sábado, 27 de novembro de 2010

O sacerdote Abiatar (comentário ao estudo nº 07)




Objetivo: Mostrar que nosso destino é decidido pelas nossas escolhas.
Verdade Central: Nossas escolhas determinam nosso futuro nesta vida e na vida futura.

Introdução 
Nesta semana estudaremos a vida do sacerdote Abiatar. Em nosso estudo, algumas perguntas interessantes são levantadas. As principais são: As pessoas estão destinadas a cumprir tarefas pré-estabelecidas por Deus, ou elas têm direito à escolha? Por que alguns vão bem a vida toda e, de repente, tem um fim tão triste no ocaso da vida? Abiatar se tornou um exemplo do que não fazer. Por toda a vida ele foi leal a Deus e a Davi. Mas, no fim, escolheu um caminho diferente.

Esse caminho o levou a perder sua posição como sacerdote e ele teve uma aposentadoria compulsória. Não foi morto porque Salomão disse que o pouparia por ter ele sido leal ao seu pai Davi. Vamos conhecer Abiatar, o sacerdote, e tirar de sua história lições preciosas para nossa vida.

I. Uma apresentação de Abiatar

Era filho do sumo sacerdote Aimeleque, da tribo de Levi e da linhagem de Eli (1Sm 14:3; 22:11; 23:6). Seu nome significa “Pai de Excelência” ou  “Pai de Mais do Que o Suficiente” indicando superabundância. Ele viveu durante os reinados de Saul, Davi e Salomão e, durante o reinado de Davi, se tornou sumo sacerdote. Tinha dois filhos, Jonatã e Aimeleque (o mesmo nome do pai de Abiatar; 2Sm 15:27, 36; 8:17). Abiatar foi criado em Nobe, “a cidade dos sacerdotes”, a curta distância de Jerusalém, quando o rei Saul mandou que Doegue, o edomita, matasse seu pai, o sumo sacerdote Aimeleque, e outros 85 sacerdotes.

No dia do massacre, não sabemos como, mas Abiatar conseguiu escapar e fugiu para Davi, que também estava fugindo de Saul. Ao fugir, levou consigo o “Efode” que continha o Urim e o Tumim. Provavelmente, esse Efode fizesse parte das vestimentas de seu pai Aimeleque (1Sm 23: 9 a 12). Abiatar atuou ao lado de Davi por cerca de 40 anos. Mas, nos anos finais de sua vida, ele foi na contramão do plano de Deus. Davi indicou por vontade divina Salomão para ser seu sucessor, mas Abiatar contrabandeou para o lado de Adonias, o irmão mais velho de Salomão, com Joabe, o general do exército de Davi. Após a entronização de Salomão, este baniu Abiatar para Anatote, onde viveu seus últimos anos destituído do sacerdócio.

Comente com seus alunos sobre tradições:
Abiatar estava certo quando considerou a tradição. Quem deveria ser o sucessor de Davi, seria Adonias. Mas Deus foi claro em dizer que seria Salomão. A tradição deve ter seu lugar em nossa igreja. Mas quando ela deixa de ser relevante?

II. Uma vida dedicada ao sacerdócio ao lado de Davi
Abiatar foi um sacerdote leal a Davi por cerca de 40 anos. Seus primeiros anos ao lado de Davi foram vividos no deserto fugindo de Saul. Viveu a crise da tentativa de Absalão em fazer guerra contra Davi e se tornou um dos conselheiros de Davi.

Vejamos alguns marcos importantes na vida de Abiatar:

1. Salvou o Efode sagrado ao fugir do massacre de Saul. (O Efode era uma vestimenta sagrada que continha as duas pedras Urim e Tumim, pelas quais o sacerdote consultava a Deus sobre negócios e decisões importantes).
2. Abiatar participou com outros sacerdotes do privilégio de levar a arca de Jeová da casa de Obede-Edom para Jerusalém (2Sm 6:12; 1Cr 15:11, 12).
3. Além de ter sido sumo sacerdote, ele estava incluído no grupo de conselheiros de Davi (1Cr 27:33, 34).
4. Participou da reorganização das festividades anuais de Israel.
5. Na conspiração de Absalão, Abiatar novamente apoiou Davi quando as circunstâncias obrigaram o rei a fugir de Jerusalém. Ele permaneceu leal a Davi em meio aos perigos.
6. Depois da morte de Absalão, Abiatar e Zadoque serviram como intermediários para providenciar a volta de Davi à capital (2Sm 19:11-14).
7. Abiatar, como sacerdote, permaneceu em Jerusalém como intercessor, enquanto Davi e os que permaneceram leais a ele fugiam de Absalão. Abiatar compreendia muito bem as lutas pelas quais Davi passou, uma vez que viveu os mesmos dramas nos desertos como fugitivo. É um quadro perfeito de Jesus que, viveu nossas lutas e nossos dramas. Isso O qualifica para ser perfeito intercessor.

Medite: Por que a humanidade de Jesus é tão importante sendo Ele nosso intercessor?

III. Escolha pessoal ou predestinação?

Este tópico talvez seja um dos mais difíceis de ser entendido no assunto desta semana, porque, APARENTEMENTE, dá uma ideia de predestinação. Vamos aos fatos: Abiatar serviu a Deus nas atividades sacerdotais por cerca de 40 anos. Desde os dias de Saul, Davi, passando pela rebelião de Absalão e terminando seus dias frustrado na terra de Anatote, aposentado compulsoriamente por Salomão. A primeira pergunta que nasce é: Tinha que ser assim, ou poderia ter sido diferente?

Vamos relembrar a história: Nos dias de Samuel, Deus pronunciou a seguinte profecia a respeito do sacerdócio na linhagem de Eli:

Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado Eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de Mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de Mim tal coisa, porque aos que Me honram honrarei, porém os que Me desprezam serão desprezados. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa… E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Fineias; ambos morrerão no mesmo dia. E Eu suscitarei para Mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o Meu coração e a Minha alma, e Eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do Meu ungido. E será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um bocado de pão… (1Sm 2:30-36 ).

É verdade que a profecia apontava o dia em que a linhagem de Eli seria extirpada do sacerdócio. Mas não diz que seria com Abiatar. A profecia não foi dada por um capricho pessoal, nem por uma determinação arbitrária da parte de Deus. Veja a parte grifada no verso 30 onde diz claramente que Deus desejava que o sacerdócio de Eli fosse contínuo. Mas seriam extirpados e substituídos pela infidelidade deles mesmos. (Aos que Me honram honrarei, porém, os que Me desprezam, serão desprezados.) Então, vem a última pergunta: Por que foi acontecer com Abiatar? Resposta: Porque ele se tornou infiel. Agora vem a consideração final sobre este ponto: Deus sabia que Abiatar cumpriria a profecia? Sem dúvida. Deus é soberano e onisciente. Ele sabia que seria com Abiatar, mas a escolha de ser Abiatar foi dele mesmo.

Então, qual foi mesmo o problema de Abiatar?

1- Ignorância – ele não sabia. Então, foi somente um erro de estratégia. Nesse caso ele foi vítima de uma escolha errada.
2- Teimosia – ele sabia, mas queria fazer de seu jeito. A escolha de Adonias era um capricho dele (talvez interesse político).
3- Desrespeito – Davi já estava velho, então Abiatar decidiu que não mais o respeitaria.
4- Autossuficiência – Ele já não dependia tanto de Deus. Ele mesmo sabia qual era a melhor escolha. E para ele a melhor escolha era Adonias e não Salomão.

Pelo exposto acima, podemos saber o que aconteceu. Todas as respostas estão certas, menos a primeira. Ele não era ignorante do assunto. Deus já havia determinado que Salomão seria o sucessor de Davi com palavras inequívocas:

Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias. Ele edificará uma casa ao Meu nome, e Me será por filho, e Eu lhe serei por Pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre” (1Cr 22: 9 e 10).

Então, Abiatar foi teimoso, desrespeitou o que Deus já havia dito, e foi autossuficiente aliando-se a Joabe para confirmar Adonias como rei de Israel.

Concluindo: Ao cumprir a profecia de Samuel, ele o fez por decisão e escolha pessoal e não por predestinação arbitrária da parte de Deus.

Lembrem-se:
1. E então, usando este raciocínio, Deus sabe quem vai se salvar e quem vai se perder?

Claro que sim! Deus é onisciente. Entretanto, pelo fato de Ele saber quem vai ser salvo ou perdido, isso não determina os fatos.  A decisão final continua sendo uma questão de escolha pessoal de cada um.

2. A história de Abiatar mostra que Deus pode escolher quem Ele quer? Ele escolheu por exemplo que o sacerdócio com a casa de Eli seria exterminado?

Em primeiro lugar é certo e verdadeiro que Deus escolhe algumas pessoas ou famílias para deveres ou tarefas específicas. Nesse caso, vale a soberania de Deus. O que a Bíblia ensina é que Ele escolhe pessoas específicas para tarefas específicas. Mas não há escolhas de pessoas específicas para serem salvas ou perdidas. Em segundo lugar, mesmo as pessoas específicas que Deus escolheu ou rejeitou para tarefas específicas, Ele o fez com base em Seu conhecimento do que a pessoa escolheria ser posteriormente.

Conclusão – Nossa missão como igreja é pessoal

A Bíblia nos chama de reis e sacerdotes (1Pe 2:9). Se Abiatar foi um sacerdote a serviço de Deus, ele nos legou um exemplo do que devemos fazer.Vejamos o que aconteceu em sua vida:

Como sacerdote, ele vivia na presença de Deus. Somos desafiados a isso hoje também.2- Abiatar era um intercessor. Somos chamados a interceder por aqueles que ainda não conhecem Jesus como seu Salvador pessoal. Nossa intercessão consiste em orar e encaminhar as pessoas a Jesus, o Cordeiro de Deus.3- Ao estar dentro de Jerusalém por ocasião da rebelião de Absalão, Abiatar levou, pelos mensageiros, boas-novas a Davi, que estava fugindo. Hoje, somos chamados a levar as boas-novas do evangelho aos que estão em trevas. Então, nossa tarefa como sacerdotes do Deus altíssimo está bem definida no Novo Testamento.

Ivanaudo Barbosa Oliveira é Secretário e Ministerial da União Nordeste-Brasileira

Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/com742010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário