quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sacrifício do discipulado



A maioria de nós gosta de estar com pessoas importantes. Encontrar um chefe de Estado, um ministro do governo ou uma celebridade nos dá um assunto de conversa muito desejado. Conhecer alguém importante, ou até mesmo encontrar alguém que conheça uma pessoa importante, de certa forma parece nos dotar de um halo de glória. Parece um desejo natural subir a escada social em vez de permanecer próximos à base. Os discípulos de Jesus não eram exceção a essa infeliz característica humana.


5. Como alguns discípulos (e seus parentes) esperavam que o fato de seguir Jesus aumentasse seu status? Qual foi a resposta de Jesus?

Mt 20:20-23; - Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor. Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda. Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai


Mc 10:35-41. - Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir. E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça? Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado; quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado. Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João.


O que essa atitude lhe faz lembrar?


Is 14:12-14 - Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. (Lúcifer)


Em lugar de prometer aos discípulos prosperidade material e status social, Jesus os preparou para um tipo diferente de realidade: Segui-Lo é um assunto custoso.


6. Qual é o custo do discipulado?


Mc 8:31-38 - Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse. E isto ele expunha claramente. Mas Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo. Jesus, porém, voltou-se e, fitando os seus discípulos, repreendeu a Pedro e disse: Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.


Em seu famoso livro O Custo do Discipulado, Dietrich Bonhoeffer, jovem teólogo alemão martirizado pelos nazistas em 1945, enfatiza que a graça divina não vem a baixo custo. Declara que seguir a Cristo não é uma coisa fácil de se fazer. Inevitavelmente, envolve sofrimento. Assim como Cristo disse que Ele “devia sofrer”, o mesmo devemos nós experimentar. Se quisermos nos identificar com Ele em Sua vida, devemos também fazer o mesmo em Seu sofrimento e morte. “Suportar a cruz não é uma tragédia; é o sofrimento que é fruto de uma submissão exclusiva a Jesus Cristo. Quando vem, não é por acidente, mas por necessidade. ... Só um homem... totalmente dedicado ao discipulado pode experimentar o significado da cruz. A cruz está lá, desde o início, ele só precisa tomá-la; não é necessário sair e procurar uma cruz por si mesmo, nem há a necessidade de perseguir deliberadamente o sofrimento. Jesus diz que todo cristão tem sua própria cruz esperando por ele, uma cruz destinada e designada por Deus” (Dietrich Bonhoeffer, The Cost of Discipleship, p. 98).


Que cruz Deus lhe deu para levar? Quanto custou a você seguir a Cristo? Se sua resposta for “Nada, realmente”, talvez você precise examinar mais detidamente sua experiência como seguidor do Mestre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário