segunda-feira, 14 de março de 2011

Salmo 104

Quinta                                                     




No século 19, uma crença popular conhecida como deísmo declarava que Deus criou o mundo mas o abandonou à própria sorte. Em outros palavras, de acordo com essa posição, Deus existe mas não quer Se envolver em nada que existe.

No entanto, essa crença não é o que a Bíblia ensina. Deus não acabou de criar o mundo como um relógio e o deixou funcionando, acontecesse o que acontecesse. De acordo com a Bíblia, Ele está intimamente envolvido com tudo o que ocorre aqui. Afinal, que é a cruz senão Deus envolvido íntima e diretamente nos negócios humanos?

6. Qual é o papel de Deus na criação e no mundo natural? 

1 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR, Deus meu, como tu és magnificente: sobrevestido de glória e majestade,
2  coberto de luz como de um manto. Tu estendes o céu como uma cortina,
3  pões nas águas o vigamento da tua morada, tomas as nuvens por teu carro e voas nas asas do vento.
4  Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo.
5  Lançaste os fundamentos da terra, para que ela não vacile em tempo nenhum.
6  Tomaste o abismo por vestuário e a cobriste; as águas ficaram acima das montanhas;
7  à tua repreensão, fugiram, à voz do teu trovão, bateram em retirada.
8  Elevaram-se os montes, desceram os vales, até ao lugar que lhes havias preparado.
9  Puseste às águas divisa que não ultrapassarão, para que não tornem a cobrir a terra.
10 Tu fazes rebentar fontes no vale, cujas águas correm entre os montes;
11  dão de beber a todos os animais do campo; os jumentos selvagens matam a sua sede.
12  Junto delas têm as aves do céu o seu pouso e, por entre a ramagem, desferem o seu canto.
13  Do alto de tua morada, regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras.
14  Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão,
15  o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças.
16  Avigoram-se as árvores do SENHOR e os cedros do Líbano que ele plantou,
17  em que as aves fazem seus ninhos; quanto à cegonha, a sua casa é nos ciprestes.
18  Os altos montes são das cabras montesinhas, e as rochas, o refúgio dos arganazes.
19  Fez a lua para marcar o tempo; o sol conhece a hora do seu ocaso.
20  Dispões as trevas, e vem a noite, na qual vagueiam os animais da selva.
21  Os leõezinhos rugem pela presa e buscam de Deus o sustento;
22  em vindo o sol, eles se recolhem e se acomodam nos seus covis.
23  Sai o homem para o seu trabalho e para o seu encargo até à tarde.
24  Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.
25  Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes.
26  Por ele transitam os navios e o monstro marinho que formaste para nele folgar.
27  Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo.
28  Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens.
29  Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.
30  Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.
31  A glória do SENHOR seja para sempre! Exulte o SENHOR por suas obras!
32  Com só olhar para a terra, ele a faz tremer; toca as montanhas, e elas fumegam.
33  Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida.
34  Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me alegrarei no SENHOR.
35  Desapareçam da terra os pecadores, e já não subsistam os perversos. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! Aleluia! Salmo 104

Talvez o mais impressionante no Salmo 104 seja o entusiasmo e excitamento que provêm das palavras. O salmista se regozija no poder criador e mantenedor de Deus. Você quase pode ouvi-lo exclamando estas palavras em louvor e adoração. Ele via a realidade de Deus no desenrolar diário da função do mundo natural.

O Deus apresentado nesse salmo não é o Deus dos deístas, qualquer que seja sua crença. Ele Se envolve no que acontece aqui. Sem dúvida, quaisquer que fossem as dificuldades pessoais do salmista, ele encontrava conforto e esperança no poder de Deus. Certo, a contemplação dos pássaros em seus ninhos ou dos leões em busca de sua presa não resolveria as lutas diárias com que ele estivesse envolvido, mas ele podia ver coisas da natureza que nos falam da bondade e do poder de Deus, e que nos dão esperança.

A natureza também pode ser fonte de cura para o corpo, para a mente e para o espírito. Em muitos casos, ar fresco, luz solar, água e alimentação saudável podem nos fazer bem tanto física como mentalmente. Os remédios naturais continuam sendo um meio poderoso de saúde e cura.

Alguns médicos, também, aconselham frequentemente os pacientes a se afastar do trabalho e do estresse e encontrar descanso e relaxamento em um ambiente natural em algum lugar. Algumas pesquisas mostram como a boa natureza e o ambiente natural podem nos fazer bem tanto física como mentalmente. Afinal, Deus pôs nossos primeiros pais em um jardim, não em uma praça da cidade. Alguma coisa em nós se identifica melhor com um campo de lírios que com um estacionamento de carros.

A natureza é um dos grandes dons de Deus. Devemos fazer tudo o que pudermos para aproveitá-la. Como você pode se beneficiar melhor do que Deus nos deu por meio da natureza? 

Sexta                                                     Estudo adicional


O lar de nossos primeiros pais deveria ser um modelo para outros lares, ao saírem seus filhos para ocuparem a Terra. Aquele lar, embelezado pela mão do próprio Deus, não era um suntuoso palácio. Os homens, em seu orgulho, deleitam-se com edifícios magnificentes e custosos, e gloriam-se com as obras de suas mãos. Mas Deus colocou Adão em um jardim. Essa era a sua morada. O céu azul era a sua cúpula; a terra, com suas delicadas flores e tapete de relva viva, era seu pavimento; e os ramos folhudos das formosas árvores eram seu teto. De suas paredes pendiam os mais magnificentes adornos - obra do grande e magistral Artífice. No ambiente em que vivia o santo par havia uma lição para todos os tempos; a lição de que a verdadeira felicidade é encontrada, não na satisfação do orgulho e luxo, mas na comunhão com Deus mediante Suas obras criadas. Se os homens dessem menos atenção às coisas artificiais, e cultivassem maior simplicidade, estariam em muito melhores condições de corresponderem com o propósito de Deus em Sua criação (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 49, 50).

O contato constante com o mistério da vida e o encanto da natureza, bem como a ternura suscitada com o servir a estas belas coisas da criação de Deus, propendem a despertar a mente, purificar e elevar o caráter” (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 143).

Perguntas para reflexão
1. Como podemos nos certificar de não cruzar a linha entre ser amante da natureza e ser adorador dela? Por que isso nem sempre é uma distinção fácil? Por mais maravilhosa que seja a natureza, sempre devemos nos lembrar de que, no fim, ela não nos pode salvar. Só Deus, que criou a natureza, pode fazer isso. Por que é importante sempre manter em mente essa verdade decisiva?
2. Como adventistas do sétimo dia, o que devemos dizer com respeito a toda a questão do meio ambiente? Em nosso ensino, que aspectos podem ser úteis e necessários nessa questão importante? Ao mesmo tempo, como devemos responder à ideia seguinte: “Bem, nós sabemos que o Senhor vem logo, todo este mundo será destruído e, em seguida, transformado. Então o ambiente é realmente tão importante assim?”





Nenhum comentário:

Postar um comentário