sábado, 27 de novembro de 2010

O sacerdote Abiatar




Não nos é dito como Abiatar escapou à matança de sua família. Sabemos apenas que ele escapou e fugiu para Davi. Porém, antes de fugir, Abiatar procurou salvar a estola sacerdotal (veja 1Sm 23:6 - Sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com a estola sacerdotal na mão), um dos objetos mais importantes do sacerdócio (uma peça do vestuário sagrado usado pelos sacerdotes; veja Êx 28:6  e farão a estola sacerdotal de ouro, e estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido, obra esmerada.; Êx 39:2-7), que era usada para consultar a vontade de Deus em momentos de tomada de decisões. Em pelo menos duas ocasiões, o autor bíblico relata que Davi buscou Abiatar e a estola

9  Sabedor, porém, Davi de que Saul maquinava o mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui a estola sacerdotal.
10  Orou Davi: Ó SENHOR, Deus de Israel, teu servo ouviu que Saul, de fato, procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim.
11  Entregar-me-ão os homens de Queila nas mãos dele? Descerá Saul, como o teu servo ouviu? Ah! SENHOR, Deus de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá.
12  Perguntou-lhe Davi: Entregar-me-ão os homens de Queila, a mim e aos meus servos, nas mãos de Saul? Respondeu o SENHOR: Entregarão.      (1Sm 23:9-12); 

7  Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi. 8  Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.  (1Sm 30:7-8).

Ao contrário de muitos de nós, hoje, nos dias de Abiatar, o povo tinha pouco acesso à Palavra escrita de Deus. Só havia algumas cópias manuscritas do livro da lei (o Pentateuco), portanto, a maioria das pessoas tinha escassas oportunidades de estudar a Palavra de Deus por si mesma. A maioria de nós é privilegiada por ter amplo acesso à Bíblia. Deus prometeu conceder o Espírito Santo para nos explicar a Palavra, pessoal e coletivamente

mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.  (Jo 14:26).

Deus também usa pessoas para nos dar conselhos piedosos (Pv 20:18 Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência. )

e também opera por meio de circunstâncias (Rm 8:28 - Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito).

2. Quais eram algumas das funções de Abiatar como sacerdote? 
9  Sabedor, porém, Davi de que Saul maquinava o mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui a estola sacerdotal.
10  Orou Davi: Ó SENHOR, Deus de Israel, teu servo ouviu que Saul, de fato, procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim.
11  Entregar-me-ão os homens de Queila nas mãos dele? Descerá Saul, como o teu servo ouviu? Ah! SENHOR, Deus de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá.
12  Perguntou-lhe Davi: Entregar-me-ão os homens de Queila, a mim e aos meus servos, nas mãos de Saul? Respondeu o SENHOR: Entregarão. 
13  Então, se dispôs Davi com os seus homens, uns seiscentos, saíram de Queila e se foram sem rumo certo. Sendo anunciado a Saul que Davi fugira de Queila, cessou de persegui-lo. 1Sm 23:9-13;

Eis que Abiatar subiu, e também Zadoque, e com este todos os levitas que levavam a arca da Aliança de Deus; puseram ali a arca de Deus, até que todo o povo acabou de sair da cidade. 2Sm 15:24

15  Disse Husai a Zadoque e a Abiatar, sacerdotes: Assim e assim aconselhou Aitofel a Absalão e aos anciãos de Israel; porém assim e assim aconselhei eu.
16  Agora, pois, mandai avisar depressa a Davi, dizendo: Não passes esta noite nos vaus do deserto, mas passa, sem demora, ao outro lado, para que não seja destruído o rei e todo o povo que com ele está.
17  Estavam Jônatas e Aimaás junto a En-Rogel; e uma criada lhes dava aviso, e eles iam e diziam ao rei Davi, porque não podiam ser vistos entrar na cidade.
18  Viu-os, porém, um moço e avisou a Absalão; porém ambos partiram logo, apressadamente, e entraram em casa de um homem, em Baurim, que tinha um poço no seu pátio, ao qual desceram.
19  A mulher desse homem tomou uma coberta, e a estendeu sobre a boca do poço, e espalhou grãos pilados de cereais sobre ela; assim, nada se soube.
20  Chegando, pois, os servos de Absalão à mulher, àquela casa, disseram: Onde estão Aimaás e Jônatas? Respondeu-lhes a mulher: Já passaram o vau das águas. Havendo-os procurado, sem os achar, voltaram para Jerusalém.
21  Mal se retiraram, saíram logo os dois do poço, e foram dar aviso a Davi, e lhe disseram: Levantai-vos e passai depressa as águas, porque assim e assim aconselhou Aitofel contra vós outros.
22  Então, Davi e todo o povo que com ele estava se levantaram e passaram o Jordão; quando amanheceu, já nem um só havia que não tivesse passado o Jordão. 2Sm 17:15-22

Além de atuar nessas funções, Abiatar havia passado por trauma pessoal e, como Davi, era um refugiado sem-teto – o que de alguma forma o preparava muito mais para servir ao futuro rei de Israel, que também estava constantemente em fuga. Ele podia entender as frustrações, temores e traições que Davi e seus homens devem ter frequentemente sentido devido à contínua perseguição.

Esse motivo de identificação pessoal com uma pessoa ou um grupo de pessoas é importante no conceito do Novo Testamento de sacerdócio. O autor de Hebreus nos diz que Jesus pode ser nosso Sumo Sacerdote porque pode Se identificar completamente conosco (
Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Hb 2:17).

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1Pedro 2:9O Novo Testamento ensina claramente que todos temos a responsabilidade de sacerdotes em nossa comunidade. Nosso chamado não é de iniciativa própria. Jesus disse: 


Vocês não Me escolheram, mas Eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em Meu nome” (Jo 15:16, NVI). O chamado de Deus a nós não nos torna sacerdotes do Antigo Testamento nem apóstolos do Novo Testamento, mas nos desafia a interceder por nossa família, comunidade e todos os que nos rodeiam. Como você pode atuar melhor no papel de “sacerdote”?              







Nenhum comentário:

Postar um comentário