quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que há em um nome?




Os nomes eram muito importantes no mundo bíblico. Um nome revelava herança e crenças culturais da pessoa ou apontavam para os desejos dos pais a respeito do filho. Frequentemente, a mudança de circunstâncias da vida ou de convicções era indicada pela mudança do nome.

5. Note os novos nomes dos personagens bíblicos a seguir e assinale a razão dada para essa mudança:

a. Abraão (Gn 17:5 -
Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí)
b. Jacó (Gn 32:27-28 - Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.  Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste)
c. Daniel (Dn 1:7 - O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego)

Depois da noite em que Jacó lutou com o visitante celestial, ele experimentou uma das mudanças de nome talvez de mais longo alcance em toda a história sagrada. Deixando de ser um “enganador” (Jacó), ele se tornou “que Deus Se esforce por ele” (Israel), e todos os seus descendentes se tornaram conhecidos como “israelitas”, ou filhos de Israel.

No caso de Daniel, a mudança de nome teve um propósito diferente. O rei Nabucodonosor queria que os jovens exilados soubessem que estavam sob controle. De alguma forma, ele também queria lhes fazer uma lavagem cerebral. O nome de Daniel foi mudado de “
Deus é meu juiz” para “proteger a vida do príncipe” (Beltessazar) na tentativa do rei pagão para minar a submissão de Daniel ao seu Deus.

O nome do marido de Bate-Seba não é único na história bíblica. Durante o tempo do rei Ezequias, um profeta de nome Urias comunicou o juízo de Deus contra Jerusalém (Jr 26:20-23). Curiosamente, o nome de Urias é hebraico e pode ser traduzido como “
minha luz é o Senhor” ou “chama do Senhor”. Apesar de provavelmente ter sido um heteu de nascença, por escolha, própria, ele pertencia ao Deus de Israel. A origem étnica de Urias destaca o fato de que Deus não leva em conta os aspectos exteriores, mas conhece o coração. O fato de ter membros da família em posições de destaque na igreja ou grandes antepassados religiosos não nos dá uma posição privilegiada diante de Deus. Nem nossa história familiar nem mesmo nossa passada história pessoal afeta nossa aceitação diante de Deus. 

Morrendo por toda a humanidade, Cristo derrubou todas as barreiras entre todos os povos (Gl 3:28 - Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus). A cruz prova que todos somos iguais diante de Deus; a morte de Cristo foi para todo ser humano, pois todo ser humano é de valor infinito aos Seus olhos. Evidentemente, às vezes, Deus deu tarefas especiais a diferentes grupos, mas isso não significa que alguns sejam mais valiosos para Deus do que outros. A cruz prova que essa posição é errada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário