sexta-feira, 12 de junho de 2009

Administrando nosso tempo



Existe abundância de livros e cursos sobre a questão da administração do tempo. Eles têm ajudado milhões de pessoas a fazer melhor uso do tempo. Muitos cristãos fariam bem em ler alguns desses livros ou assistir a um bom seminário. Mas existem aspectos para o uso cristão do tempo que só se aprende lendo a Bíblia e, em particular, estudando a vida de Jesus.


2. O que os Evangelhos ensinam sobre uso que Jesus fazia do tempo? Quais são alguns dos elementos a ser notados, além do Seu programa repleto de pregação e cura?


a) Mt 4:23 - Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.


b) Mc 1:29-31 - E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André. A sogra de Simão achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. Então, aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los.


c) Lc 4:16 Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.


d) Jo 2:1-11 - Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. ..... Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.


e) Jo 12:2 - Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa.


No mundo estressante de hoje, o exemplo de Jesus é tão refrescante quanto digno de ser imitado. Jesus trabalhava muito e estava completamente dedicado à Sua missão. Mas procurava não perder as bênçãos do sábado. Os Evangelhos deixam claro que Ele tinha tempo para Seu Pai, para Seus amigos, para lazer e para boa alimentação. Esse tipo de administração do tempo (ou mordomia do tempo) se provará uma bênção a todos os que o praticarem.


A Bíblia não elogia os que se sobrecarregam com o trabalho nem aplaude os que sempre “pegam leve”. Como sempre, existe um equilíbrio, em que fazemos as coisas que precisam ser feitas e, ao mesmo tempo, não nos esgotamos emocional ou fisicamente. Deus tem a primazia de nosso tempo. Manifestamos isso pela guarda do sábado e ao tomar diariamente tempo para oração e adoração. Nossos queridos também devem ter uma parte adequada de nosso tempo. Então, existe tempo para trabalho, para lazer e para muitas outras coisas. A igreja também requer uma parte significativa de nosso tempo. Mas sempre deve haver equilíbrio, de forma que não caiamos em uma armadilha ou outra.


Qual é sua tendência: não fazer o suficiente ou fazer demais? Como você pode viver de maneira mais equilibrada com respeito à mordomia do tempo? Por que é importante fazer isso?





Nenhum comentário:

Postar um comentário