terça-feira, 1 de março de 2011

Inveja contra Jesus

Quinta                                           



Porque sabia que, por inveja, O tinham entregado” (Mt 27:18). Dê uma rápida olhada nos primeiros onze capítulos de Mateus, destacando especificamente as coisas que Jesus fez. Retirando-se, porém, os fariseus, conspiravam contra ele, sobre como lhe tirariam a vida. Mateus 12:14.

7. O que Jesus disse e fez que pudesse ter levado os líderes a responder desse modo? O que suas ações revelam sobre seu coração? Ao pensar em sua resposta, pense em como teria respondido se fosse você que estivesse nessa situação.

Os sacerdotes e principais dos anciãos eram educados e exatos na observância da lei. Mas sua análise da vida religiosa era tão microscópica que perdiam de vista o objetivo da religião. Jesus trouxe uma visão nova de devoção, e o povo de Israel (inclusive líderes religiosos) ouviam as boas-novas de salvação. No entanto, em lugar de agradecer a Jesus por alertá-los quanto a seu caminho de destruição própria, eles procuraram destruí-Lo.

Com que frequência as pessoas permitem que sua inveja os cegue para o que deveria ser óbvio! Depois de tudo o que Jesus estava fazendo, milagres, curas, expulsões de demônios, é difícil imaginar alguém O interrogando como se fosse algo diferente de Deus. A evidência que Ele dera deveria ter sido mais que convincente (E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. Mt 11:4, 5).

Talvez por estarem mais cientes de sua própria necessidade, as pessoas comuns estavam mais abertas a Jesus que muitos dos líderes religiosos, que temiam que Jesus mudasse o status quo e, assim, pusesse em risco sua posição. De muitas formas, o ensino de Jesus era tão diferente dos deles, e Sua mensagem era tão mais atraente que eles tinham bons motivos para temer Sua influência. Infelizmente, eles estavam mais preocupados em preservar o próprio poder e influência do que em conhecer e seguir a verdade.

O fato de que a inveja os estava motivando não era segredo. Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado. Mateus 27:18, até o líder romano Pilatos sabia quais eram seus motivos, de tão evidente que se tornou. Infelizmente, esses líderes estavam tão completamente cegos por sua inveja que achavam estar defendendo a fé contra algum impostor que desviava o povo. Se eles se houvessem rendido em humildade e fé diante do Senhor em vez de deixar que seu pensamento invejoso predominasse sobre sua razão, eles teriam evitado o curso trágico que seguramente os levou à ruína eterna. Em nosso contexto, qualquer que seja, bem faríamos em aprender de seus erros. 

Sexta                                              Estudo adicional


Satanás foi outrora um honrado anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. Sua testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte, nobre e majestoso. Mas quando Deus disse a Seu Filho: “Façamos o homem à Nossa imagem” (Gn 1:26), Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ter sido consultado sobre a criação do homem, e porque não o foi, se encheu de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus (Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 145).

Um grande defeito no caráter de Saul era seu amor à aprovação. Essa característica tivera uma influência preponderante em suas ações e pensamentos; tudo se assinalava pelo seu desejo de louvor e exaltação própria. ... Era a aspiração de Saul ser o primeiro na estima dos homens; e, quando foi entoado o cântico de louvor a Davi, uma firme convicção entrou na mente do rei, de que Davi ganharia o coração do povo, e reinaria em seu lugar. Saul abriu o coração ao espírito de inveja de que sua mente estava envenenada” (Ellen G. White,Patriarcas e Profetas, p. 650).

Perguntas para reflexão
1. Por quantas coisas você é grato? Por que é tão importante se demorar nessas coisas, em vez de em seus problemas?
2. Pense em alguns dos personagens da Bíblia que demonstraram inveja na lição desta semana: o anjo superior no Céu, o rei de Israel, os líderes religiosos em Israel. Todos esses estavam em posições exaltadas; todos tinham muito. Mas permitiram que a inveja invadisse os sentimentos e provocassem desolação. A inveja é um problema interior, do coração, e não apenas algo que provém de condições externas. Por que alguém podia ter tanto do que este mundo oferece e ainda ser contaminado pelo veneno odioso da inveja?
3. Ellen White escreveu em Patriarcas e Profetas (veja a citação acima) que “o grande defeito” no caráter de Saul foi “seu amor à aprovação”. Só um “pequeno” defeito, e veja o que aconteceu! O que esse fato deveria nos dizer sobre o perigo de não buscar vencer todas as falhas de nosso caráter antes que elas nos vençam? Que promessa da Bíblia você pode reivindicar para ter a esperança e encorajamento para vencer esses defeitos de caráter?



Nenhum comentário:

Postar um comentário