quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um homem de princípios




Na narrativa bíblica, Bate-Seba aparece como um personagem passivo, e o autor bíblico se abstém de fazer qualquer comentário sobre sua responsabilidade ou envolvimento. Porém, embora pareça ser passiva em todo o relato, ela também pagou um preço elevado. Seu filho bebê morreu. A única ocasião em que Bate-Seba falou foi quando enviou uma mensagem a Davi para contar-lhe que estava grávida (2Sm 11:5). 

Davi imaginou que, se pudesse trazer Urias para casa, mesmo que fosse por uma noite, pareceria que o bebê era de Urias, ficando assim despercebido o pecado de Davi. Então, Davi mandou buscar Urias, que teve que fazer uma viagem cansativa de aproximadamente 65 km até Jerusalém. Depois de alguma conversa fútil, Davi enviou Urias para casa com um recado oculto para que ele fosse e dormisse com a esposa (2Sm 11:8). Procurando parecer generoso, ele até enviou um presente para a casa de Urias, imaginando que a situação estava resolvida. Porém, Urias, sendo homem de princípios, não se deixou ser manipulado. Na manhã seguinte, Davi ouviu que Urias havia passado a noite no portão com os servos do rei. Depressa, a situação estava escapando ao controle de Davi. O rei mandou buscar Urias. Ele estava ficando frustrado. Urias estava se tornando incômodo. No passado, Davi havia sido um homem íntegro, mas agora, não podia entender a integridade de Urias.

6. Qual era o motivo da integridade de Urias? 

10  Fizeram-no saber a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste a tua casa?
11  Respondeu Urias a Davi: A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa.
12  Então, disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; à tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa. 2Sm 11:10-13.  


Que outros exemplos de integridade podemos achar na Bíblia?
A resposta de Urias mostra que ele não era um crente nominal, mas se identificava completamente com o Deus de Israel e seus colegas de tropa. Urias cria que era errado utilizar sua situação para obter conforto ou vantagem pessoal. O mesmo Davi que no passado mostrara completa lealdade ao rei Saul (embora Saul o estivesse perseguindo) agora não podia entender a lealdade e fidelidade de Urias.

Davi recorreu a um esquema asqueroso. Deliberadamente, ele embebedou Urias na tentativa de quebrar seus princípios. É interessante notar que o mesmo esquema foi usado pelas duas filhas de Ló, o que levou à origem dos amonitas (Gn 19:30-38) – o próprio povo contra quem o exército israelita estava lutando. Apesar de seu raciocínio prejudicado, Urias se recusou a comprometer seus valores e passou novamente a noite entre os servos do rei.

Leia o Salmo 51 no contexto de 2 Samuel 11. Que podemos aprender sobre a natureza do pecado, do arrependimento e da graça de Deus? 

1  Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
2  Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
3  Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4  Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
5  Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
6  Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
7  Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
8  Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.
9  Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
11  Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
12  Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
13 Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.
14  Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça.
15  Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.
16  Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.
17  Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
18  Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
19  Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos. Salmo 51               


                                                     Estudo adicional


A Bíblia tem pouco a dizer em louvor ao homem. Pouco espaço é concedido para se narrarem as virtudes, mesmo dos melhores homens que já viveram. Este silêncio não é sem motivo; não é destituído de ensinos. Todas as boas qualidades que os homens possuem são dons de Deus; suas boas ações são realizadas pela graça de Deus mediante Cristo. Visto que tudo devem a Deus, a glória do que quer que sejam ou façam pertence somente a Ele; não passam de instrumentos em Suas mãos. Mais que isso – conforme ensinam todas as lições da história bíblica, é coisa perigosa louvar ou exaltar o homem; pois se alguém chegar a perder de vista sua inteira dependência de Deus e a confiar em sua própria força, é certo que cairá. ...

É impossível a nós, em nossa própria força, sustentar o conflito; e o que quer que desvie de Deus a mente, que leve à exaltação própria ou à presunção, certamente pode preparar o caminho para nossa derrota. O conteúdo da Bíblia visa a incutir desconfiança na força humana e incentivar a confiança no poder divino.

Foi o espírito de confiança e exaltação próprias que preparou o caminho para a queda de Davi. A lisonja e as sutis atrações do poderio e do luxo não deixaram de ter efeito sobre ele. As relações com as nações vizinhas também exerceram influência para o mal. Segundo o costume que prevalecia entre os governantes orientais, crimes que não seriam tolerados nos súditos não eram condenados no rei; o qual não tinha o dever de observar as mesmas restrições que os súditos. Tudo isso tendia a diminuir o senso de Davi em relação à excessiva malignidade do pecado. E, em vez de confiar humildemente no poder divino, começou a confiar em sua própria sabedoria e poder” (Ellen G. White, Vidas que Falam [MM 1971], p. 177).

Pergunta para consideração
Peça que alguns membros identifiquem algumas funções ou posições em que têm ou tiveram poder ou influência. Discuta o que pode ser feito para evitar o abuso de poder contra outros que ocupam essas posições. Como podemos ajudar aqueles que percebemos estarem diante do perigo de abusar de sua autoridade ou influência?

Respostas sugestivas:
Pergunta 1: Davi deixou de sair à guerra com seus soldados, ficou sem muito o que fazer no palácio e cobiçou uma mulher alheia.
Pergunta 2: O rei deveria estar à frente de seus soldados.
Pergunta 3: No primeiro caso, era respeitoso até com os adversários. No segundo, tramou a morte de um inocente.
Pergunta 4: Raabe, Rute, muitos gentios no tempo de Ester. 
Pergunta 5: a: Abrão para Abraão, pai de numerosas nações; b: De Jacó para Israel. Não mais seria enganador, mas vencedor; c: De Daniel para Beltessasar, a fim de ser aculturado à terra de seu cativeiro.
Pergunta 6: Respeito aos colegas de armas, que se encontravam longe da família.





Nenhum comentário:

Postar um comentário