sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Urias: Um estrangeiro de fé (estudo nº 06)





Amarás... o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força(Deuteronômio 6:5).

Leituras da semana: 1Sm 26:5-11; 2Sm 11; Et 8:17; Sl 51; Is 56:3-7; Ef 2:19

Imagine que você esteja na fila para comprar uma passagem de ônibus. A fila está demorando, e você fica com medo de perder o ônibus. Finalmente, você paga, recebe sua passagem e corre para o transporte. No caminho, você conta o troco e descobre que recebeu muito mais do que deveria. O que você faria? Voltaria para a fila a fim de devolver o dinheiro e talvez perder a viagem ou simplesmente acharia que esse era seu dia de sorte e sairia de viagem?

O que você faria nessa situação depende do que você compreende por certo e errado. A ética é a maneira de aplicarmos esse entendimento à vida diária. Hoje em dia, o tipo mais popular de ética é a situacional, que sugere que não existem absolutos morais. Frequentemente, significa fazer aquilo que seja mais vantajoso para a pessoa em uma situação particular.

Nesta semana, veremos um poderoso contraste de ética: entre a do rei Davi e do soldado Urias. Por mais horríveis que tenham sido as ações de Davi, elas aparecem ainda piores em contraste com as de Urias. Embora não nos seja dito muito sobre Urias, o que descobrimos dele e de seu destino infeliz pode nos ensinar o que significa viver a fé na prática, ao invés de simplesmente falar sobre ela.           

                                                  Declive escorregadio


1. Como alguém que foi tão honrado por Deus poderia se aprofundar tanto no pecado? 2Sm 11. Que advertência esse episódio deve nos apresentar?

1  Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2  Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa.
3  Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu.
4  Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa.
5  A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
6  Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi.
7  Vindo, pois, Urias a Davi, perguntou este como passava Joabe, como se achava o povo e como ia a guerra.
8  Depois, disse Davi a Urias: Desce a tua casa e lava os pés. Saindo Urias da casa real, logo se lhe seguiu um presente do rei.
9  Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu para sua casa.
10  Fizeram-no saber a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste a tua casa?
11  Respondeu Urias a Davi: A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa.
12  Então, disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13  Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; à tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa.
14  Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias.
15  Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.
16  Tendo, pois, Joabe sitiado a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam homens valentes.
17  Saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18  Então, Joabe enviou notícias e fez saber a Davi tudo o que se dera na batalha.
19  Deu ordem ao mensageiro, dizendo: Se, ao terminares de contar ao rei os acontecimentos desta peleja,
20  suceder que ele se encolerize e te diga: Por que vos chegastes assim perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?
21  Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele, do muro, um pedaço de mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então, dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.
22  Partiu o mensageiro e, chegando, fez saber a Davi tudo o que Joabe lhe havia mandado dizer.
23  Disse o mensageiro a Davi: Na verdade, aqueles homens foram mais poderosos do que nós e saíram contra nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta.
24  Então, os flecheiros, do alto do muro, atiraram contra os teus servos, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
25  Disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não pareça isto mal aos teus olhos, pois a espada devora tanto este como aquele; intensifica a tua peleja contra a cidade e derrota-a; e, tu, anima a Joabe.
26  Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, ela o pranteou.
27  Passado o luto, Davi mandou buscá-la e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho. Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR.

Não podemos estudar a história de Urias sem pensar em Davi. Na associação de Davi com Urias, podemos ver o lado pior do caráter de Davi. O autor do livro de Samuel não canta os louvores do herói, ignorando seus pecados. A história de Davi, Bate-Seba e Urias marca um ponto decisivo na vida e no reinado de Davi. Até esse ponto, Davi foi retratado como alguém que avançava de força em força. Segundo Samuel 11 descreve o início da queda de Davi.

Alguns podem ver no pecado de Davi uma desculpa para seu próprio pecado. Mas o narrador enfatiza que o pecado tem consequências e mostra quantas vidas são afetadas por um só pecado em particular. O primeiro a sofrer como resultado do pecado de Davi foi Urias, seguido de perto pelo filho que nasceu de Davi e Bate-Seba. Davi perdeu a credibilidade de sua família, e as repercussões se estendem de um problema familiar até um problema de proporções nacionais. A reação em cadeia que o pecado de Davi despertou se ampliam até incluir

estupro (Porém ele (Amnon) não quis dar ouvidos ao que ela (Tamar) lhe dizia; antes, sendo mais forte do que ela, forçou-a e se deitou com ela. 2Sm 13:14),
assassinato (Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes. E os moços de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lhes havia ordenado. Então, todos os filhos do rei se levantaram, cada um montou seu mulo, e fugiram.  2Sm 13:28-29)
e muitas vidas perdidas em uma rebelião (2Sm 15).

Mesmo que o arrependimento tenha atraído a misericórdia de Deus, o autor do livro de Samuel assinala claramente que o pecado tem consequências funestas (Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás. Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá.  2Sm 12:13-14).

A história de Davi, Bate-Seba e Urias é contada de maneira cuidadosamente estruturada. O autor bíblico usa palavras de ação (envolvendo frequentemente o verbo enviar) a fim de contrastar o comportamento de Urias com o de Davi. Vamos examinar a estrutura da história, com base na ação principal.
- Davi envia Joabe para lutar contra os amonitas (11:1).
- Davi manda pedir informações sobre Bate-Seba e manda buscá-la (v. 3-4).
- Davi comete adultério com Bate-Seba (v. 4).
- Bate-Seba envia uma mensagem sobre sua gravidez (v. 5).
- Davi manda buscar Urias (v. 6).
- Urias se recusa a dormir com Bate-Seba (v. 13).
- Davi envia a sentença de morte por meio de Urias (v. 14, 15).

Como pode ser visto facilmente, “enviar” é uma atividade muito importante em 2 Samuel 11. Normalmente, quando enviamos alguém com uma missão, é porque temos poder sobre essa pessoa. Sob este ângulo, Davi é verdadeiramente o personagem mais poderoso em nossa história. Ele faz a maioria das ações de enviar. Ele controla os envolvidos. Ele forma e destrói vidas. Ele se parece com um típico monarca absoluto do antigo Oriente Próximo de seu tempo. Porém, há uma coisa que Davi não controla: o pecado. Embora pareça controlar as ações exteriores, o pecado controla suas escolhas e motivações.          







Nenhum comentário:

Postar um comentário