domingo, 25 de setembro de 2011

O evangelho em Gálatas Nossa maior necessidade (introdução ao livro de Gálatas)





Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo deve ser nossa primeira ocupação.” 1 Com essas palavras, Ellen G. White iniciou sua matéria de capa na Review and Herald de 22 de março de 1887. Título: “A maior necessidade da igreja”.

Hoje, 124 anos depois, essas palavras são familiares a nós, principalmente depois da última assembleia mundial da igreja, que lançou um “apelo urgente por reavivamento e reforma”. Tanto tempo depois, essa ainda é nossa maior necessidade, como indivíduos e como igreja mundial.

Apenas um ano depois daquele enfático chamado ao reavivamento, Deus levantou dois jovens pastores para proclamar uma importante mensagem na assembleia mundial da igreja, realizada na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos. Esses jovens se chamavam Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner. A pregação deles se tornou conhecida como a “mensagem de 1888”.2 De acordo com alguns estudiosos adventistas, esse foi o momento mais decisivo da história de nossa igreja.

Pouco depois da reunião, Ellen White escreveu: “
Quando o irmão Waggoner apresentou essas ideias em Minneapolis, foi a primeira vez que ouvi claramente o ensino a respeito desse assunto vindo de lábios humanos, exceto pelas conversas mantidas entre meu marido e eu. E, quando outra pessoa o apresentou, cada fibra de meu coração disse: Amém!”3

Em outra ocasião, ela disse, de maneira ainda mais entusiasmada: “
Em Sua grande misericórdia, o Senhor enviou preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos pastores Waggoner e Jones. [...] Essa é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida.”4

Em que consiste essa mensagem, e por que ela é tão importante? Nas palavras de Ellen White, “
essa mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava as pessoas a receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus”.5

Fonte de reavivamento

A mensagem proclamada por Jones e Waggoner em 1888 tinha por base principalmente a carta de Paulo aos gálatas. Toda a discussão em Minneapolis ocorreu em torno desse livro. Durante a década seguinte, os ensinos de Jones e Waggoner se tornaram tão populares que, em 1900-1901, Waggoner produziu um comentário e uma Lição da Escola Sabatina (em três trimestres!) a respeito de Gálatas.7

Em resultado do trabalho de Ellen White, Jones e Waggoner, foram promovidos inúmeros reavivamentos entre os adventistas durante a década de 1890. Para muitos, Cristo Se tornou um Salvador mais real, e Gálatas, um livro fascinante.

O forte apoio dado por Ellen White a Jones e Waggoner, no entanto, não significa que ela tenha aprovado tudo o que foi dito por eles, inclusive sobre Gálatas.8 A grande contribuição desses dois pregadores foi ter chamado a atenção dos adventistas para Cristo e o verdadeiro evangelho. Para Ellen White, a mensagem de 1888 não se constitui precisamente nas palavras de Jones e Waggoner, mas no ensino bíblico sobre a justificação pela fé. E é esse ensino que estudaremos durante os próximos três meses.

O que existe de tão extraordinário em Gálatas que levou Ellen White a apoiar Jones e Waggoner de maneira tão entusiasmada? Por que um livro bíblico tão pequeno foi capaz de produzir grandes reavivamentos na igreja? Mais importante do que isso, como a mensagem de Gálatas pode nos levar a um verdadeiro reavivamento, hoje mesmo?

Durante este trimestre, conheceremos a principal fonte da mensagem de 1888: a carta de Paulo aos gálatas. Por meio desse estudo, poderemos desenvolver um relacionamento mais profundo com Cristo e experimentar a realidade do evangelho. Essa continua sendo nossa maior necessidade.

1. Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121.
2. Para saber mais a respeito do assunto, veja George R. Knight, A Mensagem de 1888 (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2003).
3. Ellen G. White, The Ellen G. White 1888 Materials, p. 349.
4. Idem, Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 91, 92.
5. Ibid.
6. E. J. Waggoner, The Glad Tidings (Oakland, CA: Pacific Press, 1900).
7. [Idem], Sabbath-School Lessons in Galatians, julho-setembro, outubro-dezembro de 1900, janeiro-março de 1901.
8. Para exemplos de temas em que Ellen White discordava de Jones e Waggoner, inclusive em relação a aspectos da justificação pela fé, veja Knight, A Mensagem de 1888, p. 75-79.


Autor desta introdução ao livro de Gálatas: Pr. Matheus Cardoso Editor-assistente dos livros do Espírito de Profecia na Casa Publicadora Brasileira



Nenhum comentário:

Postar um comentário