segunda-feira, 21 de março de 2011

Sociedade com Jesus (comentário ao estudo nº 13)




Objetivo:
Compreender que a confiança em Deus é fonte de saúde e nos prepara a fim de vivermos em equilíbrio em nossa comunidade, atuando de forma cooperativa e construtiva.

Verdade:
A confiança em Deus produz esperança, essencial para nossa saúde mental e física. A comunhão com Jesus produz um caráter justo e amoroso, capaz de se refletir nos relacionamentos, elevando-nos espiritualmente ao ponto de imitá-Lo na busca de servir a Deus e ao próximo.

Introdução
A sociedade pós-moderna, marcada de um lado pelo extremo relativismo, e de outro pelo endeusamento no ter, como pré-requisito para não correr o risco da exclusão, não tem preenchido o vazio existencial do ser humano. O sofrimento humano tem crescido, desafiando os cientistas preocupados em auxiliar o homem a encontrar o sentido da vida. Os estudos mais consistentes sobre espiritualidade e saúde mental mostram que a fé religiosa é fundamental para mudar esse quadro. Ela proporciona esperança, confiança e sentido à vida das pessoas, e as torna mais confiantes em Deus, cooperativas e perdoadoras.

Este estudo apresenta ingredientes essenciais para o desenvolvimento espiritual e da saúde mental: oração, estudo da Bíblia, adoração, prática do perdão, serviço aos outros, esperança e confiança em Deus.

I. Jesus e a oração
Por que Jesus orava? Ele não veio como Deus ao nosso mundo, com o poder infinito em Suas mãos? De fato, Ele veio ao mundo como ser humano, mas não deixou de ser Deus. Entretanto, para cumprir Sua missão de salvar-nos, Ele deveria usar apenas os recursos que também temos à nossa disposição. Assim, em nenhum momento Ele usou Seu poder divino em benefício próprio. Ele orava constantemente por Si e pelos que veio salvar:

Como alguém identificado conosco, participante de nossas necessidades e fraquezas, dependia inteiramente de Deus, e no lugar oculto de oração buscava força divina, a fim de poder sair fortalecido para o dever e provação (Refletindo a Cristo, [MM 1986], p. 110).

A oração é um importante recurso terapêutico, utilizado inclusive por vários médicos. R. C. Byrd acompanhou por dez meses 393 pacientes admitidos em unidade coronariana, dividindo-os em dois grupos. Os nomes dos pacientes de um dos grupos foram fornecidos a participantes de um grupo que se reunia sistematicamente para interceder por eles através da oração. Em síntese, um grupo de cristãos fora do hospital orou em favor das pessoas de um dos grupos. Os que receberam oração apresentaram menos edema pulmonar, foram entubados com menor frequência, necessitaram de menos antibióticos (NETO, 2010).

Para refletir:
Qual é a quantidade e a qualidade do tempo que você dedica à oração e ao estudo da Bíblia?

II. A importância da comunidade religiosa

Jesus frequentava a sinagoga regularmente (Lc 4:16). Esse exemplo revela a importância da comunidade religiosa para a vida espiritual. Na Bíblia, o povo de Deus sempre é retratado como uma comunidade de pessoas que juntas adoram a Deus, se apoiam e auxiliam mutuamente. O corpo humano é a ilustração usada por Paulo para enfatizar a interdependência e a cooperação dos membros da Igreja (1Co 12:12-31). Como num sistema orgânico, todos temos igual importância no crescimento da Igreja.

Vários benefícios são apresentados cientificamente como derivados de pertencer a uma comunidade religiosa e praticar seus ensinos. Em um trabalho de revisão (NETO, 2010) foi constatado que participar de um grupo religioso pode trazer consequências psicossociais saudáveis, podendo atuar de várias maneiras:

- Favorece a adesão a programas promotores de saúde;
- Promove apoio em momentos de solidão, depressão e morte de alguém próximo;
- O processamento cognitivo e crenças influenciam na maneira de lidar com o estresse;
- A experiência religiosa e o companheirismo servem para bloquear ou inibir o impacto de emoções negativas como a ansiedade, talvez por vias psiconeuroendocrinológicas.

Estudos realizados com frequentadores de clubes onde também há o apoio social não apresentaram os mesmos resultados, demonstrando que a comunidade religiosa oferece a seus membros algo mais do que simplesmente o apoio social.

A convivência com outras pessoas implica em divergências e conflitos, em diferentes escalas. Em si mesmos, eles não são bons nem ruins, mas podem constituir-se em boa oportunidade de crescimento pessoal e coletivo, se Jesus for colocado em primeiro lugar na vida. Ele disse: “... se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celeste vos perdoará” (Mt 6:14). O perdão deve estar presente em nossas relações como uma dádiva recebida de Deus para ser repartida aos nossos ofensores, pois, como pecadores, somos devedores desse dom.

O perdão reduz a depressão e a ansiedade, aumenta a autoestima e o bem-estar emocional geral. Guardar rancor, ao contrário, só aumenta o sofrimento e debilita a saúde mental e física. Por isso, Deus nos diz através de Paulo: “Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” (Cl 3:13).

Para refletir:
Como é seu relacionamento com a Igreja local? Você é apenas um frequentador ou “membro do corpo de Cristo”? Explique sua resposta.

III. Serviço
Uma das formas de desenvolver o bem-estar integral é o serviço em favor dos outros. Gestos dessa natureza elevam a autoestima, dão um sentido real à vida e aumentam o senso de dignidade. É impossível ter uma experiência real com Cristo e não sentir o impulso que Ele implanta no coração do salvo para fazer o bem aos outros. As boas obras são o resultado natural da salvação, não um meio de obtê-la (Ef 2:8-9). Mas elas sempre serão o fruto espontâneo da presença de Jesus na vida. É um ato de gratidão que nos faz desviar o foco de nossa esfera de vida, ou problemas, para aqueles necessitados que nos rodeiam. Muitos que enfrentam problemas emocionais conseguem reduzi-los ou superá-los pela simples dedicação de algum tempo em favor de outras pessoas.

Jesus disse que o bem que fazemos a outros, é a Ele que fazemos (Mt 25:40). Deveríamos ter uma disposição constante de repartir com o próximo as bênçãos que recebemos de Deus, como gesto de adoração e gratidão a Ele. Ellen G. White afirma:

 “Aquele que se deixar atrair para fora do próprio eu, e que, à semelhança de seu Senhor, se identificar com a humanidade sofredora será abrandado e aperfeiçoado pela prática da simpatia para com os outros. A cortesia, a paciência e a amabilidade caracterizarão essa pessoa, e tornarão sua presença uma contínua alegria e bênção. Seu semblante resplandecerá com o brilho da verdadeira beneficência” (Nos Lugares Celestiais, [MM 1968], p. 325).

IV. Esperança e confiança em Deus
A lição conclui com o apelo para que nossa confiança em Deus seja fortalecida com a lembrança de Seus feitos e a certeza do cumprimento de Suas promessas. Essa atitude aumentará nossa fé e proporcionará saúde mental e física.

A importância da esperança para a saúde foi demonstrada em um estudo longitudinal realizado pelo Departamento Nacional de Saúde dos Estados Unidos (US Nacional Health), que avaliou 2.832 pessoas por mais de 12 anos. Demonstrou-se que os participantes sem esperança desenvolveram um risco aumentado de contrair uma enfermidade fatal do coração em relação aos que tinham mais esperança (ANDA et al, 1993). Na Finlândia realizou-se também um estudo com 2.428 homens, por seis anos, e encontrou-se um número muitíssimo maior de mortalidade por câncer entre os que tinham menos esperança (EVERSON et al, 1996).

Por isso, no momento de sua provação o profeta Jeremias afirmou: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Ele buscou algo que alimentasse a possibilidade de ver dias melhores. E então concluiu: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim, renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade” (Lm 3:21-22).

Podemos esperar no Senhor (Sl 31:24) e receber dEle grandes bênçãos. Mas precisamos confiar nEle, a despeito das adversidades, ou do que, humanamente, elas apresentam. Deus sempre estará no comando do Universo e, se permitirmos, Ele conduzirá nossa vida pelos melhores caminhos. Precisamos de fé e de uma entrega incondicional como experimentaram Abraão, José, Daniel, Jó e Jesus (Mt 26:36-44). O exemplo de nosso Salvador deve ser um incentivo a sermos fiéis a Deus sempre, não importando o que acontecer.

Para refletir:
Como podemos aprender a confiar em Deus quando as coisas não vão bem como desejamos e as orações parecem não ser atendidas como esperamos?

Conclusão
A vida do cristão é de constante aprendizado, que se consolida no relacionamento com Jesus pela oração e estudo da Palavra de Deus. Precisamos dedicar tempo para isso e, tanto quanto possível, junto à natureza. Mas, na proporção em que recebemos Suas bênçãos, devemos reparti-las com nossos semelhantes, atendendo suas necessidades. Assim, permanecendo nEle, cresceremos em fé, aprendendo a viver em comunidade, como membros atuantes do corpo de Cristo, aguardando e apressando Sua vinda e para esse evento preparando-nos cada dia. 

Noel José Dias da Costa é psicólogo e pastor, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Teologia pelo SALT-UNASP-EC. Atua como professor, psicólogo e auxiliar da Associação Ministerial no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP). É casado com a pedagoga Erenita M. S. da Costa, e pai de Tiago e Ana Cristina.

Siga a lição no twitter: @Ladultos_cpb

Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2011/com1312011.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário