sábado, 27 de novembro de 2010

O destino do sacerdote Abiatar




Depois da morte de Davi e a ascensão de Salomão ao trono, certos assuntos precisavam ser resolvidos. Depois que Adonias foi morto, ainda havia a questão do sacerdote Abiatar, que tinha servido tão fielmente ao pai de Salomão. O que deveria ser feito com ele por haver participado da insurreição contra Salomão?

13  Então, veio Adonias, filho de Hagite, a Bate-Seba, mãe de Salomão; disse ela: É de paz a tua vinda? Respondeu ele: É de paz.
14  E acrescentou: Uma palavra tenho que dizer-te. Ela disse: Fala.
15  Disse, pois, ele: Bem sabes que o reino era meu, e todo o Israel esperava que eu reinasse, ainda que o reino se transferiu e veio a ser de meu irmão, porque do SENHOR ele o recebeu.
16  Agora, um só pedido te faço; não mo rejeites. Ela lhe disse: Fala.
17  Ele disse: Peço-te que fales ao rei Salomão (pois não to recusará) que me dê por mulher a Abisague, sunamita.
18  Respondeu Bate-Seba: Bem, eu falarei por ti ao rei.
19  Foi, pois, Bate-Seba ter com o rei Salomão, para falar-lhe por Adonias. O rei se levantou a encontrar-se com ela e se inclinou diante dela; então, se assentou no seu trono e mandou pôr uma cadeira para sua mãe, e ela se assentou à sua mão direita.
20  Então, disse ela: Só um pequeno pedido te faço; não mo rejeites. E o rei lhe disse: Pede, minha mãe, porque to não recusarei.
21  Disse ela: Dê-se Abisague, a sunamita, a Adonias, teu irmão, por mulher.
22  Então, respondeu o rei Salomão e disse a sua mãe: Por que pedes Abisague, a sunamita, para Adonias? Pede também para ele o reino (porque é meu irmão maior), para ele, digo, e também para Abiatar, o sacerdote, e para Joabe, filho de Zeruia.
23  E jurou o rei Salomão pelo SENHOR, dizendo: Deus me faça o que lhe aprouver, se não falou Adonias esta palavra contra a sua vida.
24  Agora, pois, tão certo como vive o SENHOR, que me estabeleceu e me fez assentar no trono de Davi, meu pai, e me edificou casa, como tinha dito, hoje, morrerá Adonias.
25  Enviou o rei Salomão a Benaia, filho de Joiada, o qual arremeteu contra ele, de sorte que morreu. (1Rs 2:13-25)

5. Como Salomão lidou com Abiatar, e que razões ele deu? 

1Rs 2:26-27 - E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: Vai para Anatote, para teus campos, porque és homem digno de morte; porém não te matarei hoje, porquanto levaste a arca do SENHOR Deus diante de Davi, meu pai, e porque te afligiste com todas as aflições de meu pai. Expulsou, pois, Salomão a Abiatar, para que não mais fosse sacerdote do SENHOR, cumprindo, assim, a palavra que o SENHOR dissera sobre a casa de Eli, em Siló.

Uma leitura superficial do verso pode dar a impressão de que Abiatar foi despedido por causa de uma profecia feita a Eli cem anos antes

30  Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.
31  Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho nenhum em tua casa.
32  E verás o aperto da morada de Deus, a um tempo com o bem que fará a Israel; e jamais haverá velho em tua casa.
33  O homem, porém, da tua linhagem a quem eu não afastar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade.
34  Ser-te-á por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e Finéias: ambos morrerão no mesmo dia.
35  Então, suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará ele diante do meu ungido para sempre.
36  Será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele, para obter uma moeda de prata e um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum dos cargos sacerdotais, para ter um pedaço de pão, que coma. (1Sm 2:30-36).

Mas realmente o que temos é uma demonstração de que Deus conhece nossas escolhas futuras. Deus sabe que escolhas livres faremos, nós e nossos descendentes, e então, pode profetizar o futuro. Deus sabia que, assim como os filhos de Eli se haviam desqualificado do ofício sacerdotal por seu comportamento, seu descendente, Abiatar, também se desqualificaria do ofício sacerdotal por se recusar a aceitar as escolhas de Deus.

6. Compare essa história com a de Judas. Que princípio semelhante está em ação em ambos os casos?  Explique essa predição à luz da remoção de Abiatar como sacerdote.
Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. E, desse momento em diante, buscava ele uma boa ocasião para o entregar.

Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos.  E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido! Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste. Mt 26:14-16, 20-25

O fato de que Jesus sabia desde o princípio que Judas o trairia não O levou a afastá-lo. Judas foi incluído no círculo íntimo dos Doze. Ele experimentou em primeira mão o poder de Deus. Mas, como Abiatar, Judas não estava preparado para aceitar a vontade de Deus. Parece que, à semelhança de Abiatar, ele também tinha algumas ideias sobre a monarquia e de como os assuntos de poder e controle deviam ser manejados. Judas queria ver Jesus coroado rei de um reino terrestre. Frustrado, ele se voltou para os líderes tradicionais, os escribas e fariseus, e traiu seu verdadeiro Rei.

A presciência não se traduz automaticamente em predestinação divina. As pessoas têm escolhas, como fizeram Judas e Abiatar. A presciência de Deus a respeito dessas escolhas não limita nossa liberdade de fazê-las.

A livre escolha é um dos dons mais sagrados que Deus nos deu. Veio também com um grande custo: a morte de Jesus na cruz. (Se não tivéssemos recebido livre escolha, não poderíamos ter escolhido pecar, e Jesus não teria morrido por nós.) Com quanto cuidado você planeja as decisões que toma?            

Sexta                                         Estudo adicional


Deus o escolheu para uma grande e solene obra. Tem procurado disciplinar, experimentar, provar, refinar e enobrecer seu caráter, para que essa obra sagrada seja feita visando unicamente à Sua glória, a qual pertence inteiramente a Deus. Que pensamento, escolher Deus alguém, levá-lo a íntima ligação com Ele, dar-lhe uma missão a empreender, uma obra a realizar para Ele! O fraco se torna forte, o tímido é feito valente, o irresoluto adquire firme e pronta decisão. Acaso é possível que o homem seja de tanta importância que receba uma comissão do Rei dos reis? Seduzirá a ambição mundana a se desviar do sagrado depósito, da santa comissão?” (Ellen G. White,Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 167).

Perguntas para consideração

1. A partir de outras partes da Bíblia, pense na vida de Saul e como alguém que tanto recebeu poderia ter desperdiçado tudo. Que lições podemos tirar de sua história? Que enganos cometidos por ele lhe abriram um caminho que o levou ao tipo de ações que vimos nesta semana?
2. Pense mais na ideia de como a humanidade de Jesus pode simpatizar conosco em nossas lutas. Por que a humanidade de Cristo é tão importante para nós?
3. Como vocês como classe podem ajudar alguém de sua classe que tenha enfrentado perda? Isto é, o que vocês podem fazer, além de dizer palavras consoladoras? Existem casos em que nada mais pode ser feito a não ser “só” proferir palavras consoladoras?





Nenhum comentário:

Postar um comentário