vida santa  representantes da verdadeira religião do Céu” (SDA Bible Commentary, v. 1, p. 595).

Pense nisto: Muitos cristãos hoje desejam o que percebem como honras e bênçãos que resultam de ser representantes reais de Deus na Terra. Em muitos lares cristãos, há uma clara ênfase nas bênçãos materiais como evidência da ligação das pessoas com o Divino. Como devemos neutralizar essa falsa ideia do que significa ser membro do sacerdócio real de Deus?

III. Decisões, decisões

Então, Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. Providenciou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem adiante dele. IRs 1:5-7

A traição de Abiatar para com Davi e sua deserção para Adonias parece incoerente com seu caráter. Ele havia desempenhado fielmente seus deveres sacerdotais desde o tempo em que fugia de Saul até o tempo da rebelião de Adonias. Contudo, o ato de traição sugere que ele havia parado de procurar a Deus para orientação ou havia chegado a sua própria conclusão sobre quem devia ser rei. O ato de traição de Abiatar era digno de morte, mas, visto que ele era um sacerdote que, no passado, havia servido e sofrido com Davi, sua sentença foi atenuada.

Uma das principais responsabilidades do sacerdote era interceder com Deus em favor do povo. Jesus exemplifica esse princípio (
Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Rm 8:34). Como Abiatar estaria apto a cumprir essa grande responsabilidade se ele usou sua posição para dividir a nação?

Pense nisto: Abiatar usou a aprovação ou distinção própria de seu ofício sumo sacerdotal para sancionar uma ação pecaminosa  a rebelião de Adonias. Em sentido real, ele usou a autoridade que lhe fora dada por Deus para fazer com que outros fossem contra a vontade de Deus. Que advertência Jesus deu aos discípulos sobre mestres e pregadores religiosos dos últimos dias?

15  Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
16  Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
17  Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.
18  Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.
19  Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
20  Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23  Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. (Mt 7:15-23).

Aplicação
Enfatize a elaboração de respostas práticas para as questões. Por exemplo, parte da resposta à primeira pergunta para consideração deve incluir coisas práticas que todos podem fazer, como embaixadores de Deus na Terra, para cultivar a cultura de cuidado por todas as pessoas. Focalize em descobrir maneiras concretas de aplicar as respostas à vida prática.

Perguntas para consideração

1. O sumo sacerdote de Israel usava o éfode sagrado com um peitoral contendo 12 pedras preciosas, cada uma representando uma das doze tribos de Israel. As tribos deviam estar sempre perto do coração do sacerdote. Certamente, nos falta a ajuda visual do éfode e do peitoral para nos lembrar da íntima ligação que deve existir entre o sacerdote e o povo hoje. Então, como nós, que somos “sacerdotes”, podemos levar o povo de Deus – todo o povo – perto de nosso coração?

2. Seguidores de Cristo são escolhidos e são da realeza, mas são também chamados para ser santos

Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. Mt 5:48 

porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 1Pe 1:16  

O que significa ser santo? Que papel Cristo desempenha em nossa habilidade de viver uma vida santa? Que papel o Espírito Santo desempenha em nos tornar santos?

Perguntas de aplicação

1. O estudo de quarta-feira indica que a decisão de Abiatar de apoiar Adonias pode ter sido resultado de seguir o que ele acreditava ser a tradição de sucessão no antigo Israel. De sua perspectiva, quais são algumas das tradições na igreja que podem estar impedindo nossa compreensão da vontade de Deus?

2. Como um dos sacerdotes ou sacerdotisas de Deus, o que você pode fazer para permanecer fiel a Deus até o fim da vida, ou até que Ele venha?

Testemunhando
Pense em três pessoas que não parecem ter um relacionamento de salvação com Jesus, mas a quem você gostaria de ver no Céu. Escreva seus nomes em um lugar em que você possa ser lembrado deles a cada dia. Durante a próxima semana, peça que Deus lhe mostre algo que você possa fazer em prol de cada uma dessas pessoas que ajudaria a levá-las a Cristo. Se surgir a oportunidade, partilhe o testemunho da diferença que Deus fez em sua vida. Não se preocupe quanto a ser rejeitado enquanto testemunhar. Em vez disso, fale para Deus que você quer cumprir seu papel como Seu mensageiro especial para essas pessoas especiais.

Criatividade - Perguntas para reflexão:

1. Em minha igreja existem pessoas que perderam a motivação para se envolver com as atividades espirituais? Por quê?
2. Existem pessoas que ficaram desanimadas porque tiveram que fazer muitas coisas, enquanto outras pessoas faziam pouca coisa?
3. Se cada um fizesse sua parte no trabalho solicitado por Deus, minha igreja seria mais feliz e unida?
4. Se a igreja trabalhasse mais, com espírito humilde, poderíamos melhorar nossos relacionamentos e dar melhor testemunho aos descrentes? Como posso ajudar minha igreja a ter essa atitude?

Se estamos sempre perplexos sobre a maneira de cumprir o chamado santo de Deus para nós, não precisamos olhar mais do que a vida de Jesus. A vida dele foi de devoção diária à vontade e aos mandamentos divinos. Exemplificou a vida de serviço e sacrifício com a qual os membros do antigo sacerdócio estavam familiarizados.

Como cristãos, considere vários jornais locais para ter uma noção das questões que desafiam a comunidade que circunda sua igreja. Então, faça uma lista de métodos específicos pelos quais sua classe poderia ajudar a comunidade a enfrentar esses desafios. Escolha uma ideia da lista e execute durante o próximo mês. Separe um breve período para relatórios sobre o avanço do projeto.

Pense nisto: Hebreus 7:25 afirma: “
Por isso, também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. Jesus intercede por nós, mas nós intercedemos pelos outros? Claro, oramos pelas pessoas, mas isso é tudo que há sobre intercessão? Interceder é suplicar ou pedir em favor do outro. Os meninos presos no sistema de justiça para menores precisam somente de nossas orações, ou necessitam que defendamos seus interesses? Da mesma forma, é a oração suficiente para a mãe solteira lutando para sobreviver, ou somos também chamados a estender a mão e ajudar a sustentá-la? À luz dessas perguntas retóricas, discuta por que a intercessão é muito mais do que oração, como Jesus nos mostrou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário