terça-feira, 1 de março de 2011

A inveja de Saul contra Davi – II

Quarta                            




6. Como a inveja de Saul se acentuou? Veja a história em 1Samuel 19. Que lições existem aqui para nós?

1 Falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os servos sobre matar Davi. Jônatas, filho de Saul, mui afeiçoado a Davi,
2  o fez saber a este, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te; acautela-te, pois, pela manhã, fica num lugar oculto e esconde-te.
3  Eu sairei e estarei ao lado de meu pai no campo onde estás; falarei a teu respeito a meu pai, e verei o que houver, e te farei saber.
4  Então, Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e lhe disse: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e os seus feitos para contigo têm sido mui importantes.
5  Arriscando ele a vida, feriu os filisteus e efetuou o SENHOR grande livramento a todo o Israel; tu mesmo o viste e te alegraste; por que, pois, pecarias contra sangue inocente, matando Davi sem causa?
6  Saul atendeu à voz de Jônatas e jurou: Tão certo como vive o SENHOR, ele não morrerá.
7  Jônatas chamou a Davi, contou-lhe todas estas palavras e o levou a Saul; e esteve Davi perante este como dantes.
8 Tornou a haver guerra, e, quando Davi pelejou contra os filisteus e os feriu com grande derrota, e fugiram diante dele,
9  o espírito maligno, da parte do SENHOR, tornou sobre Saul; estava este assentado em sua casa e tinha na mão a sua lança, enquanto Davi dedilhava o seu instrumento músico.
10  Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe, indo a lança ferir a parede; então, fugiu Davi e escapou.
11 Porém Saul, naquela mesma noite, mandou mensageiros à casa de Davi, que o vigiassem, para ele o matar pela manhã; disto soube Davi por Mical, sua mulher, que lhe disse: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã serás morto.
12  Então, Mical desceu Davi por uma janela; e ele se foi, fugiu e escapou.
13  Mical tomou um ídolo do lar, e o deitou na cama, e pôs-lhe à cabeça um tecido de pêlos de cabra, e o cobriu com um manto.
14  Tendo Saul enviado mensageiros que trouxessem Davi, ela disse: Está doente.
15  Então, Saul mandou mensageiros que vissem Davi, ordenando-lhes: Trazei-mo mesmo na cama, para que o mate.
16  Vindo, pois, os mensageiros, eis que estava na cama o ídolo do lar, e o tecido de pêlos de cabra, ao redor de sua cabeça.
17  Então, disse Saul a Mical: Por que assim me enganaste e deixaste ir e escapar o meu inimigo? Respondeu-lhe Mical: Porque ele me disse: Deixa-me ir; se não, eu te mato.
18  Assim, Davi fugiu, e escapou, e veio a Samuel, a Ramá, e lhe contou tudo quanto Saul lhe fizera; e se retiraram, ele e Samuel, e ficaram na casa dos profetas.
19  Foi dito a Saul: Eis que Davi está na casa dos profetas, em Ramá.
20  Então, enviou Saul mensageiros para trazerem Davi, os quais viram um grupo de profetas profetizando, onde estava Samuel, que lhes presidia; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.
21  Avisado disto, Saul enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então, enviou Saul ainda uns terceiros, os quais também profetizaram.
22  Então, foi também ele mesmo a Ramá e, chegando ao poço grande que estava em Seco, perguntou: Onde estão Samuel e Davi? Responderam-lhe: Eis que estão na casa dos profetas, em Ramá.
23  Então, foi para a casa dos profetas, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá.
24  Também ele despiu a sua túnica, e profetizou diante de Samuel, e, sem ela, esteve deitado em terra todo aquele dia e toda aquela noite; pelo que se diz: Está também Saul entre os profetas? 1Samuel 19

Inicialmente, Saul agiu com alguma cautela e sutileza na tentativa de remover a ameaça representada por Davi. Quando isso não funcionou, ele passou a agir abertamente com seus planos assassinos. Provavelmente, a princípio, ele nunca houvesse sonhado em ir tão longe. Porém, uma que vez as comportas do pecado são abertas, nenhum de nós percebe quão longe esse caminho pode nos levar.

Matar Davi se tornou uma obsessão. Os sentimentos negativos de Saul, abrigados a princípio quando as mulheres cantaram e dançaram em homenagem a Davi, logo alcançaram o ponto de cometer atentados assassinos contra sua vida. Somente nos capítulos 18 e 19 encontramos oito tentativas específicas, ordenadas ou realizadas pelo próprio Saul, para assassinar Davi.

O restante da história é muito triste, conforme as coisas pioraram para Saul. À medida que seu ódio e inveja cresciam, ele foi ficando cada vez mais irracionalmente suspeitoso de Davi, obcecado para matá-lo e assustado com os filisteus ao redor. Com a desculpa de que haviam apoiado Davi, ele matou 85 sacerdotes do Senhor e muitos homens, mulheres, crianças, bebês e gado na cidade sacerdotal de Nobe.
Veja aonde ele estava sendo levado!

17  Disse o rei aos da guarda, que estavam com ele: Volvei e matai os sacerdotes do SENHOR, porque também estão de mãos dadas com Davi e porque souberam que fugiu e não mo fizeram saber. Porém os servos do rei não quiseram estender as mãos contra os sacerdotes do SENHOR.
18  Então, disse o rei a Doegue: Volve-te e arremete contra os sacerdotes. Então, se virou Doegue, o edomita, e arremeteu contra os sacerdotes, e matou, naquele dia, oitenta e cinco homens que vestiam estola sacerdotal de linho.
19  Também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada: homens, e mulheres, e meninos, e crianças de peito, e bois, e jumentos, e ovelhas.1Sm 22:17-19).

Cheio de terror por causa da incursão dos filisteus, ele perguntou ao Senhor o que fazer. Mas Saul havia ido muito longe de Deus, ignorando muitas vezes o conselho divino, pelo que não obteve resposta. Então, ele decidiu consultar um espírito mau por meio de uma feiticeira, prática que ele mesmo havia proibido. Ele até se curvou e se prostrou com a face em terra diante do espírito mau que personificava o falecido Samuel 

(Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou. 1Sm 28:14). 

Esse foi o início de seu fim, pois, no dia seguinte, ele e seus filhos perderam a vida diante dos filisteus (1Sm 31), como o mau espírito o avisou, obviamente, uma manifestação demoníaca.

Deixando a inveja germinar, Saul seguiu um caminho de completa apostasia e ruína. Pior ainda, seu pecado trouxe sofrimento não só a ele mesmo, mas a toda sua família. O pecado já é mau quando nos atinge como indivíduos. No entanto, raramente o dano e a dor são tão localizados. Na maioria dos casos, nossas ações erradas também afetam negativamente os outros.

Pense em todos os casos que vimos até agora. Em cada exemplo, a inveja e seus resultados tiveram consequências de longo alcance, provavelmente não imaginadas pela pessoa que primeiramente abrigou a emoção. Então, é importante, pela graça de Deus, buscar morrer para o eu no momento em que essa horrível emoção surge em nosso coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário